Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Fiatistas
Geral
Discussão Geral
divagaçoes
Imprimir
Páginas:
1
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: divagaçoes (Lida 6648 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bizarro
Maserati
Offline
6951
Karma:
+1/-0
divagaçoes
«
em:
18 de Julho, 2002, 12:53:32 »
poe me aqui a projectar um carrito mas queria algo bastante aerodinamico, entao pensei pensei e cheguei a conclusao que a forma mais aerodinamica e a gota de agua, pois ela e mesmo moldada pelo vento(por alguma razao os capacetes dos ciclistas tem essa forma)!
entao desenhei um gota de agua na horizontal, cortei-a ao meio segundo um eixo horinzontal, e o que e k eu obtive?!?!?
o perfil da multipla!!! B) B) B) B)
so ai percebi a importancia da multipla!! alem de ter sido a primeira monovolume foi tambem uma tentativa de fazer algo bastante aerodinamico!! se tivesse havido mais uns anitos pra desenvolver akilo teria saido perfeito!!!
Registado
small sports car...
Erickson
Abarth
Offline
4446
Karma:
+0/-0
divagaçoes
«
Responder #1 em:
18 de Julho, 2002, 18:38:03 »
eheheh
realmente é verdade
Registado
1996 Fiat Punto 55 SX
Luke
Administrador
Ferrari
Offline
45139
Karma:
+4/-2
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
divagaçoes
«
Responder #2 em:
19 de Julho, 2002, 00:37:44 »
palavras muito filosoficas e muito verdadeiras, embora não ache que a forma da multipla tenha surgido de uma preocupação aerodinamica, penso que qu é verdade o que dizes, apenas acrescentaria que ao acomodar mais 4 pessoas num chassis de 600 a forma que apareceu ainda hoje é actual, embora a usema s avessas
)
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
Bizarro
Maserati
Offline
6951
Karma:
+1/-0
divagaçoes
«
Responder #3 em:
19 de Julho, 2002, 12:52:49 »
embora não ache que a forma da multipla tenha surgido de uma preocupação aerodinamica
pois isso de certeza que nao foi! nos anos 60 a importancia dada aerodinamica ainda era mt pouca!
eu apenas juntei o util ao agradavel!! qte porque a multipla de aerodinamica n tema nada!! e muito estreita e alta!!
Registado
small sports car...
Pàzzo di gioia
Giannini
Offline
347
Karma:
+0/-0
divagaçoes
«
Responder #4 em:
24 de Julho, 2002, 23:59:15 »
Amigos,
Atenção que a aerodinamica nos veiculos convencionais depende muito do fenomeno da "separação da camada limite" para evitar gradientes adversos de pressão, ou seja, que o veiculo seja "puxado" na traseira, pela baixa presão ai criada. Consegue-se isso com uma superficie rugosa no inicio do perfil em gota, por forma a criar um escoamento turbolento (que é de maior fricção), que provocara a tal separação da camada limite mais longe, e por conseguinte uma esteira menor (menor pressão de sucção na traseira). Dai a origem dos mais diversos tipos de spoilers e ailerons. Atenção Bizarro porque se cortares uma gota de agua ao meio o teu veiculo pode tornar-se instavel e até quem sabe....voar, e porquê? é o mesmo principio dos aviões: Uma particula de ar que ataque o bordo do perfil terá de percorrer a parte de cima a uma velocidade maior ( visto que é mais longa e a particula na realidade não se pode dividir em duas), isso ocasiona uma pressão mais baixa em cima do que em baixo (parte plana da gota de agua cortada ao meio), e aí o teu carro pode voar, muito baixinho, mas pode voar.
Se quiseres mais dicas, podemos filosofar juntos, porque eu tenho a ideia de um dia fazer um prototipo para o "Eco-shell marathon"
Um abraço
Pàzzo
Registado
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!
MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!
PÁZZO DI GIOIA
Luke
Administrador
Ferrari
Offline
45139
Karma:
+4/-2
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
divagaçoes
«
Responder #5 em:
25 de Julho, 2002, 01:34:15 »
Desde que use discos de Delta atras
Benvindo ao forum amigo Ludovice B)
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
Pàzzo di gioia
Giannini
Offline
347
Karma:
+0/-0
divagaçoes
«
Responder #6 em:
25 de Julho, 2002, 11:45:50 »
Amigo Luis, quando tiver tempo revelo o segredo dos discos do delta/prisma nas rodas traseiras....... B)
Registado
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!
MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!
PÁZZO DI GIOIA
Luke
Administrador
Ferrari
Offline
45139
Karma:
+4/-2
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
divagaçoes
«
Responder #7 em:
25 de Julho, 2002, 19:13:09 »
será que este domingo vamos poder votlar a ver esses discos no padrão dos descobrimentos?
é domingo do encontro quinzenal da rapaziada de Lisboa pelas 10:30 atras do T-Club
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
Pàzzo di gioia
Giannini
Offline
347
Karma:
+0/-0
divagaçoes
«
Responder #8 em:
25 de Julho, 2002, 19:57:41 »
Os discos estarão lá....
Registado
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!
MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!
PÁZZO DI GIOIA
Bizarro
Maserati
Offline
6951
Karma:
+1/-0
divagaçoes
«
Responder #9 em:
26 de Julho, 2002, 14:28:57 »
teu veiculo pode tornar-se instavel e até quem sabe....voar, e porquê? => e mesmo isto k eu quero um carro que consiga voar baixinho!!!
eu quando escrevi o texto n tinha nenhum objectivo fisico era mesmo so para dar que pensar um bocadinho!!
Registado
small sports car...
Luke
Administrador
Ferrari
Offline
45139
Karma:
+4/-2
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
divagaçoes
«
Responder #10 em:
26 de Julho, 2002, 17:52:48 »
ontem estive a ver um documentário sobre o concorde, e os seus motores Olympus 593 Mk 610, e fiquei com a distinta sensação que tem a largura de um 127
será que dava para adaptar?.... Mach 2.04 anyone?
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
Erickson
Abarth
Offline
4446
Karma:
+0/-0
divagaçoes
«
Responder #11 em:
26 de Julho, 2002, 18:15:46 »
Belo 900/c
Registado
1996 Fiat Punto 55 SX
Pàzzo di gioia
Giannini
Offline
347
Karma:
+0/-0
divagaçoes
«
Responder #12 em:
26 de Julho, 2002, 18:54:37 »
Não escrevi sobre a instabilidade para me armar em cromo, mas sim porque muitos jovens alteram os carros sem ter certos pormenores em conta. Lembram-se dos Polos G40? A aerodinamica de fabrica já era fraca para uma estrada convencional e rebaixado então ..... era uma festa..... voavam. Como eu já fiz tantas ou tão poucas quando era mais jovem, agora já estou mais atento a essas coisas e sempre pronto a chamar a atenção dos perigos (no caso de ser em caros de via publica).
Outra coisa: muito cuidado a ultrapassar camiões TIR. A variação de pressão criada entre o camião e o atrelado pode puxar o carro contra as rodas, principalmente se estiverem a uma velocidade consideravel (os dois) e muito perto um do outro. Se for de moto então é um perigo de morte, já fi uma foto das consequencia e era horrivel, portanto se tiverem amigos motard, avisem-nos deste pormenor.
Registado
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!
MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!
PÁZZO DI GIOIA
Luke
Administrador
Ferrari
Offline
45139
Karma:
+4/-2
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
divagaçoes
«
Responder #13 em:
26 de Julho, 2002, 19:03:02 »
ja tinha reparado nisso, no meu 900C quando passava por camiões grandes aquilo era medonho, até o carro abana!
quantoa aerodinamica.. é um facto que 95% dos gajos k mexem nos carros e fazem aquilo a que chamam tuning mas que no meu dicionario é Xuning, não sabem o que fazem, e muitos nunca vao chegar a saber, uns mexem no motor e depois n tem como parar o carro
outros metem tanta carga aerodinamica no carro com asas e corta relvas que o coitedo do carro com o motor de origem nem se mexe! depois ha os cromos que tem a mania de meter pneus 255/15R17 num carro com 1100, enfim ha para todos os gostos!
eu pessoalmente gosto de fazer as coisas com conta peso e medida, nada como pensar n vezes, medir 2 vezes e fazer só uma vez!
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
Pàzzo di gioia
Giannini
Offline
347
Karma:
+0/-0
divagaçoes
«
Responder #14 em:
26 de Julho, 2002, 19:14:42 »
A ultima frase é o pensamento do dia!
Penso que muitas vezes as coisas são feitas como dizes, de forma amadora, porque esse material é caro e em comparação a certos paises nos somos muito fraquinhos nesse campo, até a legislação e as regras das IPO ajudam o pessoal a matar-se.
Por exemplo, em Italia, não se pode mudar nem sequer a panela de escape por uma que não seja homologada pelo ministério dos transportes lá do sitio, até os carburadores tem de ser os originais. Mas é com encontros, debates e uma serie de outros factores que se vai lá e nos (Portugal) estamos no bom caminho
Registado
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!
MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!
PÁZZO DI GIOIA
Imprimir
Páginas:
1
2
Ir para o topo