O renascimento da Abarth.
O ano passado fez-se uma pesquisa sobre a Abarth aos visitantes do My Special Car Show de Rimini, na maiorira jovens. 90% dos visitantes não só conheciam a marca como lhe atribuiam um forte valor técnico, mesmo sem nunca terem visto um Abarth.
Assim Luca De Meo, novo responsável de todo o marketing do grupo FIAT, tinha um forte argumento quando foi avançada a ideia de recuperar uma marca história, destinada a ser a quinta marca do Grupo.
A nova estrutura Abarth (recorde-se que a casa foi fundada em 1949 por Carlo Abarth com sede em Corso Marche, Torino) tem como responsável o próprio De Meo (embora o presidente seja Sergio Marchionne) reparte-se por três áreas de actividade: Business Operations (dirigida por Antonino Labate), Engineering & Manufacturing Operations (dirigida por Paolo Ollino) e Racing Operations (dirigida por Claudio Berro).
Do ponto de vista comercial, a Abarth estará presente em quatro canais: as flagship Officine Abarth, os concessionários, os preparadores especializados e as oficinas de assistência.
"Não era preciso inventar nada, bastava recordar o que a Abarth fez até ao final de 1971", declarou De Meo na explicação de como se partiu para o projecto de renascimento de um marco simbólico do desporto FIAT (o 131 Abarth levou para Turim 3 titulos do mundial de rally).
O projecto foi finalizado em oito meses graças à força da marca, à paixão dos dealers e à vontade do grupo FIAT.
O projecto é composto por 35 concessionários (mais a loja de Corso Marche), 40 preparadores e 100 oficinas.
Na Europa haverá 60 pontos de venda, e durante o ano de 2008 a Abarth estará presente em 12 mercados mais o Japão.
O primeiro fruto do relançamento da Abarth foi concretizado no Punto Abarth que em Itália estreará em 13-14 de Outubro com preço de ataque de € 17.800.
No final de 2007 chegará à Suiça, e em 2008 à Gra-Bretanha, Alemanha e Japão.
Está equipado com o motor 1.4 turbo de 155cv, com caixa de 6 velocidades.
O escorpião está à mostra. Para o seu desenvolvimento foram investidos 19 milhões de euro.
fonte: italianpress