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Tecnica => Restauros => Tópico iniciado por: Xtrusion em 16 de Outubro, 2017, 16:50:48

Título: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 16 de Outubro, 2017, 16:50:48
Boas a todos

Venho apresentar o meu projeto/hobby

(https://uesxww-bn1305.files.1drv.com/y4m72DgLwIuT7MspC9naAJO-sgsyo_XoThLwX-TTJApCNhtG1JESn_Q07ISA-qNztea5GL6hrsPIF-_3yCS-KSN7RDY1wGKgdP3w4hZqf1O_5hl9YWpVYRWVa6zp83TQMbanvMgNqBu0lc0_cHTNfiWtEGCrnn1_zxfY6-zz0gLBW-PbvNLW-qRbswtOfXwZ8IN5RbPSHTBAPy0waS-qqXgzg?width=1024&height=576&cropmode=none)

(https://rojf8w-bn1305.files.1drv.com/y4mBhA_f5kqWSR3zcmYpFvHIZcpab2SNlRIRjEVtLVmuvPK6LObfvwK1ry5nJGW1l7e9cpOlROvNdH2ykINSfSbtoMxeHIChJNMJgzx5IbQmyx4mNiK2dA9aFUJaFcy7r6x6WzwAxZ1seWFkVlxd6zquOP2G76cM9yS52ACT_Vs1cYDWfC4h6QGeVunWy-9RSsetiRqwIU-cVdwjlVymgavHg?width=576&height=1024&cropmode=none)

(https://tc8jiq-bn1305.files.1drv.com/y4mh8YpAsp7Pjgh5GMszVZ8hIYfdc6uI3BrR-0WWy_dUS18LFX4U62656K78KRNfDO6Lp59z_hfwD8AQJKoTHEtB18V5TgFc8rgVgE8AQQDjH6yTZIbbdSTIjcqcP6auMxxoxgIcR6k_Cgsm3ScPVvOJhTk5ypO4FMwFqVFQ4VKvX88fSfR_VuujJTFHqw8XMCFjC4rsTHtIyb8twOHtIYwmA?width=1024&height=576&cropmode=none)

(https://ej92rg-bn1305.files.1drv.com/y4mm6opm_a3TybQUqOQigKorztCw21q-pap3oJSApFP2BZUglYWstYceKvoVGXsNTg6fcq4a7CGTVPI0BzgWqu30yblW4-LtWUOAUGktzd-H82_4I8AmxPnhjyz8nMXHevYRNriss-bpLU6bM_Qu_aZYUCwuCPlsIL1-4QtEgjhttZ6YLSOIVWG_jzM2kKJJ9FQi7Rls4vfOWZv99IPuN4dcg?width=1024&height=576&cropmode=none)

(https://3srpcw-bn1305.files.1drv.com/y4miNdhOYUd1kVqV7EoQIShFPsgRfAwVxjYT-kA3feUe-HWExyfNtC5nGZJHyQNejmrzJcDTIWpTUxl2_c_SkmMW_rOwNIBAwQMN281Mp8vALwrKOOgUH9Kf6JWHDOmQXOQJDenTq2b4_f2OPpc6505msjykPeoCYbvnUM62mcHgqNJIe-4i7lG6NETc8bouBE6po7qCZgPi6s4KusE9U6WgQ?width=1024&height=576&cropmode=none)

(https://tq11lg-bn1305.files.1drv.com/y4mXk7sx9p2zfanSuvCcFLRQZIj-2Vg7lHYy4znPxV1cqAng7_Wv6GG4JCAPS_aK05_jfWeF1px3Cru-8gxeTSu_ZuxPJBh-gc1o7gTYxqlRGjT06dpXeaixpXvc9g08gvZmYsO8lNkxyJr79X-oRvUzBF49JQtQTulm4dDUGc1zv1GszlqtxgH0bQlUfs4SSQVFuaJT_61YciAgyqFJqfZvA?width=1024&height=576&cropmode=none)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 16 de Outubro, 2017, 16:59:49
Esta sexta-feira, levou uma grande revisão que incluiu:

Óleo 10w40 e filtro
Filtro de Ar
Mudança de Óleo dos Travões
Mudança do óleo da caixa de velocidades (80w90 GL4)
Líquido de refrigeração

A reter:
A manutenção desta viatura foi muito desprezada, o óleo do motor e dos travões estavam negros e a gritar  :help:
Já coloquei 1L de óleo dos travões frescos, e embora o depósito já esteja transparente, tem algumas sujidades :s, devo trocar novamente em breve, mas pelo menos o pedal ficou bom!
O motor ficou muito mais calmo, duvido que as trocas do óleo estivessem a ser bem feitas e o filtro do ar, estava num estado horrível.
Tenho o radiador e tubagens cheias de furregem e porcaria  :nhedaxe:
Lá mandei a mangueira para dentro e depois pus Motul G13, mas aquilo vai tarde ou mais cedo.

De qualquer forma, o carro ficou a trabalhar muito, mas muito bem, até dá gosto!


Porém no Sábado leve-o a passear à Serra de Montejunto e ao passar por uma estrada de calçada ficou a fazer um barulho perto da roda direita  :(
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 16 de Outubro, 2017, 17:12:01
No meio disto tudo, pequenas coisas a fazer:
- Reparar fecho central (porta atrás esquerda na eleva o trinco na totalidade, porta trás direita nem faz nada e mala também não funciona)
- Ponteiro do velocímetro (isto é o que me está a colocar mais em receio) até aos 80 km/h treme, e depois deixa de tremer)
- Rolamento da embraiagem (em ponto morto a frio faz um pequeno ruído)
- Trocar toda a iluminação
- Arranjar comando do fecho central (espero que seja só a pilha)
(https://vm8miq-bn1305.files.1drv.com/y4m_lQVDbBrslTg9bcZDYd9lN4VJ6b_fnuJH7Ys2BXGvuaCYmtq0DeD1KKzQ5rsWzKkba1Pipqo4LGi1eIwgF3ay5bMiaJ6ODKk5ekg8r-8yYkQcL5AKQe8_Q59XZKtZ00qDiIUlAnGtzEQv-yBMOfbqMt0FQK6Ggi5o69xK9Y0ePXEKOKvPQtwAptsk1nRhhK3yXE1mqTilqF3GE2U9fzT2w?width=660&height=371&cropmode=none)(https://hua92w-bn1305.files.1drv.com/y4mUWVN97SFxw4c9fAPtAwZuPglUBScS1P2iX6luNn27EcZDhiZ7W_QxvLL9Q-VBKSehiFX9dofRrxjv_1fVE6pF2hyORMLkrQg33G7LM2GR4hELeLNoZN1jhxszpLirRE1-Q8r8JowbufTeyTAZWBa3FVYYfcEGy5APATV9ATQVpr6l50z17AcenaXE7e5aNWabXWRXuS9G4rp6CuKly09sQ?width=660&height=371&cropmode=none)
- E agora o barulho na roda direita  :(

Ainda há de vir mais, mas isto é, sem dúvida o médio prazo.
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: afonsopatrao em 16 de Outubro, 2017, 20:11:45
Quanto ao fecho central:
- a mala não é activada por ele. Tem funcionamento independente. Por isso é que abre pela alavanca junto ao banco do condutor, mesmo que esteja trancada.
- quanto às portas de trás, no meu Uno foi só tirar a forra das portas e lubrificar o mecanismo. A partir daí, nunca mais deu esse problema!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 16 de Outubro, 2017, 22:04:42
Tens mesmo a certeza que a mala não tem fecho central? É que tem lá uns pinos que parece para isso

(https://63eroq-bn1305.files.1drv.com/y4m95r8h3e_a_jpgc5nBWChGvKq7lcB9_kxcY_enRZoW6Um2VLYxR_ShOgq93ZJxkgEWiwq9Hczwr45sOkNnGK_MT5qy2Ymi6H-sx71CSHveKzasD8BVshSOpHrzvZtiZjrhtLq3BZ0VXmBtDs6tWcvI_bTZM4CyVyHBgt1d4w-zkI9DRq7EI_LAjbIZ010j4jz624d7mi9pP5wXWrnu9IpbA?width=660&height=495&cropmode=none)
(algo assim desse género, mas depois eu tiro foto)

Quanto às portas, espero que não te importes, e já vi to teu GRANDE trabalho com o teu Uno e vou seguir o que fizeste lá para também tratar das minhas  :happy:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: afonsopatrao em 18 de Outubro, 2017, 00:03:51
Sim, tenho. Diz no manual.
Acho que esses contactos são para a escova traseira
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 18 de Outubro, 2017, 08:16:03
Eu que nao tenho nem nunca tive um uno, diria que o seguinte:
Um contacto e massa, outro e pras luzes da matricula, outro pra escova e outro pra resistencia do vidro... :dry:  :sombrero:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 19 de Outubro, 2017, 01:40:48
Tendo em conta a vossa experiência, vou seguir o que dizem, mas é que não faz mesmo sentido nenhum ter botão na mala, devia ser como nos Puntos em que a chave age como "puxador"

Mas isso são detalhes, eu queria mesmo era atacar os problemas que mais me preocupam

Relantim barulhento e a vibrar imenso
(https://5crpcw-bn1305.files.1drv.com/y4mhXFgqprG3HdSlv6kfFOi7oPPUI7zEqrNQyjXdGypZc7id0Z9WgOYcJ94El5pPxAiQcoK2zoVeLkEpaysG9z4fCPvYKxsidtbHwD7YLy_qK975fTy38pW1r3bkN7wa-TeVO8wFYQVLxzwNPCDwgcuNpXF1l_67wcJ3FD8cq0WxjIbMsNewpaedTrV2a50BBFtxfgYyloHI3SqVuGknlX0PQ?width=5344&height=3008&cropmode=none)

As rotações parecem-me certas +/- 900, mas é está muito barulhento e vibra muito, apenas quando subo para a 1000 e picos é que acalma.
O que acham que pode ser? Ao ser de IE já não deve ter nada a ver com o carburador certo? Existe algum sensor de relantim? Outra possibilidade seria de estar a colocar gasolina 95? Quando veio para as minhas mãos não fazia, mas não sei se estava a usar 98.


E quanto a um ligeiro toc toc (muito ocasional e pouco audível) perto da roda do pendura? Estava a pensar nas ponteiras da transmissão, mas os foles parecem-me estar perfeitos, nem sequer "rachas" na borracha têm ( o barulho apareceu depois de passar uma estrada (1km) de calçada a +/- 20km/h
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 19 de Outubro, 2017, 08:35:36
Ora deixa-me ca tentar ajudar,...
Ralenti barulhento e com vibraçoes sendo IE, eu começava por dar uma espreitadela as velas
Quanto ao toc toc se nao vier das ponteiras pode vir do apoio do amortecedor ou cardan mas neste caso so em andamento...  :dry:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 19 de Outubro, 2017, 17:11:14
Realmente também me parece um bom ponto de partida, fácil e acessível (€€)

Mas o relenti em sim está bom certo? Vi no Haynes:
999/1108 cc . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 850 ± 50 rpm

E ele está sempre certinho ali nas 850/900 rpm

E já agora muito importante pois li isto no Haynes:
Fuel octane rating:
Without catalyst . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 RON minimum (unleaded or leaded)
With catalyst . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 RON minimum (unleaded only)

Tenho quase a certeza que o meu Uno não tem Catalisador, deveria estar a colocar Gasolina 98?  :o
Pode explicar os sintomas?

Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: pedro303 em 19 de Outubro, 2017, 17:27:37
Realmente também me parece um bom ponto de partida, fácil e acessível (€€)

Mas o relenti em sim está bom certo? Vi no Haynes:
999/1108 cc . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 850 ± 50 rpm

E ele está sempre certinho ali nas 850/900 rpm

E já agora muito importante pois li isto no Haynes:
Fuel octane rating:
Without catalyst . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 RON minimum (unleaded or leaded)
With catalyst . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 RON minimum (unleaded only)

Tenho quase a certeza que o meu Uno não tem Catalisador, deveria estar a colocar Gasolina 98?  :o
Pode explicar os sintomas?



Boas, todos os unos MK2 podem levar  95-98 sem chumbo. Sem stress. E o teu como é de injecção, tem que ter catalizador, senão não passa na IPO. Para bens pela máquina, está muito fixe ;)

O ralenti a vibrar, vê os apoios do motor e também o avanço de vacuo do distribuidor. Se estiver furado, ficas com uma entrada de ar falsa e com o ponto de ignição atrasado.
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 19 de Outubro, 2017, 20:21:29
Ok boas notícias então!

Hoje liguei um pouco o carro, que não gosto de o deixar muito tempo parado e estava com um trabalhar certinho, mesmo impecável, contudo estava nas 1100RPMs  :pain10:

Acho que vou mesmo trocar a velas, se bem que estou com receio que seja algo mais profundo que isso  :(
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: pedro303 em 19 de Outubro, 2017, 20:27:40
Ok boas notícias então!

Hoje liguei um pouco o carro, que não gosto de o deixar muito tempo parado e estava com um trabalhar certinho, mesmo impecável, contudo estava nas 1100RPMs  :pain10:

Acho que vou mesmo trocar a velas, se bem que estou com receio que seja algo mais profundo que isso  :(
Com o carro frio é normal ficar acelerado. À medida que aquecer vai estabilizar
o ralenti nas 850-900

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 20 de Outubro, 2017, 09:04:29
Ok boas notícias então!

Hoje liguei um pouco o carro, que não gosto de o deixar muito tempo parado e estava com um trabalhar certinho, mesmo impecável, contudo estava nas 1100RPMs  :pain10:

Acho que vou mesmo trocar a velas, se bem que estou com receio que seja algo mais profundo que isso  :(

A minha opiniao sobre as velas prende-se apenas em relaçao a vibraçao.
O ralenti alterado pode ter haver com fugas de ar falsas como referiu o pedro. Isto obviamente se mantiver a quente as rotaçoes acima do normal. ;)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 25 de Outubro, 2017, 16:05:29
A quente o relenti está certo nas 850, por isso penso que esteja tudo ok, embora a caixa do filtro de ar tenha um pequeno buraco (antes do filtro)  :blink:
Tenho de ir a um ferro velho arranjar uma, ou de um Uno ou de um Punto 1.1 (penso que seja as mesmas)

(https://soji8w-bn1305.files.1drv.com/y4mWf7oFGPrlqC_RfE8OVxslG5HxEGaPOavhSMF7-F0vJhqePiRe-9JCf_yQ2--saOTxmFPXhhSLdHZdMjotFu9d2ofBJ0T06PxEobk37gq56hlxxjsrR6p64SoX3EjdMBCcbVLMsxOYUGvAaepM61xtGje9FEm_fUpDIcXbpbp2CqyNfe8NBz8C8AD4sUARxFpbP8L18-oWMUqNKy5KebnQw?width=660&height=371&cropmode=none)

Já tenho as velas, a ver se este fim de semana arranjo tempo para as trocar, já agora, 13,56€ para as 4 (já com portes) caro ou barato?
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 26 de Outubro, 2017, 08:49:22
Parece-me dentro do valor.  :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 28 de Outubro, 2017, 11:29:23
Bem velas trocadas e tudo igual  :( continua a vibrar imenso nas 850RPM's

(https://tf12lg-bn1305.files.1drv.com/y4mKs6GrlUMfbBIV1An3H120lexd77_RO93SwNKWFC0MTSNzxxNvdW8sdz65mj5xYReNuEsToRdj6Q-Igsv8PIs21my5ziGrR0rBqP0imTFhX1rrhOZ2ttgLx5ssVMABubkC_upAdsAtOBfmVfHU-J2R15a8bMEJdLPZCR5PWZ3AdmrP6VAK16ltiYZNIahprfxCBvI2HA3Ami-ALhAUMOlYg?width=2531&height=1877&cropmode=none)


Bem que cagaço que apanhei com aquela vela partida, ia tendo um ataque cardíaco, mas felizmente foi antes da rosca.

Quanto ao estado das mesmas, não me parecer muito mal, mas eu também não percebo muito da poda.
Uma delas tinha resto de folhas na rosca o.O
E olhando pelo burcaco com as velas fora, via-se muita sujidade também, devia ter tirado foto para verem.

Bem de qualquer modo sigo para os cabos? Ainda são de origem
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 28 de Outubro, 2017, 15:27:15
Essa vela ja estava partida ou partiu ao retirar?  :o

A nivel de de estado das velas  parece-me que a queima estara muito proxima do ideal. ANtes de partir para os cabos das velas faz um pequeno teste, a noite num local tao escuro qt possivel e com o motor a trabalhar tenta ver se ves alguma faisca entre os cabos e a massa. se vires e de mudar sem pensar duas xs, se nao vires ha que ponderar a idade dos cabos...  :unsure:

Se puderes faz um video e coloca com a tal vibraçao pra se tentar perceber melhor como essa vibraçao acontece. ;)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 03 de Novembro, 2017, 21:28:37
Antes de trocares os cabos podes também rapar os terminais internos da placa do distribuidor que estão com zinabre :) também ajuda... As vezes é disso. Quase sempre tem oxidação.
Usas uma lixa de agua para limpa-los :)

 ;)

Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 07 de Novembro, 2017, 18:04:00
Bem desde já quero pedir desculpa a todos não ter dado noticias durante tanto tempo, mas isto não tem estado fácil.

Obrigado TwinThema e Comandante pelas vossas ajudas, de seguida vou confirmar as ligações na placa do distribuidor, as terminações nas velas estão boas, que vi quando substitui as velas.

Quanto ao ruído, deixo aqui o vídeo do Youtube para que vos possa elucidar melhor o que se trata:
feature=youtu.be

A partir dos 6:00 min vê-se bem o problema (coloquem em 720p) e vêm as vibrações no telemóvel (no carro nota-se bem mais, mas com o telm. não dá para captar melhor)

O que acham?   :wacko:

PS: Não liguem ao chiar, tenho 90% de certeza que é o rolamento da embraiagem
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 07 de Novembro, 2017, 18:17:15
Antes de trocares os cabos podes também rapar os terminais internos da placa do distribuidor que estão com zinabre :) também ajuda... As vezes é disso. Quase sempre tem oxidação.
Usas uma lixa de agua para limpa-los :)

 ;)



Segui a tua dica Comandante, mas parece estar tudo em ordem nos terminais,
(https://syjo6w-bn1305.files.1drv.com/y4mPHFVNHsrbaJjfJEuufkbNdGW1N2yYlR6nzyt__x9qe9vaZSSzRYEyMSTvzjn00TlMFukM8cfBt2Wy7HxK3EoilMWhYxlOWhRZ1j1F88omQWN42fMtY7nUnSGJB-6bDJ5vl5rWmA1w3za5pLsmqEP5je_jXELpWnLxwntQJvJZZ_nqGOBh2ZqkXRf6RK_EI2_WCnBV1eWuKW-X2nKg0fizQ?width=371&height=660&cropmode=none)(https://fhqnsq-bn1305.files.1drv.com/y4md65ccIm3MqvWtTQbUoQBoIiN1Immzi_05TjCoGnU0KnixInkzE6X8_8YSBNeB4fJp61O6bzN12G8y-17aw1ktcMq4SNOBbPKiGQeWmKrymiYhinapzGjhYe52HkiHXQv-zfcCGf46BHhIl90Qc9yWACf8js05QM7fAWZYWcdmPRNLDZbfstJ40bCkB_159mhVVFYTITxQhDAZuezVq1ixg?width=371&height=660&cropmode=none)

Estavam todos assim limpinhos e sem verdete, de qualquer modo passei spray limpa contactos e o resultado foi o mesmo, continuou tudo igual
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 07 de Novembro, 2017, 18:20:08
Ai nao costuma ganhar muita oxidação... é mesmo dentro da placa... nao é onde ligas os cabos é mesmo dentro da placa... verifica os contactos... :)

Se poderes tira fotos do interior da placa para ver melhor... :)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 07 de Novembro, 2017, 18:42:33
Ai nao costuma ganhar muita oxidação... é mesmo dentro da placa... nao é onde ligas os cabos é mesmo dentro da placa... verifica os contactos... :)

Se poderes tira fotos do interior da placa para ver melhor... :)

Quem pouco sabe  :smash:

(https://um8sgq-bn1305.files.1drv.com/y4mrn98Wj6sPVBnoDpkZO8gKMUUqc2w7P51R6qfWBU7cE_XiZTOXfSr35OVLBMnFvGzrp86okqJXYLwGh7NMGUyf0U-F80sXfJN3FHh_QcOAlvYD_BoHBQ9A6EWSU9EG1ZkBBvcrovgG0LI2p8qhtScMskIpV0LHbCsszpntsib1HzRupwYLLAByexjMmQGjW605TcRyByCDZFDDvSfIiem4g?width=660&height=626&cropmode=none)



É esta a placa? Ou estou completamente a léguas?



Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 07 de Novembro, 2017, 20:06:58
Não lol
Dentro da peça plástica onde os cabos estão ligados. (Na imagem que me mostras-te )
Existem la dentro 4 polos que podem estar ou gastos ou oxidados, ou a plaquinha do carvão central estar partida ou gasta o carro não vai funcionar bem...
tens que separar essa tampa plástica onde os cabos estão ligados, do restante do distribuidor e pegas nessa tampa de plástico e olha para dentro dela... e vê. :)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 08 de Novembro, 2017, 08:36:29
O que o Comandante se refere e a tampa do distribuidor, certo?
(http://i.ytimg.com/vi/JnhcO9J24aw/hqdefault.jpg)
(http://cdn.autoteilexxl.de/thumb?m=1&id=2290439&lng=pt)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 08 de Novembro, 2017, 09:35:22
Exacto... São esses contactos como mostra nessa tampa de exemplo :)
Tem que se passar lixa de agua nesses 4 pontos de contacto. E tem que se ver se o carvão do meio esta bom.
Depois também limpar a ponta do rotor também com um bocado de lixa e a zona do rotor onde toca o carvão também pode-se passar um bocadinho de lixa.


 :P
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 08 de Novembro, 2017, 16:25:44
Ora boas tardes caros Fiatistas!

Infelizmente parece que o problema não vem daí, pelo menos é o que retiro da minha análise

Ora vejam:

(https://um8pgq-bn1305.files.1drv.com/y4mguHCbsSzTxQPTJT0ypb8fduAGlCCbVakmhue846NwOwqoleBZBHQWUABCrO9BBb8VKBoHbr9MgVFP1fXFEivbQ-NQmocUtUm8RhQcV6OcefAkyJUBq9twXRlXOOPQm0I8qr6ZP9bS-o9pgaZA-FHQhKvK6O8lEtIQ6O0hA6780fLTONNs0YPb-vKsX12oojJW4yliIHFZvFrrXQfxy7d_Q?width=1024&height=576&cropmode=none)


(https://tp1xjg-bn1305.files.1drv.com/y4mfT_olteTYzk0PJAgzWXelBokhgKvH5mQgSbA1jkNTKXNNlero9FNql-3ZM-IEaID7R2xY1ssKL_MAkRf1GKKKZNzvlfhPlanOqCQoYgeOlddxvOMT1idxxKjavS9WHCD0iUWFqdpF39NWq9JOKD-Q8ThPeHZSHrOCzR2wvB6bGgzkyCzxz-V1lkKV-8eaw0s9UVmP-VR1bdbYmG-7kRHWQ?width=576&height=1024&cropmode=none)


Parece-me tudo ok, certo?
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: pedro303 em 08 de Novembro, 2017, 16:28:51
Ora boas tardes caros Fiatistas!

Infelizmente parece que o problema não vem daí, pelo menos é o que retiro da minha análise

Ora vejam:

(https://um8pgq-bn1305.files.1drv.com/y4mguHCbsSzTxQPTJT0ypb8fduAGlCCbVakmhue846NwOwqoleBZBHQWUABCrO9BBb8VKBoHbr9MgVFP1fXFEivbQ-NQmocUtUm8RhQcV6OcefAkyJUBq9twXRlXOOPQm0I8qr6ZP9bS-o9pgaZA-FHQhKvK6O8lEtIQ6O0hA6780fLTONNs0YPb-vKsX12oojJW4yliIHFZvFrrXQfxy7d_Q?width=1024&height=576&cropmode=none)


(https://tp1xjg-bn1305.files.1drv.com/y4mfT_olteTYzk0PJAgzWXelBokhgKvH5mQgSbA1jkNTKXNNlero9FNql-3ZM-IEaID7R2xY1ssKL_MAkRf1GKKKZNzvlfhPlanOqCQoYgeOlddxvOMT1idxxKjavS9WHCD0iUWFqdpF39NWq9JOKD-Q8ThPeHZSHrOCzR2wvB6bGgzkyCzxz-V1lkKV-8eaw0s9UVmP-VR1bdbYmG-7kRHWQ?width=576&height=1024&cropmode=none)


Parece-me tudo ok, certo?

Ve se a capsula de avanço está furada, fica na parte esquerda da imagem.
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 08 de Novembro, 2017, 16:45:33
Ve se a capsula de avanço está furada, fica na parte esquerda da imagem.

Esta peça aqui certo?

(https://53ezmq-bn1305.files.1drv.com/y4m4r7T8pAIN6XN9MsSZ6Ath9Y2KTT0WfRc88U42_MXDsMZFmQsvxEL65Dij3AAQyd3vBMtvlkl94FlyH43UXrZZpdi4LWCqNsC2MUYRKKloH1tyxjsKhMh_K77IdPLlTBptCtMM3vT6rWj8OcTihqmDeu3dn_GUlbj_TvzJ225noLBZcr1VfqsxuQ_kC-iTKolWVoXW_73kEUPauwDOAF25w?width=576&height=1024&cropmode=none)

Já a estive a ver por fora a olho e nu e não vi nada de mal, desmonto-a para ver por dentro?
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: pedro303 em 08 de Novembro, 2017, 16:47:18
Esta peça aqui certo?

(https://53ezmq-bn1305.files.1drv.com/y4m4r7T8pAIN6XN9MsSZ6Ath9Y2KTT0WfRc88U42_MXDsMZFmQsvxEL65Dij3AAQyd3vBMtvlkl94FlyH43UXrZZpdi4LWCqNsC2MUYRKKloH1tyxjsKhMh_K77IdPLlTBptCtMM3vT6rWj8OcTihqmDeu3dn_GUlbj_TvzJ225noLBZcr1VfqsxuQ_kC-iTKolWVoXW_73kEUPauwDOAF25w?width=576&height=1024&cropmode=none)

Já a estive a ver por fora a olho e nu e não vi nada de mal, desmonto-a para ver por dentro?

Não, retira o tubo e sopra na peça. Não pode ter fuga
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 08 de Novembro, 2017, 16:54:41
Nao parece muito mau pelas imagens.. no entanto limpa na mesma que mal nao faz... :)
So nao passes lixa no carvao central.. de resto podes limpar tudo. (os 4 polos da tampa do distribuidor e o rotor completo )

Em relacao a imagem que metes-te com um circo vermelho.. podes tirar esse modulo e ver como está a parte de baixo... as vezes rebentam... e da para ver.
Mas também nao é um diganostico 100% pode estar bonito e tar avariado na mesma.

Carros velhos nao ha milagres. (segundo o que dizes que esse foi mal tratado por donos anteriores )

Isso na minha opiniao era logo revisao completa... trocar Velas, Cabos, Placa do distribuidor e modulo electrico do distribuidor, bobine de igniçao... Trocar filtro de combustivel e dar uma limpeza geral na torre injectora para retirar a sujidade da borbuleta. e dos sensores todos agarrados ao corpo de injecçao incluindo o motor de passos que pode estar meio sujo e prende... limpar o filtro da bomba de combustivel que esta dentro do deposito. ver se o sensor de posiçao do motor nao esta cheio de limalhas agarradas. (limpar a ponta )
E se dizes que tens uma entrada de ar individa no motor isso também tem que ser corrijido. filtro de ar dizes que ja trocas-te.


Fazendo isso pode ser que resolvas o problema...  isso ha material pirata com fartura para esses carros. e fica relativamente barato.

Tendo em conta a idade do carro... epah digo-te ja... reza para que seja alguma destas coisas que senao coisa boa já nao é.
A questao aqui é se estas a reparar o carro para ficar com ele ou se queres despacha-lo brevemente, porque neste tipo de carros vais sempre gastar algum dinheiro inicial é inevitavel.
Ha E vai-te preparando... se dizes que o carro esteve cheio de barro dentro do circuito da agua prepara-te que deves ter a cabeça do motor toda roida e a junta da cabeça quase podre.. (se ainda é a de origem )

Tou-te so a alertar porque a maioria das pessoas nunca avisa ninguem sobre estas cenas... e eu ja apanhei aqui muita cena do genero na oficina... Com unos e puntos entao... é mato... :D tudo podre... :D


Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 08 de Novembro, 2017, 17:29:40
Comandante não me assuste tanto  :mecry: quero acreditar que consegui fazer uma escolha minimamente acertada, tudo bem que não tinha a manutenção em dia, mas também não me parece que fosse tratado a pontapé, não quero ter já ataques, quero resolver este problema pois está a enervar-me e enerva-me mais pelo facto de quando o experimentei não fazia nada disto, agora também não parece nada de muito grave.

Velas já foram trocadas e se a situação se mantiver vai de seguida Cabos e Filtro de combustível, também quero experimentar Gasolina 98 e ver se continua a fazer, os €€ também não são muitos e como tal tem de ser uma coisa de cada vez. Mas pretendo fazer tudo o que enumeraste acima, e mais uma vez obrigado por me ajudarem!


Não, retira o tubo e sopra na peça. Não pode ter fuga

Podes ter razão, com um tubo de aquário assoprei para dentro da peça e esta deixou passar ar (atenção tinha o motor desligado)
Apenas quando puxei o ar fez vácuo.



Poderá estar aqui a razão?


E obrigado a todos desde já, os meus conhecimentos são poucos e o manual do Haynes, embora muito explicativo não é a mesma coisa que os vossos conselhos, valem ouro  :palmas:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 08 de Novembro, 2017, 17:36:33
Entretanto, o pedal dos travões embora não esteja nem perto do que se pareça de quando comprei o carro, já está a ficar um pouco esponjoso outra vez.

Chateado com isso voltei a ir ver reservatório e o óleo, com menos de 2 meses e pouco mais de 100km já está a ficar castanho  :o, ou seja, já tenho que o ir mudar mais uma vez,

(https://4crraw-bn1305.files.1drv.com/y4mG0vWZzpfVrMbr4fnPYvXIA6fKjbc2Zn-939ddSniRXBvo6OYyR6Ow9OPOxdp4pkUXHcrfIGqLOniW-IB8y7F1WWpzIy8ZJypavRlKaWiXv1oT-I8BqtpLK2VLx9lXtO11DujcWnmBgYPp7O9K_rdfkKYXWpFrqdclr8ZiX213Hj2H7x8siCCddRm7KU2ZBYKLwWowmA6EYFKdhRazd-bEg?width=660&height=371&cropmode=none)

Mas que todos os meus problemas fossem como este, mudar o óleo dos travões é simples e barato, e é da maneira que continuo a limpar o sistema (o que tirei de lá estava literalmente preto, nem se conseguia ver o fundo do depósito)





Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 08 de Novembro, 2017, 18:14:07
Nao te estou a desmoralizar.. :) Estou só a avisar-te ;) as verdades tem que ser ditas mesmo assim nestes termos. Sao maquinas velhas... com tudo velho...
O meu cinquecento também estava muita bem estimado quando o comprei e agora que desmontei o motor para o reconstrui é que vi que estava tudo a dar as ultimas :D
 :D resultado = tudo peças novas, para ficar descansado no futuro. (sensores, filtros, tubos, radiadores, peças do motor, peçinhas daqui e dali... :D )
claro gasta-se é dinheiro mas também nao comprei tudo de uma vez, fui comprando.

Eu adoro estes carros fiat antigos pequeninos, sao fixes ;)
So que nunca estao 100% quando os compramos.

Cumps ;)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: pedro303 em 08 de Novembro, 2017, 18:38:41
Comandante não me assuste tanto  :mecry: quero acreditar que consegui fazer uma escolha minimamente acertada, tudo bem que não tinha a manutenção em dia, mas também não me parece que fosse tratado a pontapé, não quero ter já ataques, quero resolver este problema pois está a enervar-me e enerva-me mais pelo facto de quando o experimentei não fazia nada disto, agora também não parece nada de muito grave.

Velas já foram trocadas e se a situação se mantiver vai de seguida Cabos e Filtro de combustível, também quero experimentar Gasolina 98 e ver se continua a fazer, os €€ também não são muitos e como tal tem de ser uma coisa de cada vez. Mas pretendo fazer tudo o que enumeraste acima, e mais uma vez obrigado por me ajudarem!


Podes ter razão, com um tubo de aquário assoprei para dentro da peça e esta deixou passar ar (atenção tinha o motor desligado)
Apenas quando puxei o ar fez vácuo.



Poderá estar aqui a razão?


E obrigado a todos desde já, os meus conhecimentos são poucos e o manual do Haynes, embora muito explicativo não é a mesma coisa que os vossos conselhos, valem ouro  :palmas:

com essa peça furada, tens entrada falsa de ar e o ponto de ignição fica atrasado. No meu uno como é a carburador, o carro quase vai abaixo no relentim,  o teu como é de injecção o motor não vai abaixo, mas fica com um trabalhar estranho.
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 08 de Novembro, 2017, 19:17:48
Nao te estou a desmoralizar.. :) Estou só a avisar-te ;) as verdades tem que ser ditas mesmo assim nestes termos. Sao maquinas velhas... com tudo velho...
O meu cinquecento também estava muita bem estimado quando o comprei e agora que desmontei o motor para o reconstrui é que vi que estava tudo a dar as ultimas :D
 :D resultado = tudo peças novas, para ficar descansado no futuro. (sensores, filtros, tubos, radiadores, peças do motor, peçinhas daqui e dali... :D )
claro gasta-se é dinheiro mas também nao comprei tudo de uma vez, fui comprando.

Eu adoro estes carros fiat antigos pequeninos, sao fixes ;)
So que nunca estao 100% quando os compramos.

Cumps ;)

É verdade, estes citadinos e utilitários, são na sua maioria das vezes sempre muito mal tratados, são carros de "trabalho", mas também apanhei a paixão por estes Fiat's que, em tempos, marcaram as ruas.
Tens toda a razão, isto precisa de, aos poucos ir-se trocando tudo o que seja material de desgaste, porém, queria pelo menos conseguir por o carro a trabalhar a 100%, para que possa, de seguida fazer manutenção preventiva, a junta da tampa das válvulas, está a babar óleo, é algo que quero fazer, mas quero ter o carro a trabalhar porreirinho antes disso.
E tudo a seu tempo por causa dos €€ e também o tempo não é muito, além disso os conhecimentos mecânicos que tenho neste momento, são poucos.

Mas é por todas estas razões que as vossas ajudas são preciosas, neste momento já anseio por retribuir, pois sinto-me um pouco mal por me tanto ajudarem e eu não dar nada em troca..1
Mais uma vez obrigado!

com essa peça furada, tens entrada falsa de ar e o ponto de ignição fica atrasado. No meu uno como é a carburador, o carro quase vai abaixo no relentim,  o teu como é de injecção o motor não vai abaixo, mas fica com um trabalhar estranho.

Então vou já tratar disso, vou cortar 3 problemas, cabos de vela, capsula de avanço e o filtro de combustível.

A única dúvida é quanto ao filtro do combustível, eu peço que seja esta peça cinzenta certo?
(https://e597pg-bn1305.files.1drv.com/y4mz3S_QmXDrzrEzNztOEN6Vf_gFSQPd0LfTSxxt6NyeMwTqAdJT_coZ4Lp8sSSj2vOtCJJYImpSiTwiJYvPyUNpAaxT4iBS1l0_bOnS6hyE7dZsBt6uFe1ZWeCXcU2GCRCF1gULl5w0HvAIZAfaV4q4aODJ0Tk8T3phbBCO6C9kmsYUNYrjBNP8E8BQkT4LFGuOJw5kPpjg1SadWRqZTQ7jg?width=660&height=371&cropmode=none)

No entanto, nos sites de peças aparece-me este filtro
(https://um8ogq-bn1305.files.1drv.com/y4mgayviUwWRgFTi9ZL6Ii2S03KmX7zruSqZKzxGl9RMPA3h9aUpt1Qy8dIu8KqhwNKJWWuTEBF3Xt4Nn5Ws1L6u6SBnJ2tjFP_aN9HPJ9pYF0mYQwaKa9hKF59N1AnnAe-keKFmNbHsV2q7QD3baqwC3skMDEi1d9h_pH9tXv06oCY6Pu8H56yHwaGFE0VXu6I4AlOVYNa7mN3WQ8i91J6vQ?width=450&height=300&cropmode=none)

Este último é para a versão a carburador certo? Ou existem dois filtros de combustível?  :unsure:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 08 de Novembro, 2017, 20:29:35
Amigo não tens que agradecer por nada nem estás em divida com ninguém aqui.. isto é tudo malta fixe :D
só queremos ajudar ;)
Tu és fixe... :)

Mas olha em relação a válvula de vácuo do distribuidor tens a certeza que está mesmo furada?
Ja fizeste o teste para ver se tem vácuo? Aquele teste de chupar com a lingua a ver se prende a lingua no tubo?

É que como dizes que o carro falha as vezes...
É que do género... a válvula de vácuo não tem a membrana furada só as vezes... com isso furado o carro falha sempre.
 :rolleyes:

Em relação ao filtro de combustível sim é esse cilíndrico da imagem com um circo vermelho :D mete um igual a esse.. não metas em plástico... ;)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 08 de Novembro, 2017, 22:42:38
Pelo teste que o @Pedro303 disse, tem problema, também, por 10€, já mandei vir, e o carro não falha, ao relenti é que vibra muito, mas não noto qualquer tipo de falha, e isto acontece sempre, não é só às vezes, sempre que coloco em ponto morto e ele vai para as 850 RPM's começa a vibrar imenso..

Mandei vir então em metal o filtro, se bem que o de plástico era bem mais barato  :P

A minha aposta inicial dos cabos ainda é a que mais me parece, contudo enquanto as peças não chegam vou comprar a lixa de água como referiste e limpar o módolo de distribuição, mal não há de fazer e, assim, excluem-se logo um grande número de hipóteses!

Cabos mandei vir NGK, que é a mesma marca que as velas para gerar menos incompatibilidade possível.

Vamos a isso  :smashfreakB:

Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 09 de Novembro, 2017, 00:37:33
Vais mesmo ter que tirar essa caixa do filtro de ar e limpar a borboleta com spray descarbonizante... E limpar o motor de passos também com spray. Pode estar meio sujo.... Depois o motor falha e faz vibração também... Limpeza nunca é demais :)
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 09 de Novembro, 2017, 08:37:12
Pelo teste que o @Pedro303 disse, tem problema, também, por 10€, já mandei vir, e o carro não falha, ao relenti é que vibra muito, mas não noto qualquer tipo de falha, e isto acontece sempre, não é só às vezes, sempre que coloco em ponto morto e ele vai para as 850 RPM's começa a vibrar imenso..

Mandei vir então em metal o filtro, se bem que o de plástico era bem mais barato  :P

A minha aposta inicial dos cabos ainda é a que mais me parece, contudo enquanto as peças não chegam vou comprar a lixa de água como referiste e limpar o módolo de distribuição, mal não há de fazer e, assim, excluem-se logo um grande número de hipóteses!

Cabos mandei vir NGK, que é a mesma marca que as velas para gerar menos incompatibilidade possível.

Vamos a isso  :smashfreakB:

Se os cabos estiverem em muito mau estado (ao ponto de causar as vibraçoes ao ralenti) no local escuro ve-se faiscas dos cabos a massa. Ja fizeste esse teste?

Aqui a malta nao precisa muitos agradecientos. Uma caixa de minis e o bastante.  :lol:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Zampanò em 10 de Novembro, 2017, 13:19:04
Viva, bons posts, agradecido pela partilha. Uma clarificação sobre o filtro de gasolina: pelo formato foi boa a escolha ser metálico pois este filtro é para carros com injecção. A gasolina circula a uma pressão superior (2 ou 3 bar, por aí). O filtro em plástico é para carburadores, nunca usar esse!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 10 de Novembro, 2017, 23:42:51
Viva, bons posts, agradecido pela partilha. Uma clarificação sobre o filtro de gasolina: pelo formato foi boa a escolha ser metálico pois este filtro é para carros com injecção. A gasolina circula a uma pressão superior (2 ou 3 bar, por aí). O filtro em plástico é para carburadores, nunca usar esse!

Pois era o que eu suspeitava também, daí a opção pelo metálico

Se os cabos estiverem em muito mau estado (ao ponto de causar as vibraçoes ao ralenti) no local escuro ve-se faiscas dos cabos a massa. Ja fizeste esse teste?

Aqui a malta nao precisa muitos agradecientos. Uma caixa de minis e o bastante.  :lol:

Ainda não, mas desligo-os? Ou simplesmente abro o capô e tento ver faíscas?

Vais mesmo ter que tirar essa caixa do filtro de ar e limpar a borboleta com spray descarbonizante... E limpar o motor de passos também com spray. Pode estar meio sujo.... Depois o motor falha e faz vibração também... Limpeza nunca é demais :)

Pois não e já cá canta (https://um8zgq-bn1305.files.1drv.com/y4m-WF5qOHjU7ZZlo1H-eFU0qL-QVxgiXXgZCimDSQJej7dwhudNo2G3Ro6CsMf-7FS419xlxkCPN-7xuy-KiCJXSdC4CQRd5uMunAKLq3Y_tgv0Nvi8NQbiym6w5BYumXhqUuU1YbSr-kou3zdHLM5k2jRu0rrhfItNAovVwx7B-71lw0oFvTj2vrLF70sTlFT_wuAn5hVfOnj8UOaeItgvg?width=144&height=256&cropmode=none)

Uma questão o procedimento é o mesmo que este? (Neste caso para um Punto 188 igual à da minha namorada que irei também aproveitar e fazer ^^)




E quanto à lixa de água, vende-se em aki e leroy? É mesmo esse o nome?
(edit: já vi que sim, qualquer uma serve ou que categoria devo optar 240; 400; 600; 1200)



Mais uma vez obrigado a todos! A caixa de minis está devida, no encontro dos Fiatistas apostem que a levo!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 11 de Novembro, 2017, 12:29:03
Qt ao verificares se os cabos estao com fuga a massa acho que ja disse como era, no entanto nada mais facil. Colocar o carro num sitio escuro (muito de preferencia) e com o motor a trabalhar abrir o capot e verificar se se veem cispas, se sim e preciso trocar os cabos. Ha e nada de meter os dedos nos cabos das velas com o motor a trabalhar Tambem serve pra perceber se esta com fuga a massa mas eu nao aconselho. Isso e prakeles gajos que comem choques eletricos ao pequeno almoço...

Em relaçao a lixa, o mais fina possivel. 1200. A intensao e so mesmo limpar a superficie nada de "roer" metal. ;)


Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: afonsopatrao em 16 de Novembro, 2017, 07:10:48
Olá! Desculpa não estar a participar.
No meu Uno (carburador) tive esse problema — a vibração em excesso ao ralenti. E era acompanhado de cheiro a gasolina.
Lá consegui perceber que um dos cilindros falhava ao ralenti (trabalhava a 3 cilindros ao ralenti; mas em andamento sempre a 4...).
Fiz o mesmo que tu e troquei tudo o que era ignição; não resolveu.
O que era? Uma entrada de ar na admissão... diagnostica-se tendo o carro a trabalhar e deitando spray limpa carburadores para a zona do colector de admissão; se o motor de alterar, é porque está a entrar ar por ali...
Troquei a junta da admissão e ficou bom.

