Autor Tópico: 500 E Punto  (Lida 3778 vezes)

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Tiffosi

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500 E Punto
« Responder #15 em: 09 de Dezembro, 2007, 12:27:33 »
Diversão garantida


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Grande Punto Abarth

Aperte o cinto e venha daí. Ao volante do novo Punto Abarth a diversão está garantida. O escorpião regressa em grande.

Substituindo o emblema da Fiat pelo agressivo escorpião, o Punto Abarth tem como base o Fiat Punto 1.4 Turbo, de 120 cv. O motor, apesar de manter o turbocompressor IHI de série, passa a debitar 155 cv, sendo esse o seu trunfo mais marcante. Mas está longe de ser o único. Ainda ao nível da motorização, a Abarth previu, mesmo, um botão Sport Boost, que passa a pressão de sobrealimentação de 1,9 para 2,35 bar e eleva o binário em cerca de 10%, passando dos originais 206 Nm às 5000 rpm, para uns bem mais interessantes 230 Nm às 3000 rpm. À maior potência, correspondem maiores prestações, como se torna evidente pelos 208 km/h de velocidade máxima, ou a facilidade com que passa a atingir os 100 km/h em 8,2 segundos.
Para fazer face às novas potencialidades do motor, as suspensões viram a altura ao solo reduzir-se em 10 mm, enquanto a barra estabilizadora ganha um maior diâmetro, para evitar o adornar da carroçaria em curva, e as molas passavam a ser 20% mais duras. As maxilas passam a ser Brembo, de maiores dimensões e com pinças fixas de dois pistões.
O resultado é um pequeno desportivo entusiasmante, fácil de conduzir e rápido, apesar dos 155 cv nunca colocarem problemas de faltas de tracção, fruto da eficiência do chassis. A caixa de seis velocidades explora a capacidade do motor na perfeição, enquanto o condutor se entrega à diversão, que é maior com o Sport Boost accionado, que torna mais “cheio” o motor a baixo e médio regime, quase tornando difícil acreditar que estamos perante uma unidade com apenas 1,4 litros.
 
Mais, ainda mais

Mas a Abarth sabe que há condutores que nunca estão satisfeitos e, para esses, concebeu um Kit denominado Esseesse (SS), de Super Sport. No exterior, são visíveis as belas jantes de 18”, em vez das 17” utilizadas pela versão de 155 cv, com os pneus 215/35 R18 a herdarem o lugar dos anteriores 215/45 R17. As suspensões também foram revistas, sendo ainda mais duras e 20 mm mais baixas. E, porque são previsíveis travagens ainda mais violentas, foram montados discos perfurados à frente e pastilhas especiais High Performance.
Mas se estas foram as alterações no chassis, os amantes de emoções vão acima de tudo concentrar-se nas modificações operadas ao nível do motor. O turbo IHI cedeu o seu lugar a um Garret de maiores dimensões, o que permite que, sem “overboost”, atinja 2,6 bar e, com ele, 3,0 bar, uma pressão muito respeitável para um veículo de série. O resultado são 180 cv e uns impressionantes 272 Nm de binário, o que explica os 215 km/h e os 7,7 segundos nos 0-100 km/h.

O Punto Abarth Esseesse começa por deslumbrar com o seu ruído, que mais parece de um carro de competição. A potência está lá e são notórias, aqui e ali, algumas faltas de tracção nas curvas mais fechadas, mas nada de grave e muito menos algo que limite a rapidez. Os pneus de muito baixo perfil fazem maravilhas, conferindo uma precisão invejável ao trem dianteiro e o carro guia-se com facilidade e prazer, mesmo a um ritmo mais rápido. E, o mais surpreendente, é que a potência chega de forma suave e progressiva.
Os modelos da Abarth serão vendidos nos concessionários da Fiat, mas em áreas próprias e separadas, não se sabendo, ainda, quando se iniciará a comercialização em Portugal. Sabe-se, sim, que arrancará em 2008 e, se o Punto de 155 cv será proposto por cerca de 20 mil euros, a versão SS de 180 cv deverá aproximar-se dos 25 mil euros.
 
500 Abarth em Março

Mas a nova marca italiana está decidida a fazer mossa no mercado dos pequenos desportivos e, para isso, prepara já a produção do Cinquecento para o início de 2008. Esteticamente, a Abarth promete mais agressividade. Tanto mais que o 500 não foi concebido para motores sobrealimentados e vai ser necessário meter mais ar lá dentro para alimentar o motor e refrigerar o intercooler. O motor será o mesmo 1.4 turbo a gasolina montado no Punto e a versão mais “normal” terá 135 cv. Obviamente, está prevista uma versão Esseesse, com 155 cv, mas os técnicos da Abarth ainda não desistiram de aplicar no 500 o mesmo motor de 180 cv que faz maravilhas no Punto. Já para 2008, a Abarth pensa vender 5000 unidades, 20% das quais serão do 500.

Fonte: Turbo, texto de Alfredo Lavrador