Autor Tópico: Uno TD, Reparação do Motor.  (Lida 42922 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #15 em: 03 de Abril, 2011, 21:25:01 »
Saudações,

Agradeço as respostas.

Ele faz 120 Km por dia a velocidades constantes de 80/90 e por vezes leva um puxão nada de anormal.

A frio e ao relenti o fumo é branco.
Ao nivel dos injectores, usei á cerca de 500Km um aditivo da STP.

Sobre a reparação do Turbo, quais os passos a seguir?

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #16 em: 06 de Abril, 2011, 15:25:29 »
Saudações,

Fiz duas consultas rapidas sobre o problema e obtive dois diagnosticos.

O primeiro afirmou ser problemas da bomba injectora e dos injectores. Interroguei pelo consumo e presença de óleo na tubagem do intercoler, não respondeu, bomba injectora manda afinar.

O segundo diz que tudo aponta para o turbo, que com o passar pode expirar o óleo pela a admissão dando mais problemas.

Já tenho um turbo usado em mira para reparar e afinar para substituir. Vamos com calma.  :fiat:

Rui Ferreira


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #17 em: 06 de Abril, 2011, 15:53:10 »
gasoleo a mais é fumo preto
oleo é fumo azul

certo?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #18 em: 06 de Abril, 2011, 15:58:03 »
gasoleo a mais é fumo preto
oleo é fumo azul

certo?

Yep.E água é branco.... :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #19 em: 06 de Abril, 2011, 17:11:54 »
Mas esse não se chama fumo :P

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #20 em: 06 de Abril, 2011, 18:31:42 »
Continuaste a não quantificar o consumo de óleo que está a fazer. Ou seja, o quanto tens acrescentado por cada X kms.

O primeiro afirmou ser problemas da bomba injectora e dos injectores. Interroguei pelo consumo e presença de óleo na tubagem do intercoler, não respondeu, bomba injectora manda afinar.

Nestes carros é normal ter óleo nas tubagens da admissão, mesmo que o turbo esteja bom ou razoável. Ou entra pelos vedantes do turbo ou pelo respiro do carter (vapores), ou outras causas que os mais entendidos te podem explicar. Assim como é normal ter algum na caixa do filtro do ar (e aí o ar ainda nem sequer passou pelo turbo).

Ao nivel dos injectores, usei á cerca de 500Km um aditivo da STP.

Esse trabalho é pouco mais que nada. Esses aditivos servem bem é para evitar acumular sujidade. Se estão sujos, não é o líquido que vai fazer grande limpeza. Se um dia mandares limpar numa casa especializada vais ver as diferenças na resposta do motor.. (e que eu tenho razão  :t_up:).

Mas o teu problema não será daí.. considera é isto para outra fase!

Em relação a mexer na bomba injectora, provavelmente será melhor teres em conta que mexer nisso (como deve de ser) é caro. E para levar isso a um gajo qualquer para "afinar" é capaz de ser pior que deixar estar quieto.

Já disseram aqui que se for problema do turbo fará mais fumos a frio.
« Última modificação: 06 de Abril, 2011, 18:33:43 por Lourenço »

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #21 em: 06 de Abril, 2011, 21:56:17 »
Continuaste a não quantificar o consumo de óleo que está a fazer. Ou seja, o quanto tens acrescentado por cada X kms.
Vou ter que fazer o registo, pois nunca quantifiquei o consumo de óleo. Podes dar uma ideia do consumo "normal"?


Mas o teu problema não será daí.. considera é isto para outra fase!
Tens alguma ideia do meu problema.  :help: O homem da Inspecção diz que ao relantim não pode registar nada e meu Uno já acusa.  :maufeitio:

Rui Ferreira

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #22 em: 06 de Abril, 2011, 22:30:08 »
Vou ter que fazer o registo, pois nunca quantifiquei o consumo de óleo. Podes dar uma ideia do consumo "normal"?

É que como disseste que consome óleo.. Até pode nem estar a consumir assim tanto.

No meu costumo acrescentar cerca de 0,2 L a cada 1500 Km. Mas isto é uma aprox. grosseira.
E ando muito a fundo..

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #23 em: 07 de Abril, 2011, 01:50:05 »
Ainda sobre a questão dos injectores.. Nem de propósito.. Dei com este vídeo e lembrei-me deste tópico:

É assim que se limpa bicos injetores. By HIGH TORQUE.

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #24 em: 12 de Abril, 2011, 17:35:21 »
Saudações,

Já tenho um turbo usado em mira para reparar e afinar para substituir. Vamos com calma.  :fiat:


Viva,

A coisa não vai bem, o Turbo que tinha em vista é lixo  :mecry: segundo o tecnico, tem a turbina do lado do filtro do ar um pouco ruída e presa.  :maufeitio:

Falou-me em cerca de 250€ para reparar o meu turbo.

Se o motor ainda estiver bem, estou com vontade de avançar.

Rui Ferreira

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #25 em: 12 de Abril, 2011, 18:02:21 »
é o valor "normal"
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

RMace

  • Illuminati
  • Maserati

  • Offline
  • *****
  • 7432
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #26 em: 15 de Abril, 2011, 22:02:52 »
Boas, estive a ponderer responder ou não, mas devido ao mail, vou responder e dar-te a minha opinião.

Mais uma vez volto a dizer que é uma opinião, pois normalmente mandam-se bocas daí eu estar a repetir que é uma opinião.

Fazes se kiseres, pois uma opinião é isso mesmo.

Se o motor tem o turbo mamado, a reparação só depende do teu diagnostico ao carro, se achas que o carro merece ou não  :d_roll:

Tem ferrugem? ta fuleiro de interiores? tem outras reparações a fazer? tem a pintura fuleira? precisa de muita coisa?

Etc.

Se o carro só tem isso, se de resto tu achares que o carro está bom, porque motivo não merece a reparação?

Se merece a reparação, aconselho-te a mandares reparar esse ou em ultimo recurso e comprar um novo ou reconstruido.

Isso é o tipo de peça que não compro usado, só em ultimo recurso...

É turbos, alternadores, motores de arranque, bombas injectoras, injectores, se comprar usado, antes de o montar vai á "revisão"

Mas, a opinião é tua, se o carro não está ajavardado, se achas que ele tem possibilidade de fazer mais uns tempos a circular, repara-o, eu faço assim, e tambem deves ter uma coisa em conta :d_naughty:

Isso é avaria de manutenção, é normal um turbo ao fim de umas valentes horas de trabalho ter o seu desgaste ;)

A minha opinião está dada, agora decide tu, e se o teu problema for falta de €, mais vale não fazer nada, e quando fizeres faz como deve de ser, mais vale não fazeres do que andares a ajavardar e depois gastas os trocos e ficas agarrado e mal servido...
CASAL BOSS Rulez ! ! !

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #27 em: 15 de Abril, 2011, 22:55:22 »
Ora aí está uma opinião sensata!

Atenção que acho que o turbo do punto é igual. Mas não tenho a certeza!
De qqr forma, um usado é capaz de custar uns 100 ou 150 euros.. mas tanto pode estar bom como igual ao teu, ou pior.

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #28 em: 21 de Abril, 2011, 15:04:53 »
Saudações,

Agradeço as vossas opiniões que são sempre uma mais valia.  :t_up:

De momento adiei o problema, visto ter conseguido o selo verde da inspecção.
Próximo passo, avaliar a compressão para depois tomar uma decisão mais fundamentada.

Obrigado a todos, Boa Pascoa.


Rui Ferreira


nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, CHUMBADO no IPO
« Responder #29 em: 28 de Maio, 2011, 15:34:54 »
É que como disseste que consome óleo.. Até pode nem estar a consumir assim tanto.

No meu costumo acrescentar cerca de 0,2 L a cada 1500 Km. Mas isto é uma aprox. grosseira.
E ando muito a fundo..

Saudações,

Ultimas noticias:
 - Próxima semana vai avaliar a compressão para depois decidir em conformidade.
 - Sobre o consumo do óleo, percorreu 1300 Km gastando cerca de 1.5 Lts. Isto poderá indicar mais que uma reparação ao nível do Turbo?

Rui Ferreira