Pode não ter nada a ver, mas quis deixar o testemunho do que se passou com o meu uno. Um abraço e boa sorte!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 16 de Novembro, 2017, 10:36:51
Olá! Desculpa não estar a participar.
No meu Uno (carburador) tive esse problema — a vibração em excesso ao ralenti. E era acompanhado de cheiro a gasolina.
Lá consegui perceber que um dos cilindros falhava ao ralenti (trabalhava a 3 cilindros ao ralenti; mas em andamento sempre a 4...).
Fiz o mesmo que tu e troquei tudo o que era ignição; não resolveu.
O que era? Uma entrada de ar na admissão... diagnostica-se tendo o carro a trabalhar e deitando spray limpa carburadores para a zona do colector de admissão; se o motor de alterar, é porque está a entrar ar por ali...
Troquei a junta da admissão e ficou bom.

Pode não ter nada a ver, mas quis deixar o testemunho do que se passou com o meu uno. Um abraço e boa sorte!

Geramente com uma entrada de ar individa o carro fica acelerado. nao necessariamente tem que falhar, mas cada caso é um caso... de toda a maneira se existirem entradas de ar individas tem sempre que ser corrijidas primeiro para descartar-mos essa possibilidade :D
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 20 de Novembro, 2017, 06:49:40
Ora boas a todos!

Desculpem a falta de atualizações, mas nasceu um membro novo na família da minha namorada e... não há mais perfeito que isso.

Quanto ao Uno tudo muito semelhante, ainda não tive tempo de fazer nada já comprei a lixa e limpa carburadores mas ainda não houve tempo para tratar disso.

O único pequeno update é o comando remoto, coloquei pilha e ele dá luzinha e parece vivo, mas não trabalha, o manual do Haynes manda ir à Fiat para codificar :(
Alguém tem ideia de como posso resolver este permenor de forma barata? Ou ideia de como se programa?
Era algo que gostava muito de ter pois é algo que o torna um pouco mais exclusivo, mas antes de gastar €€ com isso a mecânica está em primeiro lugar.

Entretanto os cabos, a caixa de vácuo e o filtro de combustível chegam esta semana.

Mais uma vez obrigado e grandes abraços  :fiatistas:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 21 de Novembro, 2017, 13:45:37
Tu és fixe amigo :)

E o uno também. :)

 :laugh:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 23 de Novembro, 2017, 20:30:33
Bem chegou hoje a encomenda dos cabos e do corretor de pressão (pelo menos é isso que a MM lhe chama)
(https://f594pg-bn1305.files.1drv.com/y4mxxcUINf5w63MKMrNa-eKtTYiHnSZ6gSkGJolW2udu_OwP86Cr-dEJMKE_VgDY8IC0yelZfAgb2O5OeSy0OoIVA1L_ZkYZ2HiRWKgxFLNURf5qVa0jKPAgLbMe4r32fqEP2I0WVvmvjZ7juuZ-nvASpVmIsCy8oxJsxVuuscvKfK6nQmgW-TVF38VLhZCCBQUxHK6Uf76dP7F8QVJrbDtnQ?width=660&height=1173&cropmode=none)

Contudo os cabos  :dry:
Um deles chegou assim -.-'
(https://tyjl6w-bn1305.files.1drv.com/y4mh3HGTdcPTEmh9GjFusOmMNLEqtBMySuDnYjFHtHj7mYHlQK2MCcnNor2lSqro3qkn8-7N4m9a42ccr-f5cvEfzmcDASloN3Xk8oDEMyMzTeI3kNgBchHEI_MOvKBCifVyuseEzOcp50388cj8gnqHLBU-FSKyfq0mJ3P13kxRNoJPu4xKRuER2hehdC8BwLzccQWteLLqHaHhKvpb8dhzA?width=371&height=660&cropmode=none)

Espero ter tempo para tratar disto durante o fim de semana.

Quanto ao corretor de distribuição é só retirar o velho e colocar o novo? Ou precisa de algum tipo de selagem?

Mais uma vez saudações Fiatistas!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 24 de Novembro, 2017, 08:23:03
Como e bom ver uns mimos pro carro!!!  :t_up:
"Chegou assim" como? O terminal a vista? Nao me parece nada de grave deve encaixar bem a mesma,... penso eu.  :sombrero:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 27 de Novembro, 2017, 18:36:46
Como e bom ver uns mimos pro carro!!!  :t_up:
"Chegou assim" como? O terminal a vista? Nao me parece nada de grave deve encaixar bem a mesma,... penso eu.  :sombrero:

Pois mas pelos visto era mesmo assim haha, quando tirei o original também veio com o terminal à vista tal e qual (muita coincidência seria)

Agora quanto ao filtro de gasolina, eu tenho quase a certeza que o que estava lá montado estava mal  :OMG:
Mas para confirmar peço a vossa ajuda:

Antes estava assim:
(https://up17jg-bn1305.files.1drv.com/y4m8Kh0Fn7eF92x_2GWxBemfBZ6OJg2QrQbARO0gfDjNa7ewN0G10t_jTDfUWZ4DMRB9DJc7GTpU6-nTbj3WxtVjgIAxn9xX4i5UPbZdm9owUqABMdOMsMw2Gvbad8uArKlQ4zybUjteM55icB4cquf2r0snMeQhPi2z27YHy2tFf9BIcqRpFlQAYhy7yxO22dhWkfJzaILplkRVSEri6Iwmw?width=1024&height=576&cropmode=none)

E agora está:
(https://63ejmq-bn1305.files.1drv.com/y4mjWoZj_RhbAE93hJHArySU2GYqZ89gCT3pdWx1RT0VDNSAuiIiXyW9puwABy0byzbw-bOfZ0nSPoVWJEn0AE_y19ngduG2sCkxL4rvfktHSeH0ALTNKMBFC7EyMcS-i8c85gH2__33tjopIIh6785CgCX_fc9mhz9eo5zxPe91xCVv5-qTUhBbYHMFGwvXplKHSVHOESDqbXaMDkZVL5SgQ?width=1024&height=576&cropmode=none)

Penso que agora a seta do filtro esteja na direção certa, mas já agora espera peço a vossa opinião!

Entretanto foi efetuado o seguinte:
-> Trocado cabos de velas
-> Trocada a caixa corretora de pressão de vácuo
-> Trocado o filtro de gasolina
-> Limpeza do corpo da borboleta e de todo o envolvente

E os sintoma parece continuar  :angry:, não andei o sufieciente para ter a certeza, mas numa pequena voltinha pareceu-me continuar.

Contudo retira-se de positivo que parece-me mais suave, principalmente nos pontos de embraiagem (principalmente com a limpeza do corpo de borbuleta)

Falta tratar da limpeza dos contactos do distribuidor.
Mas mais ideias são sempre bem-vinda, o pequeno também está-se a aproximar da reserva e vai levar com 98 para ver se melhora, mas quanto mais coisas podermos atacar melhor!
Eu não desisto facilmente!


Mais uma vez obrigado a todos e SAUDAÇÕES FIATISTAS!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 28 de Novembro, 2017, 09:14:39
Com o filtro de gasolina ao contrario ate admira o carro nao ter uma velocidade pra frente e oresto pra tras!!!  :point:

Os contactos e algo relevante tambem na performance do motor. Por isso acho que deverias fazer a limpeza qt antes Tira foto depois, se os contactos estiverem demasiados gastos por mais limpeza que faças nao vai adiantar. Mas com fotos a malta mais entendida consegue ajudar.  :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 05 de Dezembro, 2017, 05:21:19
Desculpem ter estado um pouco desaparecido, mas o trabalho não para, é bom para mim, mas mau para o bolinhas.

Tem estado assim muito tempo  :(
(https://4sryaw-bn1305.files.1drv.com/y4mocih2vyr3bBt9i3t4CswLCJjEgRdY4ja1BCiCPpdmJXR42JtdFLtAX8g_xdF6Do3YLAEiQe5iU9Xh2h8I_82UJjDrgOhE7F2DsdkY7DVhAj6X4oUfOfrG3iZnkN2slk1bFfAFW_TWp_shWjbAHEhjT7Yc8UW2238w-T_lvfUVHIWENyf0A1KAd3M1Hxcfw_V726QUEXxa1zOzMZA-Afr0A?width=660&height=371&cropmode=none)

Porém não tenho estado parado, aos poucos vai-se fazendo umas coisitas, o relenti parece estar melhor, mas apenas  deu uma volta muito pequena para levar ar nos pneus
(https://gpbd0w-bn1305.files.1drv.com/y4mxJYuNi2ZEFvHsIOtN3QG0-tRvVq-T-bnCHoye-_cbp4eBlCIh25USC8txEd5lhR2Cw-w5IdnGfBWFkCBy7q1t1-mERwMo-mmc_hE_E5E9tLidGe1S83Jp444zcULRb_ddUlFp5McRqGkwvA3QvFTa8l__IIpO1JjzMibjOMoxr5wT_poA0AOpKFTEiM-CMNyIoVKy0uUFb3u3D-92lPWrA?width=1024&height=576&cropmode=none)


E quando estava a encher os pneus
(https://hltrdg-bn1305.files.1drv.com/y4mlpJkThcGbv9DkTFgr-eBCvFDW_7LMbJr9LRrXUmlPDRAgTxVmMSAKgE5n_3zbS8d2MMaeWYU5D8_TnrKLZ0TTXx_IhEdpOj_bGBISGZm4cLryA6OO0RNyMrm4qM7s1n3pr4Y6JEU-L7-bVTy9IbtdorYhs665TjN48Gdv7MBD0eeDQ3vIfqWvlSbnK4TMxZ-Cx43pJegWUjT5d5UvMfJwA?width=371&height=660&cropmode=none)

Cuspiu água ferrugenta, penso que não seja nada de grave, agua parada e panelas ferrugentas certo? Contudo a vossa opinião é sempre bem vinda!

E se puderem contribuam  :D as fotos dos contactos estão prometidas e também quero ver se trato disso.

Cumprimentos Fiatistas!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 05 de Dezembro, 2017, 08:30:26
Essa agua a sair do escape  :smash:... é ele a pedir desesperadamente pra dares umas boas curvas, aquecer bem essa panela para retirar a agua toda antes que fure de dentro pra fora com ferrugem.  :t_up:

Essa cofre do motor mete inveja pah!!!  :lovesigh:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 05 de Dezembro, 2017, 11:46:55
Essa agua a sair do escape  :smash:... é ele a pedir desesperadamente pra dares umas boas curvas, aquecer bem essa panela para retirar a agua toda antes que fure de dentro pra fora com ferrugem.  :t_up:

Essa cofre do motor mete inveja pah!!!  :lovesigh:

Sem dúvida e desde que limpei à volta da borboleta está muito mais suave também, ele está mesmo a precisar de umas voltinhas!

