Autor Tópico: DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)  (Lida 7072 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

ThunderFox

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 834
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Queres ""reprogramar"" em C ou em Java?
DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« em: 13 de Julho, 2009, 19:40:25 »
Abriu-se aqui um tópico há dias no PuntoPT, em que havia pessoal que inocentemente dizia "agora o meu banco não desliza...", e eu fiquei a pensar, bem este pessoal andou a beber umas bejecas e já não sabe às quantas anda... Mas pelos vistos era verdade, os bancos deslizam.

Se os bancos deslizam, os meus não deslizam porquê? Dois puntos, quatro bancos, nenhum deslizava, algum truque a coisa tinha de ter... Então surgiu este...



DO IT YOURSELF
Arranjar os deslizadores dos bancos
Ou como lhe queiram chamar...

Então vamos lá a isto:

PASSO 1
Retirem a cobertura de plástico do banco, junto ao travão de mão. Puxem á bruta que aquilo não parte, mas com jeitinho!
Como podem ver... Aquela coisa, aquele pinchavelho, está partido... Devia entrar na argolinha...


Fig. 1 - Coisa fora do sítio

PASSO 2
Puxem o banco para trás, e enfiem o que resta daquela coisa que mais parece uma minhoca com dores de estômago, na argolinha, de forma a que fique uma ponta de fora.


Fig. 2 - Meter a coisa no buraco

Com cuidado, puxem agora a ponta do arame com um alicate, de preferencia um grande e com dentes fortes... Aquilo é lixado de dobrar!
Façam isto com cuidado para evitar surpresas desagradáveis...


Fig. 3 - Surpresa desagradável

PASSO 3
Ainda com o alicate, apertem aquilo contra a argola, de forma a que dobre e não volte para trás... Não queremos que se parta outra vez tão cedo!


Fig. 4 - Coisa, já dobrada para baixo

PASSO 4
Testem a ver se funcionou, e reponham os plásticos no sitio... A seguir, usem um pouco de lubrificante, e andem com o banco para a frente e para trás, para lubrificar bem...  :mrgreen:


Fig. 5 - Lubrificante


Fig. 6 - Para a frente...


Fig. 7 - Para trás...


Pronto, tá acabado!  :lol:

Agradecimentos ao Linxleo do fórum PuntoPT por me chamar a atenção para o funcionamento dos bancos, senão eu ainda hoje estava á espera que os bancos rebatessem em condições...
« Última modificação: 13 de Julho, 2009, 19:45:25 por ThunderFox »

Punto S 1.2 8V - Panda Devil (GPL Powered - 8x cv)
Mazda MX5 NB - Track Daily Car
mais valia estourarem o dinheiro em putas, sempre não borravam a estrada com fumos diesel mal queimados, e sempre mediam o raio das pilas sem chatearem ninguém.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #1 em: 14 de Julho, 2009, 11:41:15 »
o wd40 é bom para desenrascar... para uma lubrificação duradoura, convem usar outro tipo de produtos, da gama das massas consistentes
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #2 em: 14 de Julho, 2009, 20:30:01 »
Excelente, é sempre bom saber pormenores de funcionamento dos vários sistemas das nossas máquinas e como resolver alguns problemas!

Quanto ao WD 40, eu só uso para limpar peças, desencravar parafusos e remover ferrugem, para lubrificar existem outros melhores e mais apropriados.

Cumps,
Luís

Mitch

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #3 em: 04 de Agosto, 2009, 12:20:15 »
Alguém sabe se nos puntos mk1 é o mesmo sistema dos deslizadores dos bancos, é que nem o meu nem o do pendura vão à frente

Linx

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 26
  • Karma:
    +0/-0
Re:DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #4 em: 27 de Agosto, 2009, 23:49:48 »
Bem thunderfox , podias ter colocado aqui a minha solução. ^_^

6speed

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1011
  • Karma:
    +8/-11
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #5 em: 28 de Agosto, 2009, 09:33:22 »
Alguém sabe se nos puntos mk1 é o mesmo sistema dos deslizadores dos bancos, é que nem o meu nem o do pendura vão à frente

Sim, o sistema é o mesmo, ainda este fim de semana estive a substituir o cabo do banco do passageiro que partiu mesmo a meio.


Mitch

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 4
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #6 em: 28 de Agosto, 2009, 09:44:25 »
Sim, o sistema é o mesmo, ainda este fim de semana estive a substituir o cabo do banco do passageiro que partiu mesmo a meio.



Obrigadão, 6speed, vou ver se este fim de semana faço a reparação

Linx

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 26
  • Karma:
    +0/-0
Re:DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #7 em: 30 de Agosto, 2009, 12:10:58 »
Bem aqui vai a minha ajuda para quem não consegue ter cabo suficiente para fazer o que o Thunderfox5 conseguiu fazer.

Antes de começar aconselho retirar o Banco para fazer esta situação, não façam como eu que fiz quase tudo com o banco colocado e depois acabei por retirar o Banco.

Material : Cabo dos travões para as "biclas"(1.99€-Modelo),Cerra cabos(1.49€-Modelo) e alguns streppes(loja dos chineses) .


Sem nada no banco.

1º Passo => Colocar o cabo nos furos das costas do banco de maneira a que dê uma volta nos dois furos e depois acabe por saír para a frente do banco.

2º Passo => Passar com o cabo pelas duas guias e encaixar o cabo na peça de plástico que tem a mola (aconselho retirar a mola fora a fazer a volta com isso desmontado).
3º Passo => Colocar a mola no local e esticar bom o cabo e apertar o cabo. Deppois testem uma vez o banco para ver se está a deslizar e verão que o cabo vai ceder e o banco não desliza. Voltar a esticar bem o cabo.
4º Passo => Colocar 2 streppes a volta da peça de plástico que tem a mola de maneira a que o cabo fique bem apertado, com o cabo bem esticado pela segunda vez.
Finalmente colocar o cerra cabos para que o Cabo não ceda, e testem novamente o banco e verificarão que funciona maravilha.



Agora só falta mesmo montar o banco no carro e verificar que funciona melhor que quando novo.  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:
Tempo de trabalho com o banco fora 30 minutos, talvez um pouco menos. Dependendo das mãos do artista.

dante13

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 140
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Uno Power
Re: DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #8 em: 06 de Setembro, 2012, 10:51:14 »
Alguém sabe me dizer se é possível mudar as calhas desses bancos para outras???

Abraços
As appealing as that sounds, I think I'll pass...

azegrokas

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 420
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: DIY - Arranjar deslizadores dos Bancos (Fiat Punto)
« Responder #9 em: 20 de Outubro, 2012, 04:59:34 »
Muito bom!obrigado!