Autor Tópico: Pequeno restauro Uno 60 SX  (Lida 22337 vezes)

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #60 em: 03 de Janeiro, 2018, 20:15:46 »
Desde já quero pedir desculpas a todos pela ausência de notícias, e infelizmente venho com algumas más  :unsure:

Parabéns pelo uno (não tenha eu um igualzinho  :sombrero:)
Quanto ao relantim, pela minha experiência as rotações são controladas pela centralina, tu podes fazer o que quiseres que a centralina corrige como bem entende.
A primeira vez que reparei eu o distribuidor (andou anos e anos todo marado porque ninguém tem paciência para estes carros), o carro andou imenso tempo com o relantim a 1200 rpm, fosse o que fosse que eu fizesse ele não queria saber, até que voltou ás 900 e nunca mais de lá saiu. claro que de manhã ele acelera sozinho até às 1200/300 para atingir mais rápidamente a temp ideal.
Mas olha que pode ser simplesmente apoios de motor, bem recentemente mudei um apoio e a vibração era de tal forma que pensei que tinha alguma correia partida  :smash:
Depois vi que trocaste o balão de vácuo, mas ainda não te vi a falar do ponto do motor... alguma vez foi verificado com pistola?

Sim de facto é isso que tenho notado, a ignição parece estar mais certa, porém a centralina manda sempre as rotações para a 850 - 900 e lá começam os tremores, tenho de facto de verificar os apoios, embora quando faça reduções bruscas, ou a descer inclinações elevadas em primeira não sinta nenhuma instabilidade.
Quando a verificar o ponto do motor, não faço a mínima ideia do que estás a falar  :blink: tenho de pesquisar sobre isso e se, no entanto, conseguirem dar-me umas luzes sobre o procedimento eu agradecia!

O ralenti podera ter de ser afinado dado que pode ter sido ajustado para trabalhar com todos os problemas por resolver que tinha.

Em ralaçao ao pedal da embraiagem se nao afetar o "ponto de embraiagem" penso que nao tera qualquer problema, mas aguarda oputras respostas porque nao sei de que porcas se tratam.

O fumo branco tens a certeza que nao poderia ser humidade/agua no exterior do radiador? Se for vai fazer isso e é normal. ;)

Qt ao testamento,... ainda te vao cobrar algum imposto por isso.  :sombrero:
Just Kidding!!  :t_up:

Ora bem que acertaste na questão do fumo branco no radiador, de facto aparenta apenas ser humidade, pelo menos o nível de anticongelante não mexe e depois de umas voltinhas não há fumo nenhum.
Quanto ao problema da embraiagem não consegui resolver, quando conseguia ajustar de forma a que o rolamento de embraiagem não fizesse barulho, o ponto de embraiagem ficava tão em baixo que não era de modo algum prático. Tem mesmo de levar rolamento novo, mas tudo a seu tempo (€€)


Quanto a novidades propriamente ditas:
Gasolina 98 não alterou em nada as vibrações a relantim.
Chumbo na inspeção  :excl:  :excl:

Preparei-o todo:








E no final:



Mas pelo menos não parece grave, parece ser apenas uma braçadeira mal apertada na junção no tubo que leva o combustível da pistola de abastecimento até ao tanque.

<iframe src="https://onedrive.live.com/embed?cid=16B29105D3F4B873&resid=16B29105D3F4B873%21358931&authkey=AARm-TZT1G3omGs" width="180" height="320" frameborder="0" scrolling="no" allowfullscreen></iframe>

No centro de inspeção estava mesmo a pingar, embora quando o parei não notei em nada, penso que tenham sido os abanões do teste dos amortecedores que levaram algum combustível do depósito para essa mangueira e, como tal, começou a pingar.

Penso que seja apenas a braçadeira a dar de si, mas o que acham? Eu este fim de semana vou levantar o carro e tentar resolver o problema, devo também ir à Fiat tentar saber em quando fica o tubo.


Desculpem mais um testamente, mas é mesmo a melhor maneira de vos conseguir atualizar de tudo!

E mais um vez muito obrigado por toda a vossa ajuda até ao momento!

Cumprimentos Fiatistas!

TwinThema

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #61 em: 04 de Janeiro, 2018, 08:57:22 »
Com um pouco de sorte tera sido necessario levares o carro a inspeçao para que se consiga resolver o problema do ralenti...
Nao sera ar a entrar plo tubo da gasolina?  :unsure:
Ora aperta isso bem, se tiveres comprimento de tubo pra isso, ate aconselho cortar a ponta e encaixar uma ponta sem cama para vedar melhor.  :t_up:

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #62 em: 04 de Janeiro, 2018, 14:59:16 »
Com um pouco de sorte tera sido necessario levares o carro a inspeçao para que se consiga resolver o problema do ralenti...
Nao sera ar a entrar plo tubo da gasolina?  :unsure:
Ora aperta isso bem, se tiveres comprimento de tubo pra isso, ate aconselho cortar a ponta e encaixar uma ponta sem cama para vedar melhor.  :t_up:

Bem isso seria certamente um mal que viria por bem  :D

É que nunca pingou na garagem e como meto combustível apenas uma vez de 3 em 3 meses, também nunca reparei se pingava na bomba.
Vou verificar então se consigo fazer o que estás a sugerir @TwinThema, vou também passar na Fiat para saber o custo do tubo e ver se compensa levar um novo antes de lhe mexer este fim de semana.

Mais uma vez obrigado a todos
Abraços Fiatistas

Comandante

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #63 em: 05 de Janeiro, 2018, 14:17:06 »
Tens que meter o carro sobre 2 preguiças para ser mais seguro... (se a intenção for meteres-te debaixo do carro. )
Quanto ao tubo se calhar a fiat já nem deve ter isso lol.
Em ultimo caso ou cortas a ponta ou poes um bocado de tudo universal :D
« Última modificação: 05 de Janeiro, 2018, 14:23:16 por Comandante »

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #64 em: 08 de Janeiro, 2018, 14:00:26 »
Bem já tenho a folha verde sem anotações  :palmas:

Mesmo assim este ano tenho de lhe tratar das luzes que estão com pouca intensidade e dos amortecedores que já não estão a fazer o seu trabalho devidamente.

Quanto à reparação em si:

As preguiças, como o @Comandante refere são fulcrais, mesmo tenho alguma altura do solo não devemos brincar com segurança!

Trouxe da fiat a borracha que une o tanque de combustível (8€) mas não era daí, assim que retirei o tubo do tanque vi que a borracha estava, literalmente, como nova.

Tendo isto em conta, e que a braçadeira estava bem apertada fiquei com uma tarefa árdua:



No meio desta terra toda tinha de descobrir um furo do tamanho de uma unha.
Umas quantas esfregadelas, limpezas e montes de terra em cima de mim  :mellow:
Eis que ele aparece:


Depois surgiu um problema: Como reparar? Cortar antes desse furo faria com que não tivesse tubo suficiente até ao tanque.
Aí vem já o que é tipicamente Português, o desenrasca, e o que utilizei, Fita de teflon na zona do furo, depois fita elétrica Temflex para ficar tudo bem coladinho e por fim uma braçadeira caso a cola decida dar de si.
Eis o resultado final:


Nada mau penso eu, levou uns quanto abanões, para os lados e para a frente e para trás e não pingou rigorosamente nada, e na inspeção também nada disseram.
Pior foi voltar a por o tubo no tanque de combustível, aquilo estava uma verdadeira frustração, a borracha que une o tubo e o tanque fazia demasiada aderência e então o tubo não entrava. Fica a dica a quem tiver de fazer, o truque que utilizei foi colocar um pouco de detergente na parte por onde o combustível não passa a fim de fazer de lubrificante (agora que penso tinha lá óleo de motor que pudia ter utilizado  :ninja:) e entra que nem ginjas.

Assim tendo em conta tudo isto penso que, para já está bem remendado, claro que o objetivo é trocar o tubo todo, mas existem (€€) noutros lados que são mais prioritários.

Partilhem as vossas opiniões

Cumprimentos Fiatistas!

TwinThema

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #65 em: 09 de Janeiro, 2018, 08:16:41 »
Felizmente foste respondendo de forma acertada as questoes que ia levantando a medida que ia lendo.
Levar com a terra nos olhos, ter de trabalhar de barriga pro ar em espaço confinado e dores de braços e das coisas que da "a piada" em sermos nos a tratar dos nossos carros. Se assim nao fosse perdia-se mt da piada, Tipo ha e tal foi so desapertar e trocar ta feito.
Nah, tem de ter esses promenores que tornam cada intervençao unica. ;) E tambem uma forma muito basica de perceber o valor de algumas maos de obra em oficina. Nao e so chegar ali e trocar.
O ter de desapertar uma carrada de parafusos e o ultimo dar mais trabalho e demorar tanto ou mais tempo a desapertar que todos os outros juntos e algo que so se percebe quando passamos por elas.
Adiante,...

O remendo que fizeste pra ja resolve mas na minha opiniao a gasolina vai-se entranhar no teflon, vai atacar a cola da fita isoladora e vai voltar a pingar. E uma questao de tempo. Mas como sera trocado ate la deve aguentar.  :t_up:
Quando usaste o detergente lembrei-me imediatamente do oleo ou massa consistente. Principalmente no caso do oleo convem usar apenas o estritamente necessario e limpar os residuos no final. O oleo ataca algumas borrachas, no caso do tubo de gasolina nao deve fazer diferença mas se fose um tubo de agua ja poderia fazer. E so uma chamada de atençao a quem esteja a aprender alguma coisa. ;)

Quanto a luzes e amortecedores tens um ano para tratar disso e quando chegar a altura de quereres resolver fala-se sobre isso.
Ate la, conduçao segura!!!  :t_up:
Parabens pla intervençao  :t_up:

Comandante

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #66 em: 09 de Janeiro, 2018, 09:27:04 »
Tens que comprar um frasquinho de massa cobreada... dá sempre jeito para tudo. desde para por nas roscas dos parafusos para proteger, bornes de bateria para nao ganhar oxidaçao, e até para por num tubo para ajudar a escorregar. :D etc... tem milhares de utilizaçoes possiveis na mecanica :D
Como tu agora és mecanico do teu proprio carro tens que começar a investir em material fixe para teres disponivel :)
Se isso começar a perder gasolina outra vez, ou trocas o tubo ou limpas isso muita bem e desengorduras, e metes silicone liquido nessa fenda e passas o dedo. seca e nunca mais perde :D ao em vez da cola, que acaba por derreter e soltar-se.


Cumps :t_up:
« Última modificação: 09 de Janeiro, 2018, 09:30:58 por Comandante »

TwinThema

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #67 em: 09 de Janeiro, 2018, 14:01:21 »
Comandante, isso da massa de cobre ja e de pro!!!  :point:  :t_up:

Comandante

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #68 em: 09 de Janeiro, 2018, 17:10:05 »
Comandante, isso da massa de cobre ja e de pro!!!  :point:  :t_up:

Toda a Gente deveria ter em casa! Faz mesmo muito muito jeito  :P
E nao é caro...
Nos Aqui pessoalmente usamos da Wurth, mas ha outras marcas mais baratas que tambem sao boas... eu pelo menos uso bué essa massa...  :happy:
 :P

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #69 em: 10 de Janeiro, 2018, 08:24:28 »
Toda a Gente deveria ter em casa! Faz mesmo muito muito jeito  :P
E nao é caro...
Nos Aqui pessoalmente usamos da Wurth, mas ha outras marcas mais baratas que tambem sao boas... eu pelo menos uso bué essa massa...  :happy:
 :P

Eu quando comprei, essa massa era carissima. Na altura comprei uma lata de 1Kg pra trabalho e ainda tenho la prai 1/4. :D

naso

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #70 em: 18 de Janeiro, 2018, 23:21:07 »
Vaselina!!


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #71 em: 24 de Abril, 2018, 12:52:00 »
Boas tardes a todos!

Peço desculpa pela falta de novidades, mas devido à minha vida profissional e o facto do Punto da minha namorada também me andar a dar dores de cabeça, tive de deixar o Uno um pouco para 2º plano.

Contudo o que contar:
- O carro continua igual, não desenvolveu nenhum problema.

Este verão vou perder mesmo muito tempo com ele e eis uma lista, para já, das coisas que vão ser feitas:
- Revisão (óleo e filtro)
- Troca de kit de embraiagem (apenas o rolamento está mau, mas já que se lá vai)
- Troca do suporte dos motor (em princípio)
- Troca de amortecedores
- Descontaminação do Radiador do motor e do Radiador da Chauffage
- Sangramento do Líquido dos travões
- Verificação do sistema de travagem, trocar se necessário
- Se em bom estado pintar tambores de travão
- Revisão das óticas frontais (substituição das lâmpadas e análise geral às óticas em si)
- Lavagem do cofre do motor
- Lavagem, descontaminação e enceramento da pintura (se der tempo e €€ pequenos retoques)

Se der tempo:
- Revisão (substituição de lâmpadas) e limpeza do interior.
- Reparação do sistema de fecho central.


Espero que se mantenham atentos, pois certamente irei precisar de algumas dicas, embora já tenha uma boa noção geral do que irei precisar para efetuar o acima mencionado.

Mais uma vez
Saudações Fiatistas!

Xtrusion

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #72 em: 07 de Maio, 2018, 01:28:49 »
Ora boas noites Fiatistas!

Tenho um problema e precisava que me ajudassem a descortinar o problema

O meu Uno tem esta etiqueta no capô:


Fui ao catálogo da LUK, para verificar qual o o KIT de embraiagem correto para o mesmo e surgiram 3 opções, como podem ver:
http://webcat.schaeffler-aftermarket...5&showResult=1

As diferenças são "o tipo de transmissão" que se referem a:
C501; C513 ou C514

Alguém sabe como posso descobrir essa informação? Ou talvez descortinarem-na por mim por favor.
É algo urgente e importante´

Queria mandar vir o KIT correto!

Obrigado a todos!

claudio vilas

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #73 em: 12 de Junho, 2018, 00:59:44 »
Meu caro: Comprar um kit de embraiagem para esse carro não te nada que saber. O Motor é igual ao Punto 55sx. Na loja onde for comprar o kit dê a matricula do carro e o ano e eles  dizem qual a embraiagem que deve colocar.
Se me permite. há muitos kits de embraiagens, com preços diferentes. Tenho cuidado ao escolher. Não compre coisas muito baratas, por de certeza que vai dar raio. Uma embraiagem é uma peça que alem do esforço que faz, deve durar anos, desde que bem tratada. A sula localização obriga quase a tirar o motor fora. Não queira ter eu pagar duas vezes a mesma coisa. Cump

Claudio Vilas

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Re: Pequeno restauro Uno 60 SX
« Responder #74 em: 10 de Setembro, 2018, 03:22:32 »
Ora boas pessoal,

Desculpem a falta de atualizações, mas a falta de tempo também não tem ajudado.

Updates:
- Os amortecedores chegaram
- Embraiagem trocada
- Limpeza da sistema de arrefecimento do motor
- Limpeza do cofre do motor

Bem, dá gosto ouvir o motor trabalhar, sem aquele irritante chiar do rolamento, contudo deu trabalho, tanto conferi a embraiagem que ia encomendar, que acabei por encomendar o errado  :boxing_smiley:

O conselho do @claudio vilas chegou tarde demais xD, mas tinha de facto razão, é o Kit para o Punto 55sx.

Cofre do motor limpo e vejam, dá gosto



Contudo nem tudo são boas notícias, na troca da embraiagem ao colocar de volta um dos eixos de transmissão, ele não entrava, disse o meu amigo que era porcausa de um freio que não estava a deixar entrar, tirou-se e pôs-se novamente esse freio e o resultado foi ainda pior, pois ele ficou mais largo.
Solução apresentada pelo meu amigo, tirar freio, ele disse que não havia problema, claro que não tinha nada a ver com o freio.

E a Fiat tinha razão em lá por o tal freio, tenho uma poça de valvulina debaixo do carro a sair exatamente desse veio  :angry:


Agora o que acham que posso fazer para resolver o problema? Se dá para comprar esse veio e, mais importante, como o colocar no eixo sem alargar demasiado ( foto em baixo)