Autor Tópico: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v  (Lida 37061 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #15 em: 09 de Janeiro, 2012, 21:42:24 »
-Efectuar a regulaçao e a mediçao com o motor frio.
-Desligar no lado da tampa das valvulas o tubo de reciclagem dos vapores de oleo do carter.
-Desmontar o filtro do ar completo.
-Desligar e afastar os fios das velas.
-Desmontar a tampa das valvulas e a sua junta.
-Rodar o motor no seu sentido normal, com o auxilio duma chave adequada introduzida no parafuso da polia da cambota (ou duma roda da frente depois de elevar e apoiar o veiculo no lado dessa mesma roda engrenando a 5ª velocidade) ate que o excentrico esteja orientado para cima.
-Medir na posiçao atras referida, com o auxilio de um apalpa-folgas, a folga entre o excentrico e o impulsor em todas as valvulas da mesma forma.
-Comparar a folga encontrada e a preconizada (encontrada mais abaixo no topico)
-Substituir, quando necessario, a pastilha, por uma outra com a espessura adequada, depois de ter determinado a diferença entre a folga encontrada e a preconizada.


 :bompost: :t_up:


Para realizar esta operaçao comprimir o impulsor e a mola, com o auxilio da ferramenta especifica (ref.186 044 3060) ou uma outra adequada. (ha quem faça com chave de fendas)

NOTA: as pastilhas "calços" de regulaçao, sao fornecidos nas espessuras de 3,20 a 4,70 de 0,05 em 0,05. a Volvo tem pastilhas até 5,00.

-Orientar, quando de montagem a inscriçao, com a espessura da pastilha para o lado do impulsor.
-Repetir a operaçao em todas as valvulas.
-Efectuar a reposiçao dos componentes pela ordem inversa da desmontagem.

TRUQUE: quando o desgaste é apenas da pastilha, é comun apenas virala ao contrario para durar mais uns kms.

-Folga para os motores FIRE de 8 valvulas é:

ADM (mm):0,30 +- 0,05
ESC (mm):0,40 +- 0,05

TIPS:
-usar oleo no apalpa-folgas para deslizar melhor
-manter o apalpa-folgas direito e não em angulo para obter a medida correta

de momento nao tenho fotos da operaçao mas quando tiver meto (se alguem tiver e queira colaborar pm :t_up:   )


editado em 04/11/2009 para alterar titulo

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #16 em: 14 de Janeiro, 2012, 07:56:58 »
boas gostava de ver umas fotos da afinação das válvulas principalmente em relação  á arvore de cames( se possivel) porque no meu caso eu tive um amigo que me fez esse trabalho eu estava lá mas  só fiquei a ver pois não sabia,  mas como foi tudo a despachar fiquei sem perceber qual a posição ideal. (aquando se mede com o apalpa folgas)
Em relação as folgas cada carro tem a sua tolerância podem ser fire mas um caso é um caso. confirmem no manual do carro.
Digo istom porque afinou-se as válvulas do meu com umas medidas e depois li o manual do lancia existiam discrepancias, eram adequadas mas para o fiat uno.
um abc
« Última modificação: 14 de Janeiro, 2012, 08:00:41 por aprendiz »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #17 em: 14 de Janeiro, 2012, 13:14:39 »
boas gostava de ver umas fotos da afinação das válvulas principalmente em relação  á arvore de cames( se possivel) porque no meu caso eu tive um amigo que me fez esse trabalho eu estava lá mas  só fiquei a ver pois não sabia,  mas como foi tudo a despachar fiquei sem perceber qual a posição ideal. (aquando se mede com o apalpa folgas)
Em relação as folgas cada carro tem a sua tolerância podem ser fire mas um caso é um caso. confirmem no manual do carro.
Digo istom porque afinou-se as válvulas do meu com umas medidas e depois li o manual do lancia existiam discrepancias, eram adequadas mas para o fiat uno.
um abc

este DIY foi criado para responder a um membro do forum dai ser algo vago mas tem a info necessaria para quem tem o minimo de conhecimento efectuar o trabalho...

as folgas de valvulas dos FIRE são identicas em todos, as medidas fornecidas são as do manual tecnico da Fiat que até a presente data não sofreu alterações nesse ponto.. ou o teu motor não é FIRE ou o manual que viste não foi publicado pela Fiat..

afinar valvulas não é um trabalho de 5min, quando se vê alguem a fazer dá bastante tempo para quem está realmente a vêr (e não olhar/marcar presença) perceber como se faz..

num motor de pastilhas só há uma unica posição para medir a folga das valvulas, é com o embolo a apontar para cima.

