Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: migas8315 em 21 de Fevereiro, 2019, 09:04:33
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Bom dia
Tenho um Punto 1.1 de 1995 que aquece quando se anda no pára/arranca. Ele ativa a ventoinha quando o ponteiro chega a meio, tem agua, mas mesmo assim o ponteiro vai subindo.
o que poderá ser?
Cumprimentos :)
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Termostato junto a colaça deve estar empancado/ fechado, pode precisar de ser substituído, ou radiador entupido
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obrigado :)
como poderei ver se o termostato esta entupido?
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É um punto mais recente mas é igual o motor
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obrigado :)
Vai dar trabalho mas vou tentar :)
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Nem por isso, são 2 parafusos, depois da o feedback e posta foto disso. Pões spray tipo wd40 antes de tirar os parafusos
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Já troquei jo meu a peça custou a volta de 13€, mas a minha avariou em aberto ou seja não deixava a temperatura chegar a meio.
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ok depois irei dar um feedback ;)
obrigado :)
abaixo esta uma imagem do meu termostato.....
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Boa noite
Ainda não mudei a peça, mas agora sempre que o ponteiro chega a meio ou ultrapassa e eu desligo o carro, dá um som que se assemelha a uma chaleira, a largar ar por estar muito quente... Suponho que será um furo algures na sofagem....
Além de já não tenho ar quente qdo ligo a sofagem....
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Muda isso que é barato
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Ainda não tive tempo, mas já comprei a peça mas em relação ao resto o q será?
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Como esta a agua do radiador? Perde? Ou mantém?
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Desde q isto começou a acontecer a água tem estado entre o mínimo e o máximo.....
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Mas tem acrescentado frequentemente? Ou não precisa?
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E preciso perceber se e preciso acrescentar agua porque esta se perde ou nao. :t_up:
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não tenho acrescentado, tem estado sempre no meio como tinha referido.....
a n ser que tenha um furinho que nem se note......
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Ja viste se os tubos do radiador estao os 2 quentes ou só 1?
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Estão os dois quentes....
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não tenho acrescentado, tem estado sempre no meio como tinha referido.....
a n ser que tenha um furinho que nem se note......
Se nao tem acrescentado agua eu aponto para ar no sistema.
O facto de o nivel variar dever-se-a a expansao/dilataçao da agua com o aumento e diminuiçao da temperatura.
Outra questao é, a ser ar como e que o sistema ganhou ar?
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como posso purgar o ar? é uma boa questao :unsure:
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Nos parafusos que tem nos tubos a trás do motor, são os tubos que vão para dentro da sofagem, é despertar um e fechar quando estiver a sair água
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obrigado :)
ainda irei tratar disso este fim de semana e irei dar um feed back :)
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Hoje mudei o termostato, ou o q pensava que era o termostato, pq o dono antigo retirou-o....
Fiquei com o problema por resolver, pq logicamente irá continuar a aquecer
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Sendo assim....estamos mal...sangraste o sistema?
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Sim, sangrei o sistema... Será bomba de água? Mas os tubos estando quentes tem passagem de água.... Tou sem ideias....
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O radiador aqueceu por todo? E que situações o carro sobreaquece já agora?
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Nem notei se aqueceu por todo n cheguei a verificar.. varia muito a situação do sobreaquecimento. Tanto pode ser no para/arranca, como numa subida, ou até numa descida com o carro desenganado. Mas o ponteiro vai variando sempre..
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Bem se a água sair pera tampa do radiador em andamento aponto para junta da colaça.... Mas como dizes que a sofagem deixou de aquecer também pode ser a bomba lixada pois a agua não circula....mas se ao sangrar ela saiu bem deve estar a circular
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Acho que foi mesmo a bomba de água.... Continua a aquecer apesar de mais lentamente. Se bem que do lado do radiador onde se sangra, o radiador não está tão tão quente como no resto....
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Já alguma vez trocou a bomba?
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Eu tenho o carro há quase 8 meses, por isso não a troquei, e também acho que o antigo dono nao o fez....
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Bom dia.
eu posso estar enganado mas continuo a julgar que existe ar no circuito. Um dos indicios e precisamente o problema nao se manifestar sempre da mesma forma.
Seja como for,... eu para despistar uma bomba de agua com defeito faria o seguinte.
1º - colocar o motor em funcionamento e manter ao ralenti ate atingir a temperatura normal e a ventoniha começar a ligar.
2º - durante este processo ir verificando a temperatura a entrada e saida do radiador. Devera so passados uns minutos começar a aquecer na entrada e ir aquecendo ate a saida (altura em que o ventilador ira ligar).
Isto admitindo que o termostato esta bom. Se nao estiver ou tiver sido retirado (as xs acontece) o radiador ira começar a aquecer desde os primeiros minutos ainda antes de o ponteiro mexer ao contrario de com um termostato a funcionar devidamente.
O ar tem a particularidade de poder mudar de local, dependendo do local onde se encontre pode alterar o normal curso da agua alterando o normal funcionamento.
Um sistema onde tenha sido o ar purgado devidamente e volte a aparecer ar e provavel existir uma fuga na junta ou cabeça. Mas para isso deveria perder agua pelo respiro principalmente com o motor em esforço.
A ver se com as ajudas que tens tido consegues chegar a origem do problema!!!
Espero ter ajudado mais que confundido. :t_up: