Boa tarde,
Só são admitidos automóveis Clássicos com data de fabrico (primeira matrícula) ou outros até 31 de Dezembro de 1999.
De forma a privilegiar a participação com veículos mais antigos, serão atribuídos na fórmula de
cálculo um número de pontos correspondente ao ano do veículo. (ex: a um veiculo com ano de
construção, conforme a data constante no livrete, de 1981, serão atribuídos logo à partida 1981
Pontos).
Os veículos podem estar equipados com todos os tipos de aparelhos de medição.
Os participantes deverão estar munidos de todos os documentos obrigatórios à circulação
automóvel na via pública (carta de condução, livrete, registo ou documento único, IPO, seguro,
válidos), sem os quais não poderão participar.
Os veículos participantes terão de estar equipados com um extintor carregado. A falta deste
acessório implica uma penalização de 10000 pontos
Desenvolvimento da prova
a) A Rampa tem um percurso de 1500 metros, e será dividida em dois ou mais
sectores iguais.
b) Cada sector deverá ser percorrido a uma média igual ou inferior a 50,0 km/h (7 segundos cada 100
metros) e igual ou superior a 36 km/h (10 segundos cada 100 metros).
1- Cada Sector terá como tempo máximo e mínimo aquele que for resultante da aplicação das
distâncias e médias previstas nas alíneas anteriores.
2- Quem ultrapassar os tempos mínimos e/ou máximos será penalizado com 5000 Pontos.
c) Estão previstas duas passagens de treino sem contagem de tempos e duas passagens de prova com
contagem de tempos.
d) No decurso das passagens pelo percurso (treinos incluídos) o uso do Cinto de Segurança (quando o
veículo possuir de origem) e do Capacete é obrigatório pela equipa. A falta de utilização
detectada de um ou destes dois elementos de segurança implica a impossibilidade de partir para
a prova ou treino.
e) Os resultados das passagens de prova com contagem de tempos (não inclui os treinos) só serão
comunicados aos participantes no final das duas passagens, embora possam ser divulgados antes
se for tecnicamente possível e a organização assim o entender.
f) PARA TODOS OS EFEITOS, CADA CENTÉSIMA DE SEGUNDO CORRESPONDE A UM
PONTO.
g) Nas 2 passagens com contagem de tempos, o tempo gasto no 1º sector (tempo de referência) da
1ª sessão deverá o participante tentar igualar o tempo no sector ou sectores seguintes e
posteriormente em todos os sectores da 2ª sessão.
h) O percurso definitivo e o número de sectores só serão divulgados no acto da partida.
i) Por questões de segurança ao longo do trajecto serão colocadas algumas “chicanes”, a fim de
reduzir a velocidade.
1- Um derrube de um Pino/”Chicane” implica uma penalização de 1000 Pontos.
2- Não cumprir o traçado determinado implica uma penalização de 10000 Pontos
j) Na chegada ao fim da Rampa deverá imobilizar o veículo com a linha de chegada entre
os dois eixos do veículo.
k) Não parar o veículo com a linha de chegada entre os eixos implica uma penalização de 1000
Pontos.
Art. 4º - Para efeitos de controlo, em todas os sectores, o momento de tomada de tempo coincidirá com a
passagem do ponto mais avançado do veículo, com a perpendicular imaginária á faixa de rodagem,
obtida pela célula óptica do aparelho de controlo de tempo.
…
Será considerado vencedor da Rampa o participante que obtiver MENOR QUANTIDADE DE PONTOS
NO FINAL
a) Será estabelecida uma classificação por equipas
1- Para efeitos do número anterior contará a soma dos pontos dos 3 primeiros classificados.
2- O número máximo de veículos por equipa é de 5.
3- Não serão aceites equipas com a designação de Ferodo Queimado.
b) Em caso de igualdade pontual, estabelecem-se os seguintes critérios de desempate:
1- 1º Prevalece a antiguidade do automóvel
2- 2º Prevalece a vontade da Organização depois de provadas algumas “Cavacas” das Caldas da
Rainha.
Programa
A Rampa da Foz do Arelho de 8 de Maio de 2011, será um Passeio de Regularidade em Rampa com
controlo de média e terá o seguinte Programa:
Dia – 14 de Abril
00h00 - Abertura das Inscrições
Dia – 29 de Abril
19h00 - Fim das Inscrições
Dia – 5 de Maio
24h00 - Publicação dos números de portas dos inscritos - Blog do Ferodo Queimado
(
http://ferodoqueimado.blogspot.com).
Dia – 7 de Maio
Tertúlia nas Caldas da Rainha ( Internacional Hotel das Caldas )
16h00-23h00 – Verificações Técnicas e Administrativas
17h00–00h00 - Ck-in - Alojamento em regime de APA em quarto duplo
17h30 – Concentração (local a designar)
21h00 – Jantar no Internacional Caldas Hotel
23h30 – Oferta de 1 bebida/pessoa no Bar Solar da Paz (Foz do Arelho)
Dia – 8 Maio - Parque de Estacionamento do Cais da Foz do Arelho
8h00m-9h00m - Verificações Técnicas e Administrativas
9h30m - Briefing
10h30m - Partida para a 1ª equipa – Treinos
12h30m - Almoço Livre
14h30m - Partida para a 1ª equipa
1º Percurso – Cronometrado
16h00m - Partida para a 1ª equipa
2 º Percurso – Cronometrado
18h30m – Refeição volante e distribuição de Prémios (Solar da Paz – Foz do Arelho)