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #18 em: 14 de Janeiro, 2012, 15:21:47 »
este DIY foi criado para responder a um membro do forum dai ser algo vago mas tem a info necessaria para quem tem o minimo de conhecimento efectuar o trabalho...

as folgas de valvulas dos FIRE são identicas em todos, as medidas fornecidas são as do manual tecnico da Fiat que até a presente data não sofreu alterações nesse ponto.. ou o teu motor não é FIRE ou o manual que viste não foi publicado pela Fiat..

afinar valvulas não é um trabalho de 5min, quando se vê alguem a fazer dá bastante tempo para quem está realmente a vêr (e não olhar/marcar presença) perceber como se faz..

num motor de pastilhas só há uma unica posição para medir a folga das valvulas, é com o embolo a apontar para cima.
Eu não te estava a criticar mas se te sentiste ofendido nao percebo...
em relaçao as folgas vais ao manual do lancia y 10 e depois vais ao do uno( ambos motores fire) e verás que são diferentes.
em relação a aprender a 1... quando for grande quero ser como tu
quando me inscrevi aqui foi porque via pessoas que gostavam de carros, de mecânica e da do grupo fiat se és moderador apenas para tentares rebaixar os outros porque achas que sabes tudo..algo está mal nunca te faltei ao respeito mas já não é a 1 vez que tu me faltas a mim, não estás a falar com um gaiato nem muito menos parente... nunca fui ofensivo com ninguém mas também não te admito a ti que sejas.
quem é que aqui sabe tudo?

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #19 em: 14 de Janeiro, 2012, 15:48:34 »
 "folgas de válvulas de funcionamento a frio:
-admissão mm 0,40 +-0,05
-escape mm 0,50 +-0,05
lancia y10 serie 3 de 1994 versão iglo
1.1 i.e Este motor não é fire?!
o scolari é que tinha razão... :lancia:

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #20 em: 14 de Janeiro, 2012, 15:53:40 »
Eu não te estava a criticar mas se te sentiste ofendido nao percebo...
em relaçao as folgas vais ao manual do lancia y 10 e depois vais ao do uno( ambos motores fire) e verás que são diferentes.
em relação a aprender a 1... quando for grande quero ser como tu
quando me inscrevi aqui foi porque via pessoas que gostavam de carros, de mecânica e da do grupo fiat se és moderador apenas para tentares rebaixar os outros porque achas que sabes tudo..algo está mal nunca te faltei ao respeito mas já não é a 1 vez que tu me faltas a mim, não estás a falar com um gaiato nem muito menos parente... nunca fui ofensivo com ninguém mas também não te admito a ti que sejas.
quem é que aqui sabe tudo?

tanto o manual tecnico do uno como y10 apresentam os mesmos valores, tal como os puntos.. estou a referir manuais tecnicos publicados pela fiat, haynes tambem costuma apresentar os mesmos valores que de fabrica..

não estou a rebaixar ninguem, apenas acho que afinar valvulas num motor de pastilhas é um trabalho tão facil que ao fim de se ver afinar duas já se percebe como se deve fazer, se fosse um sistema desmo já percebia onde andava a dificuldade..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #21 em: 14 de Janeiro, 2012, 16:13:04 »
"folgas de válvulas de funcionamento a frio:
-admissão mm 0,40 +-0,05
-escape mm 0,50 +-0,05
lancia y10 serie 3 de 1994 versão iglo
1.1 i.e Este motor não é fire?!
o scolari é que tinha razão... :lancia:

ainda não te vi dizer qual é o manual tecnico da fiat que diz esses dados...

o iglo tem exactamente o mesmo motor do 1.1ie e é coberto pelo manual de 92-96 que contradiz os dados que anuncias..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #22 em: 14 de Janeiro, 2012, 16:21:37 »
é assim o manual da lancia não é diz isto especificamente.
Dizeres que um gajo está    a fazer conta que  vê mas só está lá a ocupar espaço isso é dar moral?
Eu não gosto de pedir ajuda mas nesse dia pedi fizeram-me isso mas ainda por cima o torneiro estava quase a fechar um gajo a ser pressionado, percebi quase tudo a a certeza sobre posicão da arvore de cames para na posição que ia ser medida não fiquei com certezas absolutas mais o erro que esse meu colega cometeu um erro e estava a ver que ainda teria que voltar não ajuda em nada, mas como fizeram foi desbastaram a haste das valvulas para não se comprar pastilhas(caso necessário) e ainda deixaram uma pastilha encavalitada e desbastaram demais uma das valvulas tudo a correr mal achas que tive boas condições para aprender?
e agora só queria ter certezas absolutas para eu próprio e sozinho comprar válvulas, pastilhas e fazer eu sozinho. mas para um trabalho de precisão quero ter certezas ou então mais vale estar quieto.
e obvio que como anteriormente falei está muito esplicativo a forma como aqui postaste, mas  a nível das  folgas farei como refere este manual.
tem calma contigo eu só quero ganhar conhecimentos, partilhar, e passar uns bons momentos a visionar uns projectos tão interessantes como aqui vejo.
não quero, nem gosto de guerras nem me quero sobrepor a ninguém, quero tudo na base do respeito sempre.um abc

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #23 em: 14 de Janeiro, 2012, 16:24:26 »
como queiras mal possa digitalizar assim o farei.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #24 em: 14 de Janeiro, 2012, 16:33:52 »
é assim o manual da lancia não é diz isto especificamente.
Dizeres que um gajo está    a fazer conta que  vê mas só está lá a ocupar espaço isso é dar moral?
Eu não gosto de pedir ajuda mas nesse dia pedi fizeram-me isso mas ainda por cima o torneiro estava quase a fechar um gajo a ser pressionado, percebi quase tudo a a certeza sobre posicão da arvore de cames para na posição que ia ser medida não fiquei com certezas absolutas mais o erro que esse meu colega cometeu um erro e estava a ver que ainda teria que voltar não ajuda em nada, mas como fizeram foi desbastaram a haste das valvulas para não se comprar pastilhas(caso necessário) e ainda deixaram uma pastilha encavalitada e desbastaram demais uma das valvulas tudo a correr mal achas que tive boas condições para aprender?
e agora só queria ter certezas absolutas para eu próprio e sozinho comprar válvulas, pastilhas e fazer eu sozinho. mas para um trabalho de precisão quero ter certezas ou então mais vale estar quieto.
e obvio que como anteriormente falei está muito esplicativo a forma como aqui postaste, mas  a nível das  folgas farei como refere este manual.
tem calma contigo eu só quero ganhar conhecimentos, partilhar, e passar uns bons momentos a visionar uns projectos tão interessantes como aqui vejo.
não quero, nem gosto de guerras nem me quero sobrepor a ninguém, quero tudo na base do respeito sempre.um abc

o que referes nunca se faz com uma unica exceção, só se desbasta as valvulas para permitir afinar a folga quando se corta as sedes perto dos limites.. mesmo nesses casos é preferivel trocar as sedes a desbastar as valvulas..

para afinar folgas não é preciso tirar a arvore de cames, facilita mas não é necessario..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #25 em: 14 de Janeiro, 2012, 17:16:16 »




pronto isto é o que está no manual.
tens razão nunca se deve fazer daquele modo mas fez-se a e até para se rectificar o erro teve que se "comer" a sede de uma das válvulas, para aprender que é o meu caso que nunca tinha visto achas realmente que posso ter certezas em tudo o que vi?
mas como não gostei do que vi andei a ler , a fazer pesquisas aqui e em todo o tipo de site, mais o que estou a aprender no meu curso para querer alterar o que foi feito mas há coisas que tem que se ver para fazer sentido toda a teoria.
Em relação as folgas estamos falados.
um abc :lancia:
« Última modificação: 14 de Janeiro, 2012, 18:17:21 por aprendiz »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #26 em: 14 de Janeiro, 2012, 18:18:57 »
o que mostras é um manual de manutenção e não um manual tecnico.. muitas vezes está certo mas costumam jogar sempre pelo seguro..

podes usar os dados indicados nesse manual, com essas medidas o motor fica seguro apesar de ter uma imperceptivel perca de compressão.. com o desgaste as valvulas têm a tendencia em apertar, há exceções onde alargam como desgaste na arvore de cames mas isso já é outra materia e nada normal, não é normal um fire apresentar desgaste na arvore de cames, quando isso acontece é quase sempre devido a pastilha ter colado e não rodar devidamente..

valvulas demasiado largas causam estragos tanto nas sedes como na cabeça da valvula de bater..

por outro lado valvulas apertadas causam valvulas queimadas e excesso de desgaste tanto nas pastilhas como na arvore de cames, é das causas mais comuns de valvulas partirem a cabeça o conhecido "dropped a valve" que se vê.. chega a um ponto que a valvula não chega a fechar e começa por aparentar a falta de compressão..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #27 em: 14 de Janeiro, 2012, 18:23:20 »
Mas quem faz a manutenção não são mecânicos ou mecatrónicos? não é técnico? então tá bem os gajos da lancia lá sabem!
errar não é defeito não admitir é...

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #28 em: 14 de Janeiro, 2012, 18:39:58 »
Mas quem faz a manutenção não são mecânicos ou mecatrónicos? não é técnico? então tá bem os gajos da lancia lá sabem!
errar não é defeito não admitir é...

manual de manutenção é dirigido a proprietarios e em certas marcas até incluidos com os manuais quando se compra o carro, manual tecnico é dirigido a oficinas. manuais tecnicos são comprados e depois recebem updates gratuitos ao longo dos anos..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

aprendiz

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 246
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [DIY] Afinar Valvulas Motores Fire 8v
« Responder #29 em: 14 de Janeiro, 2012, 18:48:51 »
se assim o for depois mostra-me os mesmos dados para o mesmo motor pela lancia, se fazem upgrades  ou seja todas as adaptações que tenham feito e se tu dispoes de tal informação não te custa nada.
se mostrares aprendo mais senão... ficamos assim.
um abc