Autor Tópico: divagaçoes  (Lida 6648 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6951
  • Karma:
    +1/-0
divagaçoes
« em: 18 de Julho, 2002, 12:53:32 »
poe me aqui a projectar um carrito mas queria algo bastante aerodinamico, entao pensei  pensei e cheguei a conclusao que a forma mais aerodinamica e a gota de agua, pois ela e mesmo moldada pelo vento(por alguma razao os capacetes dos ciclistas tem essa forma)!
entao desenhei um gota de agua na horizontal, cortei-a ao meio segundo um eixo horinzontal, e o que e k eu obtive?!?!?

o perfil da multipla!!!  B)  B)  B)  B)  

so ai percebi a importancia da multipla!! alem de ter sido a primeira monovolume foi tambem uma tentativa de fazer algo bastante aerodinamico!! se tivesse havido mais uns anitos pra desenvolver akilo teria saido perfeito!!!  :wub:  :wub:  :wub:                        
small sports car...


Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
divagaçoes
« Responder #1 em: 18 de Julho, 2002, 18:38:03 »
eheheh
realmente é verdade :)                      
1996 Fiat Punto 55 SX

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
divagaçoes
« Responder #2 em: 19 de Julho, 2002, 00:37:44 »
palavras muito filosoficas e muito verdadeiras, embora não ache que a forma da multipla tenha surgido de uma preocupação aerodinamica, penso que  qu é verdade o que dizes, apenas acrescentaria que ao acomodar mais 4 pessoas num chassis de 600 a forma que apareceu ainda hoje é actual, embora a usema s avessas :) :))                        
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6951
  • Karma:
    +1/-0
divagaçoes
« Responder #3 em: 19 de Julho, 2002, 12:52:49 »
embora não ache que a forma da multipla tenha surgido de uma preocupação aerodinamica

pois isso de certeza que nao foi! nos anos 60 a importancia dada aerodinamica ainda era mt pouca!  :)  eu apenas juntei o util ao agradavel!! qte porque a multipla de aerodinamica n tema nada!! e muito estreita e alta!!   :wacko:                        
small sports car...


Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
divagaçoes
« Responder #4 em: 24 de Julho, 2002, 23:59:15 »
Amigos,

Atenção que a aerodinamica nos veiculos convencionais depende muito do fenomeno da "separação da camada limite" para evitar gradientes adversos de pressão, ou seja, que o veiculo seja "puxado" na traseira, pela baixa presão ai criada. Consegue-se isso com uma superficie rugosa no inicio do perfil em gota, por forma a criar um escoamento turbolento (que é de maior fricção), que provocara a tal separação da camada limite mais longe, e por conseguinte uma esteira menor (menor pressão de sucção na traseira). Dai a origem dos mais diversos tipos de spoilers e ailerons. Atenção Bizarro porque se cortares uma gota de agua ao meio o teu veiculo pode tornar-se instavel e até quem sabe....voar, e porquê? é o mesmo principio dos aviões: Uma particula de ar que ataque o bordo do perfil terá de percorrer a parte de cima a uma velocidade maior ( visto que é mais longa e a particula na realidade não se pode dividir em duas), isso ocasiona uma pressão mais baixa em cima do que em baixo (parte plana da gota de agua cortada ao meio), e aí o teu carro pode voar, muito baixinho, mas pode voar.

Se quiseres mais dicas, podemos filosofar juntos, porque eu tenho a ideia de um dia fazer um prototipo para o "Eco-shell marathon"

Um abraço

Pàzzo                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
divagaçoes
« Responder #5 em: 25 de Julho, 2002, 01:34:15 »
Desde que use discos de Delta atras :)

Benvindo ao forum amigo Ludovice  B)                        
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
divagaçoes
« Responder #6 em: 25 de Julho, 2002, 11:45:50 »
Amigo Luis, quando tiver tempo revelo o segredo dos discos do delta/prisma nas rodas traseiras....... B)                        
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
divagaçoes
« Responder #7 em: 25 de Julho, 2002, 19:13:09 »
será que este domingo vamos poder votlar a ver esses discos no padrão dos descobrimentos? :)
é domingo do encontro quinzenal da rapaziada de Lisboa pelas 10:30 atras do T-Club                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
divagaçoes
« Responder #8 em: 25 de Julho, 2002, 19:57:41 »
Os discos estarão lá....                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6951
  • Karma:
    +1/-0
divagaçoes
« Responder #9 em: 26 de Julho, 2002, 14:28:57 »
teu veiculo pode tornar-se instavel e até quem sabe....voar, e porquê? => e mesmo isto k eu quero um carro que consiga voar baixinho!!!  :D  :D  :D  :D
eu quando escrevi o texto n tinha nenhum objectivo fisico era mesmo so para dar que pensar um bocadinho!!                      
small sports car...


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
divagaçoes
« Responder #10 em: 26 de Julho, 2002, 17:52:48 »
ontem estive a ver um documentário sobre o concorde, e os seus motores Olympus 593 Mk 610, e fiquei com a distinta sensação que tem a largura de um 127 :) será que dava para adaptar?.... Mach 2.04 anyone?  :blink:
                     
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
divagaçoes
« Responder #11 em: 26 de Julho, 2002, 18:15:46 »
Belo 900/c :)                      
1996 Fiat Punto 55 SX

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
divagaçoes
« Responder #12 em: 26 de Julho, 2002, 18:54:37 »
Não escrevi sobre a instabilidade para me armar em cromo, mas sim porque muitos jovens alteram os carros sem ter certos pormenores em conta. Lembram-se dos Polos G40? A aerodinamica de fabrica já era fraca para uma estrada convencional e rebaixado então ..... era uma festa..... voavam. Como eu já fiz tantas ou tão poucas quando era mais jovem, agora já estou mais atento a essas coisas e sempre pronto a chamar a atenção dos perigos (no caso de ser em caros de via publica).

Outra coisa: muito cuidado a ultrapassar camiões TIR. A variação de pressão criada entre o camião e o atrelado pode puxar o carro contra as rodas, principalmente se estiverem a uma velocidade consideravel (os dois) e muito perto um do outro. Se for de moto então é um perigo de morte, já fi uma foto das consequencia e era horrivel, portanto se tiverem amigos motard, avisem-nos deste pormenor.                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
divagaçoes
« Responder #13 em: 26 de Julho, 2002, 19:03:02 »
ja tinha reparado nisso, no meu 900C quando passava por camiões grandes aquilo era medonho, até o carro abana!

quantoa  aerodinamica.. é um facto que 95% dos gajos k mexem nos carros e fazem aquilo a que chamam tuning mas que no meu dicionario é Xuning, não sabem o que fazem, e muitos nunca vao chegar a saber, uns mexem no motor e depois n tem como parar o carro
outros metem tanta carga aerodinamica no carro com asas e corta relvas que o coitedo do carro com o motor de origem nem se mexe! depois ha os cromos que tem a mania de meter pneus 255/15R17 num carro com 1100, enfim ha para todos os gostos!

eu pessoalmente gosto de fazer as coisas com conta peso e medida, nada como pensar n vezes, medir 2 vezes e fazer só uma vez!                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
divagaçoes
« Responder #14 em: 26 de Julho, 2002, 19:14:42 »
A ultima frase é o pensamento do dia!

Penso que muitas vezes as coisas são feitas como dizes, de forma amadora, porque esse material é caro e em comparação a certos paises nos somos muito fraquinhos nesse campo, até a legislação e as regras das IPO ajudam o pessoal a matar-se.
Por exemplo, em Italia, não se pode mudar nem sequer a panela de escape por uma que não seja homologada pelo ministério dos transportes lá do sitio, até os carburadores tem de ser os originais. Mas é com encontros, debates e uma serie de outros factores que se vai lá e nos (Portugal) estamos no bom caminho                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA