Ontem fiz a primeira viagem com o Uno!Foram 100kms onde ele se portou maravilhosamente (ir e vir à Figueira da Foz). Se ele estava parado desde 2010 e, segundo sei, pouco andou nos últimos 5 anos antes de o ex dono morrer, significa que foi a primeira viagem que ele fez em 10 anos.
Um show! Estável, confortável, silencioso qb e com disponibilidade no motor. Ninguém diria que é um carro dos anos 80. Estava bem além do seu tempo e é perfeitamente usável nos dias de hoje.
Prestes a sair:
Em velocidade de cruzeiro:
Já na figueira:
Depois da viagem ainda afinei melhor o carburador (a mistura estava talvez pobre de mais). E fui topar a fuga de água da junta do termostato. Mantinha-se.
Hoje foi dia de iniciar a operação "fuga de água que eu pensava que vinha da junta do termostato":
Chegado o material:
Fui pôr mãos à obra. Aqui está a prova da fuga de líquido de refrigeração:
Desliguei a bateria e tirei o líquido. Parece finalmente começar a sair mais limpo! Pelos lá são imperceptíveis partes de terra e porcarias várias.
Mas ainda deve andar a soltar-se alguma porcaria... Veja-se o sensor do nível do líquido, que desmontei para limpar:
Depois de lavado, ficou assim:
De seguida retirei o distribuidor (para aceder melhor ao termostato) e tratei de o desmontar. Ia tirar a junta, limpar tudo, passar um pouco de silicone, e colocar junta nova.
Já com o termostato cá fora, percebi que não era daí a fuga!
Oh para o tubo de borracha que vai do termostato ao radiador.
Das duas uma: ou tentava cortá-lo ou substituía-o. Bom, pensei tentar a primeira hipótese. Se não desse, segunda-feira tratava de comprar outro.
Foi assim que lhe cortei uma fatia, sem saber se sobrava tubo suficiente para voltar a colocar.
Junta nova, silicone de juntas...
E... Deu!
Montei tudo e enchi com água. Não saiu nada!
Fui dar uma volta, deixei activar a ventoinha 3 vezes, e nada de fugas.
Agora estou ocupado à tarde e, por isso, não vou a tempo de lavar o circuito e colocar paraflu.
Amanhã!