E é verdade, já pude limpar um pouco a zona do motor e já tem melhor aspeto, porém há duas coisas que me estão na minha prioridade
(https://t88veq-bn1305.files.1drv.com/y4mmrh0uQqJ75iAW0BKfhNKuj1oae4yf6HxG4KcDhPoDEkq1B_S9_4vULGs6bImEXIVyEuuD-1OM9ZCNx-fuJJudRTk4Qux1mnQnS4yRzrADPeUYFKjzZInx8fNOADm7SAnezqY0fGCMNWu-sGUUbVbfYoxbGKm9qMkYESs6SLN-rGJb-ZU4KrQlz0kdJni7VZ8eGjSnjlLw2T3lNd76c9bWQ?width=1023&height=576&cropmode=none)

Precisava de colocar 2 tubos originais, pois o primeiro não o é de todo e o segundo está mais retrassado que outra coisa.
Se me conseguissem arranjar bons sites para arranjar este tipo de referências e com preços acessíveis era o ideal, mas se souberem onde posso encontrar este tipo de coisas também ajuda!


Mais uma vez obrigado TwinThema e a todos os Fiatistas!
Cumprimentos!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: pedro303 em 05 de Dezembro, 2017, 12:32:48
A fiat ainda vende. Comprei para o meu ja este ano.

Enviado do meu SM-G355H através de Tapatalk

Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 05 de Dezembro, 2017, 14:06:20
O segundo tubo, numa casa de montagens de esquentadores, caldeiras ou aquecimento central, provavelmente ate te arranjam um retalho na boa. Mas Se procuras original a coisa muda de figura. ;)  :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: afonsopatrao em 07 de Dezembro, 2017, 23:11:48
Há na Fiat e são baratos! Pus os dois novos no meu
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 11 de Dezembro, 2017, 02:58:54
Há na Fiat e são baratos! Pus os dois novos no meu

Sendo assim tenho de lá passar! Não gosto nada de o ver assim. Obrigado!


Quanto com o relenti muito barulhento e a vibrar muito, depois de todas as dicas está melhor, sem dúvida! Porém, as rotações saíram das designadas pelo manual do Haynes (850) para as 1000  :huh:


Novidades:
Ao puxar ligeiramente o pedal da embraiagem para cima a chinfrineira infernal que faz (o rolamento de encosto penso eu) desaparece de imediato.
Quando abri o capo noto que na alavanca (não é este o termo técnico certamente, mas é o melhor que consigo descrever) tem duas porcas que se desapertar um pouco fará o mesmo efeito que levantar um o pedal de embraiagem, agora isto é seguro? Pode-se fazer sem problemas? E quão temporária é esta medida?


Menos bom foi o facto de o motor bem quente sair um pouco (muito pouco mesmo) fumo branco pelo radiador (pequena fuga certamente), mas não tenho nada no chão e o nível ainda se encontra como me recordo dele, ligeiramente acima do máximo. Corro o risco de se desintegrar no meio da estrada, ou posso andar um pouco assim até os €€ abundarem mais um pouco?
E estranhei o fumo branco porque lhe coloquei anticongelante 50% de glicol, mas suponho que seja dos outros 50% de água.


Desculpem o testamento, mas já sabem apenas um amador a tentar aprender.
Desde já obrigado e cumprimentos Fiatistas!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 11 de Dezembro, 2017, 09:02:05
O ralenti podera ter de ser afinado dado que pode ter sido ajustado para trabalhar com todos os problemas por resolver que tinha.

Em ralaçao ao pedal da embraiagem se nao afetar o "ponto de embraiagem" penso que nao tera qualquer problema, mas aguarda oputras respostas porque nao sei de que porcas se tratam.

O fumo branco tens a certeza que nao poderia ser humidade/agua no exterior do radiador? Se for vai fazer isso e é normal. ;)

Qt ao testamento,... ainda te vao cobrar algum imposto por isso.  :sombrero:
Just Kidding!!  :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: layer em 22 de Dezembro, 2017, 14:57:02
Parabéns pelo uno (não tenha eu um igualzinho  :sombrero:)
Quanto ao relantim, pela minha experiência as rotações são controladas pela centralina, tu podes fazer o que quiseres que a centralina corrige como bem entende.
A primeira vez que reparei eu o distribuidor (andou anos e anos todo marado porque ninguém tem paciência para estes carros), o carro andou imenso tempo com o relantim a 1200 rpm, fosse o que fosse que eu fizesse ele não queria saber, até que voltou ás 900 e nunca mais de lá saiu. claro que de manhã ele acelera sozinho até às 1200/300 para atingir mais rápidamente a temp ideal.
Mas olha que pode ser simplesmente apoios de motor, bem recentemente mudei um apoio e a vibração era de tal forma que pensei que tinha alguma correia partida  :smash:
Depois vi que trocaste o balão de vácuo, mas ainda não te vi a falar do ponto do motor... alguma vez foi verificado com pistola?
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 03 de Janeiro, 2018, 20:15:46
Desde já quero pedir desculpas a todos pela ausência de notícias, e infelizmente venho com algumas más  :unsure:

Parabéns pelo uno (não tenha eu um igualzinho  :sombrero:)
Quanto ao relantim, pela minha experiência as rotações são controladas pela centralina, tu podes fazer o que quiseres que a centralina corrige como bem entende.
A primeira vez que reparei eu o distribuidor (andou anos e anos todo marado porque ninguém tem paciência para estes carros), o carro andou imenso tempo com o relantim a 1200 rpm, fosse o que fosse que eu fizesse ele não queria saber, até que voltou ás 900 e nunca mais de lá saiu. claro que de manhã ele acelera sozinho até às 1200/300 para atingir mais rápidamente a temp ideal.
Mas olha que pode ser simplesmente apoios de motor, bem recentemente mudei um apoio e a vibração era de tal forma que pensei que tinha alguma correia partida  :smash:
Depois vi que trocaste o balão de vácuo, mas ainda não te vi a falar do ponto do motor... alguma vez foi verificado com pistola?

Sim de facto é isso que tenho notado, a ignição parece estar mais certa, porém a centralina manda sempre as rotações para a 850 - 900 e lá começam os tremores, tenho de facto de verificar os apoios, embora quando faça reduções bruscas, ou a descer inclinações elevadas em primeira não sinta nenhuma instabilidade.
Quando a verificar o ponto do motor, não faço a mínima ideia do que estás a falar  :blink: tenho de pesquisar sobre isso e se, no entanto, conseguirem dar-me umas luzes sobre o procedimento eu agradecia!

O ralenti podera ter de ser afinado dado que pode ter sido ajustado para trabalhar com todos os problemas por resolver que tinha.

Em ralaçao ao pedal da embraiagem se nao afetar o "ponto de embraiagem" penso que nao tera qualquer problema, mas aguarda oputras respostas porque nao sei de que porcas se tratam.

O fumo branco tens a certeza que nao poderia ser humidade/agua no exterior do radiador? Se for vai fazer isso e é normal. ;)

Qt ao testamento,... ainda te vao cobrar algum imposto por isso.  :sombrero:
Just Kidding!!  :t_up:

Ora bem que acertaste na questão do fumo branco no radiador, de facto aparenta apenas ser humidade, pelo menos o nível de anticongelante não mexe e depois de umas voltinhas não há fumo nenhum.
Quanto ao problema da embraiagem não consegui resolver, quando conseguia ajustar de forma a que o rolamento de embraiagem não fizesse barulho, o ponto de embraiagem ficava tão em baixo que não era de modo algum prático. Tem mesmo de levar rolamento novo, mas tudo a seu tempo (€€)


Quanto a novidades propriamente ditas:
Gasolina 98 não alterou em nada as vibrações a relantim.
Chumbo na inspeção  :excl:  :excl:

Preparei-o todo:
(https://jvtxbg-bn1305.files.1drv.com/y4mcJLyQ4gmvtDkB7FX3N59VmB6-eqZG4xNOvxbTMzreDjf9uyWlNN4A5loZUiu740-WSqU8TpyAc6BYKKLAztISft-UdhSUjE_LoVOBMkTdrpAVIH_vGfKPWgu-bV7TsQID72No3wyjY5pI9n4xY0DjfRIAUVbBPSdkonnjFsPCFC1SOJDMM8zqGBJAeyQ9PugYaJ4av1Ick5fg9ICawhl8Q?width=1024&height=574&cropmode=none)
(https://iubiyw-bn1305.files.1drv.com/y4mpXhmilOIFcxqqa95mjWoPQOmQlWPmmfgRlUgCVYjcGFUHIeHYLukdm3BaG8SE11EG6f0VTK1h2uw0DnLaTVXZgcc2kvagcjT8nNOgVnazaUsV6qowadQQqyogiuhOV7MrXgPmGt0TMkdqlVGoxuGOPWwjqMZSTp-37Li60mXeseWy3N7HQYsCrVC-CvzOx4hAqC42U_BINHbYpNeD3v3kw?width=1024&height=575&cropmode=none)
(https://vp16hg-bn1305.files.1drv.com/y4mnJx5B3AZSii8YyHi0ksZnhjA5uLDILuPB0Fre3Q5RPugilACBHKyY8sqdp_edL1LZdT7zGiAeVIG4WnD2SbNZamZqy6K_8EKDUY2IWlVeKih471FfLkkSPWCo9wa6w3C91ZOAXatlpf0Yob1DQkXbjJcZ3LcDOjtHRn_0cPWZW8X7Fzc0fNWCIuJAWqwHaV8iCxdxZygEQdWp_DU9LtQcg?width=1024&height=576&cropmode=none)
(https://73ehkq-bn1305.files.1drv.com/y4m4BDnSTlsFQb-IIZ7O4hBEAJ2GSCMFIhKAsz87BD2TasoXtDFDVOLcLWmtLDFL6FsRXXrl7TlLVw8ulnlfdPxglem2hekcb0_724SMSanfgWnNFKJ0dbBUOMq_z73M6B7wIxRID9RBZ9V2irZmmkqrGFVYu_4-Zw7D7-aX8IpHhOpCAfIi4lUb1MF_95hytrVBTj2bpEjDwEcodiUTeB4hw?width=1024&height=574&cropmode=none)
(https://vp15hg-bn1305.files.1drv.com/y4mktXDAiV81XMrT4br-jAthqoFNOHK36S_EsP73EzPdVm-Ad63IozyMcQClykI0vgjDFzSQBmBWSaMZ2gxKge6h6mKWb5Bn4Z1kWa0kFfmsbXJz2NzOPKyvbVodd8x-p_Qm2bQ1maLjtwOme-FumIO_SlnasAVaZs7Vr2sZKiaeWDYhyfCM9V0ikJ0OTvxTNJGU8qxryS3tDK-NP4nDLkznA?width=576&height=1024&cropmode=none)
(https://jvtwbg-bn1305.files.1drv.com/y4mO7O67ZXhbRw3slaTq7XbNg99s16oYxYURObdT0uyhZNvyZMLIMXG5fL9ZzJOfTW5c7pMpFF70d0S2w57r1gOF-SIxqoOlU_T883dfIxfCKSLcwARY-QRHzgkAxDsjM7r4EROHNNQx24YWlkRiYKvTTpN-UtN6jRVWlXn-LwnYXw5F_ON0VUn-51rh02e_b1KWQi3BqnJKfoV1BRmUjyhJQ?width=577&height=1024&cropmode=none)


E no final:
(https://73eikq-bn1305.files.1drv.com/y4mJFhxbueEo7nCXKN9XEOtT2anvgLZ6ivG8oq0_L95sInHg3iR34-HDTGKqZkE_sez85qmZHhGO2sg9BgFpI2ovBl7i3Ajjpv6L6ayLCv8-g839HSSZqHya1gan971DZyrF1GHUKrPloYsQwD7fJ38MHUl-2EWiEO4YnF0htTR5ggg-lzus2_qj3rOcbySP0MnyFDBLZ13YUjdGB87ePKrPw?width=576&height=1024&cropmode=none)


Mas pelo menos não parece grave, parece ser apenas uma braçadeira mal apertada na junção no tubo que leva o combustível da pistola de abastecimento até ao tanque.
(https://g5peng-bn1305.files.1drv.com/y4mdspm4JQGltvBCJ8PDNYEDSmWMNz-3n52pCjjcTM36uZl3YCsJZ3-yiQrrZ9Pmcd6xcIadXe6hIBbp6soi6U5GRBKDREF4fhm2eIiQsySLTdQIB59sV1IatWE9qiKfPY1FdralFLUFYKDpH8ihe1eNRQqQzj4ZG0-Pq7RfGRb0BWNzv8Z_bJKUhN0zm0GJV7d0jsyFJRZsAg-RGdYahDL_w?width=1024&height=574&cropmode=none)
<iframe src="https://onedrive.live.com/embed?cid=16B29105D3F4B873&resid=16B29105D3F4B873%21358931&authkey=AARm-TZT1G3omGs" width="180" height="320" frameborder="0" scrolling="no" allowfullscreen></iframe>

No centro de inspeção estava mesmo a pingar, embora quando o parei não notei em nada, penso que tenham sido os abanões do teste dos amortecedores que levaram algum combustível do depósito para essa mangueira e, como tal, começou a pingar.

Penso que seja apenas a braçadeira a dar de si, mas o que acham? Eu este fim de semana vou levantar o carro e tentar resolver o problema, devo também ir à Fiat tentar saber em quando fica o tubo.


Desculpem mais um testamente, mas é mesmo a melhor maneira de vos conseguir atualizar de tudo!

E mais um vez muito obrigado por toda a vossa ajuda até ao momento!

Cumprimentos Fiatistas!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 04 de Janeiro, 2018, 08:57:22
Com um pouco de sorte tera sido necessario levares o carro a inspeçao para que se consiga resolver o problema do ralenti...
Nao sera ar a entrar plo tubo da gasolina?  :unsure:
Ora aperta isso bem, se tiveres comprimento de tubo pra isso, ate aconselho cortar a ponta e encaixar uma ponta sem cama para vedar melhor.  :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 04 de Janeiro, 2018, 14:59:16
Com um pouco de sorte tera sido necessario levares o carro a inspeçao para que se consiga resolver o problema do ralenti...
Nao sera ar a entrar plo tubo da gasolina?  :unsure:
Ora aperta isso bem, se tiveres comprimento de tubo pra isso, ate aconselho cortar a ponta e encaixar uma ponta sem cama para vedar melhor.  :t_up:

Bem isso seria certamente um mal que viria por bem  :D

É que nunca pingou na garagem e como meto combustível apenas uma vez de 3 em 3 meses, também nunca reparei se pingava na bomba.
Vou verificar então se consigo fazer o que estás a sugerir @TwinThema, vou também passar na Fiat para saber o custo do tubo e ver se compensa levar um novo antes de lhe mexer este fim de semana.

Mais uma vez obrigado a todos
Abraços Fiatistas
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 05 de Janeiro, 2018, 14:17:06
Tens que meter o carro sobre 2 preguiças para ser mais seguro... (se a intenção for meteres-te debaixo do carro. )
Quanto ao tubo se calhar a fiat já nem deve ter isso lol.
Em ultimo caso ou cortas a ponta ou poes um bocado de tudo universal :D
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 08 de Janeiro, 2018, 14:00:26
Bem já tenho a folha verde sem anotações  :palmas:

Mesmo assim este ano tenho de lhe tratar das luzes que estão com pouca intensidade e dos amortecedores que já não estão a fazer o seu trabalho devidamente.

Quanto à reparação em si:

As preguiças, como o @Comandante refere são fulcrais, mesmo tenho alguma altura do solo não devemos brincar com segurança!

Trouxe da fiat a borracha que une o tanque de combustível (8€) mas não era daí, assim que retirei o tubo do tanque vi que a borracha estava, literalmente, como nova.

Tendo isto em conta, e que a braçadeira estava bem apertada fiquei com uma tarefa árdua:

(https://hhqsqq-bn1305.files.1drv.com/y4mXgVZg_Ov6vLhTUjX6La9GGI8O9LZ2yChkY-Tb66YZ-SsUtku1hu9hZW1oqduDCoTL_jLLLNxXB0TzQlC37LU43ScJxDwBxT1WfDMeBD0EjIWdAz2DGAk8yw3NbLtHlgvHeI_kiqSn7ooJ8HtbmCTlUroh9qg_ZF4u65suC8GQ3kd8RujpC4PzJ4Sn92HBYkAPembBTWYzP6HSwXiJnhCaw?width=660&height=371&cropmode=none)

No meio desta terra toda tinha de descobrir um furo do tamanho de uma unha.
Umas quantas esfregadelas, limpezas e montes de terra em cima de mim  :mellow:
Eis que ele aparece:
(https://vp1zhg-bn1305.files.1drv.com/y4mP3MqZaHuyeVkQTMED1vgJexZATIurkkLFXII5tE5YfvQckIZh2diicCEElYwbdpo23eScFWuk8e2nDMIHF0nOpLv0pXTHDImCKf3ZcLujYnBoef3BTxX5K-MJu6rI5TGD8JmQus0X0_ZsAJKjVFCVtDtM_roSQSIQA3SThL7RnwgK40qbhJGau3BAVO_hW80qBqlA-530m7gBG3I03ofeQ?width=1024&height=576&cropmode=none)

Depois surgiu um problema: Como reparar? Cortar antes desse furo faria com que não tivesse tubo suficiente até ao tanque.
Aí vem já o que é tipicamente Português, o desenrasca, e o que utilizei, Fita de teflon na zona do furo, depois fita elétrica Temflex para ficar tudo bem coladinho e por fim uma braçadeira caso a cola decida dar de si.
Eis o resultado final:
(https://hhqlqq-bn1305.files.1drv.com/y4mfnVuaHfD50GjWVn5WG5zCj3F3oIVFN160yPtDEwExXHoRIA_A92eyXnCFmwNWhQNQ7pUty1X8Wa26a66iJ8u-rbnpr5kW4lWV_4P6HFzBFX_g9HiJ8bl6SmkgNvBDEagwRazypw_ozDFMnfnBRvoYdHlEHMzjJ-TSCptLIzZRxdPKD_j3oGQQADFebi7eaClI6tesT_0NVOajumbl7S4sg?width=578&height=1024&cropmode=none)

Nada mau penso eu, levou uns quanto abanões, para os lados e para a frente e para trás e não pingou rigorosamente nada, e na inspeção também nada disseram.
Pior foi voltar a por o tubo no tanque de combustível, aquilo estava uma verdadeira frustração, a borracha que une o tubo e o tanque fazia demasiada aderência e então o tubo não entrava. Fica a dica a quem tiver de fazer, o truque que utilizei foi colocar um pouco de detergente na parte por onde o combustível não passa a fim de fazer de lubrificante (agora que penso tinha lá óleo de motor que pudia ter utilizado  :ninja:) e entra que nem ginjas.

Assim tendo em conta tudo isto penso que, para já está bem remendado, claro que o objetivo é trocar o tubo todo, mas existem (€€) noutros lados que são mais prioritários.

Partilhem as vossas opiniões

Cumprimentos Fiatistas!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 09 de Janeiro, 2018, 08:16:41
Felizmente foste respondendo de forma acertada as questoes que ia levantando a medida que ia lendo.
Levar com a terra nos olhos, ter de trabalhar de barriga pro ar em espaço confinado e dores de braços e das coisas que da "a piada" em sermos nos a tratar dos nossos carros. Se assim nao fosse perdia-se mt da piada, Tipo ha e tal foi so desapertar e trocar ta feito.
Nah, tem de ter esses promenores que tornam cada intervençao unica. ;) E tambem uma forma muito basica de perceber o valor de algumas maos de obra em oficina. Nao e so chegar ali e trocar.
O ter de desapertar uma carrada de parafusos e o ultimo dar mais trabalho e demorar tanto ou mais tempo a desapertar que todos os outros juntos e algo que so se percebe quando passamos por elas.
Adiante,...

O remendo que fizeste pra ja resolve mas na minha opiniao a gasolina vai-se entranhar no teflon, vai atacar a cola da fita isoladora e vai voltar a pingar. E uma questao de tempo. Mas como sera trocado ate la deve aguentar.  :t_up:
Quando usaste o detergente lembrei-me imediatamente do oleo ou massa consistente. Principalmente no caso do oleo convem usar apenas o estritamente necessario e limpar os residuos no final. O oleo ataca algumas borrachas, no caso do tubo de gasolina nao deve fazer diferença mas se fose um tubo de agua ja poderia fazer. E so uma chamada de atençao a quem esteja a aprender alguma coisa. ;)

Quanto a luzes e amortecedores tens um ano para tratar disso e quando chegar a altura de quereres resolver fala-se sobre isso.
Ate la, conduçao segura!!!  :t_up:
Parabens pla intervençao  :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 09 de Janeiro, 2018, 09:27:04
Tens que comprar um frasquinho de massa cobreada... dá sempre jeito para tudo. desde para por nas roscas dos parafusos para proteger, bornes de bateria para nao ganhar oxidaçao, e até para por num tubo para ajudar a escorregar. :D etc... tem milhares de utilizaçoes possiveis na mecanica :D
Como tu agora és mecanico do teu proprio carro tens que começar a investir em material fixe para teres disponivel :)
Se isso começar a perder gasolina outra vez, ou trocas o tubo ou limpas isso muita bem e desengorduras, e metes silicone liquido nessa fenda e passas o dedo. seca e nunca mais perde :D ao em vez da cola, que acaba por derreter e soltar-se.


