Autor Tópico: Restauro e Preparação Fiat 128 CL  (Lida 2951 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

the_grandson

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« em: 09 de Abril, 2016, 21:47:18 »
Estou no começo do restauro e tenho algumas ideias para implementar no carro que será para velocidade na fase final. Quero trocar motor e caixa, eventualmente irá levar um proveniente do: 128 Coupe/Rally, Ritmo ou Regata. A suspensão traseira é feixe de molas pelo que terei que arranjar uma solução para melhorar o comportamento. Só estas duas ideias já serão pano para mangas. Visto que começarei por estas mesmo a primeira será arranjar um motor, que tenho procurado mas ainda não encontrei.

Em breve fotos.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #1 em: 10 de Abril, 2016, 02:28:20 »
Vais competir em que classe?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

the_grandson

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #2 em: 10 de Abril, 2016, 18:47:22 »
Não estou familiarizado com as categorias, fui espreitar em:
http://www.fpak.pt/competicoes/2016/velocidade/campeonato-nacional-classicos-lcc-feup

Mas não consegui perceber muito bem. Suponho que talvez venha a depender muito do motor e resultado final das alterações.
Alguém cá com experiência nisto?

the_grandson

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #3 em: 10 de Abril, 2016, 19:00:34 »
Em relação aos motores que referi no primeiro post, penso que serão os que requerem menos ajustes ao trocar. Creio que o Uno 75 i.e. (1500cc 75c) já não tem o mesmo sistema de apoios. Alguém aqui no fórum é guru nestas andanças de trocas de motores?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #4 em: 12 de Abril, 2016, 08:56:53 »
Tens de ver a classe em que queres correr e pensar na concorrência
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #5 em: 12 de Abril, 2016, 09:15:25 »
O que precisas sobre as trocas?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

the_grandson

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #6 em: 12 de Abril, 2016, 14:50:32 »
Citar
Tens de ver a classe em que queres correr e pensar na concorrência

Acho que primeiro me vou focar em trabalhar no carro e só depois nas competições. Se não conseguir inserir em nenhuma classe faço umas rampas ou uns trackdays.

Citar
O que precisas sobre as trocas?

Eu precisava de saber: (1) se os motores que referi são os mais adequados sem fazer grandes alterações, (2) entre eles se são bons para preparar e (3) se há aqui alguém no fórum que venda ou saiba onde eu posso procurar estes motores.

Numa pesquisa rápida vi este link em que me parece haver pessoal com alguma experiência:
http://www.fiatforum.com/other-fiats/86133-fiat-128-engine-swap.html

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #7 em: 15 de Abril, 2016, 09:18:53 »
a coisa mais fácil é um 1600 de dedra, é o motor da mesma família com mais cilindrada, potência e binário que foi construído, sozinho tem 90 cavalitos

mas antes de pensares em meter este tipo de performance no carro, tens de o rever todo e reforçar, safas-te com isso?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma


the_grandson

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #9 em: 15 de Abril, 2016, 23:03:00 »
a coisa mais fácil é um 1600 de dedra, é o motor da mesma família com mais cilindrada, potência e binário que foi construído, sozinho tem 90 cavalitos

mas antes de pensares em meter este tipo de performance no carro, tens de o rever todo e reforçar, safas-te com isso?

Segundo esta lista da wikipédia https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_128_SOHC_engine o do Dedra é de facto da mesma família. Só não sei o quanto precisaria de  alterar para o adaptar nesta carroçaria. 

Logo aqui nesta imagem https://www.dropbox.com/s/w2kjlso384n825a/2016-04-15%2020.43.08.jpg?dl=0 dá para ver o apoio traseiro do motor atual, parece apertar no coletor de admissão e não sei se conseguiria facilmente adaptar ao Dedra.

Já tive contacto com uma experiência de um BMW 2002 na altura de reforçar e penso que consigo tratar isso. Já me falaram de um ponto fraco junto do primeiro pilar.

Também sei que esta carroçaria não é nem de perto apropriada para este projeto, mas tenho um apego ao carro vou avançar mesmo que se venha a revelar uma aposta "suicida".  :t_up:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #10 em: 16 de Abril, 2016, 00:17:35 »
O motor terá de ser híbrido, com peças de ambos, os reforços não são iguais em todas as carroçarias, se for mal reforçado, parte, mas noutro lado
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

the_grandson

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro e Preparação Fiat 128 CL
« Responder #11 em: 07 de Junho, 2016, 00:34:22 »
Viva pessoal. Estive algum tempo à procura de motores sem grande sucesso. Apareceu-me a oportunidade de ficar com o motor de um Uno Turbo i.e, 1.4cc, preço porreiro. Fiquei com ele, vem sem turbo, mas eu procuro um atmosférico, a vantagem é que posso trabalhar o motor minimamente sem grandes preocupações pois já é mais resistente. Vou adaptar um carburador duplo e uma ignição mecânica só para o ver trabalhar. Assim que poder ponho imagens.