Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: gdourado em 02 de Setembro, 2021, 21:42:04
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Boa tarde,
Venho aqui a este fórum pedir se me conseguem ajudar com informação sobre pequenas reparações que pretendo fazer no meu Punto.
É um MK2.
A primeira situação é que tenho o tecido das quartelas a descolar.
O tecido em si, bem como as quartelas penso estarem ambos em bom estado.
Apenas me dá a sensação que o tecido descolou.
Deixo aqui uma fotografia ilustrativa:
(https://i.ibb.co/j34Zdh9/FD8-D6-F6-E-008-E-43-E4-8-A5-D-E24-E4-DE7-FB07.jpg)
(https://i.ibb.co/grgK6kR/A83-B0913-8-BFF-40-E2-85-CB-CCA6-A767-E637.jpg)
A minha questão é se neste caso é reparável? Um estofados auto conseguia colocar as quartelas como novas?
É preciso desmontar? Caso seja, é um processo complicado? Daqueles capazes de partir molas e clips de plástico e depois as quartelas nunca mais assentam bem e ficam a fazer barulhos?
Outra situação é que preciso substituir as duas borrachas que ficam por trás da porta.
Estão “furadas” dos dois lados, por trás dos retrovisores laterais.
Parece-me ser um defeito de design, porque ao fechar a porta, dá a sensação do bico da porta pressionar a borracha ali. E com o abre e fecha da porta, acaba por dar cabo daquilo.
Deixo aqui uma foto:
(https://i.ibb.co/tPkxKPz/878-AB9-D4-7-CFA-459-A-9029-C16-BACC61-EDB.jpg)
(https://i.ibb.co/FJJnmBk/FEE42873-1418-4108-8-E65-39-C19-AE792-B9.jpg)
Isto dá ideia de ser uma peça única que depois sobe e segue a porta.
Alguém sabe onde arranjar um par destas borrachas novas?
Desde já agradeço a vossa ajuda para mimar um pouco o Punto.
Um abraço!
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Começando por esclarecer que conheço pouco do Punto diria que em relação as quartelas um estofador coloca isso em muito bom estado, parece-me apenas necessario esticar o tecido. Quanto as molas se estiverem muito ressequida e complicado nao partirem no entanto tenho quase a certeza que se arranjam molas para isso nem que seja no "chines".
Em relação a borracha, salvo o caso do carro nao ter sofrido nenhum toque que tenha alterado a estrutura causando um desnivel nessa zona que provoca esse contacto da porta com a borracha, creio que tem ainda algumas soluções a optar pela que lhe for mais conveniente.
Afinar a porta.
"forçar" para fora a zona da porta que faz o contacto de forma a aliviar esse contacto entre a porta e a borracha.
Colocar um silicone adequado para borracha de forma a fazer o enchimento e disfarçar o furo e ir colocando um lubrificante na borracha de forma a diminuir a fricção entre a porta e a borracha. Tambem poderia fazer isto no caso de nao fazer nenhuma das anteriores e colocar uma borracha nova...
:unsure: :t_up:
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Em relação às situações do primeiro post, já tenho algumas novidades.
Começando pela questão das quartelas. Fui a um estofador Auto muito conhecido e recomendado e ele após ver o carro disse que realmente o tecido está bom e que é possível aproveitar o tecido original.
Isso é já em si uma boa notícia pois permite manter a originalidade do carro que é o meu objectivo.
Depois ele disse que as quartelas em si não estão em bom estado. Disse que o tecido está assim não por estar descolado, mas sim porque a esponja das quartelas está podre e o tecido já não tem onde agarrar.
Ele disse que é normal e é um efeito do tempo.
Ele diz que é possível restaurar, refazendo de raiz toda a parte de esponja das quartelas e forrando com o tecido original. O homem garantiu que fica um trabalho impecável e pela reputação da oficina, eu acredito nele.
Em relação às borrachas, a boa notícia é que ainda existem novas e posso comprar para substituir e ficar impecável.
A má notícia é que custam 149,90 eur mais IVA cada borracha.
Para já vou ver se consigo uma alternativa mais barata, até porque há outros trabalhos a fazer no carro que são mais prioritários no momento.
Em todo o caso, acho que talvez seja melhor criar um tópico na seção de restauros e não de manutenção. Não sei…
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Em relação as quartelas, se for apenas a esponja sim, creio que tudo desforrado, é substituida a esponja e forrado de novo com o mesmo tecido.
Em relação as borrachas, obviamente em primeiro lugar o mais prioritario, no entanto informe-se se continuam, a ser produzidas pq se nao forem depois so usadas. (O que tambem nao deixa de ser uma opção dependendo do que pretende)
A localização do topico sugira isso a alguem da moderação, ele podem mover este topico de local. :t_up:
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Boas notícias.
Consegui encontrar as duas borrachas novas e originais por 35 euros cada uma
Já chegaram.
(https://i.ibb.co/0MRnrD3/B790-D089-3-CDE-4-D90-BEFA-F3-D79-A0-AFF25.jpg)
Agora vão ficar aqui guardadas até ser altura do carro ir para o pintor.
Nessa altura o pintor/bate-chapa faz a montagem.
Antes disso o carro vai esta semana para o mecânico para fazer a substituição do líquido de refrigeração, montar o novo tanque de expansão e outras pequenas coisas.
Depois estofador para tratar das quartelas. E só depois pintor.
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:palmas: :t_up: