Autor Tópico: Abriu a caça á multa!  (Lida 41867 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Abriu a caça á multa!
« em: 15 de Março, 2010, 16:06:59 »
Boas,

Aqui por S. João da Madeira abriu este mês a "caça" à multa!
O que pelos vistos é o "desporto" favorito das autoridades aqui da terra!
Os automobilistas que circulem a mais de 40km nesta que é uma das principais e mais movimentada das artérias de S. João da Madeira
estão sujeitos a ser fotografados e multados por excesso de velocidade, como se pode comprovar pelas imagens anexas.
Já é a 2ª vez este mês que usam esta táctica, só mudaram de viatura porque a anterior já era muito conhecida!! :point:








Logo no inicio do ano foram "plantados" em diversos pontos da cidade avisos de "zona de velocidade controlada por radar " com luzinhas a piscar e a indicação de 40km de limite de velocidade máxima!! :angry:

O que deixa as pessoas indignadas é a forma como pretendem fazer cumprir os referidos limites (completamente absurdos), que é pela repressão, em vez de pela sensibilização ou até da dissuasão.

Se fosse o caso de terem acontecido acidentes graves ou atropelamentos nas referidas vias, originados por excesso de velocidade até se compreendia e aceitavam medidas desta natureza!
Mas felizmente não foi esse o caso, nada de grave ou especial acontece nestas vias, há já muitos anos, aqui o que se pretende é fazer receitas com a "caça" descarada à multa! :maufeitio:

Eu interrogo-me, será que estes "Senhores"  não tem nada de mais importante para fazer senão andar a multar quem circula no máximo das vezes a 55~60km!!??
Não haverá outras formas mais proveitosas e úteis de servir a comunidade, já nem falo no que se gasta com estes equipamentos. Era bem melhor do meu ponto de vista, que efectuassem mais policiamento (a pé) a fim de dissuadir possíveis assaltos quer a  pessoas, viaturas e residências...Mas estes "cavalheiros" quando se deslocam a pé é só para controlar os veículos que se encontram estacionados e que eventualmente estejam sem ticket de estacionamento, ou então já fora do prazo do tempo previsto no ticket do parcómetro, o que no fundo não é senão outra forma de "caça" à multa!!

São sempre a mesma desilusão! :dry:

Cumps,
Luís

ruimiguel_dem

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 44
  • Karma:
    +0/-0
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #1 em: 15 de Março, 2010, 16:21:04 »
XIÇA, e num C3?? tá bonito isto...

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #2 em: 15 de Março, 2010, 18:10:58 »
mas afinal qual é o problema???

eles mandam parar à frente e obrigam a pagar obrigatoriamente???

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #3 em: 15 de Março, 2010, 18:49:29 »
mas afinal qual é o problema???

eles mandam parar à frente e obrigam a pagar obrigatoriamente???

Aí é que te enganas, agora já não é assim!!

Recebes depois a multa em casa junto com uma cópia da foto respeitante à transgressão e pagas que não bufas!

Cumps,
Luís

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #4 em: 15 de Março, 2010, 20:34:25 »
AAAHHHHHHHHHHH....

se é assim então está tudo resolvido !!!

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #5 em: 16 de Março, 2010, 11:38:26 »
Desculpem-me, mas não entendo esse conceito de "caça á multa"... nunca entendi.
Se as multas são passadas dentro da legalidade, se são passadas no seguimento de infracções... são bem aplicadas!
É, para mim, irrelevante o sítio escolhido para os controlos efectuados pelas autoridades, aliás, acho muito bem que variem os sítios para o fazer... pois a grande maioria das vezes estão onde se sabe que é cometida a grande maioria de infracções ao código!
Facto: se o limite é 40Km/h, se ultrapassado o limite, é ou não legal o emitir de uma multa por excesso de velocidade? No meu entender, sim, é!
O resto é demagogia... se ali é o indicado, se devem andar nas auto-estradas, nas escolas, qual o controlo a ser efectuado... por mim devem andar em todos os sítios e ter mais viaturas descaracterizadas!
E sim, eu ando, muitas das vezes acima dos 50Km/h... e se for multado não reclamo! É o risco...
Se multam... é a caça á multa, se não multam, não fazem nada, se multam em x, deviam multar em y, se multam isto, deviam multar aquilo, etc!
Deixem-nos fazer o que é suposto fazerem, e cumprirem e fazerem cumprir o código! Se é preciso o resto? Mais policiamento nas ruas, legislação mais dura, mais eficaz, mais... é! É, e muito! Mas não invalida que se faça isto!

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #6 em: 16 de Março, 2010, 12:06:51 »
Desculpem-me, mas não entendo esse conceito de "caça á multa"... nunca entendi.
Se as multas são passadas dentro da legalidade, se são passadas no seguimento de infracções... são bem aplicadas!
É, para mim, irrelevante o sítio escolhido para os controlos efectuados pelas autoridades, aliás, acho muito bem que variem os sítios para o fazer... pois a grande maioria das vezes estão onde se sabe que é cometida a grande maioria de infracções ao código!
Facto: se o limite é 40Km/h, se ultrapassado o limite, é ou não legal o emitir de uma multa por excesso de velocidade? No meu entender, sim, é!
O resto é demagogia... se ali é o indicado, se devem andar nas auto-estradas, nas escolas, qual o controlo a ser efectuado... por mim devem andar em todos os sítios e ter mais viaturas descaracterizadas!
E sim, eu ando, muitas das vezes acima dos 50Km/h... e se for multado não reclamo! É o risco...
Se multam... é a caça á multa, se não multam, não fazem nada, se multam em x, deviam multar em y, se multam isto, deviam multar aquilo, etc!
Deixem-nos fazer o que é suposto fazerem, e cumprirem e fazerem cumprir o código! Se é preciso o resto? Mais policiamento nas ruas, legislação mais dura, mais eficaz, mais... é! É, e muito! Mas não invalida que se faça isto!

Não concordo.

Não é com repressão e com tácticas desta  natureza que se consegue consciencializar os automobilistas a serem cumpridores e responsáveis!

Se não entendes o conceito de caça à multa então é só veres as imagens, é esse o conceito!

O correcto do meu ponto de vista seria a colocação de radares fixos em determinados locais das vias publicas, devidamente assinalados e com os respectivos avisos
aos automobilistas e que incorrem em infracção, caso não respeitem os limites estabelecidos, aí sim, é legitimo que quem apesar disso não respeite o que está afixado seja punido com coimas!

Porque numa situação deste tipo, só seria punido quem quisesse! E essa seria de certeza uma maneira mais eficaz de fazer cumprir a lei, em vez de estar um
tipo à espreita que as pessoas inadvertidamente passem a 50 em vez de a 40, até porque em alguns veículos é difícil fazer uma leitura exacta e rigorosa da velocidade
a que se circula.

Acho que não é o mais importante, existem infracções bem piores e com consequências bem mais graves e eles nessas circunstâncias nunca actuam!

A "caça" a multa por excesso de velocidade é mais fácil, e de resultados mais garantidos em termos de receitas.

Se por outro lado como já atrás referi, existissem vias onde houvesse um controlo rigoroso da velocidade a que se circula, e as pessoas soubessem de antemão
desse facto, teriam sempre isso em conta de cada vez que por lá passassem e desse modo seriam de certeza muito mais cumpridoras!

Mas isso era um inconveniente demasiado grande para a PSP, que ia perder uns milhares de euros em receitas de multas por excesso de velocidade!
Porque afinal eles não querem fazer cumprir a lei, querem é ter um pretexto para fazer dinheiro, ao abrigo da lei evidentemente! É isso a "caça" à multa.

Cumps,
Luís



LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #7 em: 16 de Março, 2010, 12:20:10 »
nem uma coisa nem outra..

um policia que se mete assim à vista de toda a gente não é caça à multa descarada porque está à vista de toda a gente e é desencorajador e preventivo;

caça à multa à descarada é mesmo multar e bloquear o carro parado!!!


PJMiranda

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #8 em: 16 de Março, 2010, 12:37:37 »
Na minha opinião, actos deste tipo são efectivamente caça à multa! ... se ainda fosse considerado um local de risco era de compreender... mas não sendo é sem duvida dinheiro fácil.  :dry:
Fiat Uno 1.1 ie
Fiat Punto MK2b 80 16V
Fiat Stilo MW 1.4 16V

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #9 em: 16 de Março, 2010, 14:00:16 »
Na minha opinião, actos deste tipo são efectivamente caça à multa! ... se ainda fosse considerado um local de risco era de compreender... mas não sendo é sem duvida dinheiro fácil.  :dry:

Portanto... pela tua lógica existem sítios onde o código deve ser implementado e noutros não!
Dinheiro fácil? Mas afinal as multas têm fundamento geográfico? Não entendo... Quer dizer... só devem contyrolar os sítios onde todos nós sabemos que lá costumam estar? Eu acho que deve ser aleatório... colocarem-se em sítios variados, mesmo onde menos se conta que estejam.
Já agora... que tal o IMTT, a Divisão de trânsito da PSP enviar, com antecedência, as localizações dos controlos a efectuar afim de todos aprovarem ou desaprovarem?
Continuo sem entender este conceito... mas afinal o que esperam das autoridades? Uma pancadinha nas costas? - pronto, pronto. Desculpem lá... nós vamos só controlar os vossos excessos onde vocês acham, porque vocês é que sabem, e deixamos de estar e escolher os sítios aleatóriamente.
Realmente... por mim até podem estar á saida da minha garagem, até dava jeito! É cada parvo que passa a acelerar na minha rua... mas lá está, era logo "caça á multa". - Óh sr. agente, então vem para aqui caçar multas? Vocês sabem que aqui todos fazem isto, epá, não tem jeito nenhum, 50km/h, uma rua larga e asfaltada é para ser feita a 60km/h... vocês... malandros!
 :laugh:

ruimiguel_dem

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 44
  • Karma:
    +0/-0
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #10 em: 16 de Março, 2010, 14:18:07 »
eheh
Não sou acelera mas se me queimarem porque ia a 45Km/h em vez de 40Km/h não ficava muito satisfeito com isso... :pain10:

PJMiranda

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #11 em: 16 de Março, 2010, 14:56:27 »
Portanto... pela tua lógica existem sítios onde o código deve ser implementado e noutros não!
Dinheiro fácil? Mas afinal as multas têm fundamento geográfico? Não entendo... Quer dizer... só devem contyrolar os sítios onde todos nós sabemos que lá costumam estar? Eu acho que deve ser aleatório... colocarem-se em sítios variados, mesmo onde menos se conta que estejam.
Já agora... que tal o IMTT, a Divisão de trânsito da PSP enviar, com antecedência, as localizações dos controlos a efectuar afim de todos aprovarem ou desaprovarem?

Boa tarde,

Não referi que deviam identificar os locais onde efectuam os seus controlos, mas sim incidirem mais em locais de maior risco, isto é, onde existe um maior abuso por parte dos automobilistas ou onde se verificam mais acidentes.
E das poucas vezes que me dirigi a S.J. Da Madeira se efectuassem mais acções desse tipo na N227 (nacional com vários acidentes graves), aí sim seria um "bom" local e onde iriam multar muitos infractores e alguns bem perigosos.
Por isso volto a referir, com os dados mencionados pelo Bigluisão, na minha opinião realmente trata-se de uma caça á multa!

Saudações Fiatistas
 :fiatistas:
Fiat Uno 1.1 ie
Fiat Punto MK2b 80 16V
Fiat Stilo MW 1.4 16V

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #12 em: 16 de Março, 2010, 16:02:46 »
nem uma coisa nem outra..

um policia que se mete assim à vista de toda a gente não é caça à multa descarada porque está à vista de toda a gente e é desencorajador e preventivo;

caça à multa à descarada é mesmo multar e bloquear o carro parado!!!

Ó LB, estás desculpado porque não estiveste no local e não conheces o conheces sequer.

Mas a forma como este agente estava colocado era por demais ardilosa, porque estava à vista mas só de quem vinha no sentido contrário, porque quem circulava no sentido em que ele estava colocado não o via senão no ultimo instante, quando já era demasiado tarde!

Além disso mesmo que conseguisse vê-lo, só vias o carro porque o radar estava oculto pelo próprio carro (repara bem nas imagens!).

Não penses que esta gente faz as coisas à sorte...são sempre ardilosos se assim não fosse não haveria necessidade de usar viaturas descaracterizadas!

Porque é que tu se fores em excesso de velocidade, e avistares ao longe uma viatura da BT, ou da PSP devidamente identificada abrandas imediatamente o andamento?

Por causa do efeito dissuasor, não é verdade!? Ora aqui esse efeito não existe, e não existe propositadamente porque o objectivo deles como já anteriormente referi não é do fazer cumprir a lei mas sim punir indiscriminadamente só para fazer dinheiro!

Uma coisa são as leis que todos devemos cumpri, e outra coisa é a forma como as mesmas são fiscalizadas e feitas cumprir!

Não é deste modo que os condutores passam a circular sempre devagar neste sitio, podem ser multados hoje e mantêm uma certa cutela nos dias, semanas ou até nos meses seguintes, mas ao fim de algum tempo podem voltar a circular "normalmente" e ser novamente "caçados"!

Enquanto que se existisse sempre um controlo de velocidade fixo por radar, por GPS ou lá o que quer que fosse, toda a gente sabia de antemão que se passasse além do limite estipulado sujeitava-se à multa, e ponto final!

Isso é que eu considero como dissuasão, e ao mesmo tempo uma forma de fazer cumprir a lei de maneira honesta e aberta, sem margens para duvidas ou esquemas ardilosos, de que até o mais cumpridor de nós pode ser vítima!

Isto mal comparado, é quase o equivalente a porem-te uma nota de 50€ num qualquer local publico, onde tu possas vir a estar, nem que seja por breves instantes. O teu primeiro instinto é olhar em volta. apanhar a nota mete-la ao bolso, e seguir caminho todo satisfeito. Agora imagina que no momento em que acabas de apanhar a nota e te preparas para a guardar no bolso, aparece subitamente a policia e prende-te por te apoderares indevidamente de dinheiro que não te pertence?

Tu estás inocente apenas achas-te uma nota...!!

Como diz o velho provérbio: "a ocasião faz o ladrão"

E desse modo somos todos um pouco ladrões!

E para que saibas eles neste local das imagens não, mas no centro da cidade onde o estacionamento é todo pago, colocam-te o bloqueador se passar 15 minutos do tempo previsto, ou se não tiveres um ticket que seja dentro do carro!

LB eu não sou contra a aplicação das leis, não concordo é com certos métodos utilizados pelas autoridades para supostamente fazer cumprir as mesmas e punir infractores, quando afinal o único objectivo deles é o de sacar dinheiro às pessoas, eles querem lá saber do cumprimento da lei!!! Os automobilistas são roubados que chegue!!

Cumps,
Luís
« Última modificação: 16 de Março, 2010, 16:10:13 por Bigluisao »

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #13 em: 16 de Março, 2010, 17:30:56 »
É caça à multa, sim senhor. :maufeitio:

Eu, como técnico de condução sou totalmente contra esta fobia de radares e limitações aos condutores. Multem as asneiras e faltas de respeito seja a 0 ou a 200Km/h, mas não a velocidade por si. Eu defendo o conceito de velocidade relativa e 100% de punição para o desrespeito das mais elementares regras de bom senso.

 :nhedaxe:, neste local das imagens (ou noutro), se um gajo fôr a 45 Km/h leva com a ripa e se ultrapassar um risco contínuo, inverter a marcha por cima do passeio, não respeitar a distância ao carro da frente ou outra asneira, só porque vai a 39Km/h não é punido? :nhedaxe: O radar é cego e o chui está ali só a manipular a máquina.

Desculpa lá, BladeRunner, mas, pela primeira vez, estou 100% em desacordo contigo. Ah e não me venhas com essa de que se fosses apanhado ali entre os 40 e os 50 Km/h que aceitavas na boa.


Outros exemplos que os radares não vêem: Ultrapassagem pela direita; circulação na faixa da esquerda; ruído excessivo;

Outro exemplo da total ineficácia dos radares e caso de ridículo: Túnel do Marquês, em Lisboa. É o local do país com mais multas por excesso de velocidade, no entanto, não há lá acidentes. Principalmente no sentido em que se sobe, deviam pura e simplesmente acabar com a m***a do radar ou regulá-lo para 65 ou 70. Até em termos ambientais é prejudicial o limite de 50, porque obriga a ir pelo menos uma mudança abaixo, aumentando com isso as emissões poluentes. A fluidez do trânsito é boa em todos os sentidos, inclusivê no grau de atenção dos condutores e isso é segurança. Portanto andar, às escondidas, a multar por meia dùzia de Km/h a mais é CAÇA À MULTA, SIM.

« Última modificação: 16 de Março, 2010, 17:34:11 por bude »

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Abriu a caça á multa!
« Responder #14 em: 16 de Março, 2010, 17:52:52 »
Eu na velocidade acho que é simplesmente a maneira mais fácil de multar, quando existem coisas muito piores.

Irritam-me as jogadas que se fizeram, exemplo:
Estradas Nacionais que já eram muito "boas" e melhoradas, por vezes com 3 ou 4 faixas e cujo limite era 90.
Com a construção de AE's equivalentes à antiga estrada, os limites passaram para 50 e não 90... tendo nós que ir em 2ª  :lol:

Quer dizer, quando só existia a estrada, com mais movimento do que agora era 90, depois passam para 50 simplesmente para desencorajar a malta de fazer a estrada e ir à AE.
Ou seja, fazem as AE's com o nosso dinheiro, metade vai para esquerdo, desaparece para as algibeiras dos do costume e depois o resto da vida pagamos portagens por uma coisa que já pagamos, mas o dinheiro das portagens vai parar outra vez aos bolsos dos do costume.

Quem andar a mais de 50 em largas rectas onde antes era permitido 90 está sujeito a ser multado!
Claro que está na lei, mas está mal.
Os limites deviam ser revistos.
Por toda a Europa o limite nas cidades é de 50... mas eu em qualquer grande cidade da Europa só vejo é toda a gente naquelas avenidas a andar a 100 ou mais, quer seja Lisboa, Madrid, Paris.
Em Itália  :lol: andam mesmo muito depressa.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0