Sem estar a contar avistei hoje algo que já me tira o sono!
Nem sempre o tamanho do veículo definiu o segmento do veículo.
Tempos houve em que alguns automóveis eram de um segmento, mas com um motor maior ou menor subiam ou desciam de segmento.
Descer de segmento podemos dar o exemplo do BX11 equipado com o motor 1100, que veio vender para o segmento C e não D como o BX vendia.
O inverso acontecia com os Lancias Prisma.
Pelo tamanho era um C, tal como o primo Regata / Ritmo de onde derivava.
Na verdade era um quase um irmão do Lancia Delta com uma mala.
Tal como os FIAT 131, competia no segmento C com motores 1300 e 1400 normais e no segmento D com motores maiores Twin Cam.
No caso do Prisma 1300 seria um C, mas que só veio para Portugal no ano final da carreira em 1989.
O Prisma que vendeu e bem foi o 1600 i.e. motor Twin Cam e nos anos 86-87-88.
Antes disso a Prestigiada Lancia vendia carros a conta-gotas.
As próprias gamas das primeiras séries Delta só 1300 e 1500 vendiam muito pouco.
Até os Prismas 1600 carburados eram a conta-gotas. O Prisma em Portugal era sempre 1600.
Em 86 é que se começaram a ver Lancias nas Ruas Portuguesas com alguma frequência.
Os Deltas GT i.e. e HF Turbo; e os Prismas 1600 i.e. Começando depois os Themas.
Munidos de prestigiada e prestacional mecânica 1600 Twin Cam, já com injecção electrónica a debitar 108cv.
Mais 3 cv do que os 105 da anterior mecânica carburada.
Acredito que mais responsiva e nervosa, mas com mais desafinações e consumos.
Pena que por altura da introdução da i.e. se tenha perdido a curiosa instrumentação das primeiras séries Delta e Prisma.
O Prisma era então um veículo familiar médio com um motor 1600 referencial e com um equipamento muito bom, quer instrumentações quer de confortos.
Durante 1988 ainda surgiu a versão mais luxuosa Symbol.
Foi mesmo só na ponta final que apareceu o Prisma 1300, motor só de uma árvore de cames, mas agressiva
A fazer quase 80cv.
Esse seria segmento C.
O sucessor Dedra, veio com um 1600 convencional de 90cv, tendo sido um sucesso de vendas (relativas para a Lancia) espectacular!
Mas como os mais entendidos sabem, o Dedra 1600 substitui o Prisma 1300 e não o Prisma 1600.
Excepto em Portugal, onde carros acima de 1750cc eram assassinados pelos impostos!
E o Dedra tinha um 1756 excelente.
Este Prisma é cinzento claro.
A segunda cor que saiu mais, depois do cinzento escuro, que arrisco dizer, ter vendido bem mais de metade das unidades Prisma.