“Desafio Único” foi apresentado no Porto Foi apresentado ontem ao fim da tarde na FEUP, um novo e interessante projecto para velocidade nacional. Trata-se do “Desafio Único” e é uma iniciativa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que visa colocar a competir nas pistas portugueses, os “velhinhos” Fiat Uno 45 de 3 ou 5 portas. Isto com o objectivo concreto de criar em Portugal, uma competição automóvel de baixo custo, mais acessível a todos os que gostam de automóveis e em especial aos jovens pilotos que se pretendam iniciar neste desporto.
Com um apertado controle de custos, os organizadores têm como valor base para um carro pronto a correr, 1590 euros, que inclui os requisitos mínimos para admissão às provas do “Desafio”, com a seguinte distribuição aproximada de verbas:
– Viatura (entre 0 e 500 €)
– Baquet (150 €)
– Cintos (160 €)
– Rollbar (500 € - através de fornecedor exclusivo)
– Rede protectora (70 €)
– Pneus (160 €)
– Extintor (50 €)
Para melhorar a performance do carro italiano poderão ainda ser introduzidos melhoramentos facultativos, que orçam em 710 euros, e que representam as seguintes evoluções:
– Vidros em policarbonato (120 €)
– Barra Anti-aproximação (70 €)
– Jantes Borbet (220 €)
– Molas (100 €)
– Amortecedores (200 €)
Não estão incluídos nestas verbas, os custos de mão-de-obra, que poderá ser dos próprios ou contratada. Para além disso, há ainda que contar com as inscrições nas provas, consumíveis, reparações mecânicas e de carroçaria, pneus e gasolina, resultando mesmo assim num orçamento bem simpático para competir.
Existe já um carro construído por um grupo de alunos integrados nos Projectos PESC – Projectar, Empreender e Saber Concretizar da FEUP, carro esse que foi submetido a diversos testes no Circuito Vasco Sameiro em Braga, com resultados muito positivos, com os tempos conseguidos a rondarem a casa do 1m e 50 segundos. Com a limitação a um depósito por prova, todos os concorrentes vão também ter de jogar com este factor, sendo neste caso, o consumo conseguido será importante para o desfecho final do desafio.
Na próxima temporada o “Desafio Único” será disputado integrado no Campeonato Open de Velocidade 2007, sendo constituído por 5 provas, ainda a definir, mas que devem incluir 2 circuitos permanentes e 3 circuitos citadinos, seguindo a competição a generalidade das regras do Open de Velocidade, com algumas ressalvas exclusivas para este desafio, bem como uma classificação independente.
A situação menos pacífica da chegada deste brilhante projecto, será a sua inclusão no Open de Velocidade, competição que engloba igualmente os Radical SR3 do Radical Challenge, Sport-Protótipos e carros de GT. Colocar vários Fiat Uno de 45cv, a competir ao lado de máquinas destinadas exclusivamente à competição, com potências que vão dos 240 aos mais de 400cv, não será tarefa fácil... Nem para os recém-chegados, que deverão usar retrovisores de tamanho XXL, nem para os mais experientes, que deverão contar com a "adrenalina" suplementar de encontrar e ultrapassar estes carros, pelo menos 9 vezes numa corrida de 50 minutos, cálculos aproximados neste caso, para o Circuito de Braga. A situação terá tendência a piorar nos circuitos citadinos, dada a sua sinuosidade e perigosidade.
Esta ideia brilhante, como já referimos e reforçamos, aliás, estamos 100% de acordo com este novo Desafio; pode pôr em causa a sua viabilidade assim como a viabilidade do Open de Velocidade, enquanto disciplina de eleição para as barquetas da nova geração. Parece-nos a nós mais sensato, realizar uma nova série, que pode chamar-se Open de Velocidade B, onde seriam incluídos estes carros, usufruindo desta forma das benesses económicas inerentes à sua integração num evento organizado pela FPAK, fugindo aos custos proibitivos de organizar um troféu independente.
Obviamente o número de viaturas inscritas, será mais importante neste último caso, uma vez que corridas com poucos carros não interessam a ninguém, mas perguntamos nós, 5, 6, 7 Fiat Uno, no meio de 17 ou 18 protótipos fazem a diferença pela positiva?
Outra alternativa passaria por chamar outras iniciativas do género, como por exemplo os Datsun 1200 caso não se concretize o regresso do Troféu, ou com outros carros de baixo valor de mercado como o Fiat Uno e com igual sucesso de vendas, para integrar uma competição “low cost” a exemplo do que se faz por exemplo em Inglaterra. Desta forma o número de carros de cada competição num todo, daria por certo uma grelha aliciante e corridas fantásticas...
Ficam aqui as nossas preocupações e também as nossas sugestões...
Resumo do Regulamento Técnico elaborado com o apoio da FPAK.
- Mecânica base do modelo original é inalterável “Grupo 1”
- Altura mínima ao solo 80 mm
- Equipamento de Segurança Obrigatório
- Suspensão
- Amortecedores são livres, mantendo-se o mesmo tipo
- Molas com diâmetro máximo de 14 mm.
- Um único depósito de gasolina comercial por prova (treinos cronometrados e corrida)
- Pneumáticos radiais 165/65/R13 (marca a definir)
Regulamento Desportivo
- Regulamento Desportivo idêntico ao do Campeonato Open de Velocidade, com uma adenda específica que regulamenta:
- Classificação do Desafio Único
- Lastragem dos carros
- Zonas de publicidade
- Número e identificação das provas
- Outros a divulgar.
As pré-inscrições abrem hoje (20.12.2006), com todas as informações para os eventuais interessados a estarem disponíveis em
www.fe.up.pt/~desafio ou através do email
[email protected].
Fonte: velocidade.online.pt