Fiatistas

Notizie => Notizie Tricolore => Tópico iniciado por: Tiffosi em 25 de Março, 2015, 19:42:12

Título: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: Tiffosi em 25 de Março, 2015, 19:42:12

Fiat Linea 2016, foto spia della berlina


(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-01.jpg)


A futura berlina de Lingotto avistada pela primeira vez em estradas da Suécia, as fotos e as primeiras informações.

Estas fotografias espias mostram pela primeira vez um protótipo da futura geração do, três volumes pensado para os mercados emergentes. O novo Fiat Linea deve chegar nos diversos mercados internacionais durante 2016, proposta como uma berlina média de baixo custo de aquisição e de manutenção. Embora o protótipo em questão se encontre camuflado é possível adivinhar algumas peculiaridades que caracterizam a viatura.

O novo Fiat Linea será de facto mais longo e mais largo do que o actual, oferecendo assim uma habitabilidade melhorada e mais conforto em marcha. Isso será possível graças à provável adopção da plataforma com arquitectura Small Wide derivada da GM, já visto em carros como o Fiat 500X e o Jeep Renegade. Além disso o novo Fiat Linea se caracterizará pela presença de pequenas unidades sobrealimentadas pensadas para obter emissões baixas e alta eficiência em viagem.

De acordo com os primeiros rumores há a possibilidade da comercialização do novo Fiat Linea nos mercados da Europa Oriental, com uma possível entrada nos Estados Unidos em uma hipotética versão Dodge. Finalmente parece que o mercado da América Latina deverá continuar mais alguns anos, com a actual geração da berlina (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=31631.0) que será comercializada por mais alguns anos.

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-02.jpg)

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-03.jpg)

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-04.jpg)

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-05.jpg)

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-06.jpg)

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-07.jpg)

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-08.jpg)

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-09.jpg)

(http://media.autoblog.it/f/fia/fiat-linea-2016-foto-spia/fiat-linea-10.jpg)

Fonte:  AutoBlog.it, por Mirco Magni

Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: lovefiat em 25 de Março, 2015, 23:22:42
Espero que seja mais largo que o seu antecessor! :dry:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 26 de Março, 2015, 17:07:38

Deve ser algum idêntico a este

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=32158.msg533600#msg533600 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=32158.msg533600#msg533600)
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: lovefiat em 26 de Março, 2015, 19:12:33
Deve ser algum idêntico a este

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=32158.msg533600#msg533600 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=32158.msg533600#msg533600)

Agrada-me a ideia! :d_grin:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 21 de Abril, 2015, 18:27:52


Novo Fiat Linea 2016 revela mais de suas linhas


(http://carplace.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/04/novo-Linea-flagra.3-620x323.jpg)


Com lançamento comercial programado para 2016, a nova geração do Linea segue em ritmo constante de testes pela Fiat. Em flagra recente realizado na Turquia pelo site Ototeknikveri, o modelo aparenta estar com visual praticamente pronto e já deixa escarpar detalhes do modelo final, como desenho das calotas e formato das lanternas. A produção acontecerá em solo turco junto com o novo Bravo. Para tanto, a quantia de US$ 1 bilhão (mais de R$ 3 bilhões) em investimentos já foi confirmada.

Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas tudo indica que o modelo abandonará o batismo Linea. Informações de bastidores dão conta de que a ideia da Fiat é posicionar o modelo junto do Bravo e agregar um aspecto ligeiramente mais refinado. A carroceria atual, inclusive, seguirá em produção como opção de entrada para atender a demanda de mercados de todo o Leste Europeu.

A plataforma a ser usada será a B-Wide, vinda do 500L e que também estará presente no sucessor do Bravo. Ambos os lançamentos serão inéditos e sem qualquer relação com a dupla Viaggio/Ottimo, comercializados apenas na China.

(http://carplace.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/04/novo-Linea-flagra.2-620x375.jpg)

(http://carplace.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/04/novo-Linea-flagra-620x324.jpg)

Fonte: Carplace, por Dyogo Fagundes


Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: TugasMadrid em 21 de Abril, 2015, 18:40:39
Segue entao a mesma linha actual. Ligeiramente mais alto mas... largura reduzida.

Deviam, para mim, alargar um pouco mais. Mas se quiserem dar por troca do meu Linea 2008...  :t_up:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 08 de Maio, 2015, 19:21:58

Primeira imagem do substituto do Fiat Linea


(http://assets1.autoportal.iol.pt/galeria/379469/694x476)


Estreia no Salão de Istambul, na Turquia

A Fiat divulgou a primeira imagem de uma nova berlina de três volumes, destinada a substituir o Linea. A apresentação está marcada para o Salão de Istambul, na Turquia, entre 22 e 31 de maio.

O novo modelo, ainda sem nome oficial, foi desenvolvido pelo Centro de Estilo da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na Turquia, onde será igualmente produzido (fábrica de Bursa).

Estará assente na plataforma “Small US Wide”, a mesma utilizada pelo Fiat 500L, 500X e Jeep Renegade.

De resto, sabe-se que o lançamento está marcado para novembro, desconhecendo-se ainda se estará disponível em Portugal.

Fonte: Auto Portal

Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 08 de Maio, 2015, 19:28:37
Segue entao a mesma linha actual. Ligeiramente mais alto mas... largura reduzida.

Deviam, para mim, alargar um pouco mais. Mas se quiserem dar por troca do meu Linea 2008...  :t_up:

Consta que fica posicionado na gama do Bravo, afastasse do Punto  :t_up:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: RSAC em 21 de Maio, 2015, 14:01:06
Fiat apresenta o Aegea

(http://icsphotography.it/wp-content/uploads/2015/05/150521_Fiat_progetto-aegea_01.jpg)

(http://icsphotography.it/wp-content/uploads/2015/05/150521_Fiat_progetto-aegea_02.jpg)

(http://icsphotography.it/wp-content/uploads/2015/05/150521_Fiat_progetto-aegea_03.jpg)

(http://icsphotography.it/wp-content/uploads/2015/05/150521_Fiat_progetto-aegea_04.jpg)

(http://icsphotography.it/wp-content/uploads/2015/05/150521_Fiat_progetto-aegea_05.jpg)


Fonte: http://icsphotography.it/2015/05/fiat-aegea-2015-prime-foto-ufficiali-per-la-compact-sedan/ (http://icsphotography.it/2015/05/fiat-aegea-2015-prime-foto-ufficiali-per-la-compact-sedan/)
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 21 de Maio, 2015, 15:26:30
Só não gosto do nome
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Rara em 21 de Maio, 2015, 15:58:25
Só não gosto do nome

O nome até se papa bem, agora aquela jante, é Citroen stlye, mau demais...  :dry: :dry:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: RSAC em 21 de Maio, 2015, 16:35:21
Parece que o AE lê-se É portanto fica Fiat Égea
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: TugasMadrid em 21 de Maio, 2015, 16:44:59
Gostei, se a Fiat quiser faço troca por troca com o meu Linea!

Vendo as fotografias parece-me que finalmente juntaram a Fiat com a Lancia. Esse é mesmo um Fiat Lancia.

Será que com isso vao acabar com a Lancia? Seria uma pena mas é mais racional com este novo posicionamento.

Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: niko em 21 de Maio, 2015, 19:11:54
Bem giro!! :fiat: :t_up:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: naso em 21 de Maio, 2015, 21:50:51
Parece bem conseguido, agora falta ver ao vivo, muitos...  :t_up:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: lmml em 22 de Maio, 2015, 11:25:23
Epá... epá... então a Fiat demorou e até fez um bom trabalho.
Gostei do carro. Um ponto ou outros não é a "meu gosto", mas no geral está mesmo muito bom.
O Linea já me parecei um optimo carro, mas este parece-me que tem "pernas" para ser uma aposta ganha.
Sobre o Linea, ou se vendeu muito pouco por cá e isso deverá ser culpa de uma oferta ridiculamente limitada, sem "variedade", ou o pessoal não gostou mesmo da máquina. Não percebo poruq deixou de ser vendido por cá, acontecendo que em Espanha se vende e com várias e interessantes variações de equipamento e motores.
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: TugasMadrid em 22 de Maio, 2015, 12:25:33
Em Espanha o Linea 2014 (ultima actualizaçao) também já nao é vendido.

O Linea tem o seu mercado apenas no Brasil, Turquia, India e pouco mais. Uma pena...
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: lmml em 22 de Maio, 2015, 13:27:59
Ok, confesso que há meses que não consulto a Fiat Espanha para ver que oferta há por lá.
Uma coisa é certa, há sempre mais variedade que em Portugal.
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: RSAC em 23 de Maio, 2015, 16:06:43
Alguém abusou do Lambrusco...

(http://img.auto.cz/news/img/galleries/2015-21/fiae812_555ee66303639.jpg)
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 26 de Maio, 2015, 11:53:09


Primeiras imagens do Aegea,
o novo Fiat Linea


(http://assets1.autoportal.iol.pt/galeria/380540/694x476)


Novo familiar compacto será produzido na Turquia

A Fiat escolheu o Salão Automóvel de Istambul, na Turquia, para desvendar o Aegea, uma berlina compacta que vem substituir o Linea.

Com 4,5 metros de comprimento, 1,78 metros de largura e 1,48 metros de altura, o Aegea caracteriza-se pelo amplo espaço interior e uma enorme bagageira com 510 litros.

O Aegea foi desenvolvido pelo Centro de Estilo da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na Turquia, onde será igualmente produzido (fábrica de Bursa).

Estará assente na plataforma “Small US Wide”, a mesma utilizada pelo Fiat 500L, 500X e Jeep Renegade.

Este três volumes, adversário de modelos como o Dacia Logan e do Skoda Rapid, terá à escolha dois motores MultiJet II turbodiesel e dois a gasolina, com potências entre os 95 e os 120 cv.

A versão mais económica anuncia um consumo inferior a 4 litros aos cem.

A designação Aegea, de resto, presta homenagem à cidade portuária turca que une o Oriente com o Ocidente.

O lançamento no mercado está marcado para novembro, desconhecendo-se ainda se estará disponível em Portugal.

Fonte: Auto Portal

Título: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 12 de Outubro, 2015, 17:49:06

O regresso do Fiat Tipo


(http://www.autoportal.iol.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Tipo-1-807x346.jpg)


É o regresso do Fiat Tipo, popular modelo que esteve no mercado entre 1988 e 1995. O nome renasce das cinzas para ser utilizado numa nova gama de modelos familiares, a começar por uma berlina de três volumes.

A versão de produção do Egea, que será vendido na Turquia, onde é produzido, com o nome original, o mesmo do protótipo, estará à venda a partir de janeiro de 2016.

O novo Tipo é um modelo global de quatro portas e estará disponível com quatro motores, dois Diesel Multijet e outros tantos a gasolina, com potências entre os 95 e os 120 cv.

Com 4,50 metros de comprimento, 1,78m de largura, 1,48m de altura, o novo Tipo anuncia uma bagageira com 510 litros de capacidade.

A gama incluirá ainda uma carrinha e um hatchback de cinco portas, semelhante ao Tipo original, que serão produzidos juntamente com a berlina de três volumes em Bursa, na Turquia.

Fonte: Auto Portal
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: niko em 12 de Outubro, 2015, 20:24:52
Hatchback??? :lovesigh: :lovesigh: Tou ancioso por ver esse hatchback. :P :P
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: RSAC em 12 de Outubro, 2015, 21:40:36
A carrinha e a berlina deviam chamar-se Tempra mas pronto venham eles.
Título: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 13 de Outubro, 2015, 19:09:55

Fiat Turquia revela imagens oficiais do futuro Tipo


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-0.jpg)


A Fiat Turquia revelou as imagens oficiais e finais da berlina compacta Aegea que no mercado europeu assumirá o nome de Tipo.

Recorde-se que este modelo trata-se do sucessor directo do Linea e representa uma forte aposta da marca italiana para incrementar as suas vendas em mercados emergentes, como o da Turquia, país onde será produzido.

O Aegea tem por base a plataforma B-Wide do grupo FCA, a mesma que deu origem ao 500X e 500L e ao Jeep Renegade. Em termos de equipamento de série o destaque vai para os sensores de estacionamento, câmara de visão traseira, sensores de chuva, faróis automáticos , sistema de infoentretenimento Uconnect com navegação, tela TFT para o computador de bordo e volante multifunções.

As motorizações são económicas e de altas prestações: dois motores Multijet II turbo diesel e dois motores a gasolina, com transmissão manual ou automática e potência entre 95 e 120 cv.

A marca italiana ainda não revelou preços mas tudo indica que os valores se situarão na ordem dos 12 mil euros e que até à data, todos os parceiros se mostraram interessados e com expectativas elevadas em relação ao modelo revelado no Salão de Istambul, em maio. Em novembro o modelo começará a ser vendido na Turquia e posteriormente em mais 40 países pertencentes à Europa, África e Médio Oriente.

Em março do próximo ano, em Genebra, a Fiat irá revelar as versões hatchback e carrinha.

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-1.jpeg)

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-2.jpeg)

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-5.jpg)

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-12.jpg)

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-13.jpg)

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-14.jpg)

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-15.jpg)

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-16.jpg)

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fiat-Egea-18.jpg)

Fonte: Auto Monitor, por Mariana Dias

Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: elvales em 13 de Outubro, 2015, 23:36:33
Está bem engraçado e já fazia falta há muito , o Linea nunca foi uma opção válida...
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: lovefiat em 14 de Outubro, 2015, 09:17:25
A traseira está engraçada, porém a frente deixa muito a desejar  :smash: , poderá a foto ter alguma culpa... :unsure:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: jmonteiro em 14 de Outubro, 2015, 17:52:58
hmmm  :yeah:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: GT Abarth em 19 de Outubro, 2015, 20:14:47
Hoje em conversa no Aeroporto com alguém que trabalha na FIAT (Fábricas), contou-me que conhece a fábrica Turca onde agora se está a fazer o Nuova Tipo e que está a correr bem, que estão quase sem problemas. Esteve lá agora.
E o carro é bastante sólido e bom.
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Giugiaro em 30 de Novembro, 2015, 14:39:15
Título: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 03 de Dezembro, 2015, 17:59:43


Fiat Tipo sedan é o primeiro modelo de uma família de três


(http://www.autohoje.com/media/k2/items/cache/8fd43b43bb604e7d8431262dd22e02be_L.jpg)


Depois do sucesso alcançado com o Fiat 500 e com todas as derivações do modelo que tem vindo a lançar desde 2007, a marca italiana parece querer mudar o azimute e voltar-se para outros segmentos com veículos mais convencionais.

O senhor que se segue no universo da marca de Turim é a reedição de mais um nome mítico do construtor. A designação Tipo, que tanto sucesso conquistou, primeiro em 1910, onde foi nome exclusivo de cinco modelos da marca, e depois em 1988, com o lançamento do hatchback Tipo que de 1988 até 1999 vendeu 2 milhões de unidades.

O novo Tipo de 3 volume é a primeira carroçaria de uma família de três modelos que se completa no salão de Genebra com o lançamento de um cinco portas e de uma carrinha. O Tipo sedan, que chega a Portugal em fevereiro, assenta na plataforma modular da Fiat que se chama small/wide e que também de base ao 500X e Jeep Renegade e ao 500L. O grande objetivo deste modelo passa por concorrer diretamente com os segmento C, onde se incluem Golf e Mégane. A Fiat acredita que este não será o modelo ideal para o fazer, mas o cinco portas poderá ter bons argumentos.

Espaço e preço em conta são as grandes virtudes de um modelo que vai chegar ao mercado português em fevereiro com três motores, o 1.4 16V de 95 cv a gasolina, o 1.3 Multijet de 95 cv e o 1.6 Multijet de 120 cv.Os níveis de equipamento são três: Pop, Easy e Lounge.

Fonte: Auto Hoje
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 22 de Dezembro, 2015, 19:44:39


Novo Fiat Tipo
galardoado com premio Autobest


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/12/151126_Fiat_Tipo_18-1024x622.jpg)


O novo Fiat Tipo já recebeu um galardão, atribuído pelo pelo júri internacional da Autobest – organização independente nascida em 2001 – garantido o título ‘Autobest 2016’. Os jurados reconheceram ao novo Tipo as suas qualidades de “value for money", elemento-chave na estratégia da família funcional Fiat, ao concentrar-se, através de uma gama simples e de uma oferta comercial transparente, naquilo que o cliente considera mais importante.

O novo Tipo foi eleito por um júri composto por 26 jornalistas especializados, em representação de outros tantos países europeus que, no seu conjunto, correspondem a 91% da população continental, tendo-lhe sido atribuídos 1492 pontos com base em 13 parâmetros, como design, conforto, economia de exercício, facilidade de condução, preço, rede assistencial, distribuição de peças, versatilidade e relação conteúdos/preço. Em suma, para vencer, um automóvel deve constituir a melhor oferta para a maior parte dos clientes europeus.

Este ano triunfou o novo Fiat Tipo ao classificar-se no primeiro lugar, à frente dos outros quatro finalistas: o novo Opel Astra, o novo Hyundai Tucson, o Honda CRV e o Mazda CX-3. Segundo o júri, o Fiat Tipo contém todos os ingredientes necessários para satisfazer o cliente médio europeu: design, motorizações, qualidade percebida, conforto, versatilidade e excelente relação qualidade/preço.

Com a vitória do novo Tipo, sobem a três os modelos Fiat a conquistarem o ambicionado título, um recorde entre as marcas participantes no Autobest: primeiro o Panda (2003) e depois o Linea (2008).

A cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á no próximo mês de Fevereiro, em Milão, e será a primeira depois da ampliação do júri com 11 novos membros, em representação da Áustria, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro

Título: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 23 de Dezembro, 2015, 18:20:20


Fiat Tipo já disponível a partir dos 19.300 euros


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/12/151126_Fiat_Tipo_18-1024x622.jpg)


O novo Fiat Tipo encontra-se já em Portugal, havendo à disposição duas motorizações turbodiesel Multijet II, assentes nos blocos 1.3 de 95 cv e  1.6 de 120 cv. Ambas estão acopladas a tração dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades.

A gama de preços é simplificada, no sentido em que um motor corresponde a um preço. O 1.3 MJET 95cv é proposto por 19.300€ e o 1.6 MJET 120cv por 21.300€. Ambos os preços são 'chave na mão'.

Pensado para ser uma berlina funcional e adequada às necessidades dos condutores, o novo Tipo apresenta como grandes credenciais a habitabilidade e a versatilidade, propondo 520 litros de bagageira apesar de dimensões externas compactas (4,54 metros de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,49 metros de altura e 2,64 metros de distância entre eixos).

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/12/151126_Fiat_Tipo_32-1024x677.jpg)

Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, o 1.3 16v MultiJet II do novo Tipo oferece 95 cv de potência às 3750 rpm e 200 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm. A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h leva demora 11,7 segundos. A média combinada é de 3,7 l/100km para emissões de CO2 de 98 g/km.

Já o 1.6 Multijet II, com caixa manual de seis velocidades, dispõe de 120 cv às 3750 rpm, para aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos. Sobrealimentado com turbocompressor de geometria variável, debita 320 Nm de binário às 1750 rpm, apresentando média combinada de 4,2 l/100 km e emissões de CO2 de 110 g/km.

O novo Tipo conta, ainda, com diversas tecnologias que visam melhorar a vida a bordo, como o sistema Uconnect com ecrã tátil de 5", sistema mãos-livres Bluetooth, streaming áudio, leitura de mensagens e reconhecimento de voz, portas AUX e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, câmara posterior de estacionamento e novo sistema de navegação TomTom 3D Touch.

A gama de cores do Fiat Tipo na altura do lançamento é constituída por: Branco Gelato (pastel), Cinzento Colosseo, Vermelho Amore, Preto Cinema, Cinzento Maestro, Bronze Magnetico e Azul Canal Grande (metalizadas).

O nome do modelo – Tipo – é uma famosa designação muitas vezes utilizada pela Fiat nos seus mais de cem anos de história. Um dos modelos a ostentar o célebre nome foi o carro de que foram produzidos quase dois milhões de exemplares entre 1988 e 1995 e premiado com o título de "Car of the Year 1989", nomeadamente graças à versatilidade de utilização, grande espaço interior e dimensões compactas.

Projectado para enfrentar também desafios futuros, o novo Fiat Tipo foi desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat, desenvolvido na Turquia em colaboração com a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, e é construído na Tofaş em Bursa, na Turquia.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro

Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: RSAC em 28 de Dezembro, 2015, 00:50:56
Parece que aguenta pancada!

(https://scontent-mxp1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t31.0-8/12374913_10205240057993302_8924894807436377869_o.jpg)

(https://scontent-mxp1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t31.0-8/10547727_10205240064553466_709982368325290801_o.jpg)

(https://scontent-mxp1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpt1/t31.0-8/10604479_10205240038472814_1711184691915552729_o.jpg)
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: maniac em 29 de Dezembro, 2015, 14:10:07
Aquelas jantes "Norauto" é que ficam ali mal  :smash:
Título: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2016, 17:37:41


Fiat Tipo
inicia comercialização em Portugal


(http://www.fiatpress.com.pt/actionphp/thumb.output.php?src=PT%2FSYSTEM_ARCHIVE%2F2015%2FFIAT%2FGallery%2FTipo%2F151126_Fiat_Tipo_07.jpg&wmax=620&hmax=620&quality=80&bgcol=FFFFFF&type=2)


O Fiat Tipo começa agora a sua comercialização em Portugal. Os clientes podem escolher entre dois motores turbodiesel Multijet II (1.3 95cv e 1.6 120 cv). Ambos são acoplados a tracção dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades, proporcionando uma condução económica e confortável seja qual for a situação. A gama de preços é simplificada, no sentido em que um motor corresponde a um preço. O 1.3 MJET 95cv é proposto por 19.300€ e o 1.6 MJET 120cv por 21.300€. Ambos os preços são Chave na Mão.


Depois da antestreia no Salão do Automóvel de Istambul no passado mês de Maio, o Fiat Tipo inicia agora a sua comercialização em Portugal. A nova Berlina Compacta será comercializada em mais de quarenta países da região EMEA. Este novo modelo de quatro portas, criado desde o início do projecto como um "três volumes", representa o conceito "Nascido para ser Berlina" reforçado pelo equilíbrio do design genuinamente italiano, garantindo personalidade e estilo sem negligenciar a funcionalidade.

O resultado é uma viatura funcional que maximiza a relação conteúdos/preço - conceito crucial na família funcional Fiat -, oferecendo o equipamento que os clientes verdadeiramente apreciam, com uma gama simples e uma proposta comercial transparente. Claramente, a FCA atribui um papel fundamental ao modelo, caracterizado por excelente habitabilidade e capacidade da bagageira, gama abrangente e estilo inconfundível, para consolidar a sua presença na região EMEA.

Elegante e funcional, o Fiat Tipo combina excelente capacidade da bagageira (520 litros) com dimensões externas compactas (4,54 metros de comprimento, 1,79 de largura e 1,49 de altura). A distância entre eixos de 2,64 metros realça o excepcional conforto a bordo. Estas características são reforçadas pelo design italiano, tanto exterior como interior, que faz do modelo um caso único no seu segmento.

A suspensão do novo modelo, segura e estável, proporciona uma condução precisa, comportamento em estrada brilhante e excepcional conforto: de rodas independentes de tipo McPherson no eixo dianteiro e de rodas interligadas atrás. Os dois esquemas foram optimizados de modo a reduzir o peso, contribuindo, assim, para a economia de combustível.

No mais puro estilo Fiat, o novo Tipo conta com diversas soluções inteligentes que melhoram a vida a bordo, como sistema UconnectTM com ecrã táctil a cores de 5", sistema mãos-livres Bluetooth, streaming áudio, leitura de mensagens e reconhecimento de voz, portas AUX e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, câmara posterior de estacionamento e novo sistema de navegação TomTom 3D Touch.

O nome do modelo - Tipo - é uma famosa designação muitas vezes utilizada pela Fiat nos seus mais de cem anos de história. Um dos modelos a ostentar o célebre nome foi o carro de que foram produzidos quase dois milhões de exemplares entre 1988 e 1995 e premiado com o título de "Car of the Year 1989", nomeadamente graças à versatilidade de utilização, grande espaço interior e dimensões compactas. Estas características vencedoras estão também no novo Tipo, uma viatura prática e funcional que, na mais perfeita tradição Fiat, oferece a melhor relação conteúdos/preço, sendo este o real valor de qualquer produto industrial.

Projectado para enfrentar também desafios futuros, o novo Fiat Tipo foi desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat, desenvolvido na Turquia em colaboração com a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, e é construído na Tofaş em Bursa - uma das melhores fábricas de automóveis do mundo, premiada com a Medalha de Ouro do programa World Class Manufacturing.


Estilo italiano

Desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat e desenvolvido em colaboração com a Tofaş R&D, o Fiat Tipo ocupou uma equipa de mais de 2000 pessoas durante quase três anos. O resultado é uma viatura elegante e funcional que combina excelente capacidade da bagageira e dimensões compactas numa berlina com 4,54 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,49 de altura. A distância entre eixos de 2,64 metros realça o excepcional conforto a bordo. Estas características são reforçadas pelo design italiano, tanto exterior como interior, que faz do modelo um caso único no seu segmento.
 

Exterior de estilo arrojado

Muito frequentemente, as berlinas são uma sequela dos correspondentes modelos de dois volumes, resultando do acrescento de um terceiro volume, o que causa um desequilíbrio no aspecto geral. O novo Fiat, porém, é "Nascido para ser Berlina", caracterizando-se por um design em que as várias secções são integradas de uma forma natural e fluida, criando um automóvel compacto perfeito.

O Fiat Tipo interpreta de forma elegante o estilo três volumes, com elementos como o capô esculpido e envolvente com uma saliência central que se prolonga em direcção ao tecto, criando uma linha contínua. Do mesmo modo, a grelha apresenta um elemento único com os grupos ópticos. Segmentos cromados desenham um original padrão gráfico onde sobressai o emblema Fiat. Por fim, os faróis são integrados na grelha, realçando a forte personalidade da frente.

A lateral é marcada por uma linha que une os faróis dianteiros aos grupos ópticos traseiros, enquanto a superfície envidraçada cria um efeito de dinamismo que amplia a sensação de espaço e dá lugar a portas amplas que facilitam o acesso ao interior de condutor e passageiros. Um arco dinâmico, que proporciona um toque desportivo, liga os montantes ao tecto, enquanto as musculadas cavas das rodas oferecem uma sensação de força e solidez.

O estilo italiano é claramente visível na traseira, com o harmonioso terceiro volume a alojar a moldura dos grupos ópticos que, de noite, quando iluminados, traçam uma assinatura inconfundível. A traseira é complementada com um spoiler integrado, que assegura boa aerodinâmica, e com um envolvente pára-choques com finos e elegantes reflectores integrados.

Um elemento que merece menção especial é o excelente coeficiente aerodinâmico: 0,29. O Centro de Estilo Fiat serviu-se das melhores práticas de design de todo o Grupo FCA para alcançar este resultado. Em particular, a parte superior da viatura caracteriza-se pela optimização do perfil do tecto, da curvatura do pára-brisas e do formato da carroçaria. Do mesmo modo, a zona inferior do Fiat Tipo foi optimizada nas cavas das rodas e no perfil lateral. Os retrovisores foram desenhados especificamente para proporcionar excelente desempenho em termos de acústica e eficiência aerodinâmica.

Também as luzes contribuem para atingir este objectivo. Por exemplo, para além da forma e da posição do pára-choques e dos guarda-lamas dianteiros, os grupos ópticos traseiros integrados melhoram o desempenho aerodinâmico entre rodas e chassi. Todos estes elementos representam uma vantagem para as performances, a acústica e a economia do novo Fiat Tipo.

A gama de cores do Fiat Tipo na altura do lançamento é constituída por: Branco Gelato (pastel), Cinzento Colosseo, Vermelho Amore, Preto Cinema, Cinzento Maestro, Bronze Magnetico e Azul Canal Grande (metalizadas).


Interior ergonómico, funcional e silencioso

O interior foi desenhado com base nas reais necessidades dos consumidores e em elementos funcionais optimizados com um sofisticado toque de estilo. Exemplo disso é o tabliê em forma de meia-lua, elemento característico do modelo. Engloba a área central e divide o volume do tabliê em duas meias-conchas (uma mais texturizada e táctil, a outra mais funcional e técnica), tornando o conjunto visualmente mais leve e acentuando a amplitude do espaço disponível.

O habitáculo é particularmente silencioso e acolhedor, nomeadamente como resultado do isolamento acústico alcançado através do recurso às mais evoluídas soluções na matéria, como a ampla utilização de material fonoabsorvente, a optimização dos fluxos de ar e o emprego de peças metálicas para aumentar a rigidez nos principais pontos de fixação das partes mecânicas, do chassi, do motor e das suspensões.

Dependendo do nível de equipamento, estão disponíveis vários tipos de ambiente interno com diferentes materiais e cores para satisfazer um amplo leque de exigências. O primeiro e o segundo níveis apresentam tabliê preto combinado com um prático e funcional revestimento, estofos com aplicações de tecido Jacquard no centro e faixas laterais em tecido. São duas as possibilidades de combinação dos bancos com os painéis das portas, ambas de aspecto moderno e acolhedor: cinzento/preto ou bege/preto. O efeito é acentuado pelo acabamento cromado acetinado dos puxadores das portas. Por fim, o nível de equipamento topo de gama oferece o ambiente de uma viatura de segmento superior, com estofos em pele (bege ou cinzenta), volante revestido de pele técnica e painéis das portas a condizer com os bancos.


Habitabilidade e capacidade da bagageira no topo do segmento

Evolução do conceito de berlina em que tudo contribui para conforto de primeira classe sem penalizar a capacidade da bagageira, o Fiat Tipo oferece um habitáculo amplo e extraordinariamente desfrutável e conforto de nível superior em termos de ergonomia e espaço para condutor e passageiros.

Em suma, acolhedor e prático, o Fiat Tipo é o carro perfeito para viagens tranquilas e confortáveis. Para alcançar este objectivo, os designers seguiram os mais modernos critérios no campo da ergonomia para definir os parâmetros que medem a capacidade de um automóvel responder às necessidades de bem-estar e conforto a bordo. O resultado é a excelente ergonomia atingida: habitabilidade, posição de condução, reconfiguração do espaço, acessibilidade e visibilidade.

Concretamente, cinco passageiros adultos podem viajar no Tipo com toda a comodidade (os bancos foram projectados para adultos com altura até 1,88 metros nos bancos da frente e até 1,80 metros no banco de trás). Também o espaço para as pernas é excelente: a distância entre a extremidade dos bancos da frente e os calcanhares dos passageiros é de 1,07 metros e de 934 centímetros no banco de trás (este último valor é típico de viaturas de segmento superior). Não menos importante, o assento do banco do meio tem muito espaço para as pernas, tornando qualquer viagem agradável mesmo para passageiros adultos.

Um dos pontos fortes do Fiat Tipo é a bagageira, ampla e de fácil acesso: das mais espaçosas do segmento (520 litros), pode ser aproveitada ao máximo rebatendo o banco traseiro, fraccionado (60/40), inteira ou parcialmente para transportar objectos particularmente longos.

Os muitos compartimentos e a excelente ergonomia de condução constituem mais um importante contributo para o conforto oferecido pelo Fiat Tipo. A posição de condução, em particular, é um dos pontos que colocam o novo Fiat no topo da sua classe, graças ao perfeito alinhamento vertical entre volante, alavanca da caixa de velocidades e conjunto de pedais, assegurando funcionalidade e facilidade de utilização. Além disso, a inclinação do volante dá ao condutor uma sensação de posição desportiva, tal como a perfeita colocação dos comandos (ar condicionado, rádio e painel de instrumentos), facilmente controlados pelo condutor sem ter de desviar o olhar da estrada. Também os passageiros gozam de um conforto superlativo, como demonstram a forma e a densidade do banco posterior, que acomoda confortavelmente três adultos.

Outro dos pontos fortes do novo Fiat Tipo é a disponibilidade de compartimentos, de vários formatos e capacidades, para arrumação de objectos (num total de nada menos que 12 litros), satisfazendo, assim, todas as necessidades. Ao alcance da mão de condutor e passageiro, são perfeitos para colocar objectos pessoais, consolas de jogos, garrafas, moedas e muito mais. Além disso, o Tipo oferece ainda um centro multimédia em frente da alavanca da caixa de velocidades para ligar dispositivos electrónicos.


Motores fiáveis e económicos

Os clientes podem escolher entre dois motores turbodiesel Multijet II (1.3 95cv e 1.6 120 cv). Todos os motores são acoplados a tracção dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades, excepto o 1.6 E.torQ que utiliza caixa automática de seis velocidades, proporcionando uma condução suave e confortável seja qual for a situação.


1.3 e 1.6 MultiJet II: o melhor dos motores diesel

A gama de motores do novo Fiat Tipo oferece dois turbodiesel - 1,3 e 1,6 litros -, ambos com tecnologia Multijet de segunda geração, o que assegura condução divertida, grande economia de combustível e reduzidos custos de exercício.

Autêntico parâmetro de referência na categoria dos motores diesel de baixa cilindrada, o 1.3 16v MultiJet II do novo Fiat Tipo utiliza um pequeno e sofisticado turbocompressor de geometria variável que permite ao motor debitar elevado binário a baixos regimes de rotação, beneficiando as prestações e a eficiência energética. Na Europa, o 1.3 16v MultiJet II do novo Fiat Tipo cumpre a norma Euro 6 e recorre a diversos elementos destinados a reduzir o consumo e as emissões.

Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, o 1.3 16v MultiJet II do novo Tipo oferece 95 cv de potência a 3750 rpm e atinge 200 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm. A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 11,7 segundos. No ciclo combinado, o novo Tipo 1.3 16v MultiJet II consome somente 3,7 litros/100km o que permite baixar ainda mais as emissões (98 g/km de CO2).

As performances do 1.6 Multijet II, com caixa manual de seis velocidades, são ainda mais interessantes. A potência máxima, de 120 cv a 3750 rpm, permite ao Fiat Tipo atingir 199 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. Sobrealimentado com turbocompressor de geometria variável, debita elevado binário a baixo regime de rotações (320 Nm a 1750 rpm), beneficiando a elasticidade. Estes resultados notáveis são alcançados respeitando o ambiente - o motor cumpre a norma Euro 6 - e a eficiência em termos de consumo de combustível: no ciclo combinado, o Tipo 1.6 Multijet II 120 cv regista um consumo de 4,2 litros/100 km e emissões de CO2 de 110 g/km.

Comum aos dois motores turbodiesel do Fiat Tipo é o sistema de injecção Common Rail Multijet II, a solução tecnicamente mais evoluída para controlar a pressão de injecção, seja qual for a velocidade do motor e a quantidade de combustível injectada. Na prática, o motor introduz pequenas quantidades de combustível (injecção piloto) para reduzir o ruído e as emissões e, com a injecção principal, gere a quantidade de combustível injectada necessária para fornecer o desempenho exigido pelo condutor, assegurando um funcionamento particularmente suave do motor em todas as situações.

Mais especificamente, os inovadores injectores conseguem gerir até oito injecções por ciclo e definir estratégias avançadas para optimizar a combustão, como a Injection Rate Shaping (IRS), em que as duas injecções principais consecutivas são tão próximas que criam um perfil de débito de combustível contínuo e modulado. Estes métodos melhoram o processo de combustão, beneficiando o silêncio de funcionamento e a baixa produção de emissões de óxido de nitrogénio (NOx). O novo sistema de injecção tornou-se ainda mais simples e fiável graças a uma menos complexa construção dos injectores.

Os motores MultiJet II utilizam ainda diversos elementos destinados a reduzir o consumo de combustível e as emissões, como um alternador inteligente, que modula o débito de energia de acordo com as reais necessidades e o estado de carga da bateria, um circuito de refrigeração optimizado para mais rápido arranque do motor e uma bomba de óleo de capacidade variável, capaz de ajustar o fluxo de óleo e de reduzir a potência absorvida pela própria bomba. 

O sistema de tratamento dos gases de escape utiliza tecnologia DPF de tipo "close-coupled" que realiza uma eficiente integração entre o catalisador oxidante e o filtro de partículas (CCDPF). As reduzidas dimensões do componente reduzem a contrapressão no escape com consequentes benefícios em termos de redução de consumo e emissões de CO2. A proximidade do filtro de partículas da saída do turbocompressor permite ainda temperaturas dos gases à entrada no filtro de partículas em média mais elevadas e, logo, menor quantidade de gasóleo necessária para efectuar a respectiva reciclagem.

O catalisador oxidante está integrado no novo NSC (NOx Storage Catalyst) que, utilizando uma fórmula química específica e sofisticadas estratégias de software de gestão da injecção, consegue reduzir as emissões NOx em 60%, dando um contributo decisivo para respeitar os limites de emissões Euro 6.

A integração dos dois componentes reduz o peso do sistema de escape e melhora a sua eficiência global. O CCDPF está aliado a um evoluído sistema de recirculação dos gases queimados (EGR). O segundo circuito, que complementa o módulo EGR particularmente compacto montado em modelos anteriores, leva os gases de escape produzidos a jusante do DPF e arrefece-o num dispositivo específico. O objectivo é o controlo rigoroso do processo de combustão, beneficiando a redução das emissões NOx e a diminuição do consumo.

                                                                     
Sempre ligado com o UconnectTM 

Concebido para complementar a experiência de condução e perfeitamente integrado no estilo da viatura, o sistema UconnectTM sobressai no centro do tabliê. São três as versões disponíveis, conforme o nível de equipamento e o mercado: Rádio UconnectTM, UconnectTM 5'' e UconnectTM 5'' Nav.

O primeiro nível inclui ecrã LCD, rádio AM/FM e sistema mãos-livres Bluetooth. O segundo nível (UconnectTM 5'') dispõe de ecrã táctil de 5" que permite activar uma grande série de funções sem que o condutor tenha de desviar o olhar da estrada: rádio analógico ou digital (DAB) (este nos mercados onde esta tecnologia está disponível) e a possibilidade de ligação aos mais comuns dispositivos multimédia (media player, iPod, iPhone, smartphone) através da porta USB e da entrada Aux-in. Para além disso, a tecnologia Bluetooth pode ser usada com smartphones compatíveis para ouvir música e fazer telefonemas com sistema mãos-livres. Por fim, o UconnectTM5'' dispõe de leitura de SMS recebidas em telemóveis compatíveis utilizando a tecnologia "text to speech". O rádio DAB está disponível como opcional.

A oferta do Fiat Tipo completa-se com o UconnectTM5'' Nav que acrescenta um novo sistema de navegação TomTom 3D com mapas em três dimensões, comandos de voz e TMC (informações de trânsito). A navegação é fácil, mesmo em estradas e cruzamentos complexos, graças a funcionalidades como o avançado indicador de via. Adicionalmente, a função TomTom IQ Routes® é o modo mais simples de calcular o percurso mais rápido com base em velocidades médias reais. Não menos importante, o condutor pode viajar com total segurança, graças às indicações ponto a ponto no painel de instrumentos, enquanto outras funções estão activas no rádio.

Por fim, estão disponíveis dois sistemas de som, em função do dispositivo Uconnect montado no carro. O primeiro, de série com o Rádio UconnectTM, dispõe de sistema de 160 Watts com dois altifalantes de 165 mm full‑range nas portas da frente e dois altifalantes de 130 mm full-range nas portas de trás. O UconnectTM 5'' e o UconnectTM5'' Nav, por sua vez, oferecem um sistema de 220 Watts com dois tweeters de 19 mm no tabliê, dois mid-woofers de 165 mm nas portas da frente e dois full-range de 130 mm nas portas de trás.


Condução segura e dinâmica

Para garantir a segurança dos passageiros, o Fiat Tipo dispõe de carroçaria rígida e leve, construída com amplo recurso a aço de alta resistência e juntas estruturais aliadas a um completo equipamento de segurança. A precisão da direcção, o excelente comportamento em estrada e o elevado conforto são ainda garantidos pelo esquema de suspensões escolhido.


Segurança

O novo Fiat Tipo oferece até seis airbags (frontais, de janela e laterais), ABS com Electronic Brake Distribution (EBD), faróis de nevoeiro com função "cornering" e Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) que informa o condutor se a pressão dos pneus estiver baixa. Além disso, o novo modelo assegura uma eficaz travagem ao adoptar um sistema que difere conforme a versão do motor: o 1.3 Multijet monta discos autoventilados de 257 mm à frente, enquanto as outras versões utilizam discos de 284 mm. O 1.6 Multijet dispõe de discos traseiros de 251 mm, enquanto as outras versões são equipadas com tambores de 228 mm.

Dependendo do nível de equipamento e do mercado, estão disponíveis outros dipositivos, como sensores de estacionamento, câmara posterior Park Assist System, faróis automáticos e Cruise Control. Em particular, no ecrã do UconnectTM 5.0", a câmara posterior mostra uma ampla área atrás da viatura, permitindo que o condutor efectue a marcha atrás em total segurança.

Por fim, merece especial referência o sofisticado sistema ESC (Electronic Stability Control) do Fiat Tipo, que actua em condições próximas do limite, quando a estabilidade do veículo está em risco, ajudando o condutor a recuperar o controlo da viatura. O ESC dispõe de diversas úteis funções, como:




Carroçaria e suspensão

O Fiat Tipo dispõe de carroçaria leve e rígida, construída com ampla utilização de aço de alta resistência (aproximadamente 80% do total) e juntas estruturais. A característica mais importante da carroçaria é a utilização de aço de alta resistência prensado a quente na zona inferior da viatura. O resultado global é a excelente dinâmica do veículo e a notável resistência em caso de colisão, tendo o peso sido também reduzido.

Um dos objectivos dos projectistas ao desenvolverem o Fiat Tipo era criar suspensões capazes de oferecer performances comparáveis às de viaturas de segmento superior. Por outras palavras, deveriam fornecer soluções mecânicas que garantissem condução suave e precisa, brilhante comportamento em estrada e elevado nível de conforto a bordo. Para alcançar este resultado, foram utilizados dois esquemas já utilizados noutros modelos Fiat, devidamente revistos e actualizados.

No eixo dianteiro, o Fiat Tipo monta um esquema de rodas independentes McPherson, actualizado de modo a tornar-se mais leve e mais eficiente. As propriedades geométricas e elástico-cinemáticas foram optimizadas para reduzir a perda de camber e, logo, aumentar ao máximo a aceleração lateral e melhorar o comportamento em estrada. A barra dianteira antioscilação está ligada à suspensão através de bielas em material compósito que aumentam a filtragem de vibrações e de irregularidades do piso para excepcional nível de conforto.

No eixo traseiro, a nova berlina compacta da Fiat é equipada com eixo de torção de rodas interligadas, igualmente renovado com o objectivo de reduzir o peso através da utilização de materiais de alta resistência. O particular perfil do eixo de torção permite obter rigidez estabilizadora e óptimo comportamento sem necessidade de recorrer a uma barra antioscilação.


Acessórios e serviços exclusivos Mopar

Maximizar a funcionalidade para aumentar ainda mais o valor oferecido aos clientes e tornar o modelo único: é este o objectivo da gama de acessórios e serviços dedicada ao Fiat Tipo pela Mopar, a marca de referência para serviços, customer care, peças originais e acessórios para as marcas da FCA.

Os acessórios em breve disponíveis para a nova berlina compacta da Fiat são de alta qualidade e integram-se perfeitamente com as características técnicas e estilísticas do novo modelo para uma total e completa personalização. Por exemplo, o organizador de bagageira e o kit de fixação de bagagem protegem e permitem desfrutar ao máximo a ampla bagageira e efectuar um transporte seguro e ordenado. Para os tempos de lazer de toda a família, o catálogo do Fiat Tipo inclui barras para o tecto para instalar sistemas de transporte de equipamento desportivo (como bicicletas, pranchas de surf, esquis, pranchas de snowboard, etc.). Está também disponível um gancho de reboque para atrelados e caravanas que, aliado à cablagem montada no gancho, com conector de 13 pinos, permite fornecer energia aos dispositivos eléctricos (luzes traseiras, luzes de stop e indicadores de direcção) do atrelado. Por fim, a gama de acessórios Mopar inclui capa para a viatura e tapetes, todos desenhados especificamente para o modelo.

Os clientes do Fiat Tipo podem ainda usufruir dos contratos de manutenção "Mopar Vehicle Protection", os únicos garantidos pela FCA, que incluem uma completa gama de opções em termos de duração e quilometragem e que foram criados para ajudar os clientes a cuidar o melhor possível da respectiva viatura. Lançada em 2013 na região EMEA e actualmente presente em mais de 36 países com mais de 50 produtos, a "Mopar Vehicle Protection" desenvolveu uma série de contratos de manutenção a preços competitivos, que asseguram máxima tranquilidade de espírito com ampla cobertura de peças mecânicas e planos especiais de manutenção. Todas as operações são efectuadas por técnicos altamente especializados e utilizando exclusivamente peças originais.

A extensão de garantia e os planos de manutenção especiais disponíveis nos diversos países onde o Fiat Tipo será comercializado adaptam-se perfeitamente às necessidades de cada país. Por exemplo, os clientes podem escolher entre os planos "Maximum Care" (cobertura de componentes eléctricos e mecânicos até cinco anos), "Powertrain Care" para problemas mecânicos no motor, caixa de velocidades e centralina electrónica (disponível em várias opções em termos de duração e quilometragem) e "Easy Care" para aquisição antecipada de serviços de manutenção programada a preços competitivos.

Fonte: FCA Press Portugal

Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: GT Abarth em 06 de Fevereiro, 2016, 02:38:58
Não percebo a declaração da FIAT para 199 km/h de velocidade máxima.
Deve ser inédito!
Porque não declaram 200, como milhares de veículos ao longo da história?
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 08 de Fevereiro, 2016, 17:10:52
Para distinguir dos outros  :D
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: TugasMadrid em 09 de Fevereiro, 2016, 08:48:03
Será possível o mesmo carro custar em Espanha... 11.000 Euros?  :OMG:

Quanto ao novo 'linea' está muito interessante, Quinta fui convidado para ir experimentar.
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: NunoAntunes93 em 09 de Fevereiro, 2016, 19:30:47
Parece ser um carro interessante, mas não compreendo o porquê da nomenclatura "Tipo".

Deveria ser sim Linea ou então Marea... :ninja:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: l.parreira em 11 de Fevereiro, 2016, 11:11:38
Espero que façam carrinha... Não sei porque é que pararam no Croma com esse estilo e nunca mais houve alternativa. Nunca houve concorrência por parte deles às carrinhas Mégane e Astra...
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: maniac em 13 de Fevereiro, 2016, 15:50:56
Parece ser um carro interessante, mas não compreendo o porquê da nomenclatura "Tipo".

Deveria ser sim Linea ou então Marea... :ninja:

Tempra..?
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Unik em 14 de Fevereiro, 2016, 11:32:44
Ainda ontem a caminho de Lisboa vi um Fiat Tipo :)
Visto de trás até parece estar bastante jeitoso.
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: GT Abarth em 02 de Março, 2016, 03:08:49
Fui ver hoje o carro, por uma questão de curiosidade.

Sobre o espaço fui confirmar o que se dizia. Não adiantam grandes considerações, pois existe um vídeo de um Espanhol que explica muito bem o espaço do carro, que é muito bom.
Posso dizer que mesmo na traseira, a coisa foi pensada para uma pessoa de 2 metros se poder sentar direita, ficando a cabeça a tocar no tejadilho.
O que é muito raro, normalmente começa a acontecer a pessoas de 1,80 m na maior parte dos carros.
O Espaço dianteiro é maior claro e mesmo para condução então deve permitir pessoas bem maiores do que 2 metros. Na cabeça sobram uns dedos e nas pernas podem ver que também:
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: GT Abarth em 02 de Março, 2016, 03:44:16
Este é mais um caso de um carro que só estando com ele ao vivo começam a fazer sentido certas coisas.
Não chegam fotos e vídeos.

A primeira coisa a dizer é que apesar de ser um carro grande, de 4,50 metros, não é nada banheira nem é nada desproporcionado.
Está muito compacto e bem proporcionado.
É muito volumoso mas não parece balofo.
As motorizações e soluções técnicas podem fazer alguns considerarem um segmento B, mas o carro é claramente um segmento C morfologicamente.
Mas isto vale o que vale, pois nos seus grandes mercados é a berlina média familiar, e não há os tradicionais segmentos como cá assim divididos.

É importante dizer que esta berlina é mesmo muito racional.
Será difícil de encontrar um dia ali algo de desportividade ou de muito arrojado.
Não será um carro de colecção.
No entanto o conjunto resulta bastante agradável.
Pode-se dizer até que é um carro bonito.
A parte traseira e aquele rasgo a meio, que inclui farolins rasgados também, fica-lhe muito bem.

Uma questão que poderá ser debatida é porque razão é 4 portas e não 5 portas.
Podia perfeitamente ser 5 portas, como o Croma e o SAAB 9000 eram e dispensar assim o Hatchback?
Visto de lado percebemos que era quase a mesma coisa ser 5 portas (como o Brava foi por exemplo).

O aspecto interior está muito agradável, para a gama de mercado.
A parte de cima do tablier é num material muito agradável, uma espuma macia, com toque de borracha / pele.
Gostei.
Assim como os pilares A têm umas coberturas / forros em plástico liso e claro (lavável) que me parecem bem mais práticas do que por exemplo as que o Stilo já trazia e que são revestidas a tecido claro, muito complicadas de ficarem limpas.
As bolsa das quartelas trazem espaços próprios para copos e garrafas.

Das jantes não gostei especialmente, apesar de não serem pirosas, não têm grande beleza.
Acho que este carro podia vir com jantes de Ferro pretas e ser mais barato. Sendo as Jantes de Liga Leve opcional a pagar.
Também não concordo vir um 225/45-17 mesmo num 1.3 95cv.
Eu acho que este carro ganhava com a utilização do corrente e muito mais barato 205/55-16, o mais comum e que tantos carros usam.
Mas é a mania das jantes grandes.

A parte dinâmica ainda não vi, mas relembro que o anterior Tipo e os sucessores Bravo, Brava e Marea apresentaram na sua época de lançamento aptidões comportamentais de topo no segmento, ao nível no Xsara e 306 por exemplo.
Neste novo Tipo não deve ocorrer o mesmo.
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: RSAC em 02 de Março, 2016, 18:25:03
 :aviso: Novo motor: 1.4 Turbo 120cv Gasolina ou Bifuel (Gasolina + GPL)
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: afonsopatrao em 02 de Março, 2016, 19:26:10
Obrigado pelo relato, GTAbarth. Eu, mesmo sem o ver ao vivo, tenho muito boa impressão do carro. E acho-o muito bonito.
Se ele surpreende ao vivo, ainda melhor.
Como pareceu a qualidade dos plásticos?
Pergunto isto porque a diferença do Palio para o Punto era estupidamente grande; fiquei a achar que os modelos que a FIAT projecta para fora da Europa têm bem menos cuidados que os europeus. Isso já não é assim?
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: Giugiaro em 03 de Março, 2016, 02:54:24
Também acho estranha a ideia de incutir as jantes de liga leve. Entende-se que as jantes de liga leve sejam mais bonitas por terem a sua cor natural, e reduzam (um bocadinho) o peso do veículo. No entanto, não deixa de ser verdade que as jantes não só são mais caras, como também são mais frágeis a empenos e danos. Basta um golpe bastante forte num buraco ou lomba, e o carro passa a andar com um liso jeitoso.


Para quem não sabe, na gíria ferroviária um liso é uma parte de uma roda que tenha ficado plana depois de uma travagem com patinagem. Esse liso depois provoca muitas vibrações e o característico som de "martelar" que alguns comboios mais velhos costumavam ter.
Recentemente um dos Alfa Pendular ganhou um liso por avaria do sistema ABS. A roda teve de ser retificada logo assim que o comboio parqueou em Contumil, pois são simplesmente desastrosas as vibrações que um liso, por mais pequeno que seja, provocam na estrutura do chassis e no conforto dos passageiros a 220km/h.
Título: Re: Fiat Tipo
Enviado por: GT Abarth em 03 de Março, 2016, 03:55:50
Achei fixes os plásticos.
O topo do tablier muito boa aquela espuma / mousse por exemplo.

O forro do tejadilho é que continua fracote.
Quer dizer... ao pé dos Renaults é bem melhor, mas fica atrás dos VW.

Não conduzi.
Se o 1.6 120cv andar e curvar como o 500 X, é excelente.
Título: Fiat Tipo
Enviado por: Tiffosi em 04 de Março, 2016, 17:46:30

Ensaio Fiat Tipo 1.6 MJet:
Regresso em grande


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_09.jpg)


O regresso do nome Tipo à gama Fiat não é inocente. Numa fase em que a marca italiana vai ‘repescando’ designações históricas, como o 500, nada como recuperar igualmente a denominação Tipo, que no passado se revestiu de grande sucesso para a marca de Turim. Aliás, o Fiat Tipo atrai igualmente uma aura de nostalgia, uma vez que quase toda a gente conhece alguém que teve um Tipo. Mais popular só mesmo o Uno.

A ideia de fazer renascer o nome Tipo é, assim, bem pensada. Mas um nome, só por si, nada seria se o automóvel em questão não estivesse à altura. E o Tipo está. Tanto mais que ostenta já no seu currículo com um triunfo europeu nos prémios Autobest.

Preenchendo uma lacuna existente no mercado europeu relativa a modelos de três volumes, o Tipo tem como principal rival o Citroën C-Elysée, veículo que ganhou grande notoriedade com uma base equilibrada e motores frugais e eficientes, propondo mais espaço para bagagens e no habitáculo. Por algum motivo se tornou um dos preferidos dos taxistas…

A premissa do Tipo é exatamente a mesma. Um modelo simples, com as mais recentes tecnologias essenciais no segmento, habitáculo espaçoso e mala com grande volumetria, ideal para as jovens famílias que procuram algo com estilo e, ao mesmo tempo, dinâmico.

Comece-se por aquele que é um dos predicados mais fortes do novo Fiat Tipo: o conceito de espaço a bordo. Com cerca de 4,5 metros de comprimento, o familiar italiano revela-se confortável e espaçoso, tanto à frente como atrás, sobretudo ao nível das pernas dos ocupantes atrás, mas também em termos da altura disponível, oferecendo quotas muito boas de espaço para os passageiros. A largura também está em muito bom nível, mesmo que um terceiro passageiro atrás adulto seja possível mas não recomendável para viagens muito longas. Em suma, uma pequena família pode ter no Tipo um companheiro bem à medida. De resto, o conforto dos bancos é um elemento bem-vindo.

