Autor Tópico: Fiat 500 Abarth R3T de Pedro Matias  (Lida 13125 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500 Abarth R3T de Pedro Matias
« Responder #30 em: 15 de Setembro, 2011, 19:27:02 »
Rali Centro de Portugal




É já no sábado (17) a próxima prova a contar para o Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Centro de Portugal organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.

O Team Berner Ficacém irá participar nesta prova inserido na Taça de Portugal de Ralis, percorrendo o percurso exactamente igual à prova do CPR.

Será um teste condigno para o Abarth 500 R3T em que iremos prosseguir a nossa adaptação ao carro e aos novos travões que iremos estrear nesta prova.

Partimos para esta prova sem estar obcecados por resultados, sendo o mais importante terminar e conseguir continuar a minha evolução como piloto.

Nesta prova devido à indisponibilidade do Nuno Rodrigues da Silva, que irá participar com o Hugo Mesquita ao volante de um Renault Clio R3, irei ser navegado pelo experiente Sérgio Rocha.


O nosso número é o 31 e sendo eu sportinguista só me faz lembrar o Liedson... Espero que nos dê sorte!

Rali Centro de Portugal - Lista de Inscritos


Como habitualmente podem seguir os tempos online no link à direita.

Para quem quiser ir assistir ao rali, podem consultar aqui os acessos às Zonas Espectáculo.

Fonte: Pedro Matias – Blog / Username “500 Abarth”





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500 Abarth R3T de Pedro Matias
« Responder #31 em: 22 de Setembro, 2011, 20:20:24 »
Um 3º lugar com sabor a vitória!




Decorreu no passado sábado o Rali Centro de Portugal, mais uma prova bem organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.

Para nós foi o regresso aos ralis após uma paragem de quatro meses, a última prova em que tinha participado foi o Rali Vidreiro em Abril.

À partida para o Rali do Centro os nossos objectivos eram claros: testar em prova a nova solução de travões que montámos, fazer quilómetros e testar a fiabilidade do Abarth numa prova com o percurso igual às do CPR, continuar a minha evolução como piloto e ganhar ritmo competitivo para o resto da época.

Nesta prova não pude contar com o meu navegador habitual o Nuno Rodrigues da Silva, que nas provas do CPR alinha com o piloto Hugo Mesquita, por isso a acompanhar-me neste rali tive o experiente Sérgio Rocha.




O dia começou bem e no primeiro troço do rali "Caranguejeira" conseguimos o 3º melhor tempo na taça e 1º entre as viaturas de duas rodas motrizes.

No segundo troço numa zona muito suja tivemos uma ligeira saída de estrada e demos um toque que danificou bastante o escape, ainda assim conseguimos o 4º melhor tempo no troço, e ocupávamos a 2ª posição do rali.

Nas segundas passagens pelos troços da manhã fizemos o 3º e 5º tempo respectivamente, sendo que os danos provocados no escape viriam a condicionar bastante o andamento, provocando um aquecimento exagerado do turbo e gerando consequentemente uma perca de potência acentuada.



Na chegada ao parque de assistência da Marinha Grande ocupávamos a 3ª posição, num rali longo como este e apesar dos problemas era um bom resultado. A Integra Support tentou resolver o problema do escape, mas apenas conseguiram minorar o problema e já sabíamos que iríamos continuar a sofrer principalmente nos troços mais longos e enquanto se fizesse sentir mais calor.

Tivemos que compensar a falta de potência que fomos sentido ao longo dos troços da tarde, arriscando um pouco mais para tentar perder o mínimo de tempo possível para os nossos adversários. Apesar de todos os nossos esforços acabaríamos por descer até ao 5º lugar no rali no final da 7ª PEC.



À partida para o 8º troço estávamos a cerca de 9 segundos do 2º lugar e sabíamos que tínhamos que dar o nosso melhor se quiséssemos aspirar a um bom resultado no final da prova. Com a temperatura do ar a começar a baixar, os problemas de sobreaquecimento do turbo também se faziam sentir menos, facto esse que nos permitiu ganhar o troço e voltar a assumir a terceira posição na classificação.

Costuma-se dizer que um azar nunca vem só... e neste caso foi bem verdade, no final do troço ficámos sem embraiagem, tínhamos que tentar chegar novamente ao parque de assistência e esperar que a equipa conseguisse encontrar uma solução para o problema.



Era nos troços da noite que iríamos sentir menos falta de potência e sabíamos que era aí que teríamos de atacar, com os problemas que o primeiro classificado Renato Pita tinha de turbo sabíamos que tínhamos ainda hipóteses de chegar à vitória na prova.

O problema de embraiagem acabou por não ter solução e tivemos que fazer os quatro últimos troços a arrancar com o motor desligado e com a 1ª engatada, à espera que o motor de arranque colaborasse e nos pusesse em marcha...

Muitos segundos perdidos, mas mesmo assim ainda conseguimos ganhar a segunda passagem pelo "Canto do Ribeiro" e subir novamente à segunda posição da geral.



As duas passagens pela super especial é que se viriam a revelar demasiado curtas para que pudéssemos recuperar o tempo perdido no arranque e assim acabámos por cair para a 3ª posição final, após a desistência do Renato Pita e fomos os primeiros da categoria III.

Esta foi uma prova cheia de revezes, em que o espírito de sacrifício e a persistência acabaram por ser determinantes no resultado final. Foi o primeiro pódio do Abarth, que para nós teve sabor a vitória!

Quero agradecer ao Sérgio Rocha por ter sido um grande companheiro nas batalhas que travámos ao longo de todo o rali, à Integra Support por terem feito o possível e o impossível para que conseguíssemos terminar a prova e aos patrocinadores do Team Berner Ficacém por viabilizarem este projecto que por certo é também para vós um motivo de orgulho.


Fonte: Pedro Matias – Blog / Username “500 Abarth”





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat 500 Abarth R3T de Pedro Matias
« Responder #32 em: 29 de Setembro, 2011, 18:33:23 »
Rali Centro de Portugal - Photo Update



Deixo-vos aqui com uma foto nossa num dos saltos do Rali Centro de Portugal



Fonte: Pedro Matias – Blog / Username “500 Abarth”





nuno_gt

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 10
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500 Abarth R3T de Pedro Matias
« Responder #33 em: 12 de Outubro, 2011, 23:44:23 »
Amigo Pedro, as maiores felicidades para a tua carreira.

Em relação a este projecto é de saudar e apoiar porque, apesar de ser 100% português e ter começado do zero, é também de destacar o facto de as emoções, aventuras e desventuras do desporto automóvel serem partilhadas em fóruns como este (o que não acontece noutros que frequento...).

Já seria altura de os nossos apoiantes mais influentes se deixarem de "futebois" que não levam a lado nenhum... ;)

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat 500 Abarth R3T de Pedro Matias
« Responder #34 em: 30 de Novembro, 2011, 03:07:49 »
Tenho pena de não ter ido ver o rally da zona centro ate sou de perto (leiria) mas não tive mesmo tempo.. Li o diário só me resta dar os parabéns tendo em conta os percalços o 3º realmente teve sabor a vitoria.
continua! força :abarth: