Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: lmml em 11 de Outubro, 2012, 13:08:33

Título: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lmml em 11 de Outubro, 2012, 13:08:33
Para quem tem ou usa o motor 1.3 Multijet ou 1.3 CDTI, sejam quais forem os níveis de potência, quantos kms os motores já fizeram e se hpuve problemas graves, ou simples/baratos?
O meu 1.3 Multijet por agora vai com 190500kms e "infelizmente" vai ter de durar "indefinidamente...".
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: pedrovsky em 11 de Outubro, 2012, 13:15:45
Não te consigo ajudar, porque o corsa 1.3cdti que tive fez apenas 150 mil em 4 anos e depois vendi-o, o 1.3 mjet que tenho agora vai apenas com 40mil feitos num ano e piques. O corsa nesses quilómetros todos o que deu assim mais chatices foi a EGR, tive de lhe colocar 2, o canhão da ignição também deu o berro, a correia de distribuição também foi mudade e não me lembro de mais nada. O Punto mudou o kit de distribuição com 30 mil.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Lancisti em 11 de Outubro, 2012, 14:35:07
´E distribuição por corrente! E em todos os cdti da empresa deu chatice por volta dos 140mil
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Tiffosi em 11 de Outubro, 2012, 16:41:37
Diários de bordo

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=10629.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=10629.0)

 :t_up:
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 11 de Outubro, 2012, 18:41:44
´E distribuição por corrente! E em todos os cdti da empresa deu chatice por volta dos 140mil

no meu sitio foi aos 80, mas há 5 anos atrás
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: jlandrade em 11 de Outubro, 2012, 23:18:10
o meu vai com 133000kms e ate agora levou a polie do alternadore uma peça num injector,nao me lembro agora qual...tenho um amigo que tem o dele com quase 300000kms e ate agora so levou material de desgaste
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: elpibe em 16 de Novembro, 2012, 15:02:12
Boas.
Tenho uma Meriva com este motor e, devo dizer que com 50.000Km, já tem problemas a mais para esta quilometragem. Já levou uma peça qualquer junto da correia de distribuição e agora anda com um problema ao pegar, não pega à primeira, o mecânico diz que deverá ser qualquer coisa de uma bomba junto ao deposito que não deverá ter pressão suficiente, ou a nivel dos injectores. Se levar o carro à Bosch acho que fico depenado  :wacko:
Na realidade quero que ele dure como os vossos, até aos 300.000Km  :palmas:, que isto não está para comprar novas máquinas.

Cump.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: jorge romao em 16 de Novembro, 2012, 22:56:10
Boas.

O meu punto de 2005 teve de trocar a corrente de distribuição com +- 200.000 km depois de ter sido feita a revisão devido ao tensor hidráulico da distribuição que ficou preso e não recuperou fazendo passar alguns dentes na distribuição, tirando este problema, só mesmo a EGR foi limpa 2 vezes bem como os colectores por estarem obstruídos.

Actualmente já vai com 220.000 km e de boa saúde.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 17 de Novembro, 2012, 00:44:39
Boas.

O meu punto de 2005 teve de trocar a corrente de distribuição com +- 200.000 km depois de ter sido feita a revisão devido ao tensor hidráulico da distribuição que ficou preso e não recuperou fazendo passar alguns dentes na distribuição, tirando este problema, só mesmo a EGR foi limpa 2 vezes bem como os colectores por estarem obstruídos.

Actualmente já vai com 220.000 km e de boa saúde.

Quanto pagaste pelo troca da corrente?
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: miguelevorosso em 17 de Novembro, 2012, 00:45:26
uso 1.3 cdti e mudou válvula egr aos 33mil; a corrente de distribuição aos 74mil; bomba de água aos 86mil; e aos 125 o volante de motor (que é bimassa começou a desintegrar-se) e o motor de arranque; levou 1 vela até agora (150mil); 1 polie do alternador, mais nada.
Motor com consumos muito económicos.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 17 de Novembro, 2012, 00:48:43
(...) a corrente de distribuição aos 74mil(...)

Que sintomas sentiste?
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 17 de Novembro, 2012, 00:49:32
Motor com consumos muito económicos.

Sem dúvida. :t_up:
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: miguelevorosso em 17 de Novembro, 2012, 01:40:09
senti que o motor tinha pregos a saltar lá dentro, tchaca tchaca tchaca... parecia que tinha peças soltas dentro. A ligar, desligar e ao ralenti uma barulheira metálica. A corrente estava lassa, com folga. Depois ficou a trabalhar certinho outra vez como novo. Para mim o estranho é ser sem "prazo" previsto os técnicos da marca dizem: é quando fizer barulho. Não me parece muito científico. Até porque conheço pessoas para as quais os barulhos dos carros são todos iguais (só por acaso são senhoras) e mais depressa o carro morre do que percebem o que ele tem.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: miguelevorosso em 17 de Novembro, 2012, 01:41:58
Sem dúvida. :t_up:

Gasta um pouquinho menos do que um Smart (700cm3) a gasolina.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 17 de Novembro, 2012, 03:57:53
Nao ha pelo youtube nenhum video que identifique este barulho de distribuiçao a precisar de ser mudada? E´´ suposto durar 250.000 mas ja tou a ver que os 250,000 e´´ so mesmo no papel.

O meu Grande punto com o 1.3mjet 75 ta a chegar aos 120.000 e gostava de saber identificar este barulho da distribuiçao, estou sempre atento aos barulhinhos... quando o ligo de manha estou sempre atentos aos barulhos que o motor faz, ate o ligo com a porta aberta para ouvir melhor. Ao desligar faço a mesma coisa.

Quando fui a uma bosch car service para ver o orçamento da revisao dos 120,000 falei ao chefe da oficina sobre isto e ele comecou-se a rir, disse que para verificar a corrente de distribuiçao tinha de desmontar grande parte do motor e que nem na marca fazem isso. Com a correia dos acessorios foi a mesma coisa, so trocam se for realmente necessario mas se eu quisesse mudavam mesmo sem ser preciso.


EDIT: Se calhar amanha ou entao na segunda gravo um video do som do motor ao relanti em frio e depois em quente para ver o que voces acham, sempre ja conhecem o tal barulho e conseguem identificar melhor do que eu.

Cumprimentos :t_up:
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 17 de Novembro, 2012, 10:07:24
senti que o motor tinha pregos a saltar lá dentro, tchaca tchaca tchaca... parecia que tinha peças soltas dentro. A ligar, desligar e ao ralenti uma barulheira metálica. A corrente estava lassa, com folga. Depois ficou a trabalhar certinho outra vez como novo. Para mim o estranho é ser sem "prazo" previsto os técnicos da marca dizem: é quando fizer barulho. Não me parece muito científico. Até porque conheço pessoas para as quais os barulhos dos carros são todos iguais (só por acaso são senhoras) e mais depressa o carro morre do que percebem o que ele tem.

o tipo de condução influi muito na folga que cria
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: miguelevorosso em 17 de Novembro, 2012, 13:15:38
o tipo de condução influi muito na folga que cria

Se for só isso então sou uma besta  :laugh:
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: miguelevorosso em 17 de Novembro, 2012, 13:20:05

EDIT: Se calhar amanha ou entao na segunda gravo um video do som do motor ao relanti em frio e depois em quente para ver o que voces acham, sempre ja conhecem o tal barulho e conseguem identificar melhor do que eu.

Cumprimentos :t_up:

Se és cuidadoso e estás atento suponho que não te deves preocupar porque nota-se mesmo MUITO bem os ruídos anormais, mesmo em comparação com outro motor igual ao lado. Então quando desligas o motor e tens aquela sensação normal nos «diesel» que aquilo vai rebentar/chocalhar tudo, se tens essa condição na corrente a barulheira é muito mais animada, mesmo tipo peças soltas.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 17 de Novembro, 2012, 14:03:38
Se for só isso então sou uma besta  :laugh:

o meu Vitara em 60.000 levou 3 embraiagens e tem 140.000 e não levou mais nenhuma porque ando devagar
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: miguelevorosso em 17 de Novembro, 2012, 15:16:29
É difícil fazer este tipo de comparativos entre mecânicas diferentes até mesmo com as mesmas... A minha embraiagem, por exemplo, durou os 125mil e só foi mudada porque como se mudou o volante do motor, era caro ter de voltar a abrir tudo para por uma embraiagem mais tarde.
Ando depressa e uso muito a caixa, a corrente foi aos 74 mas a embraiagem durou os 125. Que é que isso diz sobre a marca, as peças, o condutor? Não sei.
Sei que a marca pagou-me, muito depois da garantia ter terminado, o valor das peças (volante de motor e motor de arranque) porque assumiu, a custo, diga-se, que havia uma insuficiência da potência electrica do modelo de motor de arranque montado de série que debilitava precocemente o volante de motor. Além de que os bimassa tendem a ser mais frágeis. Mas qual a relação disto e a minha condução? Conheço um mecânico que faz a manutenção de uma frota de carros com este motor, pertencentes a uma Câmara Municipal e todos tiveram este problema.
Claro que concordo que o uso intensivo ou descuidado acelera o desgaste dos materiais, isso é óbvio, porém além disso há muitos outros aspectos envolvidos e sobre os quais, falo por mim, pouco sabemos.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 17 de Novembro, 2012, 17:12:02
estás a misturar condução com defeitos de fabrico

eu estou a dizer que a condução influencia e muito o desgaste das peças; agora se um tipo degasta a sério em cima dum defeito de fabrico... tás a ver, né??
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 19 de Novembro, 2012, 06:11:33
Como prometido, aqui ficam 2 video do meu grande punto 1.3mjet 75 a menos de 1 semana da revisao dos 120.000.

Capo aberto: http://youtu.be/457mk7BpvNY (http://youtu.be/457mk7BpvNY)

Capo Fechado: http://youtu.be/gK4iXEJxuSE (http://youtu.be/gK4iXEJxuSE)

Peço desculpa pela qualidade mas foi dentro da garagem e com telemovel.

Peço pf a quem conhece o barulho da corrente a precisar de manutençao para dizer o que acha. A base de comparaçao que tenho e´´ com outros motores iguais no youtube e ao vivo com 1 IDEA 1,3mjet 70 e em ambos acho que o barulho e´´ muito igual e nao noto grande diferenças.

Ja agora, o que acham o shell helix 5w40 neste motor? O local onde vou fazer a revisao usa este oleo... :unsure: Em alternativa posso comprar o selenia e levar eu...

Cumprimentos
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: elpibe em 19 de Novembro, 2012, 10:59:47
Boas,

Uma dúvida. Este motor 1.3 cdti, quando equipado noutros modelos de outras marcas (Opel por exemplo), é montado com a mesma electrónica, gestão de motor, etc, ou isto mudará de marca para marca?

Cump.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 19 de Novembro, 2012, 20:40:26
A fiat usa centralina magneti marelli e a opel bosch. Muita gente diz que o mesmo motor montado nos fiat anda mais do que nos opel. O sistema de injeccao e´´ bosch em ambos.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 19 de Novembro, 2012, 21:33:58
Na opel, os corsa usam a caixa do filtro de ar diferente dos Gpunto...
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 19 de Novembro, 2012, 21:53:30
Como prometido, aqui ficam 2 video do meu grande punto 1.3mjet 75 a menos de 1 semana da revisao dos 120.000.

Capo aberto: http://youtu.be/457mk7BpvNY (http://youtu.be/457mk7BpvNY)

Capo Fechado: http://youtu.be/gK4iXEJxuSE (http://youtu.be/gK4iXEJxuSE)

Peço desculpa pela qualidade mas foi dentro da garagem e com telemovel.

Peço pf a quem conhece o barulho da corrente a precisar de manutençao para dizer o que acha. A base de comparaçao que tenho e´´ com outros motores iguais no youtube e ao vivo com 1 IDEA 1,3mjet 70 e em ambos acho que o barulho e´´ muito igual e nao noto grande diferenças.

Ja agora, o que acham o shell helix 5w40 neste motor? O local onde vou fazer a revisao usa este oleo... :unsure: Em alternativa posso comprar o selenia e levar eu...

Cumprimentos

O video foi feito com o motor frio? Parece-me que sim!

O barulho é muito semelhante ao meu e de muitos outros que tive oportunidade de ouvir, logo, se o teu precisa de corrente o meu também e os outros que ouvi.

O barulho parece-me normal.

 
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 19 de Novembro, 2012, 22:41:55
O video foi feito com o motor frio? Parece-me que sim!

O barulho é muito semelhante ao meu e de muitos outros que tive oportunidade de ouvir, logo, se o teu precisa de corrente o meu também e os outros que ouvi.

O barulho parece-me normal.

 


Ja fico um bocadinho mais descansado, a minha base de comparaçao e´´ com outros videos do youtube e com um IDEA 1,3mjet 70. Na quarta vou fazer a revisao dos 120,000 e ja vou marcar uma ida a um concessionario fiat para analisarem melhor o barulho, visto que o que nao deve faltar por la sao 1,3mjets para comparar os barulhos.

Obrigado pela resposta  :t_up:
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 19 de Novembro, 2012, 23:08:33
há motores desses com 250.000 Km sem chatices, assim como tivemos frota de 300 carros em que 240 aos 80.000 estavam no estaleiro porque a correia afrouxava e mandava a cabeça para a sucata assim como queimou junta de cabeças, por manutenção tipo "alargada";
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 19 de Novembro, 2012, 23:23:28
Quanto ao trabalhar, o que achaste? Ja tiveste com algum que precisou de mudar a corrente? Ouviste como era o trabalhar dele? Ha alguma semelhança com os videos que coloquei?

Abraço
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 19 de Novembro, 2012, 23:29:16
Quanto ao trabalhar, o que achaste? Ja tiveste com algum que precisou de mudar a corrente? Ouviste como era o trabalhar dele? Ha alguma semelhança com os videos que coloquei?

Abraço

para mim (!!) esse carro parece que está a frio... está a bater um bocado; no entanto eles são sempre um pouquinho barulhentos;

no entanto para ficares mais descansado, marcas uma revisão na marca e pedes para ver como está; eles vêm e se nada tiver guardas a factura e se houver alguma coisa.... dás-lhe com ela....

o que chegámos a ter era o tensor que cedia ou alargava e chegava a uma altura que descomandava!

como são carros bem insonorizados só mesmo na ultima é que se ouvia..

no entanto aqueles que iam muito regularmente à revisão acho que só houve um que foi ao estaleiro;

note-se que actualmente já não está a acontecer isso, mas as idas ao mecânico para revisões são muito regulares
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 19 de Novembro, 2012, 23:37:22
Pois, tambem ja era a ideia que tinha mas na quarta ja vejo o que vao dizer e como vai ficar depois de fazer a revisao dos 120,000 porque o oleo tem muita influencia na questao da corrente, porque e´´ lubrificada pelo oleo e quando o oleo ta abaixo do nivel recomendado ou ate mesmo a meio ela tem tendencia a trabalhar mais em esforço.

Ja marquei uma ida ao concessionario para ouvirem e darem-me a opiniao.


Obrigado a ambos pelas opinioes :t_up: Depois dou noticias.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Zampanò em 19 de Novembro, 2012, 23:39:35
para mim (!!) esse carro parece que está a frio... está a bater um bocado; no entanto eles são sempre um pouquinho barulhentos;

no entanto para ficares mais descansado, marcas uma revisão na marca e pedes para ver como está; eles vêm e se nada tiver guardas a factura e se houver alguma coisa.... dás-lhe com ela....

Estou completamente de acordo!

É capaz de haver métodos mais científicos mas um mecânico generalista experiente consegue analisar bem o ruído de funcionamento da distribuição. Um mecânico da marca experiente passa por muitos motores destes e já conhece a amplitude do ruído da distribuição destes motores.

Em todo o caso, ficam aqui (http://www.youtube.com/watch?v=KgHDWMF19-M#ws) e aqui (http://www.youtube.com/watch?v=FSkfZJ4g8JI#) links com registos da música ;)
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 19 de Novembro, 2012, 23:47:29
O video foi feito com o motor frio? Parece-me que sim!

O barulho é muito semelhante ao meu e de muitos outros que tive oportunidade de ouvir, logo, se o teu precisa de corrente o meu também e os outros que ouvi.

O barulho parece-me normal.

 

Há alguns post´s atrás te disse que o motor estava frio.

Cometeste 3 erros, filmar com um telemóvel, com o motor frio e dentro de uma garagem (eco), continuo a dizer-te que o barulho é normal, contudo aproveita a campanha que a Fiat está a fazer até ao final do ano (salvo erro) de verificação de vários pontos do carro gratuitamente.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 19 de Novembro, 2012, 23:57:16
Sim e eu ate me esqueci de dizer que nem tava frio nem quente  :P Tinha ido ao supermercado que fica a uns 2km e voltei, 4km +/- no total. Quando cheguei tava um pouco acima do minimo, tipo meio de meio (nao sei graus ao certo xD)

Sim, ja mandei um mail para eles a marcar. E´´ so mesmo para andar mais descansado.


Obrigado mais uma vez pela ajuda.
Abraço
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Artur Branco em 20 de Novembro, 2012, 00:35:14
Vou pedir aumento à administração...

Logo depois de vir da baixa psicológica!  :P

...

Tópico limpo!

Peço um esforço para que evitem o offtopic e as agressões verbais!

Chamo a vossa atenção para os Pontos 1 e 2 das REGRAS:

1. O Fórum FIATISTAS é um fórum de discussão onde deverá prevalecer sempre o respeito mútuo, o civismo e a boa educação entre todos os utilizadores. Quem se regista e participa nas discussões fá-lo de livre vontade e compromete-se a cumprir as regras aqui descritas. Este fórum terá como objectivo a troca de ideias sobre o mundo automóvel em geral e do mundo Grupo FIAT em particular. Qualquer pessoa pode se inscrever no fórum e participar, sem que para isso seja proprietário de um FIAT, ALFA ROMEO, LANCIA, FERRARI, MASERATI, IVECO, ABARTH.

2. Se bem que a crítica é permitida neste fórum, não serão tolerados quaisquer insultos ou ofensas de carácter pessoal, sexual, racial ou religioso contra pessoas, instituições, países, etc. O Fórum FIATISTAS é um lugar onde a política / religião / futebol são vistos como temas desinteressantes.


Obrigado!  :t_up:

Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Artur Branco em 20 de Novembro, 2012, 00:52:40
Já agora...

O barulho do motor, a mim, parece-me absolutamente normal!

Ou seja... Normalmente mau!  :lol:
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 20 de Novembro, 2012, 13:07:00
Ou seja... Normalmente mau!  :lol:

Chamo a tua atenção para o nº 2 das regras do fórum, "Ottomaníaco". :P
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: elpibe em 20 de Novembro, 2012, 13:29:21
A fiat usa centralina magneti marelli e a opel bosch. Muita gente diz que o mesmo motor montado nos fiat anda mais do que nos opel. O sistema de injeccao e´´ bosch em ambos.

Boas.
Este motor montado nos FIAT´s não sei, mas no OPEL, devo dizer que a minha experiência não é das melhores. Com 50000Km já levou pelo menos umas 4 velas novas, não sei se há correlação com o facto da centralina não ser a mesma, mas acredito que o "bolo" final, na FIAT funcione melhor do que na OPEL. Julgo não ser o primeiro a ter problemas com este motor na OPEL. Não sei mesmo se esta parceria entre a FIAT e a OPEL não acabou mesmo, ou se continua.

Cumprimentos
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 20 de Novembro, 2012, 14:52:56
a parceria continua inclusive foi alargada à Ford!

a Suzuki também tem, mas nestes sei eu que já têm alguns componentes internos diferentes
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: elpibe em 20 de Novembro, 2012, 21:17:49
a parceria continua inclusive foi alargada à Ford!

a Suzuki também tem, mas nestes sei eu que já têm alguns componentes internos diferentes

Não sabia.
Mas a parceria continua com a FIAT a fornecer os motores, não é?
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 20 de Novembro, 2012, 23:09:26
isso não é bem assim... quando as grandes fábricas querem um motor, fazem uma outra fábrica independente para fabrico por exemplo dos blocos em fundição e para cambotas, pistons e bielas;

depois vai tudo para cada um dos montadores depois da primeira fase de montagem;

depois em cada fábrica de montagem de carros cada um metes as suas coisas que lhes pertence;

assim não tem responsabilidade em cada firma separada a nivel de custos

a eletronica em feita noutra fabrica dedicada só a isso e etc. etc. etc...

é tudo feito sob as normas de necessidade de cada fabricante usando um modelo pre-estabelecido inicial;

as fábricas que antigamente faziam do principio até ao fim já não existem porque os custos de produção e dificuldade de evoluir para outros modelos tornou-as insuportáveis a niveis de custos
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: jorge romao em 20 de Novembro, 2012, 23:33:01
Boa noite,

Em relação ao preço da troca da corrente de distribuição eu só paguei mesmo o material, pois a troca foi feita por mim. Tanto quanto sei os primeiros motores da Fiat 1.3 multijet, traziam um sistema de passadores pouco eficientes que foram trocados a posterior por uns maiores.

A longevidade da corrente deveria ser de 250.000 km, mas como foi dito, depende muito da forma como é utilizado a viatura.

Eu no meu Punto faço a revisão de 20 em 20 mil km com a troca de todos os filtros. Em relação ao barulho é fácil de identificar e nota-se mais quando se desliga o motor, pois parece ter alguma coisa metálica a chocalhar dentro do motor.

Mais alguma dúvida, e que eu consiga esclarecer um pouco não se importem de perguntar.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 21 de Novembro, 2012, 00:05:29
Boa noite,

Em relação ao preço da troca da corrente de distribuição eu só paguei mesmo o material, pois a troca foi feita por mim. Tanto quanto sei os primeiros motores da Fiat 1.3 multijet, traziam um sistema de passadores pouco eficientes que foram trocados a posterior por uns maiores.

A quantos km trocaste a dita? Já agora marca e preço do material.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: jorge romao em 21 de Novembro, 2012, 19:18:54
Boa noite, Lovefiat

A marca do kit completo da distribuição foi a da BluePrint e o valor foi a rondar os 200 euros, mas um preço para "amigo".
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 21 de Novembro, 2012, 20:26:51
Revisao dos 120,000 feita e afinal nao levou o shell, levou BP visco C 5w40. Depois da revisao noto que o motor parece mais solto, o filtro do gasoleo e do ar deviam estar cheios de lixo.
 
Falei do trabalhar do motor ao mecanico e ele disse que e´´ o som normal deles, mas mesmo assim vou na mesma ``a fiat para eles ouvirem.
 
Depois da mudança do oleo e ja em casa parece-me que ja nao faz tanto aquele "tac tac tac" tipo tractor mas pode ser so psicologico xD
 
Fiquei contente por saber que os gajos que me venderam o carro (concessionario citroen) apesar de nao me terem feito a revisao devem ter mudado a correia do alternador porque supostamente so agora e´´ que devia mudar mas a que la esta ta novinha, devem ter posto antes de me venderem o carro (so fiz 7mil km num ano). Ou seja, menos uma despesa que tive xD
 
Outra novidade foi o facto do motor ao longo de 1 ano e pouco (apesar dos poucos km que lhe fiz) e com diversos tipos de andamento nao consumiu nenhum oleo, tava no maximo.
 
Fiquei contente com o serviço mas reparei foi numa coisa quando o rapaz estava a meter o oleo e a verificar na vareta, acho que o gajo nao meteu o oleo no maximo, ficou +/- acima de meio :S Mas amanha de manha vou ver o nivel, pode ser que ele nao tenha posto no maximo com medo que depois com o excesso ficasse acima do nivel maximo.
 
Sabem se vendem nos hipermercados aquelas garrafas de 1L do BP visco 7000 C 5w40? Ja vi na texoleo e nao tem...
 
Para terminar, o mecanico hoje mal abriu o capo chamou-me para ir ver a tampa do motor. Depois de +/- em maio ter substituido as anilhas dos injectores e de eles estarem calcinados e de ser necessario recorrer a um "saca" fiquei com a sensaçao que o motor ao desligar abanava mais e sentia umas pancadinhas, pensava que tinham sido eles com a força que tinham forçado os apoios do motor mas pelos vistos nao foi isso e ainda bem... o barulho que ouço e´´ a tampa do motor que eles partiram Ao desligar sinto que o motor abana mais e faz um "toc" que e´´ a tampa a bater. De um lado esta fixa, do outro ta tudo solto.. fdps levaram-me quase 300€ por mudar umas simples anilhas e ainda por cima partem-me a tampa do motor.
 

No geral ta tudo direitinho, so falta mesmo ir a fiat para confirmar o barulhito da corrente e ta feito.
 
Abraço
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 21 de Novembro, 2012, 21:42:22
Boa noite, Lovefiat

A marca do kit completo da distribuição foi a da BluePrint e o valor foi a rondar os 200 euros, mas um preço para "amigo".

Obrigado. :t_up:
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 21 de Novembro, 2012, 21:46:05
Sabem se vendem nos hipermercados aquelas garrafas de 1L do BP visco 7000 C 5w40? Ja vi na texoleo e nao tem...

Possivelmente vendem de 1 litro, mas, já agora aproveita a campanha de 75% de desconto a acumular em cartão Continente, que eles estão a fazer nesse óleo(BP visco 7000 C 5w40),isto se tiveres cartão, que deve ficar pelo preço de um litro. :t_up:
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 21 de Novembro, 2012, 22:04:55

 
Para terminar, o mecanico hoje mal abriu o capo chamou-me para ir ver a tampa do motor. Depois de +/- em maio ter substituido as anilhas dos injectores e de eles estarem calcinados e de ser necessario recorrer a um "saca" fiquei com a sensaçao que o motor ao desligar abanava mais e sentia umas pancadinhas, pensava que tinham sido eles com a força que tinham forçado os apoios do motor mas pelos vistos nao foi isso e ainda bem... o barulho que ouço e´´ a tampa do motor que eles partiram Ao desligar sinto que o motor abana mais e faz um "toc" que e´´ a tampa a bater. De um lado esta fixa, do outro ta tudo solto.. fdps levaram-me quase 300€ por mudar umas simples anilhas e ainda por cima partem-me a tampa do motor.
 

No geral ta tudo direitinho, so falta mesmo ir a fiat para confirmar o barulhito da corrente e ta feito.
 
Abraço

A tampa a que te referes é a caixa do filtro de ar, partiram-te a caixa ou um dos pernos de suporte?
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 21 de Novembro, 2012, 22:13:51
A tampa a que te referes é a caixa do filtro de ar, partiram-te a caixa ou um dos pernos de suporte?

Sim, a caixa do motor onde esta o filtro do ar, onde ate diz "multijet".. partiram o encaixe do lado direito. Aquilo abana por todo o lado ao desligar, estou a pensar meter uma abracadeira daquelas de plastico para aquilo nao abanar.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: lovefiat em 21 de Novembro, 2012, 22:35:51
Sim, a caixa do motor onde esta o filtro do ar, onde ate diz "multijet".. partiram o encaixe do lado direito. Aquilo abana por todo o lado ao desligar, estou a pensar meter uma abracadeira daquelas de plastico para aquilo nao abanar.

Se calhar vais ter de comprar uma usada, no meu carro a uns dias atrás partiu-se um perno de suporte, fui à oficina substituí-lo e levaram-no ao torneiro, pois estava dificil de sair, o torneiro "bruto" ao tirar a caixa partiu-a exatamente nessa parte, que por sinal é a zona mais fraca da caixa, a do lado direito onde encaixa o perno de suporte.

Conclusão, caixa nova para o meu Gpunto a ser custeada pelo torneiro, eu no teu caso passava na casa onde a partiram e "apertava" com eles.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Tiffosi em 12 de Dezembro, 2012, 16:24:33
IMV 18/05/2011


Cód./Ref.                   Designação

1/55221385       Corrente       0110020B           38,81
1/55186663       Junta           0106040M          17,03
1/55186757       Junta           0111020B           10,24
1/55195294       Carreto         0110010B          13,21
1/55195293       Carreto         0103040F            8,86
1/55197785       Tensor         0104010G           22,63
1/55205447       Batente        0113030J             8,38
1/55205448       Batente        0111020H            5,13
1/71712569       Vedante        0115080G          21,06
1/55187537       Parafuso       010406D1            1,13
0/10928371       Selènia WR 5W 40    2L           31,85
0/Ecolub           Ecovalor                                 0,13


Preços já com desconto, falta o IVA de 23%.


O Selènia é para repor ou substituir, como queiras.

Falta o Paraflu UP, água destilada e mão-de-obra.

Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Energize em 15 de Dezembro, 2012, 21:31:29
Quanto às correias, posso dizer que na Ford é igual. Os 1.4 TDCI é a 10 anos ou 250000km. Por uma questão mais psicologica que outra coisa vou mudar a minha agora aos 150000km.

Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: carlosvaz75 em 15 de Dezembro, 2012, 21:47:35
Francamente com as quilometragens que aqui vejo, mais valia ter correia em vêz de corrente!

É o resultado da absolescencia programada!
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: AndreS em 22 de Dezembro, 2012, 06:21:15
Vou aproveitar para tirar mais umas duvidas.

Sou so eu que sinto necessidade de dar "toques" no acelerador para arrancar mesmo em terreno plano? Com este motor (1.3mjet 75) e´´ complicado arrancar so com a embraiagem, com outros carros levanto o pe normalmente e mal a embraiagem "agarra" acelero, mas neste motor sinto sempre a necessidade de dar toquezinhos no acelerador para ajudar a arrancar... mesmo em terreno completamente plano. E´´ logico que ele arranca so com embraiagem mas sinto que se fizer so com embraiagem quando a mesma ja ta naquele chamado "ponto" comeca a tremer ligeiramente e depois deixa de tremer  :dry:

A embraiagem ta boa, segundo o chefe de uma oficina bosch.. mas eu ja tinha pensado que podia ser o volante de motor a precisar de substituiçao mas se assim fosse tambem ia tremer nas subidas mesmo dando com o acelerador mas nao e´´ isso que acontece. Mesmo em subidas bastante ingremes ao arrancar ele nao treme, so treme mesmo na situaçao que referi (ex: parado no semaforo e arranco so com embraiagem e ao levantar ligeiramente ate ela pegar, se nao der ajuda com o acelerador sinto o carro a tremer ligeiramente naqueles curtos segundos :wacko:)

Acontece o mesmo com voces? Isto e´´ mesmo assim? O motor e´´ mesmo fracote a baixas rotaçoes ou o meu ta mais morto do que o vosso?

Ja tenho o carro ha mais de um ano e sempre o conduzi assim e sempre vi que era fraco a baixas rotaçoes mas ultimamente tenho reparado neste assunto e irrita-me porque passo por "totozinho", pessoal todo a arrancar normalmente e eu a ali a dar toques no acelerador como se estivesse em subidas :wacko:

Ando muitas vezes com uma C220 cdi 150 e numa subida onde com o grande punto tenho de arrancar em primeira e acelerar para conseguir andar com a carrinha arranco em 2A com ar condicionado ligado e quase so com embraiagem, baste levantar a embraiagem que sinto logo força.
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: LB em 22 de Dezembro, 2012, 19:35:10
esse motor se pensares que é a gasolina em vez de diesel, já não ligas

isso até às 2.000 é amorfo; só a partir daí é que se sente bem

ou então manda reprogramar que isso às 1500 já fica bom
Título: Re: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Vino em 22 de Dezembro, 2012, 20:41:21
Arrancar é para fazer com o pedal de acelerador. E não te faz parecer um "toto". Nao te preocupes.

Larga uma escafia que ele solta se
Título: Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
Enviado por: Jvedras em 28 de Janeiro, 2013, 19:19:43
Tive um 1.3 cdti (corsa C) novo e so fiquei com ele ate aos 50 000km.
O meu teve alguns problemas com a EGR, sendo sempre substituida ao abrigo da garantia do fabricante. De vez em quando, la acendia a luz no quadrante. De consumos comedidos, mas um motor algo amorfo.