O interior tem construção bastante correta, mostrando que a Fiat está no caminho certo a este nível, mesmo naquela que é uma proposta mais ‘acessível’ como é o caso do Tipo, sendo que em termos de materiais predominam os plásticos, embora deva ser salientada a qualidade dos mesmos (nas portas, por exemplo) e o rigor da construção num habitáculo que surge bem concebido. Na versão Lounge, a pele sintética confere de imediato um outro ambiente a bordo. Por outro lado, alguns detalhes poderiam ser revistos, embora sejam de somenos importância. Exemplos disso são a ausência de uma pega no interior da tampa da mala para a fechar (ter de tocar na parte exterior quando está suja pode não ser… atrativo) ou o punho da alavanca da caixa de velocidades, que num hábito Fiat continua a ser ‘gigante’. No cômputo geral, a vivência a bordo do Tipo é bastante interessante, naquele que é um bom modelo de conforto e de agradabilidade e uma prova que a Fiat sabe fazer bons interiores.

Um Tipo despachado

O motor 1.6 MJet de 120 cv é uma das surpresas no campo da condução, assentando que nem uma luva no carácter deste Tipo. A sua elasticidade é o atributo que mais sobressai quando se está ao volante, com imensa energia logo desde as 1400-1500 rpm, proporcionando acelerações e recuperações bastante rápidas. Neste segundo campo, permite até que se descure o recurso frequente à caixa de seis velocidades (com manuseamento e escalonamento corretos) para readquirir velocidade, tornando-se agradável de explorar, sobretudo se o regime do motor se mantiver acima das 1500 rpm. Abaixo desta fasquia sim, é melhor proceder a uma redução de caixa, mas o facto é que o Tipo parece ter sempre ‘pulmão’ suficiente para se mover com agilidade.

(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/12/151126_Fiat_Tipo_32-1024x677.jpg)

No entanto, tanta disponibilidade tem como contraponto alguma ‘sede’ excessiva de gasóleo, com uma média de consumo anunciada de 4,2 l/100 km que dificilmente será alcançada em utilização comum. Conte, mais facilmente, com uma média na casa dos seis litros (6,3 l/100 km foi a média do ensaio), talvez por falta de um sistema start-stop que ajude a baixar o consumo em cidade. Note-se, no entanto, a baixa quilometragem deste modelo ensaiado (cerca de 1700 km), com com o acumular de mais uns quantos quilómetros no futuro a poder vir a beneficiar ainda o campo dos consumos – baixando-os – e o das prestações – melhorando-as.

Em termos dinâmicos, outra surpresa: comportamento muito competente, com suspensão capaz de combinar conforto (graças ao seu curso mais amplo) com eficácia em curva, tirando também partido de direção muito bem calibrada. Em curvas descritas de forma mais rápida, nota-se algum rolamento da carroçaria, mas nada de seriamente grave, servindo essencialmente para mostrar onde estão os limites. Na cidade, possui modo City que incrementa o nível de assistência na direção para facilitar as manobras. Para um modelo de três volumes, Tipo chega a ser capaz de proporcionar diversão ao volante, pelo que é mais um ponto positivo.

Por fim, em termos de equipamento, a versão Lounge apresenta uma série de elementos bastante interessante, como o sistema Uconnect, que peca no entanto pelo ecrã muito pequeno, sensores de luminosidade e de chuva, ar condicionado, quatro vidros elétricos, espelhos reguláveis eletricamente e elevada conectividade multimédia graças ao já referido sistema Uconnect com Bluetooth e entradas USB.

VEREDICTO

A Fiat regressa em grande a um segmento em que até tem alguma tradição histórica, ao mesmo tempo que recupera o nome Tipo. Enquanto familiar competente, espaçoso, robusto e com prestações muito eficazes, este novo modelo não esconde no entanto uma ambição de tornar os modelos de três volumes de novo numa moda entre os Portugueses. E chega com os argumentos certos, assentando ainda num equilíbrio bem-sucedido entre o preço final (21.300 no caso da versão 1.6 MJet de 120 cv Lounge) e o equipamento proposto. Um regresso bem-vindo da Fiat!

Fonte: Auto Monitor, Pedro Junceiro

Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: stilo03 em 05 de Março, 2016, 23:38:04
Carro despachado...Este 1600 .Gostei do motor,do equipamento (falta o leitor de Cds) mas pouco dos acabamentos.
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: RSAC em 06 de Março, 2016, 13:10:58
Carro despachado...Este 1600 .Gostei do motor,do equipamento (falta o leitor de Cds) mas pouco dos acabamentos.

CD é coisa do passado. Hoje em dia felizmente praticamente qualquer um tem um computador em casa que permite copiar as músicas do CD para uma Pen USB.

Poupa-se nos custos e no peso.
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: stilo03 em 06 de Março, 2016, 14:56:46
LOL...só que tenho às centenas...Uma vez que me esqueci de fechar o carro, há uns anos, roubaram-me 50...
Cumprimentos
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: GT Abarth em 27 de Março, 2016, 00:02:21
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: lmml em 28 de Março, 2016, 12:32:47
Estive na brincadeira no simulador da Fiat e fiquei de boca aberta com o Tipo 5 portas e Carrinha. Que belos carros, principalmente o de 5 portas, que tem igualmente uma excelente bagageira de 440 litros, quase uma carrinha.
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: GT Abarth em 28 de Março, 2016, 20:10:56
Tipo foi concebido para ser simples e prático, com a tradicional escola de aproveitamento de espaço.

Importante: focaram-se no essencial e apenas criaram versões de grande saída comercial.
Só motores simples e conhecidos, só mesmo o que pode vender bem.
(Falo do Planeta, não de Portugal)

Este carro com o símbolo que sabemos a com o nome Jetta, era campeão dos testes  :lol:
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: RSAC em 28 de Março, 2016, 23:01:21
(http://autopolis.com.br/wp-content/uploads/2016/03/fiat-tipo_dodge-neon_002.jpg)

(https://3.bp.blogspot.com/-RjIZJYKbIeA/VugdAP8qZZI/AAAAAAASHW4/biOpVtolpiI5blt44iisNEJhU7_XY9ZKg/s1600/Dodge-Tipo-2.jpg)
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: Rara em 29 de Março, 2016, 07:39:07

Estive na brincadeira no simulador da Fiat e fiquei de boca aberta com o Tipo 5 portas e Carrinha. Que belos carros, principalmente o de 5 portas, que tem igualmente uma excelente bagageira de 440 litros, quase uma carrinha.

Metes-te a brincar com coisas sérias.... Heheh
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: lmml em 29 de Março, 2016, 10:13:05
Metes-te a brincar com coisas sérias.... Heheh
Conforme já relatei várias vezes, acho que o Punto que tenho não foi uma unidade exemplar, estou escaldado, não me "apetece" ter outros Fiat, mas... todos os Fiat que tenho conduzido nos últimos 6 ou 7 anos, principalmente de há um ano para cá..., fazem ter a certeza que o meu Fiat Punto (188) de 11/2004 é uma "carroça".
Por curiosidade, na 5 feira andei com um Renault Grand Modus DCI (2008) dos meus pais. Quando peguei no meu Punto (do qual estou farto), mais uma vez gostei mais, apesar do Modus ser supostamente melhor, embora em algumas coisa seja mesmo.
Título: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: Tiffosi em 01 de Abril, 2016, 18:10:19

Fiat Tipo 1.6 Multijet II 120 CV


(http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_229.jpg)


‘Tipo’… Este Fiat tem tudo!

O título pode ser forçado, mas é uma evidência: até um adolescente com dificuldades em exprimir um vocabulário mais erudito conseguiria render-se ao novo familiar da Fiat

(http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_03.jpg)

Ao início ainda desconfiámos se este novo Fiat Tipo seria mais bonito do que os concorrentes Citroën C-Elysée e Skoda Rapid. A frente é indiscutivelmente marcante, mas a traseira, com aquelas óticas em formato ‘boomerang’, não convenciam… Só que à medida que os olhares dos transeuntes ‘grudavam’ no novo familiar da marca italiana rapidamente percebemos que o nosso padrão estético é que estava errado!

Não sabemos se a atração magnética e o entusiasmo decorrente manifesta-se por ser novidade, ou antes pelos fãs da Fiat e do estilo italiano estarem há tanto tempo órfãos de uma oferta menos “emocional” (e acessível!) do que a gama 500. O último talvez tenha sido o Linea. Mas é indiscutível que o novo Tipo é um produto visualmente mais apelativo, com a vantagem de estar repleto de benefícios para quem viaja a bordo dele.

(http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_21.jpg)

O mais recente três volumes da Fiat mede 4,54 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,49 m de altura, sendo maior do que os rivais enumerados. Perde apenas para o Citroën na distância entre eixos de 2,64 metros (menos 16 mm do que a proposta francesa), e para o Skoda na bagageira (520 litros contra 550 litros). A gama começa nos 15 300€, o que desde logo explica parte do seu encanto. Mas na versão que ensaiámos, equipada com o motor Diesel 1.6 Multijet II de 120 cv, sobe para 21 300€. Apesar de não ter de ser forçosamente deselegante e tacanho, este novo elemento da gama assumidamente mais racional da Fiat quer acima de tudo dar a conhecer-se pela funcionalidade. Por isso importa saber o que se leva a mais por este valor: em primeiro lugar, umas bonitas jantes de 17”

(http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_12.jpg)

Depois, espaço para cinco ocupantes. Terceiro, uma bagageira surpreendente, onde nada tem de ficar de fora. E quarto, um recheado leque de equipamentos, no qual não faltam as entradas USB e AUX, o cruise control e o volante com comandos (os referentes ao controlo do volume e sintonização do rádio inteligentemente colocados atrás dos dois ‘braços’). E igualmente a iluminação automática dos faróis, o controlo de tração, o Bluetooth e um sistema de infoentretenimento (com direito a ecrã de 5”) que conta com algumas ‘apps’ e funcionalidades como o reconhecimento por voz. Sem esquecer que pode equipá-lo opcionalmente com uma câmara traseira de estacionamento e um novo sistema de navegação com a chancela da TomTom. O Fiat Tipo é um produto honesto, que não pretende ser mais do que aquilo que é, mas que acaba por surpreender pelo facto de proporcionar tudo o que se quer num automóvel sem entrar em grandes despesismos: espaço, conforto e bons consumos.

(http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_32.jpg)

Os materiais são duros, mas assentam num tablier de desenho simples onde é notório o esforço efetuado na sua montagem. Está repleto de espaços de arrumação (à frente e atrás), e inclui um apoio de braços e suportes para copos. Dois adultos vão perfeitamente sentados nos lugares posteriores, e mesmo no lugar do meio não se viaja mal, devido à largura do banco e ao facto de o túnel central não ser intrusivo. O motor Diesel de 1.6 litros revela uma grande disponibilidade (o binário máximo de 320 Nm manifesta-se logo às 1750 rpm), e surpreende pelos consumos reduzidos. A caixa de seis velocidades é propositadamente longa para privilegiá-los, com as médias por nós registadas a variarem entre os 5,4 e os 5,9 litros.

(http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_36.jpg)

(http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_34.jpg)

(http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/03/151126_Fiat_Tipo_33.jpg)

Preço base 20 300€

Motor: 4 CIL, Diesel, inj. dir., common-rail, turbo, 1598 cm3
Potência: 120 cv
Binário: 320 NM / 1750 rpm
Transmissão: dianteira, manual de 6 vel.
Suspensão: Independente McPherson à frente, eixo de torção atrás
Travões: D/D
Peso: 1420 kg
Mala: 520 l
Vel. máx.: 199 km/h
Aceleração: 9,7s dos 0 aos 100 km/h
Consumo médio: 4,2 l/100 km
Emissões de C02: 110 g/km

Fonte: Auto Sport, por André Bettencourt Rodrigues

Título: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: Tiffosi em 01 de Abril, 2016, 19:48:01


Boa relação preço/desempenhos


(http://cdn.jornaldenegocios.pt/2016-02/img_642x416$2016_02_25_13_46_38_277753.jpg)


O novo Fiat Tipo chega hoje ao mercado nacional. Quatro portas, elegante, espaçoso e funcional tem na boa relação preço/desempenhos um dos principais argumentos.

Características

15.300€

Fiat Tipo 1.4 95cv Easy

Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, injecção indirecta
Cilindrada: 1.368cc
Potência: 95cv às 6.000rpm
Binário: 127Nm às 4.500rpm
Velocidade máxima: 185km/h
Aceleração: 11,5 seg. 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocid.
Consumo urbano: 7,7l/100km
Cons. extra-urbano: 4,6l/100km
Consumo médio: 5,7l/100km
Emissões CO2: 133g/km (Euro VI)

Outras versões:
Turbodiesel
- 1.3 Multijet 95cv Easy 18.300€
- 1.6 Multijet 120cv Easy 20.300€


A nova berlina de quatro portas Fiat Tipo chega esta sexta-feira à rede de concessionários da marca em Portugal. Elegante e funcional, apresenta como um dos principais argumentos a excelente relação preço/desempenhos, que lhe valeu a distinção internacional "Autobest 2016".

No mercado nacional, o Tipo está à venda a partir dos 15.300 euros e a oferta compreende um motor a gasolina (1.4 Fire 95cv) e dois turbodiesel Multijet II (1.3 95cv e 1.6 120cv). Todos são acoplados a tracção dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades.

Desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat e desenvolvido e construído na Turquia, o novo Tipo está, para já, disponível apenas com a carroçaria berlina. No entanto, por altura do próximo Verão, serão lançadas mais duas variantes - a "hatchback" e a "station". Com elas chegará também a motorização 1.6 E.torQ com uma transmissão automática de seis velocidades.

Com dimensões compactas (4,54 metros de comprimento, 1,79m de largura e 1,49m de altura), e uma distância entre eixos de 2,64 metros, que beneficia o conforto a bordo, a berlina Tipo dispõe ainda de uma capacidade de 520 litros de carga, acima da média do segmento.

Esteticamente, o Fiat Tipo interpreta de forma elegante o estilo três volumes, com elementos como o capô esculpido e envolvente com uma saliência central que se prolonga em direcção ao tecto. Atrás, destaque para a assinatura luminosa dos farolins e para o "spoiler" integrado, que assegura boa aerodinâmica (Cx 0,29).

No interior, silencioso e de aspecto funcional e confortável, a marca privilegiou a habitabilidade. A capacidade é de cinco ocupantes, sendo que os bancos da frente foram projectados para adultos com altura até 1,88 metros e os de trás até 1,80 metros.

Disponível em três níveis de acabamento - "Easy", "Lounge" e "Opening Edition" - o Tipo conta com diversas soluções inteligentes que melhoram a vida a bordo, como o sistema UconnectTM, com ecrã táctil a cores de 5 polegadas, sistema mãos-livres Bluetooth, "streaming" áudio, leitura de mensagens e reconhecimento de voz, portas AUX e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, câmara posterior de estacionamento e o novo sistema de navegação TomTom 3D Touch.

Em matéria de segurança, o sistema de controlo de estabilidade do Tipo dispõe de diversas funções, que actuam em condições próximas do limite, ajudando o condutor a recuperar o controlo da viatura.

Fonte: Jornal de Negócios, por Adriano Oliveira 27 Fevereiro 2016

Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: GT Abarth em 02 de Abril, 2016, 23:02:07
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: l.parreira em 11 de Abril, 2016, 09:45:56
Tinha-me queixado que não havia versão carrinha, mas afinal vai haver e está muito bonita!

E também versão de 2 volumes mais curta. Porreiro, logo 3 versões.
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: Luke em 12 de Abril, 2016, 08:50:54
O Tipo está uma máquina de velha guarda! É bom e barato, e é óptimo de conduzir!
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: RSAC em 08 de Julho, 2016, 16:14:04
FIAT Tipo transforma-se em Dodge Neon para o mercado mexicano


(http://img.autocosmos.com/contenidos/galerias/800x600/GAZ_b3cc6cc355d74e5bab355939760bdb0f.jpg)

(http://img.autocosmos.com/contenidos/galerias/800x600/GAZ_57d606ca7b4e46328418dfcf7ee78116.jpg)

(http://img.autocosmos.com/contenidos/galerias/800x600/GAZ_f6528e2fe5c247b39ab07c9b37e55c87.jpg)
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: GT Abarth em 08 de Julho, 2016, 17:11:22
Agora sim.
Pode explodir vendas!
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: GT Abarth em 19 de Julho, 2016, 22:08:19
Tipo 4 Portas de matrícula Italiana em Vermelho Amore:

(https://lvz0ew.dm2302.livefilestore.com/y3mfuvnXZaAN130JL4nc_BEUfwm0wIHObFJ5UCRixLCvUzHbLQb0o2popRfyYWeKOkb-aXRMdcbZR5IZe6fmyU0MHbA7VHuKXg7SWfOAtnOOsFQjF_MoYj6fN79e_AlWibOTFAh_AAEPiWJnPKN3bDO1_wHbJjmOAlm2yi7N09Bf4A?width=1000&height=750&cropmode=none)

(https://lvz1ew.dm2302.livefilestore.com/y3mJOM8rfffGkUjEtIEmQ-09le-xL2R83prSvk9wCQv4gjoi4bNhfVGHwRF-dZp1CLmDAgf-IO6C8sE95oK94bA0nATd-LNYrsPzTxC1XiBqDJ_r2cYr73R0UTASKFzTMetBBt_h3NWJyQLARpkegI6LbJEY88k2jH89x-d6AFTCnw?width=1000&height=500&cropmode=none)

Mais algumas considerações:

1- Eu já não mudo de opinião no que respeita à comparação estética do Tipo 4 com 5 portas.
Eu prefiro o 4 Portas.

2- É muito forçado o Tipo ser considerado por vezes um segmento B.
Se bem que certas versões possam competir em preço com alguns segmento B.
E porque o Tipo nasce para ser o familiar médio em países sem os segmentos como conhecemos.

3- Se o objectivo do Tipo fosse só competir com os C-Elysée e Rapids, então a nível de aspecto e conjunto tem na minha opinião grande vantagem.

4- Porque raio se a Europa é supostamente "uma", os Italianos (e penso que os Suiços) podem usar umas matrículas pequeninas, tipo metade do tamanho na frente?
E nós temos que andar com estas chapas enormes  :smash:
Título: Re: Fiat Tipo Berlina
Enviado por: Tiffosi em 22 de Julho, 2016, 16:38:33

Consta que, o Punto fica limitado aos países chamados emergentes. Portugal é Campeão Europeu como tal não está incluído.  :lol: