Autor Tópico: Ajuda para reparar pequenos problemas em Punto MK2  (Lida 1041 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

gdourado

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 64
  • Karma:
    +0/-0
Ajuda para reparar pequenos problemas em Punto MK2
« em: 02 de Setembro, 2021, 21:42:04 »
Boa tarde,

Venho aqui a este fórum pedir se me conseguem ajudar com informação sobre pequenas reparações que pretendo fazer no meu Punto.
É um MK2.

A primeira situação é que tenho o tecido das quartelas a descolar.
O tecido em si, bem como as quartelas penso estarem ambos em bom estado.
Apenas me dá a sensação que o tecido descolou.
Deixo aqui uma fotografia ilustrativa:



A minha questão é se neste caso é reparável? Um estofados auto conseguia colocar as quartelas como novas?
É preciso desmontar? Caso seja, é um processo complicado? Daqueles capazes de partir molas e clips de plástico e depois as quartelas nunca mais assentam bem e ficam a fazer barulhos?

Outra situação é que preciso substituir as duas borrachas que ficam por trás da porta.
Estão “furadas” dos dois lados, por trás dos retrovisores laterais.
Parece-me ser um defeito de design, porque ao fechar a porta, dá a sensação do bico da porta pressionar a borracha ali. E com o abre e fecha da porta, acaba por dar cabo daquilo.
Deixo aqui uma foto:



Isto dá ideia de ser uma peça única que depois sobe e segue a porta.
Alguém sabe onde arranjar um par destas borrachas novas?

Desde já agradeço a vossa ajuda para mimar um pouco o Punto.

Um abraço!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Ajuda para reparar pequenos problemas em Punto MK2
« Responder #1 em: 03 de Setembro, 2021, 08:59:48 »
Começando por esclarecer que conheço pouco do Punto diria que em relação as quartelas um estofador coloca isso em muito bom estado, parece-me apenas necessario esticar o tecido. Quanto as molas se estiverem muito ressequida e complicado nao partirem no entanto tenho quase a certeza que se arranjam molas para isso nem que seja no "chines".

Em relação a borracha, salvo o caso do carro nao ter sofrido nenhum toque que tenha alterado a estrutura causando um desnivel nessa zona que provoca esse contacto da porta com a borracha, creio que tem ainda algumas soluções a optar pela que lhe for mais conveniente.
Afinar a porta.
"forçar" para fora a zona da porta que faz o contacto de forma a aliviar esse contacto entre a porta e a borracha.
Colocar um silicone adequado para borracha de forma a fazer o enchimento e disfarçar o furo e ir colocando um lubrificante na borracha de forma a diminuir a fricção entre a porta e a borracha. Tambem poderia fazer isto no caso de nao fazer nenhuma das anteriores e colocar uma borracha nova...
 :unsure:  :t_up:

gdourado

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 64
  • Karma:
    +0/-0
Re: Ajuda para reparar pequenos problemas em Punto MK2
« Responder #2 em: 08 de Setembro, 2021, 16:13:47 »
Em relação às situações do primeiro post, já tenho algumas novidades.

Começando pela questão das quartelas. Fui a um estofador Auto muito conhecido e recomendado e ele após ver o carro disse que realmente o tecido está bom e que é possível aproveitar o tecido original.
Isso é já em si uma boa notícia pois permite manter a originalidade do carro que é o meu objectivo.
Depois ele disse que as quartelas em si não estão em bom estado. Disse que o tecido está assim não por estar descolado, mas sim porque a esponja das quartelas está podre e o tecido já não tem onde agarrar.
Ele disse que é normal e é um efeito do tempo.
Ele diz que é possível restaurar, refazendo de raiz toda a parte de esponja das quartelas e forrando com o tecido original. O homem garantiu que fica um trabalho impecável e pela reputação da oficina, eu acredito nele.

Em relação às borrachas, a boa notícia é que ainda existem novas e posso comprar para substituir e ficar impecável.
A má notícia é que custam 149,90 eur mais IVA cada borracha.
Para já vou ver se consigo uma alternativa mais barata, até porque há outros trabalhos a fazer no carro que são mais prioritários no momento.

Em todo o caso, acho que talvez seja melhor criar um tópico na seção de restauros e não de manutenção. Não sei…

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Ajuda para reparar pequenos problemas em Punto MK2
« Responder #3 em: 09 de Setembro, 2021, 08:47:21 »
Em relação as quartelas, se for apenas a esponja sim, creio que tudo desforrado, é substituida a esponja e forrado de novo com o mesmo tecido.

Em relação as borrachas, obviamente em primeiro lugar o mais prioritario, no entanto informe-se se continuam, a ser produzidas pq se nao forem depois so usadas. (O que tambem nao deixa de ser uma opção dependendo do que pretende)

A localização do topico sugira isso a alguem da moderação, ele podem mover este topico de local.  :t_up:

gdourado

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 64
  • Karma:
    +0/-0
Re: Ajuda para reparar pequenos problemas em Punto MK2
« Responder #4 em: 12 de Setembro, 2021, 09:59:45 »
Boas notícias.
Consegui encontrar as duas borrachas novas e originais por 35 euros cada uma
Já chegaram.


Agora vão ficar aqui guardadas até ser altura do carro ir para o pintor.
Nessa altura o pintor/bate-chapa faz a montagem.

Antes disso o carro vai esta semana para o mecânico para fazer a substituição do líquido de refrigeração, montar o novo tanque de expansão e outras pequenas coisas.
Depois estofador para tratar das quartelas. E só depois pintor.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Ajuda para reparar pequenos problemas em Punto MK2
« Responder #5 em: 13 de Setembro, 2021, 08:30:55 »
 :palmas: :t_up: