Autor Tópico: Challenge Desafio Único I e II - 2009  (Lida 23334 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #45 em: 23 de Maio, 2009, 01:47:43 »
Irmãos Monteiro lutaram pela vitória 



Depois da estreia em Braga, os irmãos Monteiro foram animados para a jornada que teve lugar no passado fim de semana no autódromo de Portimão, e a verdade é que logo na sessão de treinos, a dupla de pilotos consegui obter a 6ª melhor marca entre os 23 participantes, o que se pode considerar excelente, tendo em conta que esta iniciativa do Desafio Único conta com um importante naipe de pilotos que militam na velocidade nacional.

Para a 1ª corrida, Miguel Monteiro explica-nos como decorrer “ parti da sexta posição, à 2ª volta já ia junto ao segundo classificado, mas com o decorrer da prova, o carro de repente começa a desalinhar a direcção, e as dificuldades para manter o carro em pista começaram a ser muito grandes e tive de fazer um forcing muito grande para manter a posição, o que se tornou uma tarefa impossível, e com isso comecei a perder algumas posições, não deu para aguentar e acabei por cortar a linha de chegada em 7ºlugar, um fraco prémio, para todo o esforço da equipa, mas o que é que se pode fazer, as corridas têm destes imprevistos”.

Na 2ª corrida, as coisas não foram nada melhores, como nos explicou Paulo Monteiro “ Parti da 6ª posição da grelha de partida, consegui passar um ou dois adversários, as sofri imensos toques, que acabaram por provocar danos no caro, nomeadamente na caixa de velocidades, que me obrigou a meio da corrida ir às boxes para ver o que se conseguia fazer. Depois de visto o que tínhamos, nada mais restou do que desistirmos, para não partir nada”.

Em termos de balanço desta jornada algarvia, Miguel Monteiro disse-nos em jeito de conclusão “ tivemos um bom andamento, estamos no bom caminho em termos das afinações do nosso Fiat Punto, mas a verdade é que as contingências deste excelente troféu, fez com que o resultado final não fosse o desejado, mas já mostramos aos nossos adversários que há que contar comigo e com o meu irmão para lutarmos pelas posições da frente”

Os irmãos Monteiro vão alinhar no próximo mês de Junho na Super Classificativa de Vila Nova de Gaia.
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #46 em: 26 de Maio, 2009, 18:06:40 »
Carbonnus Team surpreende no Algarve 



A jornada no Autódromo do Algarve teve um final extraordinário para a Carbonnus Team, revelando-se o 6º lugar da geral (Classificação Provisória) um resultado que supera todas as expectativas. Neste ano de estreia, Hugo Beirão Rodrigues e Luís Miguel Ferreira, têm surpreendido com os resultados obtidos.

É a maturidade e a frieza demonstradas em pista que tem sobressaído nestes dois pilotos, que cumpriram, este fim-de-semana, a sua segunda corrida no desporto automóvel.

Com um resultado nos vinte primeiros nos Treinos Livres, a Carbonnus Team previa uma jornada em crescendo e dentro das previsões. Mas os Treinos Cronometrados traduziriam, com um 33º lugar, a falta de experiência e o enorme desafio que é o AIA para pilotos que se estreiam nesse traçado.

Não desanimando, a equipa estabeleceu como estratégia, um ataque forte (de tudo-ou-nada!) na 1ª manga, com o objectivo de chegar aos 20 primeiros. Hugo Beirão Rodrigues levou o Uno 44 até ao 15º lugar, após uma corrida disputadíssima e animada. “A prova foi excelente e divertidíssima, com muitas lutas e ultrapassagens… foi extraordinário! Os pilotos, na grande maioria, responderam bem aos apelos do Director de Prova e da organização do Desafio Único e deram um grande espectáculo com uma desportiva e correcta abordagem à competição.”

Na segunda manga, Luís Miguel Ferreira, partindo do 6º lugar, terminou num suadíssimo 5º lugar, após uma grande corrida no topo do pelotão. “Fabuloso, disputei a prova com pilotos muito experientes, sempre numa toada altíssima e com um andamento de qualificação. Rolamos de princípio a fim, num grupo de 3 a 4 carros, sempre dentro do mesmo segundo. Parabéns pelo desportivismo demonstrado.”

A próxima prova é já a 10 e 11 de Junho, na Super-especial da Afurada, em V. N. Gaia, e a Carbonnus Team promete uma boa prestação ao já grande grupo de fãs, que têm acompanhado a equipa. Um reconhecimento especial ao Staff da JALCAR e a todos os pilotos que integram a equipa gerida pelo “El Comandante” Rui Acácio Leite.

Agradecimentos finais aos patrocinadores, que apoiam este projecto: Plataforma Carbonnus, Turismo do Douro, CIGA, ms&brengenharia, PneuGiro e OriginalSquare.
 
Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único I
« Responder #47 em: 29 de Maio, 2009, 17:28:36 »
Carta aberta de Filipa Queirós



Tive oportunidade de ver, recentemente, a reportagem que passou na RTP N sobre a primeira corrida do Desafio Único FEUP I em Braga. Foi com extremo desagrado que reparei que, por coincidência (ou não), tanto nesta reportagem

vimeo.com/4613336[/vimeo]]PitLane #12# RTPN - 17/05/08

como na publicidade colocada no Youtube pela organização do Desafio,  a corrida parece apenas ter começado na segunda partida da primeira manga.

Desafio Unico Braga 1 - 26 de Abril

Como é possível que digam que no início da primeira manga sobe a adrenalina e começam os "primeiros toques a arrastarem alguns carros para fora da pista"?

Que o Desafio é uma "prova de velocidade e por isso de espectáculo" em que houveram "momentos emocionantes"? Será que ninguém reparou que, no início da primeira manga, um dos concorrentes sofreu um acidente incompreensivel e de violência bastante visível?!

Quero relembrar a organizadores e participantes que, na primeira partida do Circuito Braga I, no passado dia 26 de Abril, ocorreu um acidente de violência inexplicável em que o meu carro (#48 CGS TYRES/REIVAX SPORT) foi abalroado e, depois de capotar várias vezes, incendiou-se. Felizmente, e apesar da violência do acidente, eu sai do carro pelos meus próprios pés e "apenas" com queimaduras de segundo grau na face. Valeu-me a presença de espírito para me soltar rapidamente dos cintos, a sorte de não ter perdido os sentidos (apesar dos fortes embates com a cabeça durante o acidente) e a excelente preparação do carro da minha equipa.

Contudo, não se pode dizer que isto tenha sido apenas uma pedra no caminho ou um obstáculo perfeitamente contornável. Além da minha recuperação me impedir de participar nas próximas corridas, o carro ficou completamente destruído. A perda total do carro significou o fim de um projecto, o abandonar do desafio para mim, e o começar do zero para a equipa #48 CGS TYRES/REIVAX SPORT.

Apesar de todas as consequências do acidente e do grande susto, sentido não só por mim e pela minha equipa, mas também pelos restantes pilotos, até hoje não se verificou qualquer punição ou tentativa de averiguar o que realmente aconteceu em plena recta do Circuito Vasco Sameiro. Contrariamente ao que seria esperado, o que parece estar a acontecer é que a organização do Desafio parece ter decidido (talvez por ser a opção mais conveniente) "apagar da história" o sucedido e continuamos todos "amigos como antes".

Além da inactividade por parte da organização perante o sucedido, confesso que senti também uma enorme falta de apoio e preocupação por parte dos mesmos. Os contactos após o acidente resumiram-se a um telefonema nos dias seguintes e a um enorme "ignorar" durante a prova do Circuito Internacional de Portimão, no passado fim de semana, onde ninguém da organização se dirigiu a mim para saber como estava ou à equipa #48 CGS TYRES/REIVAX SPORT para mostrar alguma preocupação com a gravidade do acidente numa prova que, supostamente serve para "promover o automobilismo nacional".

Pior que a ausência de apoio, foi ver as corridas de Portimão, falar com vários pilotos depois destas e constatar que realmente quase nada ou mesmo nada mudou. Continua a haver uma agressividade desmesurada por parte de alguns concorrentes que abalroam os colegas, fazendo as corridas como se delas dependesse a sua vida. É notável a falta de desportivismo e de boa formação, pessoal e desportiva, dentro das pistas.

Parece que depois de vestir o fato e colocar o capacete todos se esquecem que o principal objectivo destas corridas é que os pilotos se divirtam e mostrem as suas capacidades pelo que são e não pela forma como fazem desaparecer a concorrência. Quando saímos da pista, todos nós, temos cá fora à nossa espera uma família e uma semana normal de trabalho pela frente, penso que ninguém quer pôr em causa a sua segurança e a sua integridade física, de forma desnecessária, por causa de um hobbie um pouco mais radical.

Cumprimentos,

Ana Filipa Queirós - Piloto da Equipa #48 CGS TYRES/ REIVAX SPORT Desafio Único FEUP I - Licença Desportiva nº 2879

24/05/2009

Fonte: Velocidade Online
« Última modificação: 29 de Maio, 2009, 17:44:37 por Tiffosi »





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #48 em: 02 de Junho, 2009, 18:45:03 »
Challenge Desafio Único já não vai a Gaia 



A organização do Challenge Desafio Único 2009 cancelou a deslocação dos seus dois troféus, FEUP 1 e FEUP 2, até às ruas de Gaia, para onde estava agendada a terceira jornada de ambas as competições nos dias 13 e 14 de Junho. Fica assim sem efeito no calendário desta competição a prova Super Especial “Gaia não Pára”, organizada pela DEMOPORTO Clube Desportos Motorizados do Porto.

Fica também em maus lençóis esta prova, cujo sucesso dependia de certa forma da presença das cerca de 64 equipas dos Fiat Uno e Fiat Punto. As razões deste cancelamento fica a dever-se ao acordo entre a Câmara Municipal de Gaia e o DEMOPORTO, para alterar a data deste evento para uma data a definir.

As alternativas propostas não são - segundo a organização do Challenge - compatíveis com as datas do calendário delineado para esta competição, daí o pedido à FPAK para cancelar esta prova, pedido este que deverá ser deferido sem problemas. A organização pondera a substituição desta prova por outra jornada em local a designar. Existe a hipótese desta prova ser disputada em Vila Real, caso se confirme o fim do “sonho” internacional dos organizadores daquele circuito citadino.

Segundo notícias recentes, o Campeonato GTC-TC 71/81 já não deverá realizar qualquer prova em Vila Real, devido a razões ainda não totalmente conhecidas, o que abre espaço para os “deserdados” carros do Challenge regressarem à pista que animaram sobremaneira nos dois últimos anos.

Curiosamente, o calendário da competição organizada pela FEUP, apresentado no website da FPAK, já não faz menção à jornada que deveria ter lugar em Gaia e inclui uma deslocação a Vila Real... Lapso ou prenúncio? Confirmada por agora, está a próxima deslocação desta competição até ao Circuito da Boavista, onde nos dias 10 e 11 de Julho integra o programa do G.P. Histórico do Porto. 

Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #49 em: 07 de Julho, 2009, 18:52:36 »
Challenge Desafio Único de regresso à Boavista 



É já nos dias 10 e 11 de Julho que o “Challenge Desafio Único” - prova de desporto automóvel criada pela Faculdade de Engenharia do Porto – volta às pistas. Depois de Portimão é a vez de o mítico Grande Prémio Histórico do Porto acolher este evento que junta pilotos profissionais, pilotos amadores e estudantes. Com 70 carros e 140 pilotos inscritos no “Challenge Desafio Único” do Circuito da Boavista, cabe a João Fernando Ramos (jornalista da RTP) e Álvaro Castello-Branco (vice-presidente da Câmara Municipal do Porto) correr no carro da FEUP, na categoria FEUP 2.

Composto por cinco Circuitos e uma Rampa, o Challenge Desafio Único 2009 arrancou a 25 de Abril, em Braga, com duas categorias: a FEUP 1 (criada em 2007 e composta por FIAT 45S) e a FEUP 2 (que utiliza FIAT Punto 16 v). No Circuito da Boavista ambas as categorias têm sessões de testes marcadas para dia 10, sendo que as provas decorrem dia 11.

Criado em 2007, o “Challenge Desafio Único” é uma iniciativa da responsabilidade do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da FEUP, organizada com a colaboração da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Reservada até agora a automóveis da marca Fiat, modelo Uno 45 S, esta competição automóvel tem estado presente em diversos circuitos nacionais, nomeadamente nos Circuitos da Boavista, Vila Real, Braga e Portimão. Em 2008 o “Challenge Desafio Único” contou com a participação de cerca de 130 pilotos, 15 deles femininos.

Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #50 em: 08 de Julho, 2009, 20:15:29 »
4Team entrega carro cheio à “Recomeçar” 



A 4Team, equipa participante no troféu Desafio Único 2009, mostrou o seu lado mais solidário ao estabelecer uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos, comprometendo-se a realizar diversas acções de carácter solidário.



Um jantar de solidariedade marcou o arranque deste acordo, no passado dia 26 de Junho, no Supless, em Matosinhos, onde a equipa conseguiu reunir cerca de uma centena de convidados e entregar à Casa Abrigo “Recomeçar” um carro cheio de bens alimentares e artigos “têxtil-lar”.



Segundo Joana Salinas, Presidente do Núcleo da Cruz Vermelha de Matosinhos, “a parceria com a sociedade civil em movimento permite-nos divulgar os nossos programas e necessidades, porque beneficiamos da generosidade da 4Team e dos cidadãos que são mobilizados por este grupo dinâmico. Estas acções de solidariedade são sempre gratificantes e os seus organizadores passam a fazer parte activa do grupo de cidadãos sensíveis às dificuldades dos mais excluídos e dos mais indiferenciados.”
 


De referir que a Casa Abrigo “Recomeçar” acolhe temporariamente mulheres vítimas de violência doméstica, e os seus filhos menores, e tem como principal objectivo a sua protecção e segurança, bem como a promoção e aquisição de competências a vários níveis sempre numa perspectiva de autonomia e reinserção. Em funcionamento desde Outubro de 2005, a “Recomeçar” tem capacidade para 25 utilizadores, tendo acolhido até à data cerca de 150 vítimas.



No que diz respeito à participação da equipa no troféu Desafio Único 2009, a 4Team vai voltar à competição já no próximo fim-de-semana, entre os dias 10 e 12 de Julho, desta vez na cidade Invicta, no Grande Prémio Histórico do Circuito da Boavista, estando a equipa com muita vontade de regressar novamente ao pódio

Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #51 em: 08 de Julho, 2009, 21:13:46 »
A experiência de Areal com a exuberância de Alexandre 



Uma semana depois da passagem do Mundial de Turismo pelas ruas do Porto, o Circuito da Boavista recebe o Grande Prémio Histórico do Porto com um vasto programa de corridas de clássicos e duas corridas do “Challenge Desafio Único FEUP 1 e 2”. A festa dos automóveis “joga-se” no próximo fim-de-semana, de 10 a 12 de Julho, com António Areal e fazer-se acompanhar por Alexandre Pereira em mais uma jornada dupla do “Challenge Desafio Único FEUP 2” - prova de desporto automóvel criada pela Faculdade de Engenharia do Porto, com os Fiat Punto 85. Depois da excelente exibição no Autódromo de Portimão António Areal espera no mítico Grande Prémio Histórico do Porto estar ao nível da grandeza do evento, tendo por objectivo subir ao pódio: “sei que não será tarefa fácil, mas, irei fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que tal aconteça. Esta competição está recheada de excelentes pilotos e carros muito bem preparados, podendo surgir algumas surpresas para esta jornada citadina com pilotos mais aperfeiçoados a este tipo de traçado a poder surpreender. Irei procurar estar atento e tentar contrariar o maior favoritismo de outras equipas. O carro ainda não está ao meu gosto podendo aproveitar os treinos livres para rectificar algumas afinações para o circuito. Sair na frente será sempre uma larga vantagem, visto o circuito apresentar algumas zonas de difícil ultrapassagem”, afirmou o piloto que representa as cores da Padock Competições e surge nesta jornada acompanhado por Alexandre Pereira: “um amigo que vem do trial 4x4. Será uma grande honra poder contar com ele nesta prova recheada de grandes atractivos, com muito público nas bancadas. É um sonho para qualquer piloto correr no mítico Circuito da Boavista...”.

Para Alexandre Pereira (Apollo) esta será uma estreia na velocidade ao mais alto nível e, logo no circuito citadino mais participado dos últimos anos: “Por cá passaram grandes nomes do automobilismo nacional e internacional, nunca pensei um dia estar nesse lote de pilotos. Foi com grande agrado que aceitei a possibilidade de partilhar o Fiat Punto com o Areal, um piloto muito experiente e com um grande espírito ganhador. É desta forma que gosto de estar nas corridas… A partir de sexta-feira vou esquecer os obstáculos de pedra e trialeiras e tentar não cometer erros, procurando cumprir com a minha árdua tarefa de suplantar os meus desafios. Espero acima de tudo, participar na grande festa que é o desporto automóvel, com bancadas cheias e o publico a vibrar. Será uma experiencia única que espero venha a ficar cliente...”, afirmou “Alex”.

Calendário
10/11/12 Julho - Circuito GPH Boavista; 5/6 Setembro - Circuito Estoril; 19/20 Setembro - Rampa “Sentir Penafiel”; 16/17/18 Outubro - Circuito de Braga/FIA ETCC
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único II - 2009
« Responder #52 em: 09 de Julho, 2009, 00:13:51 »
Irmãos Monteiro na Boavista 



Os irmãos Monteiro vão este fim-de-semana participar na prova do Desafio Único ao volante do Fiat Punto, que esta época já deu alguns resultados interessantes. Assim para a Boavista, e segundo Miguel Monteiro “ estou a ver que vai ser uma prova bem difícil, com muita luta, mas tanto eu como o meu irmão temos de saber gerir isso, pois estou a prever que vai haver molhadas e às vezes isso não dá lá muito bom resultado. Espero que tudo esteja bem com o carro, os pneus aguentem o esforço a que vão ser sujeitos, e agora seja o que Deus quiser, se conseguirmos subir ao pódio seria um excelente resultados, mas vamos lá ver”.
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #53 em: 09 de Julho, 2009, 00:20:57 »
EGS-Videovisão vai tentar vencer no Porto 



A EGS-Videovisão irá disputar no próximo sábado a ronda do Circuito Histórico da Boavista do Challenge/Desafio Único – FEUP, uma prova em que qualquer uma das duplas pretende ser uma das protagonista, ainda que os objectivos para cada uma das competições sejam distintos.

O Circuito da Boavista, que no passado fim-de-semana foi palco para o WTCC, assume-se como uma das provas mais importantes da temporada nacional de velocidade e os Gentlemen-Drivers da equipa apoiada EGS-Videovisão, Bosch, ZON Lusomundo, NEC, Crown, Nortenha, Auto Paraíso da Foz, JBL Rocha e FIX estão motivados para darem o seu melhor nas corridas do próximo fim-de-semana.

Nas duas primeiras provas da época, tanto o carro de Filipe Matias/Tiago Martinho como o de Ricardo Rocha/Paulo Magalhães mostraram ser competitivos e capazes de se baterem pelas posições cimeiras e até pelas vitórias no Challenge/Desafio Único – FEUP II. No entanto, alguns problemas técnicos, inerentes à juventude dos FIAT Punto, impediram que o forte ritmo evidenciado fosse concretizado em resultados.

Para as corridas da Boavista, as duas duplas esperam que os seus bólides estejam já devidamente fiabilizados, almejando alcançar boas posições tanto com o carro número 1, partilhado por Filipe Matias e por Tiago Martinho, como com o carro número sete, pilotado por Ricardo Rocha e Paulo Magalhães.

No Challenge/Desafio Único – FEUP I as expectativas de Pedro Cerqueira e José Francisco, os líderes da competição, são temperadas pelos quarenta quilogramas de lastro carregados pelo FIAT Uno apoiado pela Bosch, ZON Lusomundo, NEC, Crown, Nortenha, Auto Paraíso da Foz, JBL Rocha, Santander Consumer e FIX.

Os dois Gentlemen-Drivers do carro número 1 estão conscientes das dificuldades que o peso extra lhes colocará, tendo como objectivo para as provas do próximo fim-de-semana alcançar um resultado que lhes permita manter a liderança no Challenge. A vitória do Algarve poderá ser difícil de repetir mas, sem ter que arriscar num circuito que pune bastante os carros – dada a sua posição na tabela de pontos – um lugar entre os seis primeiros será um bom resultado para a dupla Pedro Cerqueira/José Francisco.

A terceira ronda das duas competições fará parte do vasto programa do Circuito Histórico da Boavista, realizando-se os treinos cronometrados na próxima sexta-feira, enquanto que as mangas de cada uma das competições serão disputadas no sábado.

Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único II - 2009
« Responder #54 em: 09 de Julho, 2009, 00:26:11 »
Mundauto procura repetir triunfo na Boavista  



A Equipa Mundauto alinhará este fim-de-semana, com a sua habitual dupla de pilotos Nuno Duarte e João Batista, no Circuito da Boavista Grande Prémio Históricos, ao volante do FIAT Punto 16V do Troféu FEUP 2. Após a brilhante vitoria na anterior prova, decorrida em Portimão, esta dupla de pilotos encontra-se em alta e com vontade de angariar mais alguns preciosos pontos para a conquista do Troféu.

Para Nuno Duarte “… este circuito fabuloso tem um especial significado, quer para mim, quer para a equipa Mundauto, pois estamos em casa, na nossa linda cidade do Porto, com a assistência dos nossos Clientes, Amigos e Familiares, e claro que tudo faremos para conquistar o lugar mais alto do podium. Preparamos com o habitual profissionalismo esta prova, embora estando conscientes de que mais equipas querem e podem ganhar, pois nesta competição o equilíbrio de forças é enorme. Numa pista citadina como esta da Boavista, todas as condicionantes inerentes a esta condição tornam difícil fazer prognósticos, pois é muito fácil cometermos erros, assim como também os dos outros podem significar facilmente o abandono ou o fugir de um resultado positivo, o factor sorte aqui tornar-se-á determinante…..” .

A Equipa Mundauto aproveitou para na passada Sexta-Feira,para realizar um agradável convívio com todos os elementos da equipa, patrocinadores e admiradores, na bonita "Casa do Livro" na baixa portuense.

Para João Batista “… este tipo de acções é muito importante, pois damos a conhecer melhor o nosso trabalho e convivemos com quem nos apoia, o que nas provas nem sempre é possível, pois temos que estar concentrados na competição. Esta prova da Boavista será uma das mais desejadas, pois nunca aqui corri, e como adoro novos desafios e pistas citadinas, espero conseguir um resultado que mantenha a equipa Mundauto no caminho do Título….”.

O programa inicia-se na 5ªfeira com as verificações documentais e técnicas, no Queimodromo, onde a Equipa Mundauto terá uma zona de assistência exclusiva, com um espaço de convívio para os seus Convidados, com exposição de viaturas e muito mais. Na 6ª feira iniciar-se-ão os treinos livres (08h30) e duas sessões de treinos oficiais (16h55 e 17h15), para no Sábado bem cedo (08h55) realizar-se a 1ª Manga com a duração de 25 minutos. Mais tarde, ao final da tarde, realizar-se-á a derradeira Manga (17h55) com os últimos 25 minutos de competição.

A Equipa Mundauto conta uma vez mais com o imprescindível apoio dos seus patrocinadores, Fiat Crédito, Selénia Motor Oil, R-M, BP Ultimate, AAC-Empilhadores, Soturbo, Grupo INMOV, Rubrica Brothers e Vuarnet sem os quais se tornaria impossível a presença desta dupla de vencedores.

Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #55 em: 09 de Julho, 2009, 16:20:00 »
Desafio único regressa à Boavista para dose dupla
 


Se há dois anos vibrou com as corridas reservadas aos pequenos Fiat Uno 45S (FEUP1) do Challenge Desafio Único, saiba então que elas estão de volta e agora em dose dupla, trazendo a companhia dos 'primos' Fiat Punto 85S (FEUP2).

Com baixos custos de participação, a competição organizada pela Faculdade Engenharia do Porto leva já duas jornadas disputadas este ano, juntando na Boavista nada menos do que 70 equipas (45 Uno e 25 Punto).

Inscritos FEUP I




Inscritos FEUP II



Fonte: Auto Sport





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #56 em: 09 de Julho, 2009, 20:23:38 »
Velocidades.pt à procura de um bom resultado na Boavista 



É já no próximo fim-de-semana que se realiza o Grande Prémio Histórico do Porto, evento mediático que vai animar de 10 a 12 de Julho a zona circundante ao parque da cidade da capital nortenha. Depois do WTCC e PTCC, chega agora a vez dos clássicos e protótipos soltarem o “rugido” dos seus motores, no que são acompanhados pelos pequenos Fiat Uno 45s do Challenge Desafio Único/FEUP 2, competição onde se integra a equipa do portal Velocidades. pt, constituída por Luis Lopes e Miguel Rocha.

Esta vai ser mais uma jornada de intensa luta no seio deste troféu, que vai reunir na Boavista quase cinquenta equipas. Este pelotão vai por certo presentear o muito público presente, com a emoção e a adrenalina que esta competição monomarca transporta consigo ao longo da época, sempre muito do agrado de quem procura emoções fortes.

Vamos ao Porto com o forte objectivo de nos divertirmos, sem determinar desta feita posições, antes esperando que nos seja possível andar juntos dos mais velozes. Dada a especificidade do circuito - que apesar de citadino, possui zonas onde a velocidade de ponta é fundamental, coisa que o nosso carro não têm -, vai ser difícil obter uma melhor posição que em anteriores provas. Temos um novo escape no nosso Uno, que penso vai melhorar um pouco a resposta do motor, mas nada de muito significativo em termos de performance pura. ” Disse Luis Lopes.

Não conheço o circuito, pelo que será uma nova experiência para mim. Estou por isso muito ansioso por conhecer a pista, sendo que me considero um sortudo pela possibilidade de poder correr aqui. Vou por certo aproveitar esta oportunidade para me divertir ao máximo, tentando ao mesmo tempo fazer um bom resultado. A nossa ”bella maquina” sofreu uma ligeira evolução, mas como o Luis disse, não estará ainda em condições de lutar pelos primeiros lugares, onde rodam máquinas muito bem preparadas e com investimentos bem superiores ao nosso. ” Afirmou por sua vez Miguel Rocha.

A equipa do Portal Velocidades. pt conta para esta prova com o imprescindível apoio da TROPICAL BURGUER, REVINORD, Oficinas JALCAR, MASTER G e BONDGLASS.

Horário – Challenge Desafio Único – FEUP 1 / Circuito da Boavista 2009:

Sexta-feira - 10. 07. 09
09h20 – Treinos Livres (30m)
18h20 – 1ª Sessão Treinos Cronometrados (15m)
18h40 – 2ª Sessão Treinos Cronometrados (15m)

Sábado - 11. 07. 09
08h00 – Corrida 1 (25m)
18h40 – Corrida 2 (25m)
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #57 em: 09 de Julho, 2009, 20:26:50 »
Rui Xavier com Vitor Pascoal no desafio único  



O Chalenge Desafio Único tem este fim-de-semana, no Circuito da Boavista, a sua terceira jornada da época, integrada no Grande Prémio Histórico do Porto. A Equipa CGS Tyres / Reivax Sport, que vai contar na Boavista com os pilotos Rui Xavier e Vítor Pascoal, está preparada para um bom resultado, embora esteja ciente das dificuldades que este circuito citadino apresenta. Vítor Pascoal, um dos principais protagonistas do Campeonato Nacional de Ralis vai este fim-de-semana juntar-se à CGS Tyres / Reivax Sport para discutir os lugares da frente.

Apesar da motivação de toda a equipa, Rui Xavier deixa o alerta “A equipa está motivada como sempre, embora com algum receio, uma vez que na Boavista é preciso ter alguma prática e experiência no desporto automóvel e isso não acontece em 40% dos pilotos do desafio. Espero que todos os meus adversários tenham juízo pois neste circuito pudemo-nos aleijar a sério”.

O objectivo da equipa é andar o mais à frente possível e tentar a vitória, confirmando o bom resultado da última prova, num circuito fabuloso de se correr, onde para Rui Xavier “a parte mais engraçada é quando iniciamos a descer a circunvalação até à rotunda do castelo do queijo. É de...”

Com os apoios da CGS TYRES / BAQUELITE LIZ / REIVAX / GRUPO RIBEIRENSE,os treinos dos Fiat Uno iniciam-se já sexta-feira, com a corridas no Sábado às 08:00 da manhã (??)e às 18:50. Um programa no mínimo discutível...

Mais informações em www.circuitodaboavista.com, www.desafiounico.com, no sítio oficial da equipa em www.reivax-sport.com ou www.ruixavier.com
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas
« Última modificação: 09 de Julho, 2009, 20:29:00 por Tiffosi »





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único II - 2009
« Responder #58 em: 13 de Julho, 2009, 20:00:55 »
António Areal a um passo do pódio na corrida inaugural 



A jornada do Circuito da Boavista trouxe resultados bem distintos para a dupla da Padock Competições que se apresentou no traçado citadino do Porto com um novo piloto a fazer equipa com o experiente António Areal na competição reservada ao “Challenge Desafio Único FEUP 2”.

Alexandre Pereira começou por ter uma adaptação fácil ao Fiat Punto 85 no decorrer dos treinos livres e cronometrados, mas seria o seu colega de equipa – António Areal, com toda a naturalidade, a obter o melhor tempo para a formação da grelha de partida. Largando da quinta linha – nono tempo, Areal esteve ao seu melhor nível, terminando a corrida – 9 voltas, na quarta posição da geral: “Foi um bom resultado tendo em linha de conta o excelente pelotão que formou esta corrida. A jornada correu-me bastante bem, acertamos com os alinhamentos e conseguimos encontrar um bom «sept-up» para este circuito. Partir numa posição mais dianteira é sempre favorável, porque evitamos um maior aglomerado de carros nas voltas iniciais. Do meio da corrida para o final comecei a sentir o carro um pouco desalinhado devido a um pequeno toque e optei por controlar a corrida e defender a posição. Correr num circuito citadino com bancadas vazias… Foi pena, penso que merecíamos mais gente nas bancadas. À hora em que se iniciou a corrida ainda muita gente estava a dormir! Correr neste circuito é um sonho para qualquer piloto, espero repetir na próxima oportunidade…”, afirmou António Areal.

Para o estreante - Alexandre Pereira, a derradeira passagem pelo traçado citadino do Porto foi bastante curto, tendo apenas realizado duas voltas da segunda corrida: "Foi uma experiencia agradável que terminou mais cedo do que o previsto… Estava tudo a correr bastante bem, desde os treinos livres até aos cronometrados, quando na segunda volta da corrida da tarde o carro teve uma reacção que não consegui controlar e me impossibilitou continuar. Talvez o pouco conhecimento do carro provocasse esta desistência. Tudo se passou muito rápido já depois de ter saído da Boavista em direcção à Vilarinha, numa curva o carro escorregou demasiado e «amarrei-me» aos travões de terceira a fundo e não consegui evitar um toque de frente nos rails. Foi pena porque estava a começar a habituar-me ao Punto, numa estreia que jamais vou esquecer, perante uma excelente moldura humana e na presença de grandes nomes do automobilismo nacional. Espero um dia poder vir a repetir esta competição e, desde já agadeço a oportunidade que o Areal me proporcionou. A velocidade é bem diferente do Trial, não permite qualquer deslize de condução…”, afirmou “Alex”.
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Challenge Desafio Único I e II - 2009
« Responder #59 em: 13 de Julho, 2009, 20:16:21 »
Equipa EGS-Videovisão em destaque no Porto



A EGS-Videovisão não teve uma passagem feliz pela prova do Challenge/Desafio Único – FEUP II do Circuito Histórico da Boavista, tendo alguns problemas com os seus carros impedido que o andamento das duas duplas fosse concretizado em resultados.

A competitividade dos carros da equipa apoiada pela EGS-Videovisão, Bosch, ZON Lusomundo, NEC, Crown, Nortenha, Auto Paraíso da Foz, JBL Rocha e FIX já tinha ficado bem patente na qualificação de ontem, tendo a dupla Filipe Matias/Tiago Martinho colocado o seu carro na pole-position, enquanto que Ricardo Rocha/Paulo Magalhães tinha garantido um prometedor oitavo posto.

As expectativas não saíram goradas e FIAT Punto número 1 esmagou a concorrência, tendo dominado confortavelmente a primeira manga, ao passo que o carro idêntico que ostenta o número 7 alcançou o quarto posto. Porém, um problema com o peso mínimo regulamentar dos dois carros da equipa acabaram por ditar a desclassificação de ambos. “Foi uma situação bastante desagradável, dado que foi talvez algum excesso de confiança da nossa parte que nos levou a esta desclassificação. Os nossos carros sempre estiveram dentro do peso limite, tal como comprovámos em Braga e no Algarve. Agora, chegamos aqui e está mais leve sem que tivéssemos alterado nada nos carros. Poderíamos ter pesado os carros antes da prova para verificar se estava tudo bem, mas confiámos nas pesagens anteriores e isso foi-nos fatal. Aprendemos com os nossos erros e este laxismo não voltará a acontecer”, garantiu Filipe Matias visivelmente agastado com o sucedido.

Sem que esta jornada tenha sido positiva para a equipa, fica, no entanto, a certeza de que a competitividade dos FIAT Punto número 1 e número 7 está acima de qualquer suspeita, como o prova o segundo lugar na manga da tarde, depois de Tiago Martinho ter arrancado do penúltimo lugar, assegurando o vigésimo posto final. “Dominei integralmente a primeira manga, tendo cruzado a meta confortavelmente no primeiro lugar. Porém, acabámos desclassificados, o que nos atirou para o fundo da classificação. O Tiago Martinho realizou uma prova impressionante, tendo terminado no segundo posto. Provámos que não foi o problema com o peso da manhã que nos tornou competitivos e isso é muito importante para que não hajam dúvidas quanto ao nosso verdadeiro andamento”, sublinhou Filipe Matias.

Depois de Ricardo Rocha ter alcançado o quarto posto na primeira manga – sendo desclassificado posteriormente devido às razões já descritas – Paulo Magalhães realizou uma segunda manga notável, subindo do último lugar até ao décimo primeiro, o que significou a vigésima primeira posição final para o FIAT Punto número 7. Apesar de desgostoso com o resultado do fim-de-semana, Ricardo Rocha mostrou-se agradado com a competitividade do seu carro, sublinhando que o incidente que marcou este fim-de-semana não belisca em nada o andamento demonstrado pela equipa. “Mostrámos que temos um bom ritmo de corrida e que a questão do peso não influi na nossa competitividade. Penso que sem a desclassificação, poderíamos ter alcançado um lugar no pódio, o que nos deixa confiantes para a restante temporada”, salientou o colega de equipa de Paulo Magalhães.

O Challenge/Desafio Único – FEUP I regressa agora no dia 6 de Setembro, deslocando-se então ao Autódromo do Estoril, onde se espera que os Gentlemen-Drivers da EGS-Videovisão possam assegurar os resultados que estão claramente ao seu alcance.

José Francisco/Pedro Cerqueira vencem FEUP1

A dupla José Francisco/Pedro Cerqueira estiveram ao mais alto nível no Challenge/Desafio Único – FEUP I, tendo alcançado um extraordinário segundo posto na ronda do Circuito Histórico da Boavista, apesar dos quarenta quilogramas de lastro que o FIAT Uno número 1 carregava.

O peso extra aplicado ao carro da dupla da EGS-Videovisão deixava algumas dúvidas quanto à sua competitividade, mas logo na manga matinal ficou claro que Pedro Cerqueira poderia ser um factor na luta pelo pódio, ao terminar no quinto posto. Na prova da tarde, José Francisco protagonizou uma prestação irrepreensível, conquistando um segundo lugar que garantiu à dupla a segunda posição final.

Os Gentlemen-Drivers da EGS-Videovisão estavam, obviamente, bastante satisfeitos após esta jornada, dado que tinham como missão original um exercício de limitação de danos e acabaram por sair do Circuito da Boavista com um óptimo segundo lugar. “Não sabíamos como iria o carro reagir aos quarenta quilogramas de lastro. Mas com uma prova inteligente para evitar fugir às armadilhas do circuito, conseguimos alcançar um bom resultado. O José Francisco realizou uma excelente prova e isso foi determinante para que alcançássemos o segundo lugar final”, sublinhou Pedro Cerqueira.

Com este resultado, os pilotos do FIAT Uno apoiado pela Bosch, ZON Lusomundo, NEC, Crown, Nortenha, Auto Paraíso da Foz, JBL Rocha, Santander Consumer e FIX mantém a liderança no Challenge/Desafio Único – FEUP I, mas sabem que não terão uma tarefa fácil até ao fim da temporada. “Este é um óptimo resultado para o campeonato, mas teremos fortes oponentes ao longo da restante época. Além disso, nós pensamos sobretudo em cada uma das corridas – tentamos obter o melhor resultado possível em cada uma delas e depois logo se verá no final”, apontou o colega de equipa de José Francisco.

Fonte: Tudo Sobre Rodas