Autor Tópico: Fiat Stilo 1.2 Turbinado  (Lida 23537 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #45 em: 06 de Dezembro, 2023, 08:31:33 »
Citar
Finalmente sinto algum progresso na finalização do projeto. O carro foi para a oficina DFC Turbo em São Domingos de Rana, tiraram o turbo fora e definitivamente era o problema do fumo branco, estou a espera do orçamento para a reparação do turbo e a  mudança do filtro de ar + filtro de oleo + oleo. Como o carro esteve parado muito tempo não era má ideia trocar a distribuição e bomba de agua, tenho ideia que fica a volta dos 400€?

E sempre bom ver progressos.  :t_up:
400€ por tudo não me parece que seja caro, mas tambem desconheço exatamente o que será feito.


Citar
Em relação a reparação do turbo, os preços são mais ao menos standerizados ou oscilam muito?

Não sou expert nisso mas diria que depende do que seja necessario fazer para ficar ok e daquilo que o cliente pretende obter. Uma coisa que seja para durar seram trocadas peças ja preventivamente, ja uma coisa para resolver um determinado problema será apenas trocado o estritamente necessário. Não sei como trabalham as oficinas nestes casos, mas optaria sempre por uma reparação preventiva caso o cliente não se importe de gastar mais algum dinheiro por isso. Por vezes até pode acontecer meter logo todas as peças necessarias novas novas ficar mais barato que reutilizar as usadas.


Citar
Se alguém conhecer quem faça centralinas para fiats por favor que me indique que no caso das soluções que estamos a ver não funcionarem termos mais opções.

Para a zona de Lisboa Creio que o Bruno Borgata (Borgata performance) trabalha em centralinas. Outra oficina que conheço é a Passione auto mas creio que é mais mecanica,no entanto e bem provavel que conheça quem faça a parte das centralinas tendo em conta os projetos com que lidam habitualmente.


Citar
Disseram me que depois de reparado o turbo ainda irá sair fumo branco o que eu tambem acho normal devido a acumulação de oleo no sistema de escape. A minha pergunta é: o sistema vai limpar-se sozinho com a rodagem ou tenho que de alguma forma limpar o sistema de escape?

Esta é uma questão que deveria ser devidamente esclarecida por quem repara o turbo. Na minha opinião poderá sair o tal fumo enquanto limpa o escape e depois pára. Se continuar a sair fumo e a razao não for a alteração da programação da centralina, eu colocava a questão se o turbo realmente fica bom depois de reparado...  :dry:

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #46 em: 07 de Dezembro, 2023, 02:46:34 »
E sempre bom ver progressos.  :t_up:
400€ por tudo não me parece que seja caro, mas tambem desconheço exatamente o que será feito.
Kit distrib. c/ bomba água  + Mão-de-Obra ja com iva

Não sou expert nisso mas diria que depende do que seja necessario fazer para ficar ok e daquilo que o cliente pretende obter. Uma coisa que seja para durar seram trocadas peças ja preventivamente, ja uma coisa para resolver um determinado problema será apenas trocado o estritamente necessário. Não sei como trabalham as oficinas nestes casos, mas optaria sempre por uma reparação preventiva caso o cliente não se importe de gastar mais algum dinheiro por isso. Por vezes até pode acontecer meter logo todas as peças necessarias novas novas ficar mais barato que reutilizar as usadas.

Sim vamos trocar por prevenção, o carro estava parado a bastante tempo, e já estão bastantes ressequidas as correias, vamos trocar tambem a de acessórios.

Para a zona de Lisboa Creio que o Bruno Borgata (Borgata performance) trabalha em centralinas. Outra oficina que conheço é a Passione auto mas creio que é mais mecanica,no entanto e bem provavel que conheça quem faça a parte das centralinas tendo em conta os projetos com que lidam habitualmente.

Obigado pela dica!

Esta é uma questão que deveria ser devidamente esclarecida por quem repara o turbo. Na minha opinião poderá sair o tal fumo enquanto limpa o escape e depois pára. Se continuar a sair fumo e a razao não for a alteração da programação da centralina, eu colocava a questão se o turbo realmente fica bom depois de reparado...  :dry:

Eles dizem que sim que limpa, vamos ver como fica o carro.


Mudando de assunto, estava a pensar por pneus usados para uma utilização mais abusiva sem pensar muito no rim que me custaram, os que eu tinha eram 215/45/r17 87W bem fininhos e ficam top com as jantes no carro, não fui eu que escolhi a medida, foi me aconselhada, mas como está na altura de mudar as sapatas, nao custa perguntar sobre o tema.

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #47 em: 07 de Dezembro, 2023, 07:39:55 »
Não vou á bola dos pneus usados...á um mês um primo meu despistou-se sem razão aparente.... não morreu por sorte o carro ficou desfeito, tinha metido pneus usados á pouco tempo....pareciam plástico....

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #48 em: 07 de Dezembro, 2023, 07:58:47 »
Era mais numa de nao ficar preocupado a queimar pneu, o carro de inicio há de ter que ser afinado, e bem testado para ver se alguma coisa parte, nao vai ser o meu carro de dia a dia... nem vou usa-lo a chuva muito menos sem pneus novos. Muitas vezes estamos a comprar pneus com mais de 15 anos ai é normal que a borracha perca a sua propriedade maleável, ha que ter atenção a isso...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #49 em: 07 de Dezembro, 2023, 08:08:36 »
Citar
Mudando de assunto, estava a pensar por pneus usados para uma utilização mais abusiva sem pensar muito no rim que me custaram, os que eu tinha eram 215/45/r17 87W bem fininhos e ficam top com as jantes no carro, não fui eu que escolhi a medida, foi me aconselhada, mas como está na altura de mudar as sapatas, nao custa perguntar sobre o tema.
Partilho e opinião do Jorge. Confesso que também ja usei pneus usados no meu Thema, simplesmente porque o carro anda tão pouco na estrada que meter novos era, literalmente, atirar dinheiro a rua. Lembro-me também que não "usufruía" do carro com receio a conta dos pneus. Mas foi opção minha. compro pneus mais baratos mas não vou poder andar "a vontade" com o carro.
Na minha opinião, desde que seja para se divertir com o "brinquedo" numa propriedade privada sem se colocar a si nem mais ninguém em risco, porque não? Caso seja para andar na via publica pense nas consequencias se o azar lhe bater a porta a conta dos pneus,... (isto porque o azar bate a porta por muitas razões...)
Ha casas que garantem a qualidade dos pneus usados que vendem. Eu até posso acreditar que são pneus bons, mas apesar de não ter passado pela experiencia do Jorge, fico sempre de "pé atrás".

Resumindo, opte pelo que optar, faça-o com consciência.  :t_up:


miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #50 em: 09 de Dezembro, 2023, 20:40:24 »
Turbo fora para ser reparado!

Deixo aqui as fotos do antes!

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #51 em: 10 de Dezembro, 2023, 02:53:22 »
Realmente esse turbo parece com aspecto de ter andado a passar óleo!!

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #52 em: 13 de Dezembro, 2023, 19:52:19 »
Infelizmente sim estava mesmo a passar, para além de ser reparado vai ser hibridado, ja me informei melhor sobre a parte da eletronica e vou ter que comprar um centralina programavel.

Estou a pensar numa speeduino visto ser bastante completa e a mais que suficiente para o projeto. A dificuldade será não cortar a cablagem original do carro, seria facilmente resolvido se conseguir arranjar uns conectores para as fichas originais da centralina. Outra opção seria arranjar uma centralina original avariada e tentar utilizar apenas os terminais originais para fazer fazer a cablagem para speeduino. Estou a ver soluções.

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #53 em: 14 de Dezembro, 2023, 00:00:31 »
Avariada ou ir a uma sucata e arranjar esses conectores!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #54 em: 14 de Dezembro, 2023, 08:43:41 »
(...)
Outra opção seria arranjar uma centralina original avariada e tentar utilizar apenas os terminais originais para fazer fazer a cablagem para speeduino

Assim rapidamente era o que eu faria...

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #55 em: 14 de Dezembro, 2023, 12:43:00 »
O problema é que quem vai fazer a preparação elétrica disse que os pontos de solda desses conectores eram pequenos para se trabalhar, o facto é que com a cablagem original como está, o carro não sai de Limp Mode... E o carro original nunca há de voltar a ficar...

Ele até sugeriu passar apenas a cablagem necessária para o interior do carro para proteger a speeduino, a centralina original está mesmo por cima do motor.

Utilizando a speeduino temos outro senão, se o quadrante for CAN-BUS o que eu acho que é, não vai conseguir ler as informações. Uma solução será adicionar um modulo bluetooth ao speeduino e utilizar um tablet como display...

Não há muito material para este carro infelizmente  :dry:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #56 em: 15 de Dezembro, 2023, 08:37:43 »
Por algum motivo se chamam projetos... As dificuldades vão aparecendo a medida que se vai evoluindo e vão sendo resolvidas dentro das possibilidades de cada um. ;)
Não sendo um carro para voltar ao original, eu optaria pelo que fosse mais pratico e fiavel. No fundo conectores acabam sempre por ser pontos com tendencia a originar maus contactos. Limitar estes pontos ao minimo é uma mais valia (menos pontos a verificar) na deteção de avarias futuras.  :t_up:

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #57 em: 22 de Dezembro, 2023, 23:18:29 »
Bem o natal para mim chegou mais cedo e encontrei uma oportunidade que nao podia deixar escapar! Encontrei um conjunto de 4 pneus Michelin Pilot Sport 5 com cerca de 3000km de estrada, praticamente novos! Para a semana ja os levo para a oficina juntamente com as jantes! Também me disseram que terça feira o carro estaria pronto, a nivel de mecanica claro, assim que tiver novidades posto aqui.

Ate lá, bom natal a todos!

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #58 em: 23 de Dezembro, 2023, 00:46:03 »
Bom natal colega, e continuação de bom projeto! Não desistas! É sempre bom ser-se diferente e fazer algo que não se vê!

miguelbarrela

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Stilo 1.2 Turbinado
« Responder #59 em: 25 de Dezembro, 2023, 17:05:27 »
A pensar já no próximo upgrade, desta vez um mais modesto, estou a pensar em mudar o filtro de ar. Encontrei esta dica num post antigo aqui do forum:

Andei a pesquisar em foruns de tunning e recomendam-me usar antes Filtros da BMC em detrimentos dos KN pois dizem que são mais específicos para os carros italianos.

Por agora queria manter a caixa de ar original, mudando mesmo só o filtro e não instalando um filtro cónico. O que acham da dica do ricardocunha? Alguém já testou os 2 para ver se algum "encaixa" melhor nas nossas máquinas italianas?