Autor Tópico: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção - RESOLVIDO!  (Lida 8377 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Picaxxxu

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 13
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Panda - Problema na admissão/injecção - RESOLVIDO!
« em: 09 de Fevereiro, 2010, 19:40:12 »
Olá fiatistas!!!
Sou o orgulhoso proprietário, desde há relativamente pouco tempo, de um Country Club 4x4, com um motor 1108cc de mono-injecção.
Estou a tratar dele aos poucos, a primeira coisa que tive de fazer foi meter as capotas novas, pq ja lhe entrava água. Agora, como já tenho capotas, já tenho andado com ele para o por à prova.

Ora, o primeiro problema que tenho, é que o carro puxa muito pouco.
Comecei por lhe trocar filtro da gasolina, filtro do ar, óleo, filtro do óleo, e velas, mas o problema manteve-se.
Quando lhe troquei as velas, reparei que a torre de injecção estava um bocado suja de vapores de óleo, pq o carro anda a queimar um bocado de óleo. Então o passo seguinte foi arranjar daqueles sprays para limpar carburadores e injectores, e dar-lhe uma lipeza.
Quando estava a fazer a limpeza à injecção, como aquilo é feito com o carro a acelerar, é que me apercebi do seguinte problema:
Torre de injecção do fiat panda - Problema na admissão

Passo a explicar: quando se acelera a fundo, ao atingir rotações mais elevadas, o motor expele a gasolina cá para fora, em vez de a aspirar...
Repare-se que eu fico com a mão fixa no acelerador, aquela aceleração e desaceleração constantes é o próprio motor que faz. Aquilo que se vê a sair da admissão é literalmente gasolina, que em vez de ser aspirada para o motor, é expelida para fora. Como a gasolina não chega lá ele desacelera, depois volta a chegar e volta a acelerar, e assim sucessivamente.

Presumindo que isto não é comportamento normal, já que os motores não foram feitos para cuspir gasolina pro ar, não sei o que possa estar a causar este comportamento...  :angry:

O meu primeiro palpite é que seja algum tipo de válvula que está a deixar passar gases da combustão pela admissão, mas como ainda não estou muito familiarizado com este motor não sei sequer que válvula poderá ser.
Se alguém mais experiente quiser dar algum palpite, agradeço qualquer ajuda que possam dar!
:)
« Última modificação: 13 de Fevereiro, 2010, 23:03:54 por Picaxxxu »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro, 2010, 20:55:20 »
o motor anda bem a meia acelaração?

pelos sintomas eu diria que a correia de distribuição está fora do ponto..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro, 2010, 21:37:51 »
isso parece um carro dos Açores ....

Picaxxxu

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 13
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #3 em: 09 de Fevereiro, 2010, 22:20:25 »
o motor anda bem a meia acelaração?

pelos sintomas eu diria que a correia de distribuição está fora do ponto..

Olá, antes de mais obrigado pela tentativa de ajuda.

O motor a meio gás, anda mais ou menos normal, desde que, mesmo a meio gás, não se tente esticar a mudança, o que implicaria um aumento de rotações.
Se acelerar a meio gás e trocar cedo de mudança, anda normal, devagar, mas normal.

Achas que pode ser a correia? Por acaso ainda só não a troquei pq me disseram que nestes motores fire se a correia rebentar não estraga nada... eu na dúvida, pq nao sei quando foi mudada, ia para a mudar, mas disseram-me que não valia a pena, ando com ela na mala como suplente para uma emergência...
Será que dá para ajsutar a que lá está, ou é melhor mudar mesmo para uma nova?

Picaxxxu

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 13
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro, 2010, 22:24:01 »
isso parece um carro dos Açores ....

lol, pq dizes isso? Por acaso é de Viseu...
:)

tuca

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 207
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro, 2010, 22:57:52 »
Boas
se nao estou em erro por baixo do injector usa um oringue em borracha (esta bom)

pergunta-quando ligas a igniçao o corpo nao fica com gasolina

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #6 em: 09 de Fevereiro, 2010, 23:08:21 »
lol, pq dizes isso? Por acaso é de Viseu...
:)

já viste os geisers a deitar água quente para fora???

parece isso mas com gasolina...

Picaxxxu

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 13
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #7 em: 09 de Fevereiro, 2010, 23:09:52 »
Boas
se nao estou em erro por baixo do injector usa um oringue em borracha (esta bom)

pergunta-quando ligas a igniçao o corpo nao fica com gasolina
Olá tuca, não percebi mto bem o teu post.
Eu ainda não desmontei o injector, mas posso desmontar se se verificar necessário. Como o carro anda +- bem a baixas rotações, tenho presumido que a parte de injecção esteja boa, o ar expelido deve vir de outro lado qq. Ainda não vi esse oring, mas achas que pode ser isso?

Em relação à outra pergunta, tb n percebi mto bem, mas qd ligo a ignição o carro trabalha +-normal, o ralenti n é 100% constante, tem umas variações, mas o monoponto aparentemente trabalha normalmente, a gasolina é aspirada toda para dentro, não é expelida como a rotaçoes mais elevadas.

Picaxxxu

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 13
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro, 2010, 23:12:19 »
já viste os geisers a deitar água quente para fora???

parece isso mas com gasolina...

LOL!
Sorry, não tinha associado! :)
É isso mesmo, um geiser de gasolina! Até estou a pensar abrir uma estância termal no capot do panda: "Furnas Fiat" :)

tuca

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 207
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro, 2010, 23:36:37 »
Boas

o ingector por baixo usa uma borracha (parece uma aliança) se tiver dilatada ou com pequenas fissuras quanda aceleras tem mais perssao e espanha a gasolina dai vir para fora

//tive um caso que ao ligar a igniçao isso ficava cheio de gasolina era esse vedante e so uma dica//

Picaxxxu

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 13
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #10 em: 10 de Fevereiro, 2010, 00:15:43 »
Hum, tb é uma teoria válida, obrigado tuca!
Amanhã não devo ter tempo, mas qd puder vou verificar esse oring e se for necessário experimento trocar, isso tb n deve ser caro.

Obrigado.

Picaxxxu

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 13
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #11 em: 10 de Fevereiro, 2010, 12:47:59 »
o motor anda bem a meia acelaração?

pelos sintomas eu diria que a correia de distribuição está fora do ponto..

smokeme, ontem fiquei a pensar na tua teoria, e até me pareceu ser a que fazia mais sentido, uma das coisas que podia dessincronizar as valvulas era de facto a correia da distribuição. Mas entretanto ocorreu-me, se a correia estivesse fora de ponto, e tivesse a tal dessincronização nas valvulas por causa disso, o motor já não se tinha queixado? Quer dizer, se o motor estiver descomandado, as valvulas eram a primeira coisa a bater nos cilindros, ou não?

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #12 em: 10 de Fevereiro, 2010, 13:02:22 »
smokeme, ontem fiquei a pensar na tua teoria, e até me pareceu ser a que fazia mais sentido, uma das coisas que podia dessincronizar as valvulas era de facto a correia da distribuição. Mas entretanto ocorreu-me, se a correia estivesse fora de ponto, e tivesse a tal dessincronização nas valvulas por causa disso, o motor já não se tinha queixado? Quer dizer, se o motor estiver descomandado, as valvulas eram a primeira coisa a bater nos cilindros, ou não?

Não, isso não acontece num motor FIRE! :fiat:
small sports car...


Picaxxxu

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 13
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #13 em: 10 de Fevereiro, 2010, 14:28:27 »
 :OMG:
A sério? Espectáculo! Afinal o panda é máquina!!! :)

Sendo assim, a questão da correia parece-me a teoria mais plausivel, vou meter mãos à obra e tratar de trocar a correia. A ver se tenho tempo no fim de semana, se não chover, pois tenho de trabalhar na rua pq n tenho garagem.

Alguns conselhos em particular? Acho que já vi por aí uns tópicos para mudar a correia no uno e no cinquecento, acho q o motor até é igual.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Fiat Panda - Problema na admissão/injecção
« Responder #14 em: 10 de Fevereiro, 2010, 18:57:01 »
para uma primeira vez eu diria 20-30min para trocar a correia, ao fim de uma ou duas da para fazer em 10-15min  :P

normalmente trocas a correia, tensor e bomba de agua para não ter de desmontar tudo outra vez mais tarde.. para quem usa liquido de refrigeração não é fora do comun ver a bomba de agua durar bem em excesso dos 150mil kms, altura em que normalmente o rolamento começa a chiar e acaba por perder agua..

por experiencia propria o motor pega e trabalha com até dois dentes fora na correia, nota-se uma perca de força, relanti instavel e fica engasgado em altas..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.