Boas,
Sou da zona norte de Portugal, mas já à alguns anos que a minha vida profissional me levou para o estrangeiro, onde sou director de uma marca. Estudei na FEUP e a minha paixão sao os clássicos e a fotografia.
Já passaram mais de 10 anos desde que iniciei a minha carreira profissional, precisamente numa casa Fiat.
Fui na época convidado para fazer parte da direcção do departamento de competição da F3 Auto Sport.
O projecto era nesse ano (1999) ganhar todas as categorias em que entrassemos, inlcusivamente o CNV- Diesel, contra os BMW 320D. Esta tarefa parecia impossível pois os 320D tinham ganho as 24H de SPA à geral, e nós íamos fazer todo o trabalho em casa.
Em 1999 ganhamos o CNV- Diesel, a classe do Grupo 2 de clássicos até 1000cc com os 127 e contra o 600 Abarth 1000TCR que nesse ano tinha montado uma nova caixa de 5 velocidades e uma cabeça Radiale, e contra o Autobianchi A112. Ficamos em 2º lugar no Nacional de montanha em Grupo N com o Fiat Coupe (contra o M3 3200 do Petiz).
Entre 1999 e 2000 concebi e montei as Fiat Bravo 130R, onde se deu mais importância ao seu comportamento dinâmico do que aos cavalos no papel do banco de potência. Foi a nossa tentativa de oferecer aos Fiatistas o nosso Know-how. Por causa de pressões de outros concessionários Fiat, a Fiat Portuguesa fechou-nos a torneira como represália até deixarmos de os montar e vender.
Em 2000 por causa de um ponto apenas, e um processo disciplinar que a FPAK nao aceitou, o MP Fernandes mandou o carro do Veloso para fora, na ultima prova e perdemos o campeonato.
Refira-se que nestes dois anos, em quase 15 carros nunca partimos nenhum motor, nem em testes, nem em treinos, nem em prova. Apenas partimos um turbo como teste de resistência para ver se valia a pena ir dos 165cv para os 190cv, em especificações 100% standard. Esta magia era do fernandes de Viseu... e de mais ninguém.
Foi pena é que apartir de 2001, a F3 Auto inundou-se de pessoas que se "abarbataram" da fama até lá conquistada, começaram a vender a sua imagem e reprogramações.... e começaram a partir motores tanto nas pistas como de clientes, sem nunca vencerem nada... Lembro-em que divulgavam potências malucas, mas o facto é que nunca venceram.....e infelizmente hoje em dia são eles que gozam da fama de terem sido os preparadores da F3 Auto Sport nos dias de glória, quando foram apenas os ceifeiros dos dias de luto....
Pouco depois a F3 Auto faliu....
Abraço,
R