Cumps :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 09 de Janeiro, 2018, 14:01:21
Comandante, isso da massa de cobre ja e de pro!!!  :point:  :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Comandante em 09 de Janeiro, 2018, 17:10:05
Comandante, isso da massa de cobre ja e de pro!!!  :point:  :t_up:

Toda a Gente deveria ter em casa! Faz mesmo muito muito jeito  :P
E nao é caro...
Nos Aqui pessoalmente usamos da Wurth, mas ha outras marcas mais baratas que tambem sao boas... eu pelo menos uso bué essa massa...  :happy:
 :P
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 10 de Janeiro, 2018, 08:24:28
Toda a Gente deveria ter em casa! Faz mesmo muito muito jeito  :P
E nao é caro...
Nos Aqui pessoalmente usamos da Wurth, mas ha outras marcas mais baratas que tambem sao boas... eu pelo menos uso bué essa massa...  :happy:
 :P

Eu quando comprei, essa massa era carissima. Na altura comprei uma lata de 1Kg pra trabalho e ainda tenho la prai 1/4. :D
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: naso em 18 de Janeiro, 2018, 23:21:07
Vaselina!!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 24 de Abril, 2018, 12:52:00
Boas tardes a todos!

Peço desculpa pela falta de novidades, mas devido à minha vida profissional e o facto do Punto da minha namorada também me andar a dar dores de cabeça, tive de deixar o Uno um pouco para 2º plano.

Contudo o que contar:
- O carro continua igual, não desenvolveu nenhum problema.

Este verão vou perder mesmo muito tempo com ele e eis uma lista, para já, das coisas que vão ser feitas:
- Revisão (óleo e filtro)
- Troca de kit de embraiagem (apenas o rolamento está mau, mas já que se lá vai)
- Troca do suporte dos motor (em princípio)
- Troca de amortecedores
- Descontaminação do Radiador do motor e do Radiador da Chauffage
- Sangramento do Líquido dos travões
- Verificação do sistema de travagem, trocar se necessário
- Se em bom estado pintar tambores de travão
- Revisão das óticas frontais (substituição das lâmpadas e análise geral às óticas em si)
- Lavagem do cofre do motor
- Lavagem, descontaminação e enceramento da pintura (se der tempo e €€ pequenos retoques)

Se der tempo:
- Revisão (substituição de lâmpadas) e limpeza do interior.
- Reparação do sistema de fecho central.


Espero que se mantenham atentos, pois certamente irei precisar de algumas dicas, embora já tenha uma boa noção geral do que irei precisar para efetuar o acima mencionado.

Mais uma vez
Saudações Fiatistas!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 07 de Maio, 2018, 01:28:49
Ora boas noites Fiatistas!

Tenho um problema e precisava que me ajudassem a descortinar o problema

O meu Uno tem esta etiqueta no capô:
(https://xyzxba.db.files.1drv.com/y4mE3dozwONqVuhKhrRiiH-A2u60aG69KYL9e0c83KBFpJ4vZlfSd8rTXzW1sQRBN8oD_JCCvZqLmrZ4dUtSWWnZXcaImLtlw61GgsUUELbdY0_2sU3nGPvPOC8YPflHdZm6V1N_MJTQq8v6k4TVL7i9GDz-qHhHkH1VQTImOJbYqpIT5lP0Wh5_b_4krsoofde-JGtOC9v6t5cudYdufV99w?width=660&height=371&cropmode=none)

Fui ao catálogo da LUK, para verificar qual o o KIT de embraiagem correto para o mesmo e surgiram 3 opções, como podem ver:
http://webcat.schaeffler-aftermarket...5&showResult=1

As diferenças são "o tipo de transmissão" que se referem a:
C501; C513 ou C514

Alguém sabe como posso descobrir essa informação? Ou talvez descortinarem-na por mim por favor.
É algo urgente e importante´

Queria mandar vir o KIT correto!

Obrigado a todos!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: claudio vilas em 12 de Junho, 2018, 00:59:44
Meu caro: Comprar um kit de embraiagem para esse carro não te nada que saber. O Motor é igual ao Punto 55sx. Na loja onde for comprar o kit dê a matricula do carro e o ano e eles  dizem qual a embraiagem que deve colocar.
Se me permite. há muitos kits de embraiagens, com preços diferentes. Tenho cuidado ao escolher. Não compre coisas muito baratas, por de certeza que vai dar raio. Uma embraiagem é uma peça que alem do esforço que faz, deve durar anos, desde que bem tratada. A sula localização obriga quase a tirar o motor fora. Não queira ter eu pagar duas vezes a mesma coisa. Cump

Claudio Vilas
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 10 de Setembro, 2018, 03:22:32
Ora boas pessoal,

Desculpem a falta de atualizações, mas a falta de tempo também não tem ajudado.

Updates:
- Os amortecedores chegaram
- Embraiagem trocada
- Limpeza da sistema de arrefecimento do motor
- Limpeza do cofre do motor

Bem, dá gosto ouvir o motor trabalhar, sem aquele irritante chiar do rolamento, contudo deu trabalho, tanto conferi a embraiagem que ia encomendar, que acabei por encomendar o errado  :boxing_smiley:

O conselho do @claudio vilas chegou tarde demais xD, mas tinha de facto razão, é o Kit para o Punto 55sx.

Cofre do motor limpo e vejam, dá gosto
(https://j0swlw.db.files.1drv.com/y4mSMCA9kglrYOJZHGUiIkM_MQiYGejeXI8opqC6u_Tv1a6j64eEvXF3n1V26jvakn_BlWZ8Gv2vmSsaxXR0Fnqwk9yG743ydPXvlC8zoJiwrB0Jam5PRNS4HRwNEtR_ToQvT7al9cWJI1PEuF36aM1-RUncoBSAZ4ntumOn6QsA5abYFLNqGS12j1O5RBKnQICVQrTchyeBRRGAKkMHrtIyQ?width=1024&height=575&cropmode=none)(https://hy9dxw.db.files.1drv.com/y4mE6T0shq1P5iyYi3HErGG7Dn4QbE71D892jP_BHQT2MzPDXB2Au_C5JK7HeMDCmJZzOWMm71xaTc8ZV1rY_W0HYgcVOnIMeuLUxjRIDbHGOE1zGUv5fBZiFssip8GWG_mKtb8vkuIwFzx7OkzV-fMvC0OTP6lZbUu19M1DCbfasVonqfT15orZJnn0zCwKjxKqQ1dVhrr9xF9yQ2wCh4b3A?width=1024&height=576&cropmode=none)


Contudo nem tudo são boas notícias, na troca da embraiagem ao colocar de volta um dos eixos de transmissão, ele não entrava, disse o meu amigo que era porcausa de um freio que não estava a deixar entrar, tirou-se e pôs-se novamente esse freio e o resultado foi ainda pior, pois ele ficou mais largo.
Solução apresentada pelo meu amigo, tirar freio, ele disse que não havia problema, claro que não tinha nada a ver com o freio.

E a Fiat tinha razão em lá por o tal freio, tenho uma poça de valvulina debaixo do carro a sair exatamente desse veio  :angry:


Agora o que acham que posso fazer para resolver o problema? Se dá para comprar esse veio e, mais importante, como o colocar no eixo sem alargar demasiado ( foto em baixo)

(https://xlqfmq.db.files.1drv.com/y4mfj3x_I2fld-7tCBBjBKrP84VlFMzhuhDlr3HYikf43O-cISLFrkVSE49EjxlSsowPf2njyT_dlT4HYhsckjHjmWRiNoJzv-zIkeHabVF_JUkFtdGzpedDmWGScNtblkcwb6p_4x1MIAsgN6ZB0_29dtoEj0kv5BC3ZEgavmzCeaR-vcYpkFWbXNAs6ZIAvBksFJFtPrGqCCUGPWZ7_YKQw?width=660&height=494&cropmode=none)


Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 10 de Setembro, 2018, 08:51:06
Da gosto olhar para um cofre assim!!!  :lovesigh:

Em relaçao ao freio,...
O freio e para garantir que esse eixo nao sai fora nem se desloca lateralmente.  Pelo que sei isso por vezes custa a encaixar mas encaixa costuma ser mais jeito que força. A poça de valvulina  pouco tera haver com o veio, a nao ser que este nao esteja no sitio correto. Se estiver no sitioo correto e cair valvulina no chao entao e o vedante que tem desgaste, tera sido danificado ao tentar montar o veio com o frio, ou nao esta la. :D
O freio deve-se encontrar em casas de ferragens mecanicas ou em qualquer garagem auto. Com jeito e tao simples como retirar um de algum veio substituido que tenham por la...  :t_up:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: naso em 11 de Setembro, 2018, 23:56:36
Eu até fico com inveja de olhar para motores assim a brilhar  :blush:  nos meus só de olhar para lá, ver o trabalho que dá e depois de uns dias estão com pó de novo... fico logo sem vontade de limpar  :lol: :lol:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 12 de Setembro, 2018, 09:02:06
 :lol: :lol:
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: Xtrusion em 16 de Setembro, 2018, 13:34:56
Da gosto olhar para um cofre assim!!!  :lovesigh:

Em relaçao ao freio,...
O freio e para garantir que esse eixo nao sai fora nem se desloca lateralmente.  Pelo que sei isso por vezes custa a encaixar mas encaixa costuma ser mais jeito que força. A poça de valvulina  pouco tera haver com o veio, a nao ser que este nao esteja no sitio correto. Se estiver no sitioo correto e cair valvulina no chao entao e o vedante que tem desgaste, tera sido danificado ao tentar montar o veio com o frio, ou nao esta la. :D
O freio deve-se encontrar em casas de ferragens mecanicas ou em qualquer garagem auto. Com jeito e tao simples como retirar um de algum veio substituido que tenham por la...  :t_up:

Não o veio deslocou mesmo ligeiramente para fora, e pinga por aí, pelo que creio que na caixa esteja tudo ok.
Esse freio é que não creio que seja assim tão fácil de encontrar, nem no catálogo da Fiat aparece, mas experimentar ir a algumas casas ver se me safo.

Eu até fico com inveja de olhar para motores assim a brilhar  :blush:  nos meus só de olhar para lá, ver o trabalho que dá e depois de uns dias estão com pó de novo... fico logo sem vontade de limpar  :lol: :lol:


Obrigado a todos pelos elogios!
É verdade é um daqueles trabalhos um pouco ingratos, mas este anda muito pouco, por isso fica mais limpo durante mais tempo  :D
Deixei-o a secar durante uma semana para ter a certeza que não iria existir nenhuma humidade ainda em algum componente elétrico.

Dei à chave ontem e trabalhou que nem um menino!
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: TwinThema em 17 de Setembro, 2018, 09:00:25
O freio nao deve ser facil encontrar apenas porque nao estas a procurar nas casas certas. Eses freios sao bastante comuns e custa-me acreditar que numa casa que venda parafusos, molas, anilhas e esse tipo de ferraqens nao existam la esses freios.   :dry:

Mas se nao encontrares ai tenta numa oficina a ver se nao existe por la nada usado...
Título: Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
Enviado por: naso em 19 de Setembro, 2018, 00:33:06
O freio se não for em mais lado nenhum, num centro de abate, melgas lá as pessoas e lá te devem conseguir um de alguma transmissão de sucata, tenta algo assim e depois diz algo.  :smash: