Autor Tópico: Desafio Unico  (Lida 6445 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

disconn3cted

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1380
  • Karma:
    +0/-0
    • http://unknownsource.pt.to
Desafio Unico
« em: 22 de Dezembro, 2006, 00:14:47 »
“Desafio Único” foi apresentado no Porto
 

 
Foi apresentado ontem ao fim da tarde na FEUP, um novo e interessante projecto para velocidade nacional. Trata-se do “Desafio Único” e é uma iniciativa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que visa colocar a competir nas pistas portugueses, os “velhinhos” Fiat Uno 45 de 3 ou 5 portas. Isto com o objectivo concreto de criar em Portugal, uma competição automóvel de baixo custo, mais acessível a todos os que gostam de automóveis e em especial aos jovens pilotos que se pretendam iniciar neste desporto.

Com um apertado controle de custos, os organizadores têm como valor base para um carro pronto a correr, 1590 euros, que inclui os requisitos mínimos para admissão às provas do “Desafio”, com a seguinte distribuição aproximada de verbas:

– Viatura (entre 0 e 500 €)
– Baquet (150 €)
– Cintos (160 €)
– Rollbar (500 € - através de fornecedor exclusivo)
– Rede protectora (70 €)
– Pneus (160 €)
– Extintor (50 €)

Para melhorar a performance do carro italiano poderão ainda ser introduzidos melhoramentos facultativos, que orçam em 710 euros, e que representam as seguintes evoluções:

– Vidros em policarbonato (120 €)
– Barra Anti-aproximação (70 €)
– Jantes Borbet (220 €)
– Molas (100 €)
– Amortecedores (200 €)

Não estão incluídos nestas verbas, os custos de mão-de-obra, que poderá ser dos próprios ou contratada. Para além disso, há ainda que contar com as inscrições nas provas, consumíveis, reparações mecânicas e de carroçaria, pneus e gasolina, resultando mesmo assim num orçamento bem simpático para competir.

Existe já um carro construído por um grupo de alunos integrados nos Projectos PESC – Projectar, Empreender e Saber Concretizar da FEUP, carro esse que foi submetido a diversos testes no Circuito Vasco Sameiro em Braga, com resultados muito positivos, com os tempos conseguidos a rondarem a casa do 1m e 50 segundos. Com a limitação a um depósito por prova, todos os concorrentes vão também ter de jogar com este factor, sendo neste caso, o consumo conseguido será importante para o desfecho final do desafio.

Na próxima temporada o “Desafio Único” será disputado integrado no Campeonato Open de Velocidade 2007, sendo constituído por 5 provas, ainda a definir, mas que devem incluir 2 circuitos permanentes e 3 circuitos citadinos, seguindo a competição a generalidade das regras do Open de Velocidade, com algumas ressalvas exclusivas para este desafio, bem como uma classificação independente.

A situação menos pacífica da chegada deste brilhante projecto, será a sua inclusão no Open de Velocidade, competição que engloba igualmente os Radical SR3 do Radical Challenge, Sport-Protótipos e carros de GT. Colocar vários Fiat Uno de 45cv, a competir ao lado de máquinas destinadas exclusivamente à competição, com potências que vão dos 240 aos mais de 400cv, não será tarefa fácil... Nem para os recém-chegados, que deverão usar retrovisores de tamanho XXL, nem para os mais experientes, que deverão contar com a "adrenalina" suplementar de encontrar e ultrapassar estes carros, pelo menos 9 vezes numa corrida de 50 minutos, cálculos aproximados neste caso, para o Circuito de Braga. A situação terá tendência a piorar nos circuitos citadinos, dada a sua sinuosidade e perigosidade.

Esta ideia brilhante, como já referimos e reforçamos, aliás, estamos 100% de acordo com este novo Desafio; pode pôr em causa a sua viabilidade assim como a viabilidade do Open de Velocidade, enquanto disciplina de eleição para as barquetas da nova geração. Parece-nos a nós mais sensato, realizar uma nova série, que pode chamar-se Open de Velocidade B, onde seriam incluídos estes carros, usufruindo desta forma das benesses económicas inerentes à sua integração num evento organizado pela FPAK, fugindo aos custos proibitivos de organizar um troféu independente.

Obviamente o número de viaturas inscritas, será mais importante neste último caso, uma vez que corridas com poucos carros não interessam a ninguém, mas perguntamos nós, 5, 6, 7 Fiat Uno, no meio de 17 ou 18 protótipos fazem a diferença pela positiva?

Outra alternativa passaria por chamar outras iniciativas do género, como por exemplo os Datsun 1200 caso não se concretize o regresso do Troféu, ou com outros carros de baixo valor de mercado como o Fiat Uno e com igual sucesso de vendas, para integrar uma competição “low cost” a exemplo do que se faz por exemplo em Inglaterra. Desta forma o número de carros de cada competição num todo, daria por certo uma grelha aliciante e corridas fantásticas...

Ficam aqui as nossas preocupações e também as nossas sugestões...

Resumo do Regulamento Técnico elaborado com o apoio da FPAK.

- Mecânica base do modelo original é inalterável “Grupo 1”
- Altura mínima ao solo 80 mm
- Equipamento de Segurança Obrigatório
- Suspensão
- Amortecedores são livres, mantendo-se o mesmo tipo
- Molas com diâmetro máximo de 14 mm.
- Um único depósito de gasolina comercial por prova (treinos cronometrados e corrida)
- Pneumáticos radiais 165/65/R13 (marca a definir)

Regulamento Desportivo

- Regulamento Desportivo idêntico ao do Campeonato Open de Velocidade, com uma adenda específica que regulamenta:

- Classificação do Desafio Único
- Lastragem dos carros
- Zonas de publicidade
- Número e identificação das provas
- Outros a divulgar.

As pré-inscrições abrem hoje (20.12.2006), com todas as informações para os eventuais interessados a estarem disponíveis em www.fe.up.pt/~desafio ou através do email [email protected].

Fonte: velocidade.online.pt
 
:fiatistas:  
[Luis Vieira]
+ Rally!! - Futebol!
Team www.RalisMadeira.com
Fiat Cinquecento 1.1 ie  [span style=\'color:red\']Sport [/size][/span]<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/183734.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]
Registado Oficialmente nos Fiatistas!

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
Desafio Unico
« Responder #1 em: 22 de Dezembro, 2006, 00:19:10 »
vamos nessa? :D
small sports car...


disconn3cted

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1380
  • Karma:
    +0/-0
    • http://unknownsource.pt.to
Desafio Unico
« Responder #2 em: 22 de Dezembro, 2006, 00:20:20 »
isto té nem tá mal pensado! eu vou é esperar que façam um com cinquecentos  (lol)  
[Luis Vieira]
+ Rally!! - Futebol!
Team www.RalisMadeira.com
Fiat Cinquecento 1.1 ie  [span style=\'color:red\']Sport [/size][/span]<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/183734.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]
Registado Oficialmente nos Fiatistas!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Desafio Unico
« Responder #3 em: 22 de Dezembro, 2006, 09:01:54 »
surpresa das surpresas, tem o apoio do clube fiat de portugal(pelo menos ta la o logo)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
Desafio Unico
« Responder #4 em: 22 de Dezembro, 2006, 09:12:31 »
Citar
surpresa das surpresas, tem o apoio do clube fiat de portugal(pelo menos ta la o logo)
Tem sim senhor!

No motorclássico estava lá um fiat Uno no stand deles!
small sports car...


Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Desafio Unico
« Responder #5 em: 22 de Dezembro, 2006, 18:55:22 »
O 45S também está incluído?
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Desafio Unico
« Responder #6 em: 22 de Dezembro, 2006, 20:06:38 »
O q penso assim a frio... com este frio... só posso pensar assim LOL

Bem, não penso q seja boa ideia, pois quem vai investir no mínimo 2200 euros e num Uno 45 para competir?
Penso q seja mais um track day para jovens universitarios em q os pápás nao se importem de largar umas massas...

A ver vamos no q dá...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Desafio Unico
« Responder #7 em: 22 de Dezembro, 2006, 20:33:01 »
fiat uno 45... motor 1242 8v.... será que passa na inspecção eheheheheh
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Desafio Unico
« Responder #8 em: 22 de Dezembro, 2006, 20:33:50 »
Assim de repente!!!   parece boa ideia...

"A pensar alto"
Os :fiatistas: com um uno a andar nas horas, a dar nas vistas a terem um projecto entre todos...........................etc.

3 mil/4 mil€ de gastos, no minimo! (lol)  (lol)  (lol)  (lol)

....A vida tá dificil, anda tudo liso e tal....

Projecto track days, encontros, routers!!!   onde já vi isto???


P.S. mas sonhar não é crime!! :t_up:  


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Desafio Unico
« Responder #9 em: 22 de Dezembro, 2006, 20:38:17 »
Citar
(...)
Bem, não penso q seja boa ideia, pois quem vai investir no mínimo 2200 euros e num Uno 45 para competir? (...)
 
Tal como o troféu datsun... e no entanto dura dura dura... :d_naughty:  
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Desafio Unico
« Responder #10 em: 22 de Dezembro, 2006, 21:05:05 »

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Desafio Unico
« Responder #11 em: 22 de Dezembro, 2006, 23:20:42 »
Ja mudei de opinião:  (lol)


Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Desafio Unico
« Responder #12 em: 23 de Dezembro, 2006, 00:47:54 »





José Fernandes

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Zé Foguete
  • 13303
  • Karma:
    +14/-37
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Desafio Unico
« Responder #13 em: 23 de Dezembro, 2006, 09:36:19 »
Citar
Vocêses...............


vejam lá em Inglaterra:

http://www.fiatracing.com/

http://members.aol.com/fiatracing/

http://www.redlineracing.org.uk/frames.html
no primeiro site, vejam nos quick links, o video promocional...


 :omg:  :o  :o  :huh:  :mellow:  :huh:  :ph34r:  :nhedaxe:

  Bem aqueles meninos.... Parece ums feira de carrinhos de choque...
 Põe mão tira dedo, ARRE!!!!!!!!!!!

  é do género, onde passa a dianteira tem de passar a traseira... (lol)  
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Desafio Unico
« Responder #14 em: 23 de Dezembro, 2006, 10:48:15 »
Vocês sabem qual é o motor de 1300 cc que eles falam em Inglaterra?

Eles utilizam esse motor no 127 e no Uno, mas usam o 1.2 no 128 Coupé e no 1º Punto.