Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 487397 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #165 em: 19 de Julho, 2014, 02:58:51 »
Depois de uma semana completamente louca, onde o Uno não teve nem um minuto de atenção, voltei a passar um tempinho com ele e trago novidades.

1- Quanto ao cilindro que não funciona:
imagina que o contacto da tampa está em mau estado e mais distante do rotor que os outros... é o suficente para fazer uma faisca mais pobre

Isto de perguntar a quem sabe é outra coisa... ;))
Eu estava convencidíssimo que o problema não era de ignicao mas algo mais grave, como segmentos ou junta da cabeça podre naquela zona. Ainda assim, comprei a tampa do distribuidor e o rotor (além de um manómetro para medir compressão dos cilindros).
Como foi pela autopecasonline, ainda não chegou nada.
Mas hoje fui dedicar-me a colocar WD-40 e a limpar o interior da tampa do distribuidor que lá está. Ainda parece ser a de origem, pois diz "Fiat".
Pois bem: não é que o cilindro voltou a funcionar???
Ainda me parece que falha às vezes, mas não sempre.
Estou por isso entusiasmado e convencido de que, quando chegar a tampa e o rotor, o problema ficará resolvido.

2- A luz da reserva de combustível, que não funciona.
Fui testar os contactos que vêm da bóia com um multímetro. Saem 3 fios: um de terra, um que controla o ponteiro do combustível (passando por uma resistência) e um que controla a luz da reserva.
Ora bem. Se o fio que controla o ponteiro está a medir 12v, o da luz está a apresentar 7v. Isto é um problema, certo? Ou será normal que, porque o depósito ainda tem gasolina, ter alguma voltagem (e chegar aos 12v só quando for para ligar)? Mas isso não devia ser na amperagem?

Desculpem os disparates que eu tiver dito.

(Já agora, para tirar a bóia como se faz? É só puxar para cima? Não consegui... Algum truque?)



TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #166 em: 19 de Julho, 2014, 21:11:19 »
Ora,...
Qt ao cilindro provavelmente falhou algumas vezes e vai começar a falhar cada vez mais a medida que os contactos forem calcinando novamente.
Nota que nao reparaste nada apenas remediaste a situaçao, logo qd chegar a tampa do distribuidor novo isso vai ao sitio concerteza, ou entao sao muitas coincidencias pra n ser dai...

Qt a boia, como ja te disse anteriormente, vais ter de desmontar a boia em si. Ou seja retira-la do deposito e abri-la pra acederes ao contacto da luz da reserva e resistencia que controla o ponteiro.

Em relaçao as mediçoes que fizeste acho que me conseguiste trocar todo... neste momento ja nem sei ao certo se o q vou dizer a seguir estara correto ou nao mas aki vai:  :laugh:
Os 12v que mediste penso que seja a luz da reserva (por isso anda sempre acesa), os 7v deve ser a saida da resistencia que comanda o ponteiro. E, nao tenho a certeza mas deve ser assim, n tens massa (terra como lhe chamas) O que tens julgo que seja (e corrijam-me se estiver errado) um fio que e o comum a entrada da resistencia e contacto da luz da reserva (+12v), um fio que e a saida da resistencia para o ponteiro (+7v) e outro que e a saida para a luz da reserva (que no teu caso deveria ter tambem +12v)
A minha grande duvida e se o comum e o negativo ou positivo...  :unsure:
« Última modificação: 19 de Julho, 2014, 21:13:55 por TwinThema »

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #167 em: 19 de Julho, 2014, 22:18:02 »
TwinTwema: muito, muito obrigado pela ajuda.
Ora bem, o meu problema com a luz da reserva é que ela não acende, nem quando o ponteiro aponta para o zero.
Eu baseei-me neste diagrama do Haynes, em anexo. O nível da gasolina é o n.° 125, que assinalei com a seta a vermelho.
Ora bem, daqui saem 3 fios:
- um fio preto, que está ligado a um ponto de massa (n.° 133);
- um cinzento e preto, que segundo o diagrama está ligado a uma resistência e que, penso, controla o ponteiro. Este dá 12v e o ponteiro funciona bem. O que me faz pensar que também a resistência está a funcionar bem.
- um cor de rosa que, supostamente, estará ligado a um interruptor. Este apresenta-me 7v, sendo certo que a luz não acende...

Isto torna mais claro o que quis dizer? Podes ajudar?

Quanto à bóia, eu bem a queria tirar, mas não fui capaz. O haynes diz que tenho de desapertar um anel de segurança, mas não encontrei nada parecido. Os especialistas em Unos não têm solução?
« Última modificação: 19 de Julho, 2014, 22:19:12 por afonsopatrao »

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #168 em: 19 de Julho, 2014, 22:47:51 »
Eu bem disse q me tinhas trocado todo. Agora e bem mais facil c o esquema. Mas respondo-te de casa q o tablet tem a bateria a dar as ultimas ;)

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #169 em: 19 de Julho, 2014, 23:51:47 »
Ora vamos a ver se consigo nao complicar aquilo que e simples,...
pra começar o comum na boia e o negativo e nao o positivo como referi. Sorry  :blush:
Como nao sei como nem onde mediste vou presumir que desligaste a ficha da boia e fizeste a mediçao que referiste. Assim teras medido os "retornos" ou seja medes os positivos que te chegam do "83".

O que teras de fazer com o deposito vazio ou com a boia fora (para simular o deposito vazio) e com o multimetro em ohms (ou naquela funçao de apito) medir entre o "N" e o "S" da boia que tem de apitar ou dar o mesmo valor quando encostas as pontas de prova uma a outra (0.0 ohms). Se nao der e pq tens o contacto interrompido.

Eu devia ter fotos da boia do Thema (que no fundo n deve ser mt diferente) pq ja a desmontei e nao deixa de ser curioso por dentro, mas a verdade e que nao as encontro, provavelmente tenho-as no pc no trabalho que e la que faço as minhas intervençoes. :)

Pelo que vi a nivel de boias para o Uno, parece-me que o teu caso sera apenas de encaixe, sem qualquer necessidade de desapertar anel. parece-me qualquer coisa tipo puxar ou rodar para um lado e puxar. se nao sai puxando, experimenta rodar para um lado e para o outro a ver se começa a soltar e possivelmente sair.


A malta dos unos pronuncia-se so que, como podes imaginar, a esta hora anda tudo nos  :buba:. :)
Eles aparecem, n te preocupes. ;)

P.S. Nao precisas agradecer, a malta esta aki para ajudar no que pode.
P.S.2 As xs complica.  :D


afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #170 em: 20 de Julho, 2014, 10:40:27 »
Pois, TwinThema, era mesmo para fazer esse teste que andei às voltas a tentar tirar a bóia. Hoje tento outra vez.

Entretanto, e voltando à refrigeração. Preciso de ajuda.
Em andamento, a temperatura da agua está certinha nos 90º (o que mostra que o termostato está bom). Mas parado, o carro aquece. O ventilador só dispara com a temperatura perto dos 100° e desliga sem que a temperatura desça o suficiente. Ao fim de um tempo de liga-desliga, o ponteiro da temperatura aproxima-se do vermelho. E aí só tenho um remédio: andar com o carro, pois só assim regressa ao normal.

Pois bem: qual será o problema?
- Válvula do ventilador? Não parece, pois é nova e de origem. Dá a sensação que a temperatura desce no radiador (pois a ventoinha desliga), mas não no motor.
- Radiador entupido? Mas nesse caso, como conseguiria manter o carro nos 90º quando está em andamento?
- Bomba de água? Não me parece, pois nesse caso a chaufagem não aqueceria, certo? E não manteria o carro nos 90º quando em andamento.
- Ventilador? Mas nesse caso, a temperatura no radiador não diminuiria, e a válvula do ventilador não daria ordem para desligar a ventoínha...

Obrigado desde já.

Luke

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Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #171 em: 20 de Julho, 2014, 13:16:50 »
Isso parece o carro do rara

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #172 em: 20 de Julho, 2014, 13:44:39 »
Não agoires... Junta da cabeça... Embora os sintomas sejam justamente os mesmos... Com a diferença de o meu termostato estar a funcionar.
Mas antes de abrir o motor, não devo despistar mais nada?


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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #173 em: 21 de Julho, 2014, 08:46:20 »
Verifica mais duas coisas,
 - Ar no circuito de refrigeraçao
 - Compara com um termometro se a leitura do ponteiro esta correta.

As xs a mata fia-se no que le, e o que se le esta errado ;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #174 em: 21 de Julho, 2014, 08:53:56 »
Erro no manómetro de leitura não creio que seja, pois ele mantém-se certinho nos 90º em andamento.

Ar no circuito é a minha grande suspeita. Mas isto nos Unos é difícil de ter a certeza, pois só tem parafuso de purga junto à tampa do radiador.

Alguma dica para purgar devidamente? Eu tenho enchido até à boca, apertado as mangueiras com o parafuso aberto e deixado aquecer. Apesar de não aparecerem bolhinhas, não posso garantir que não haja por lá ar...
« Última modificação: 21 de Julho, 2014, 09:08:38 por afonsopatrao »

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #175 em: 22 de Julho, 2014, 10:05:09 »
Deixa-o fazer 2 ou 3 ciclos de aquece/arrefece e vai controlando o nível, só assim consegues purgar convenientemente o sistema dos Unos.

Leva sensivelmente 5L
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #176 em: 22 de Julho, 2014, 10:41:21 »
Deixa-o fazer 2 ou 3 ciclos de aquece/arrefece e vai controlando o nível, só assim consegues purgar convenientemente o sistema dos Unos.

Pois, já está. E o problema mantém-se. Se o manómetro para medir a compressão não apresentar deficiências, antes de abrir o motor vou debruçar-me peça a peça no sistema de refrigeração.

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #177 em: 22 de Julho, 2014, 10:58:41 »
Saca o radiador fora e manda-lhe uma mangueirada valente, vai invertendo o sítio, ora no bocal de cima ora no debaixo. Quando sair água limpa, manda lá para dentro 1 ou 2L de vinagre chocalha e deixa repousar umas horas, depois manguerada à força toda outra vez!

Podes substituir o vinagre por um desengordurante.

Depois aconselho-te a rever todas as partes do sistema de refrigeração.
- Retira os tubos e lava-os bem com desengordurante para soltar toda a "capa" de ferrugem que tem nas paredes, retira também a bomba de água e vê o estado da mesma, podes usar uma escova de aço das finas para limpar as pás.
- Retira o termostato e mete-o numa recipiente com água onde a possas aquecer e vai monitorizando a T.Cº da água para perceberes se está a abrir no momento certo (86º/87º) temperatura onde tem de estar totalmente aberto!
- Limpar o radiador da chauffage, o ideal seria retirá-lo mas como não te desejo mal  :lol: enfia uma mangueira no tubo de baixo e deixa correr um bom bocado, depois inverte para o de cima e deixa correr novamente, vai fazendo isto até sair água limpa.

Depois volta a montar tudo, mete anticongelante, sangra bem o sistema e vê o resultado.

Vai precisar de juntas para a bomba de água e para o termostato.  :t_up:
« Última modificação: 22 de Julho, 2014, 10:59:43 por Mickey »
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #178 em: 22 de Julho, 2014, 11:07:58 »
Assim farei... Vou encomendar termostato novo, com junta, junta para a bomba de água (lá vou eu mexer na correia outra vez...) e assim que tenha umas horas valentes, vou pôr mãos à obra.
Obrigado, Mickey!

Confesso que estou mais convencido de que seja uma chatice como a do cinquecento do rara (um bocadinho da junta da cabeça podre, a deixar passar ar para o circuito de refrigeração; até acho que sei onde — no cilindro 2, aquele que falha), mas tenho de despistar todas as hipóteses.
Só me chateia a estupidez do sintoma: tudo funciona bem em andamento, mas o ventilador só dispara muito tarde. Como se o circuito estivesse com ar.
Bom, a ver vamos.

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #179 em: 22 de Julho, 2014, 11:25:22 »
Se a compressão estiver a passar para o circuito de refrigeração, podes fazer um teste.

Com o motor frio retira a tampa do radiador e enche de modo a tapar o buraco que vem tubo que sai do termostato, liga o carro, sem a tampa e vê se faz bolhas, se fizer tens uma fuga na junta!

Agora a junta pode estar a dar passagem para os canais do óleo e aí este teste do anticongelante é anulado. Só medindo a compressão cilindro a cilindro vais perceber, depois surge outro problema com a medição da compressão, podes ter menos compressão num cilindro e o problema não ser da junta mas dos vedantes das válvulas!

Por isso revê bem o sistema de arrefecimento todo e testa antes de partires para a junta. Se for a junta consegues reparar isso baratinho, o kit de juntas da Elring ronda os 30€, aí com uns 100€ reparas isso, incluíndo faciar cabeça e pôr à pressão para ter a certeza que está boa!
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