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Tiffosi

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Abarth
« Responder #45 em: 27 de Março, 2008, 18:39:23 »
Abarth – Nova sede, arranque da época 2008

Abarth

O regresso da marca Abarth continua a apresentar novos desafios. A filosofia do Escorpião, transmitida em todas as actividades segundo a mais autêntica tradição da Marca, continua a oferecer emoções a todos os adeptos de automóveis desportivos.

Tal como previsto no plano de relançamento, a sociedade Abarth & C. Spa tem agora uma nova sede no complexo turinês de Mirafiori que engloba as funções fabris, de projectos e de gestão de toda a empresa, para além dos recursos da equipa de competição, até agora instalados no histórico centro de Chivasso (Turim).  

A cerimónia de inauguração surgiu também como o momento ideal para apresentar a época de 2008 da Equipa de Competição Abarth. Depois dos brilhantes resultados obtidos na época de ralis transacta que marcou o regresso oficial do Escorpião ao mundo da competição, a equipa vai enfrentar 2008 com o mesmo dinamismo e determinação: a começar pelo Intercontinental Rally Challenge que, graças ao patrocínio da Selenia e com a colaboração da Sabelt, será disputado com dois Grande Punto Abarth S2000 oficiais confiados aos pilotos Giandomenico Basso e Anton Alen. Para além disso, graças à parceria com os patrocinadores Metis e Api-IP, o Grande Punto Abarth S2000 participará também no Campeonato Italiano de Ralis com dois automóveis guiados por Andrea Navarra e Renato Travaglia. O piloto da Abarth Umberto Scandola, por sua vez, para além de se encarregar dos testes das viaturas, tomará ainda parte nalgumas provas internacionais de prestígio.

Por outro lado e como já é tradição desde 1977, também este ano se disputará o Troféu Abarth Grande Punto API-IP ORO DIESEL reservado ao Fiat Grande Punto R3D, agora na sua segunda edição (a primeira foi ganha pelo jovem piloto italiano Alessio Pisi).

Da competição para as estradas de todos os dias, mas sempre sob a insígnia do temperamento desportivo: foi este o objectivo que presidiu ao lançamento, no próximo Salão de Genebra, do “500 Abarth”. Desenvolvido pelo Centro de Estilo da Fiat Group Automobiles de acordo com o espírito dos lendários 500 Abarth dos anos Sessenta, o novo modelo será comercializado a partir de Julho na rede exclusiva da Abarth.

De forte caracterização desportiva, a nova viatura será equipada com o motor Fire 1.4 16v Turbo que debita uma potência máxima de 135 cv (99 Kw) a 5500 rotações por minuto e um binário máximo de 206 Nm a 3000 rotações por minuto em modalidade “Sport” (em modalidade “Normal”, o binário passa para 180 Nm a 2500 rotações por minuto). Brilhante e progressivo, o novo propulsor demonstra-se "amigo do ambiente”, pois, tal como no modelo de normal produção, respeita as futuras normativas Euro 5.

Uma outra particularidade do “500 Abarth” é a adopção do novo sistema “TTC” (Torque Transfer Control) que melhora a transmissão do binário motor às rodas e, em especial, garante um óptimo comportamento do automóvel em curva, tornando-o mais seguro e divertido na condução desportiva, permanecendo, em suma, fiel à frase criada para os automóveis Abarth nos anos 60: “pequenos, mas traquinas”.

Se o “500 Abarth” representa o futuro da Marca, a verdade é que já hoje os fãs podem experimentar o máximo prazer da condução desportiva a bordo do Grande Punto Abarth que, equipado com o motor 1.4 Turbo de 155 cv a 5500 rotações por minuto aliado a uma caixa mecânica de 6 velocidades, atinge uma velocidade de 208 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos. No mês de Abril arrancará em Itália a comercialização dos dois kits de preparação “Assetto” e “esseesse” destinados a tornar ainda mais agressivo e potente o Grande Punto Abarth.

 
A nova sede de Turim

Tal como previsto no plano de relançamento, a sociedade Abarth & C. Spa tem agora uma nova sede no complexo turinês de Mirafiori que engloba as funções fabris, de projectos e de gestão de toda a empresa, para além dos recursos da equipa de competição, até agora instalados no histórico centro de Chivasso (Turim). De forte conotação industrial, a nova estrutura foi construída num tempo recorde de oito meses, estende-se por uma área de mais de 23000 metros quadrados e concentra todas as actividades da Marca que dá emprego a mais de 100 pessoas.  

Situada na área histórica da secção de Mecânica de Mirafiori – agora denominada "Officine 83" e sede, desde 2007, também do Centro de Estilo da Fiat Group Automobiles – a nova estrutura da Abarth oferece importantes vantagens tanto no que se refere à ampliação das actividades específicas da Marca, como à relação com outras realidades industriais do Grupo Fiat, pois a sua localização  facilitará a interacção com o Centro de Estilo, a Secção de Construções Experimentais, a Engenharia e o Design.

Na base do projecto estão os mesmos princípios que acompanharam o relançamento da marca: eficácia, rapidez, essencialidade e funcionalidade. Em particular, foi restaurado um amplo armazém que, conservando a configuração industrial, aloja hoje as oficinas de produção e desenvolvimento dos modelos, divididos em secções: carros de competição, desenvolvimento de protótipos, desenvolvimento de viaturas derivadas das de série e Departamento de Competição. Ao lado das oficinas encontram-se os gabinetes técnicos e de projectos, bem como os serviços de Marketing e Sales & Network Development, para além de todas as outras funções de suporte (Finance, Purchasing, etc.).

 
Arranque da época desportiva 2008

Na época de 2008, a Abarth participa no Intercontinental Rally Challenge graças ao patrocínio da Selenia, importante operador no sector dos lubrificantes, recentemente integrada no grupo internacional Petronas com quem a Abarth estabeleceu uma parceria para fornecimento de lubrificantes de elevadas prestações.

Nesta época de ralis, também a Brembo e a Sabelt serão parceiras da Abarth: a primeira é líder mundial na produção de sistemas de travagem e, a segunda, no fabrico de cintos de segurança de competição. De sublinhar que a Sabelt, juntamente com a Brembo, já assinaram há alguns meses um acordo para a realização e comercialização de kits e acessórios através da recém-constituída “Brembo Performance Spa”. Esta nova sociedade encarregar-se-á de desenvolver a concepção dos kits, em co-design com a Fiat, garantir a sua industrialização e gerir a logística de entrega dos produtos nos concessionários e oficinas autorizadas.

Os dois Grande Punto Abarth S2000 oficiais participantes no IRC serão entregues a Giandomenico Basso, com o seu navegador Mitia Dotta, e ao finlandês Anton Alen que corre com Timo Alanne. São 10 as provas que compõem este Campeonato que, depois do cancelamento do Safari Rally devido aos problemas políticos no Quénia, começa a 4 de Abril com o Rali de Istambul na Turquia. Seguem-se as provas de Portugal, Bélgica, Rússia, Madeira, República Checa, Espanha, Itália, Suíça e, por fim, China de 7 a 9 de Novembro.

Nas suas primeiras duas épocas (2006 e 2007), o Grande Punto Abarth Super 2000 obteve muitas vitórias: conquistou a primeira edição do International Rally Challenge, o Campeonato Europeu 2006, dois Campeonatos Italianos de  Pilotos (2006 e 2007), um Campeonato Italiano Construtores (2007), um Campeonato Italiano S2000 (em 2006, quando esta categoria não podia concorrer ao 1º. absoluto), o Campeonato Espanhol e o Campeonato Regional da Madeira (Portugal).

 
Ficha técnica do Grande Punto Abarth S2000

Motor

·  4 cilindros em linha, 1997 cm3, montado transversalmente (desenvolvido pela Fiat Powertrain Tecnhologies Racing)

·  Potência: 270 cv a cerca de 8250 rpm com flange f 64 (conforme regulamento técnico)

·  Binário máximo: 225 Nm a 6500 rpm

Transmissão

·  Caixa de 6 velocidades de comando sequencial com engrenamento frontal e "cut off" nas passagens de caixa

·  Diferenciais anterior, central e posterior mecânicos com rampas e embraiagens para modificação das percentagens de bloqueio;

·  Semi-eixos específicos, juntas trípodes do lado da viatura e homocinéticas do lado da roda;

·  Veio de transmissão específico em aço de dois ramos com ligação intermédia à carroçaria.

