Fiatistas

Notizie => Notizie Tricolore => Tópico iniciado por: mini127man em 21 de Abril, 2006, 11:56:38

Título: ACP - Centro de Inspecções para clássicos
Enviado por: mini127man em 21 de Abril, 2006, 11:56:38
Noticiada a abertura do Centro de Inspecções do ACP Clássicos, no Prior Velho, em Lisboa, alguns associados colocaram-nos diversas questões relacionadas com a idade dos veículos que estão abrangidos por mais esta regalia do nosso Club, bem como os respectivos custos de homologação.
 
De forma sucinta, informamos o seguinte:
 
O Automóvel Club de Portugal, através do Decreto-Lei nº 554/99, está autorizado a realizar inspecções técnicas periódicas e extraordinárias a automóveis construídos e matriculados antes de 1 de Janeiro de 1960 e considerados de interesse histórico. E consideram-se de interesse histórico os automóveis que se encontrem em bom estado de conservação e de manutenção, estejam equipados com sistemas, componentes e acessórios de origem e desde que preencham um dos requisitos seguintes: a) obedeçam às normas fixadas pela Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA); B ) detenham interesse museológico.
 
Os automóveis que se encontrem nestas condições ficam automaticamente dispensados das Inspecções Periódicas Obrigatórias (IPO), bastando-lhes a certificação de Automóvel Antigo passada pelo ACP Clássicos. Quanto aos restantes, divididos em duas categorias - de 01/01/1960 a 31/12/ 1970 e a partir de 01/01/1970 -, são obrigados a efectuar a Inspecção Periódica Obrigatória.
 
Tal facto, no entanto, não invalida que estes veículos não possam ser homologados pelo ACP Clássicos, uma certificação sempre útil, porque os habilita a poderem participar em competições desportivas, a beneficiarem de seguros mais acessíveis, nomeadamente os do ACP Seguros e, no fundo, serem detentores de um certificado de qualidade como veículo clássico ou clássico desportivo.Infos Aqui (https://www.acp.pt/index.php?template_id=2695&MIT=199)