Olha Luke, existem formulas empiricas para isses calculos, já que as cientificas tem em conta uma serie de perdas, factores e controlo de resultados que levariam qualquer um a nunca mais dali sair, portanto este metodo é um dos mais utilizados. Aqui vai:
PARA MOTORES DE 4 CILINDROS!!!
Diâmetro do carburador D (Diâmetro antes do venturi)
D=0.82xSQR((CxN)/1000)
onde SQR é Raiz Quadrada, C é a cilindrada unitaria, N é o numero de rotações maximo para o qual se pretende o carburador.
Atenção que para um carburador duplo devem somar-se as duas areas!!!
Diâmetro do Difusor
Um valor de 4/5 do Diâmetro do carburador D está bom (usem-se as regras do arredondamento para corrigir valores não inteiros!!)
Tamanho do Gigleur principal
5x o valor do difusor (expresso em centesimos) ATENÇÃO: Aconselho a deixar os gigleurs originais do carburador, porque a mistura correcta foi estudada na fabrica
Agora vamos a um exemplo (ancora.....)
Para um motor 1500 (1498) a cilindrada unitaria é de 374 CC, e quer-se que a rotação seja de 3000 RPM (para o primeiro corpo), para tal o carburador deve ter um
D = 0.82xSQR((374x3000)/1000)=27.46 +/- = 27 mm
Difusor 4/5 x 27 = +/- 22 mm
Para o segundo corpo a 7000 RPM (É possivel atingir esta rotação!!!)
D=0.82xSQR((374x7000)/1000)=+/-42 mm
Agora atenção!! Já temos o primeiro diâmetro! não podemos subtrair diâmetros, somente Areas!!
Então um diâmetro de 42 mm tem uma area de 1385 mm2 e 27 mm tera uma area de 572 mm2. A diferença das duas areas é de 813 mm2 , Daqui tiramos o DIÂMETRO correspondente a essa area, que é 32 mm.
Para valor de DIFUSOR virá então 4/5x32 = 26 mm
Area=(PIxD^2)/4
Se repararem são +/- estes os valores do carburador do Lancia Delta 1500 LX (Diâmetros 30 e Venturis 23 e 27) As variações devem-se as rotações que eu escolhi para este exemplo.
Espero que de para brincar um pouco, refaz é as contas porque eu fiz isto a correr.
O cruzamento de valvular só entra para os colectores de escape, porque os gases ajudam a descarga nos tempos seguintes.
Nos colectores de admissão podem colocar-se (à entrada de cada cilindro um ) sistema de pallhetas, semelhante à dos motores 2 T para evitar interferencias nos escoamento dentro do colector de admissão e até "backfire"
Diz-me se ajuda em alguma coisa