Suspensões

·  Anterior Mc Pherson;

·  Posterior Mc Pherson;

·  Travessa anterior específica;

·  Travessa posterior específica;

·  Amortecedores reguláveis.

Travões

·  Pinças anteriores de 4 pistões, monolíticas;

·  Discos de travões anteriores f 355 mm para asfalto, f 300 mm para terra;

·  Pinças posteriores de 4 pistões;

·  Discos de travões posteriores f 300 mm.

Carroçaria

·  Guarda-lamas anteriores e posteriores alargados até um máximo de 1800 mm;

·  Montagem de spoiler posterior, com dimensões definidas por regulamento técnico para aumentar a estabilidade da viatura sob aumento da carga aerodinâmica.

Rodas

·  Jantes asfalto: 8 J 18, terra 6.5 J 15

·  Pneus asfalto 225/40-18, terra 195/65-15

 
Troféu Monomarca

Os troféus promocionais fazem parte do ADN da Abarth desde 1977 e, assim, também em 2008 a tradição será respeitada com a instituição do Troféu Grande Punto API-IP ORO DIESEL, campeonato italiano reservado ao Fiat Grande Punto R3D agora na segunda edição.

O protagonista deste troféu é o Fiat Grande Punto Multijet Sport que segue as normas técnicas do Grupo R e dispõe de um motor Diesel de 1900 cm3 que, com o kit preparado pela Abarth, debita uma potência de 180 cv.

Ficha técnica Fiat Grande Punto R3D

Motor

·       4 cilindros em linha Diesel com turbocompressor, 1900 cm3;

·       Potência: 190 cv a 4500 rpm;

·       Binário máximo: 36 kgm a 1500 rpm.

Transmissão

·       Caixa de 6 velocidades de comando sequencial;

·       Embraiagem de dois discos de metalocerâmica f 200 mm;

·       Diferencial autoblocante de lâminas;

·       Semi-eixos específicos.

Suspensões

·       Anterior Mc Pherson;

·       Posterior de braços interligados;

·       Amortecedores reguláveis de duas vias anterior e posteriormente;

·       Barras anti-oscilação alargadas;

·       Juntas esféricas tipo uniball;

·       Elementos reforçados e robustecidos.

Travões

·       Pinças anteriores de 4 pistões;

·       Discos travões anteriores f 350 mm asfalto e f 300 mm terra;

·       Pinças posteriores de 1 pistão;

·       Discos travões posteriores f 250 mm;

Rodas

·       Jantes asfalto: 7’’ x 17’’;

·       Jantes terra: 6.0” x 15 “;

·       Pneus Goodrich asfalto: 19/63-17;

·       Pneus Goodrich terra: 17/65-15;

 
Projectos “assinados” Abarth

Estrutura e actividade da Abarth & C. S.p.A.

A sociedade Abarth & C. S.p.A. nasceu em 2007, é controlada a 100% pela Fiat Group Automobiles sob administração de Luca De Meo, Chief Executive Officer, e articula-se em três áreas de actividade: Business Operations, Engineering & Manufacturing Operations e Racing Operations. A primeira área tem como tarefa definir os produtos e serviços para personalização em termos de estética (car kitting) e de prestações (car tuning) de viaturas desportivas de série, organizar a rede de vendas e assistência e gerir as actividades de merchandising e licensing da marca Abarth.

A segunda área assegura o desenvolvimento técnico, a produção e as actividades de preparação e assistência das viaturas de competição, para além de garantir o desenvolvimento dos produtos para car kitting e car tuning, trabalhando em sinergia e colaboração com o departamento de Engineering e Design da Fiat Group Automobiles.

A terceira actividade, por fim, tem como objectivo coordenar a participação dos automóveis Abarth nas competições nacionais e internacionais, organizar os troféus reservados a clientes privados e gerir as relações com os clientes da área desportiva e patrocinadores. A Abarth serve-se ainda do contributo da Direcção de Desenvolvimento de Motores a Gasolina da Fiat Powertrain Technologies.

Como suporte e complemento da estratégia de relançamento da Marca, a Abarth & C. está empenhada em duas frentes: o desenvolvimento de acordos de licenciamento com operadores de diversos sectores comerciais e envolvimento directo na produção de objectos de merchandising.

Rede de distribuição exclusiva

Ágil e rápida (dentro do espírito da Marca), a estrutura Abarth & C. S.p.A conta com uma rede de distribuição própria e exclusiva articulada em quatro níveis: Flagship, Concessionários, Preparadores especializados e Oficinas de assistência.

As Oficinas Abarth (centros de serviço flagship) no mundo serão quatro (Itália, Alemanha, Grã-Bretanha e Japão) e representarão a referência da Marca nos mercados-chave. Em Itália, a sede não poderia deixar de ser em Turim, no Corso Marche, demonstrando que a ligação à tradição, para além de ideal, é também algo tangível e concreto.

O segundo nível da rede de distribuição Abarth é constituído por um número restrito de Concessionários que garantirão uma relação especializada e exclusiva com o cliente.

O terceiro nível é constituído por Preparadores independentes identificados com a designação "Abarth assetto corse", profundos conhecedores dos kits e os únicos autorizados a instalá-los, por forma a garantir o respeito por todas as normas ecológicas e de segurança e preservar o carácter artesanal da Marca.

As oficinas de assistência Abarth completam a rede, obedecendo a severos padrões de especialização, tecnologia e serviço, por forma a garantirem a assistência a todos os clientes Abarth.

A organização desta rede comercial obedece a três importantes valores da Marca: temperamento desportivo, relação com o cliente e segurança, criando no interior do stand Abarth uma verdadeira “shopping experience”. Estes são exactamente os elementos que vão identificar a Abarth também nos novos centros europeus a inaugurar em 2008.

Assim, no início do ano, a rede Abarth chegará à Suíça e à Áustria, estando prevista para a Primavera a sua expansão na Alemanha, Portugal, Grécia, Holanda e Bélgica, para prosseguir no Verão em Espanha, Grã-Bretanha, França e Polónia. O alargamento da rede comercial na Europa prevê a abertura de cerca de 60 concessionários, 120 preparadores especializados e 180 oficinas de assistência.

De sublinhar que a escolha dos parceiros não foi casual, tendo sido escolhidos os melhores concessionários Fiat para garantir ao cliente um serviço eficiente e de qualidade. Todos os stands serão decorados de acordo com um estilo único, um autêntico “concentrado” de conceitos e referências ao mundo Abarth: história, carros desportivos, kits de preparação, acessórios, merchandising e mundo da competição.

Comercialização dos kits “Assetto” e “esseesse” do Grande Punto Abarth

No mês de Abril iniciar-se-á em Itália a comercialização dos dois kits de preparação destinados ao Grande Punto 1.4 Turbo T-Jet 155 cv.

O primeiro kit – denominado “Assetto” – prevê a adopção de travões de disco anteriores e posteriores perfurados, pastilhas de travões anteriores de altas prestações, molas específicas rebaixadas 15/20 mm, jantes de liga pintadas de branco de 18" com pneus 215/40 ZR18 Pirelli Pzero. O segundo kit de preparação da plataforma e do motor – denominado "esseesse" – acrescenta, aos conteúdos anteriores, filtro de ar específico “powered by BMC”, turbocompressor Garrett, duplo terminal de escape cromado, programação da central de controlo do motor com software "esseesse" e potenciamento da potência de 155 para 180 cv e siglas "esseesse" na porta traseira, calotas dos retrovisores e protecção do motor.

Os kits "esseesse" e “Assetto” – que serão entregues aos clientes dentro de originais caixas de madeira de acordo com a tradição da Abarth – só poderão ser vendidos e instalados na rede oficial de preparadores Abarth “Assetto Corse" no Abarth Grande Punto 1.4 Turbo T-Jet 155 cv no prazo de um ano a contar da data da primeira matrícula ou com quilometragem até 20000 km e gozarão de uma garantia Abarth de dois anos a contar da data de instalação.

Os preços de venda ao público, em Itália, serão de 2500 euros para o kit “Assetto” e 4500 euros para o “esseesse” e incluem as despesas de homologação a cargo do preparador oficial Abarth (não está incluído o custo da mão-de-obra).

Por fim, todo os clientes que procederem à preparação do próprio Abarth Grande Punto com o kit "esseesse" passarão a fazer parte do Club Abarth "esseesse", uma comunidade de fãs do mundo Abarth, podendo assim participar nos eventos realizados sob a bandeira do Escorpião.


Abarth Driving School – Sandro Munari

O conceito basilar da filosofia Abarth é a condução desportiva ao volante de automóveis de altas prestações e fiáveis, mas sempre com a máxima segurança. Deste princípio e graças ao apoio do patrocinador Adler Plastic nasceu o projecto “Abarth Driving School – Sandro Munari”.

Desenvolvida em colaboração com o mais famoso piloto de ralis italiano, trata-se de uma escola que oferece aos jovens a possibilidade de aprenderem as melhores técnicas para conjugarem segurança e prazer de condução. Para compreender plenamente a importância desta colaboração, é preciso conhecer melhor Sandro Munari, um piloto que fez da sua paixão pelos automóveis uma razão de vida. Começou a competir em  1964 como navegador em provas de rali, prosseguindo depois a sua actividade como piloto, tendo passado a fazer parte da Equipa de Competição Lancia em 1966.

O primeiro êxito internacional chegou em 1967 com a vitória na Volta à Córsega ao volante de um Lancia Fulvia HF, seguindo-se, no mesmo ano, a conquista do título de Campeão Italiano de Ralis, sucesso que se repetiu em 1969. A década de 70 é marcada por uma longa série de vitórias: ganhou quatro vezes o Rali de Montecarlo – em 1972 com o Lancia Fulvia HF e em 1975, 76 e 77 com o Lancia Stratos –, em 1974 a Volta a França e em 1976 de novo a Volta à Córsega. Em 1977 sagrou-se Campeão do Mundo de Ralis, título que, juntamente com muitas outras vitórias, o coloca de pleno direito no Livro de Honra dos maiores pilotos do mundo.

Interrompida a carreira desportiva, Sandro Munari não abandona a sua paixão, decidindo colocar ao serviço dos outros as suas capacidades e a sua experiência na condução. Assim, em 1997 abre a “Sandro Munari Guida Sicura”, uma escola dedicada a todos os automobilistas que desejam aprender a manter o controlo da viatura em todas as condições e ficar a conhecer as regras indispensáveis para ter um comportamento correcto ao volante.

A “Abarth Driving School – Sandro Munari” oferece, assim, as capacidades e o valor de um grande piloto e a tecnologia aplicada a automóveis seguros e de grandes prestações como os carros que ostentam o símbolo do Escorpião. Em detalhe, a escola prevê uma série de cursos – dependendo das necessidades e experiência dos participantes – divididos em lições de teoria e sucessivas aulas práticas, seguidas de testes finais destinados a avaliar a efectiva aprendizagem alcançada pelos inscritos. Depois da prova prática, serão premiados os três primeiros classificados e entregue a todos os alunos um atestado de participação.

Inserida no amplo projecto de relançamento da Abarth, esta iniciativa pretende sublinhar a importância de um correcto conhecimento das técnicas de condução que, aliadas a uma viatura tecnologicamente avançada, promovem uma maior segurança nas estradas. Isto porque a Abarth, para além de oferecer automóveis dinâmicos e desportivos, considera fundamental sensibilizar a opinião  pública – e em particular os mais jovens – para a importância estratégica de temas como a segurança, prevenção e educação rodoviária em qualquer sociedade evoluída.

Fonte: ZoomSport