Autor Tópico: Scuderia Ferrari  (Lida 1521 vezes)

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Tiffosi

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Scuderia Ferrari
« em: 08 de Fevereiro, 2008, 18:40:30 »
Primeiro patrocinador da Scuderia Ferrari



Ao longo de quase 20 anos, apenas os colaboradores técnicos da Ferrari podiam utilizar os seus autocolantes nos monolugares da Ferrari. Mas tudo mudou em 1970, quando a Heuer chegou às cores da Scuderia

Tradicionalista por natureza, Enzo Ferrari foi um dos maiores resistentes à chegada dos patrocinadores que alteraram as cores nacionais de cada país,  que distinguiram os carros de competição durante décadas.

Os Lotus já tinham perdido o seu “british racing green”, o mesmo acontecendo com a maioria das equipas. Mas, na Ferrari, apenas os fornecedores de lubrificantes, óleos, amortecedores, etc., tinham direito a pequenos autocolantes, colocados em locais geralmente discretos.

A grande alteração surgiu em 1970, quando Jack Heuer resolveu o problema da cronometragem da Scuderia, numa época em que os sistemas de medição de tempos utilizados pela organização eram manuais e morosos.

A Heuer tinha sido pioneira na construção de cronómetros automáticos, e foi através deles que entrou no desporto automóvel. Primeiro nos Estados Unidos, em ralis de regularidade; depois na Carrera Panamericana; e, por fim, em provas de velocidade. Foi aí que Jack Heuer conheceu Jo Siffert e foi este quem o apresentou a Clay Regazzoni, que lhe abriu as portas da equipa italiana.

Avanço tecnológico
A equipa de Enzo Ferrari passou a contar com o mais avançado sistema de cronometragem da F1, e a Heuer ganhou o seu espaço na zona dianteira dos monolugares. Esta associação acabou por ultrapassar a F1. A empresa suíça desenvolveu um sistema de cronometragem para provas de esqui, que foi adaptado às 24 Horas de Le Mans, onde durante a noite era muito difícil registar a passagem de todos os carros.

Este sistema foi aplicado à F1 e rapidamente a cronometragem que a Heuer garantia à Ferrari se mostrava mais rápida e eficaz do que as oficiais. Outras equipas adquiriram o sistema e, em 1977, Bernie Ecclestone interessou-se também, mas queria que os suíços fizessem o trabalho de graça, o que Jack Heuer não aceitou. No entanto, em 1991, tornou-se a cronometragem oficial do Mundial, numa altura em que a entrada de Ojjeh no capital da empresa deu origem à TAG Heuer.

Quando Ojjeh se tornou sócio de Ron Dennis na McLaren, a TAG Heuer passou a ter a sua imagem ligada aos monolugares britânicos, situação que ainda hoje se mantém.


[size=8]Jack Heuer cumprimenta Enzo Ferrari num momento de pausa durante uma prova de F1[/size]

Fonte: Auto Motor, por Rui Faria e fotos do Arquivo Jack Heuer

(Clássicos)