Bom dia.
eu posso estar enganado mas continuo a julgar que existe ar no circuito. Um dos indicios e precisamente o problema nao se manifestar sempre da mesma forma.
Seja como for,... eu para despistar uma bomba de agua com defeito faria o seguinte.
1º - colocar o motor em funcionamento e manter ao ralenti ate atingir a temperatura normal e a ventoniha começar a ligar.
2º - durante este processo ir verificando a temperatura a entrada e saida do radiador. Devera so passados uns minutos começar a aquecer na entrada e ir aquecendo ate a saida (altura em que o ventilador ira ligar).
Isto admitindo que o termostato esta bom. Se nao estiver ou tiver sido retirado (as xs acontece) o radiador ira começar a aquecer desde os primeiros minutos ainda antes de o ponteiro mexer ao contrario de com um termostato a funcionar devidamente.
O ar tem a particularidade de poder mudar de local, dependendo do local onde se encontre pode alterar o normal curso da agua alterando o normal funcionamento.
Um sistema onde tenha sido o ar purgado devidamente e volte a aparecer ar e provavel existir uma fuga na junta ou cabeça. Mas para isso deveria perder agua pelo respiro principalmente com o motor em esforço.
A ver se com as ajudas que tens tido consegues chegar a origem do problema!!!
Espero ter ajudado mais que confundido.