Autor Tópico: Decapar Por Electrolise  (Lida 15498 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Decapar Por Electrolise
« Responder #15 em: 28 de Julho, 2007, 09:49:08 »
Citar
Estive a pesquisar na net e o ácido muriatico é nada mais nada menos do que ácido cloridrico mas em percentagens na ordem dos 10-20%, usuais para uso domestico.
Chama-se muriatico, porque o HCl se estrai do sal.

Mas agora surge-me uma duvida, que percentagens utilizar na mistura HCl/água para fazer a decapagem?
Vou tentar investigar isso..


Luis bar, tu quando trataste os teus tambores usas-te acido da coca-cola, é o muriatico?

 :t_up:
Usei, mas é o fosfórico....

vende-se como liquido anti ferrugem, mas mesmo diluido esse ácido agarra-se às mãos e asseguro-te que é tramado.

O muriático é dos mais fortes, os próprios vapores são mesmo demasiado nocivos.

esse ácido consegue desfazer cabelos nos canos e asseguro-te que é mesmo corrosivo...

Sheeko

  • Visitante
Decapar Por Electrolise
« Responder #16 em: 28 de Julho, 2007, 14:47:27 »
Acredito veramente no potencial desses acidos, pois ja vi demonstrações de efeictos do HCl na tv e ja deu para ter medo..

Resumindo, tanto um como outro desde que seja ácido é preciso manusear com muito cuidado... :smash:  


E em relação ás percentagens de água /Hcl tens alguma ideia?

Ainda há outro pormenor, so deves misturar agua com um acido de uma maneira. Por exemplo (penso que é juntar ácido á agua e nunca água ao acido).

MAs tenho de confirmar isso

 :t_up:  

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Decapar Por Electrolise
« Responder #17 em: 28 de Julho, 2007, 15:46:27 »
sim deve-se diluir o acido na agua nunca por agua no acido pois irá fazer o acido "espirrar"
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Sheeko

  • Visitante
Decapar Por Electrolise
« Responder #18 em: 30 de Julho, 2007, 22:39:37 »
boas
tentei descodificar o site e aquilo que retirei foi:


1-Dá-se um banho de acido fosfórico de 10h;
2-Dá-se um banho de 10min no acido muriatico(acido Cloridrico-HCl- a 30%)
3-A mistura para o tanque (o tanque nao pode ser metalico, plástico tipo Abs ou polipropileno acho que são os mais apropiados), tem as seguintes proporções:

10 a 15l de agua para 0.5l de acido muriatico;
Isto dá cerca de 5% de acido para 95% de agua (preferencialmente agua destilida)

A amperagem e a voltagem é assim um bocado a olho:
Os carregadores de baterias de carro normalmente dão 12v e entre 2 a 4 Amperes.
Penso que são bons para este tipo de função, só que nao são regulaveis.

Nota: no circuito eles colocam uma lampada em serie no fio negativo, apos as peças: eles explicam que gere melhor a corrente para melhorar a reacção quimica(sei que tem a ver com o Zinco), penso que tambem seja indiferente colaca-la no positivo ou no negativo, mas tem de ser em serie, em paralelo nao esta lá a fazer nada.

Bem eles tambem adicionam ao banho cloreto de zinco se nao me engano, em vês de um ferro em contacto com a agua no polo positivo usam placas de zinco.

Eu penso que sem o zinco se deve obter bons resultados, mas que parece sair melhor com zinco parece..

Bem espero ter ilucidado, vou testar esta porcaria nas ferias, para ver se dá bom resultado.

 :t_up:

 
 

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Decapar Por Electrolise
« Responder #19 em: 30 de Julho, 2007, 23:01:27 »
a corrente tem de ter um determinado sentido caso contrario nicles
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
Decapar Por Electrolise
« Responder #20 em: 30 de Julho, 2007, 23:11:26 »
Muito cuidado com o acido muriatico.


Hoje para limpar uns parafusos coloquei-os directamente no acido e fiz uma chafurdiçe de todo o tamanho, alem de que depois de tirar os parafusos estes sairam pretos... bastou lavar que melhorou! :)

Atenção que convem manuserar o acido muriático no exterior, os vapores são altamente irritantes.
« Última modificação: 30 de Julho, 2007, 23:14:35 por Bizarro »
small sports car...


Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Decapar Por Electrolise
« Responder #21 em: 30 de Julho, 2007, 23:21:23 »
Citar

Atenção que convem manuserar o acido muriático no exterior, os vapores são altamente irritantes.
Dá moca? :D


 (lol)  (lol)  (lol)  
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

alapimba

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1759
  • Karma:
    +0/-5
    • http://
Decapar Por Electrolise
« Responder #22 em: 19 de Agosto, 2007, 16:43:33 »
tanto estudo e ainda ninguem tentou?
ai ai ai...
Do contra!

Sheeko

  • Visitante
Decapar Por Electrolise
« Responder #23 em: 10 de Setembro, 2007, 16:57:08 »
bem estas ferias arranjei todo o material menos o carregador de baterias (faltou guito)

Mal tenha opurtinade vou testar esta porcaria.

Bizarro, é normal eles ficarem pretos, é proprio da reacção se lavares com diluente eles ficam um brinco :t_up:  

LoRd

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 180
  • Karma:
    +0/-0
    • http://www.poderwap.net
Decapar Por Electrolise
« Responder #24 em: 01 de Outubro, 2007, 03:07:06 »
Isto não é uma reacção de oxidação-redução?? (o contrário da oxidação)
Fiat 600 71" Friend.
Fiat 600d FÃ

Sheeko

  • Visitante
Decapar Por Electrolise
« Responder #25 em: 28 de Dezembro, 2007, 20:27:24 »
Boas estas férias aproveitei para testar a decapagem por electrolise! Os resultados nao chegaram a satisfazer 100% das espectativas mas considero que o balanço foi positivo.

No site o teste foi feito com soda cáustica e com um carregador de baterias, eu no primeiro teste utilizei àcido muriático (HCl) e uma fonte de alimentação AC/DC de 3A.
http://la5oopourlesnuls.free.fr/dotclear/i.../37-electrolyse



Fonte de alimentação


agua destilada e acido muriatico


A montagem do sistema é a seguinte:
Pega-se numa chapa metalica (de preferencia aço inox, mas aço macio tambem faz o trabalho, mas sem ser galvanizado, retirar o zinco ou outro revestimento antes de colocar no banho) e liga-se ao positivo (+) da fonte de alimentação.
De seguida liga-se a peça a decapar ao negativo(-) da fonte.
Posicionar as peças dentro de um recipiente de plastico (o tamanho do recipiente nao deve ser muito maior do que o tamanho necessario para colocar a chapa e a peças juntas para nao dispersar muito a corrente).
Coloca-se entao a agua primeiro (preferencialmente agua destilada) e só depois mistura-se o ácido (muito importante) numa proporção de 3 de água  para 1 de ácido.
Em relação aos amperes eu recomendo uma fonte mais forte que a minha, uma que debite entre 5 e 8 amperes, pois é mais forte e eficas. Faz com que o a ferrugem se solte mais rapidamente.

http://fiat5oo.free.fr/blog/electrolyse/electop.gif
Legenda:
Eau-água
Soude-soda caustica
acier-aço maçio
rechargeur-recarregador de baterias(fonte de alimentação)

NOTAS:
Primeiro a água depois o ácido;
A chapa e a peça nao devem tocar;
Manusear o ácido com luvas e ao ar livre  para nao inalar os vapores, pois sao muito fortes;





Fotos do processo


Bem pesso desculpa por nao tirar fotos á peça no final, estas foram tiradas com a webcam do meu portatil e depois nao consegui tirar mais, porque ando com problemas nos driver's ate tive sorte em conseguir estas...

Após duas horas e meia a ferrugem desapareceu totalmente da peça, mas a peça ficou com algumas manchas. Passei petroleo e o escovilhão e ficou impecavel.
Por isso se a peça nao ficar com um metal cristalino nao desesperem pois é mesmo assim.
Se souberem frances, no site acima aconteceu exactamente a mesma coisa e depois teve de escovar as peças.

No segundo teste utilizei soda caustica, e a meu ver a soda caustica é mais agressiva o que para peças com muita ferrugem sera a mais recomendavel.
Eu diria para peças finas HCl e para peças grossas soda caustica.
Mas vou fazer mais testes para tirar melhores conclusoes.

O site que pus em baixo nao mostra decapagem mas sim para electrozincagem, isto é exactamente o oposto, em vez de retirar reveste  a superficie, neste caso com zinco. É um tratamento bastante usual em peças metalicas anti-ferrugem.
http://pagesperso-orange.fr/terres.ciel/zinguage.htm

Em baixo deixo alguns sites com informação interessante:

Decapagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Decapagem

Electrólise:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lise

Ferrugem/oxidação-redução
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrugem

Ácido Cloridrico:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_clor%C3%ADdrico

Sóda caustica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_s%C3%B3dio
« Última modificação: 29 de Dezembro, 2007, 03:28:15 por Sheeko »

MGConcept

  • Illuminati
  • Zagato

  • Offline
  • *****
  • 1261
  • Karma:
    +1/-0
Decapar Por Electrolise
« Responder #26 em: 28 de Dezembro, 2007, 22:01:06 »
:bompost:  :tasla:  
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Decapar Por Electrolise
« Responder #27 em: 05 de Janeiro, 2008, 23:25:06 »
Muito bem, fico a aguardar pelos teus próximos resultados, para ver quais os melhores reagentes a utilizar. Já deste uma grande ajuda para os interessados no assunto  :d_grin:

 :bompost:

 :fiatistas:  
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Rui Felizardo

  • Visitante
Decapar Por Electrolise
« Responder #28 em: 06 de Janeiro, 2008, 01:05:42 »
Parece ser uma solção muito boa! E funciona tão bem com peças grandes como em peças pequenas?

850pequenino

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3505
  • Karma:
    +10/-8
    • www.fiat850special.blogspot.com
Decapar Por Electrolise
« Responder #29 em: 06 de Janeiro, 2008, 12:55:02 »
Citar
Boas estas férias aproveitei para testar a decapagem por electrolise! Os resultados nao chegaram a satisfazer 100% das espectativas mas considero que o balanço foi positivo.

No site o teste foi feito com soda cáustica e com um carregador de baterias, eu no primeiro teste utilizei àcido muriático (HCl) e uma fonte de alimentação AC/DC de 3A.
http://la5oopourlesnuls.free.fr/dotclear/i.../37-electrolyse



Fonte de alimentação


agua destilada e acido muriatico


A montagem do sistema é a seguinte:
Pega-se numa chapa metalica (de preferencia aço inox, mas aço macio tambem faz o trabalho, mas sem ser galvanizado, retirar o zinco ou outro revestimento antes de colocar no banho) e liga-se ao positivo (+) da fonte de alimentação.
De seguida liga-se a peça a decapar ao negativo(-) da fonte.
Posicionar as peças dentro de um recipiente de plastico (o tamanho do recipiente nao deve ser muito maior do que o tamanho necessario para colocar a chapa e a peças juntas para nao dispersar muito a corrente).
Coloca-se entao a agua primeiro (preferencialmente agua destilada) e só depois mistura-se o ácido (muito importante) numa proporção de 3 de água  para 1 de ácido.
Em relação aos amperes eu recomendo uma fonte mais forte que a minha, uma que debite entre 5 e 8 amperes, pois é mais forte e eficas. Faz com que o a ferrugem se solte mais rapidamente.

http://fiat5oo.free.fr/blog/electrolyse/electop.gif
Legenda:
Eau-água
Soude-soda caustica
acier-aço maçio
rechargeur-recarregador de baterias(fonte de alimentação)

NOTAS:
Primeiro a água depois o ácido;
A chapa e a peça nao devem tocar;
Manusear o ácido com luvas e ao ar livre  para nao inalar os vapores, pois sao muito fortes;





Fotos do processo


Bem pesso desculpa por nao tirar fotos á peça no final, estas foram tiradas com a webcam do meu portatil e depois nao consegui tirar mais, porque ando com problemas nos driver's ate tive sorte em conseguir estas...

Após duas horas e meia a ferrugem desapareceu totalmente da peça, mas a peça ficou com algumas manchas. Passei petroleo e o escovilhão e ficou impecavel.
Por isso se a peça nao ficar com um metal cristalino nao desesperem pois é mesmo assim.
Se souberem frances, no site acima aconteceu exactamente a mesma coisa e depois teve de escovar as peças.

No segundo teste utilizei soda caustica, e a meu ver a soda caustica é mais agressiva o que para peças com muita ferrugem sera a mais recomendavel.
Eu diria para peças finas HCl e para peças grossas soda caustica.
Mas vou fazer mais testes para tirar melhores conclusoes.

O site que pus em baixo nao mostra decapagem mas sim para electrozincagem, isto é exactamente o oposto, em vez de retirar reveste  a superficie, neste caso com zinco. É um tratamento bastante usual em peças metalicas anti-ferrugem.
http://pagesperso-orange.fr/terres.ciel/zinguage.htm

Em baixo deixo alguns sites com informação interessante:

Decapagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Decapagem

Electrólise:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lise

Ferrugem/oxidação-redução
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrugem

Ácido Cloridrico:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_clor%C3%ADdrico

Sóda caustica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_s%C3%B3dio
o que fazes ao acido depois de fazeres a operaçao?