Fiatistas
Tecnica => D.I.Y. => Tópico iniciado por: Braz em 26 de Abril, 2006, 21:41:21
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Penso que esta informação pode ser útil para vocês. Muitas das vezes os termostato avaria e duas coisas podem acontecer:
-Avaria na posição de fechado-> O líquido de refrigeração do motor deixa de circular no circuíto, o motor começa a aquecer e pumba... :buaaa:
-Avaria na posição de aberto-> O líquido de refrigeração está constantemente a circular. Nos dias mais frios o motor necessita, por vezes, de 10km's para atingir a temperatura ideal, o consumo aumenta (para os motores equipados com injecção electrónica), mas aparentemente, está tudo ok.
Isto é um termostato:
(http://www.partsforvolvosonline.com/images/large_images/51_1664_90_large.jpg)
Para o 1.1 Fire custa cerca de 25€+IVA...
Para bem do ambiente, da vossa carteira e, essencialmente, da saúde do vosso motor, tenham atenção ao termostato e mudem-no, caso seja necessário... ;)
:fiatistas:
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O meu já foi mudadeo à uns 3 anos!
E nao nao tinha avariado.. simplesmente estava corroido! Aquilo é das coisas mais faceis de mudar!
Supostamente os termostatos estão feitos para avariam sempre abertos.. mas já ouvi tanta historia de teram avariado fechados..
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E qual é a maneira mais eficaz de saber se efectivamente o termostato está bom ou n?
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desmontar, meter numa caneca com agua e ferver
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em caso de dúvida podes sempre acrescentar manteiga à agua, só para ela nao ferver aos 100º! :D
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o termostato deve abrir proximo dos 90
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Para o 1.1 Fire custa cerca de 25€+IVA...
Para o Delta 1300 custa 56EUR + IVA.
Apesar de ser uma peça com aspecto de ser uma liga qualquer vazada (com 70 entradas e 82 saídas) não compreendo o preço....
Comprei um termostato no eBay mas ainda assim, upa upa puxadote (lol)
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esse preço é na concorrencia ou na origem?
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Para o 1.1 Fire custa cerca de 25€+IVA...
Para o Delta 1300 custa 56EUR + IVA.
Apesar de ser uma peça com aspecto de ser uma liga qualquer vazada (com 70 entradas e 82 saídas) não compreendo o preço....
Comprei um termostato no eBay mas ainda assim, upa upa puxadote (lol)
Foi o que paguei pelo meu, quando tinha o Delta 1300 Lx. Fez alguma diferença, até porque o que la estava, nao era daquele carro.
Mas para aqueles que gostariam de ter o carro um pouquinho mais fresco, há uma solução interessante : fazer 1 ou 2 furinhos no termostado.
Assim, ficamos com um meio termo entre nao ter termostato e ter. ;)
Bom tópico.
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esse preço é na concorrencia ou na origem?
É semelhante. Quando fui à Lucas, penso que me deram o preço.... da Fiat.
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E qual é a maneira mais eficaz de saber se efectivamente o termostato está bom ou n?
Se não quiseres estar a desmontar, como disse o Luke, pelo ponteiro da temperatura vês facilmente. A temperatura do carro tem de começar a subir, no máximo, nos primeiros 3-4km's.
Outra forma de se verificar, se não tiverem indicador da temperatura, é pela ventilação do carro. Nos mesmo 3-4km's se ligarem a ventilação na temperatura máxima, devem começar a sentir o ar a vir gradualmente mais quente. Se ele continuar a vir frio o motor não está a aquecer.
Estes valores de km's, são para o Inverno. Nesta altura do ano o tempo que demoro entre: Ligar o carro, abrir o portão da garagem, sair da garagem, fechar o portão, sentar-me meter o cinto e arrancar, já é o suficiente para sentir ar gradualmente mais quente a sair da ventilação. ;)
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:bompost:
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Assim, ficamos com um meio termo entre nao ter termostato e ter. ;)
Boa (lol)
O preço, supostamente, seria da concorrência, mas não me foi dito.
A mim, parece-me evidente que o termostato do meu já só serve de tubeira (entrada... saída, entrada e saída, etc) :)
O termómetro só indica a temperatura (a)normal de funcionamento quando o carro fica parado em trânsito.
Ou seja, o meu avariou em aberto (menos mal!).
Se não, vejam aqui (http://rapidshare.de/files/19048356/Picture_040.jpg.html) temperatura normal de funcionamento, em auto-estrada a uns estonteantes 100 km/h.
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o meu y10 hainda faz melhor, levanto-me de manha ligo o carro abro o portao (dps so feixo a noite) entro pro carro meto o cinto, meto o radio escolho a musica, e dps vou a caminho do curso e se ñ apanhar transito chego la com o ponteiro antes do 50, e sao 25Km.
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Se não queres nunca ter problemas de sobreaquecimento, o teu Y10, está bem assim. :D :point:
Se quiseres poupar em combustível, o meio ambiente e, sobretudo na saúde a longo prazo do teu motor, urge trocar de termostato. ;)
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Mas não é bom a temperatura andar baixa?
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Assim, ficamos com um meio termo entre nao ter termostato e ter. ;)
Boa (lol)
O preço, supostamente, seria da concorrência, mas não me foi dito.
A mim, parece-me evidente que o termostato do meu já só serve de tubeira (entrada... saída, entrada e saída, etc) :)
O termómetro só indica a temperatura (a)normal de funcionamento quando o carro fica parado em trânsito.
Ou seja, o meu avariou em aberto (menos mal!).
Se não, vejam aqui (http://rapidshare.de/files/19048356/Picture_040.jpg.html) temperatura normal de funcionamento, em auto-estrada a uns estonteantes 100 km/h.
Tanto no prisma como no alfa a temperatura tb só sobe até aos 90º no transito. Em estrada mantém-se bastante mais baixo. D qq maneira acho q deve ser normal, visto aquilo n ser a temperatura do motor mas sim a da água q está a levar um maior bombeamento devido à velocidade logo vai ficar com uma temperatura masi baixa
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A temperatura ideal de funcionamento de um motor, é de 90ºC.
O meu Clio, atinge essa temperatura a baixa ligeiramente em AE em ritmo calmo 110-120km's. A Astra 1.4 Caravan do meu pai, é a mesma coisa.
O Cinquecento, depois de lhe ter trocado o termostato, aproxima-se rápido dos 90ºC e depois estabiliza ali. ;)
Andar com temperatura mais baixa, não se tira o rendimento ideal do motor. :yes:
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oi
este termostato é de um fiat 127 ou algo familiar?
(http://img386.imageshack.us/my.php?image=dsc030530xv.jpg)
para onde é suposto irem os 2 tubos fininhos??
http://img386.imageshack.us/my.php?image=dsc030530xv.jpg (http://img386.imageshack.us/my.php?image=dsc030530xv.jpg)
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isso ñ pareçe nada um termostato, ate pk teem quase todos o mesmo formato.
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Fui ali ver no meu 127 e não é igual. Tem semelhanças mas o meu não tem os tubinhos de ladoAcho que só a entrada do tubo curvada é que é igual
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alguem pode confimar num panda 750 ou num uno 45?
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alguem pode confimar num panda 750 ou num uno 45?
Dos FIRE isso não é :t_up:
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oi
este termostato é de um fiat 127 ou algo familiar?
(http://img386.imageshack.us/my.php?image=dsc030530xv.jpg)
para onde é suposto irem os 2 tubos fininhos??
http://img386.imageshack.us/my.php?image=dsc030530xv.jpg (http://img386.imageshack.us/my.php?image=dsc030530xv.jpg)
Parece k me enganei. Realmente não é igual ao que tenho no 127, mas como era parecido, tive aqui a procurar e parece igual a este
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?s...opic=3369&st=30 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=3369&st=30)
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Já agora, onde arranjaste esse termostato e quanto custou? É que um igual a esse pode ser ser a solução para eu voltar a ter ar quente no 127. É que o dono antigo do motor fechou o buraco da entrada da água que vem do radiador da chaufagem e entra na cabeça do motor (acho k é aí) e esse pode ser outro sistema, porque esse motor do gilberto tem esse sistema.
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eu nao o tenho, tava so a tentar perceber de que modelo é pois estava a pensar montar na cabeça do meu fiat 600, visto a cabeça ser de um fiat uno 45...
e como n tenho termostato nenhum...
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mas ñ e fire de certesa.
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Por causa deste tópico, hoje vinha para évora no meu fiat 131 e nos 70 km do percurso, a 100km\h, a temperatura andou sempre ali nos 60º. Acham k posso ter o termostato estragado? Ao andar depois um bocadinho dentro de évora quase chegou aos 70º. Quanto aos consumos, nem se fala, mas tenho o carro à pouco tempo e não o conheço bem ainda. E também desenvolve pouco. Sao tudo coisas k falaram aki. Terá alguma coisa a ver???
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é desmontares o termostato e veres o estado
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Por causa deste tópico, hoje vinha para évora no meu fiat 131 e nos 70 km do percurso, a 100km\h, a temperatura andou sempre ali nos 60º. Acham k posso ter o termostato estragado? Ao andar depois um bocadinho dentro de évora quase chegou aos 70º. Quanto aos consumos, nem se fala, mas tenho o carro à pouco tempo e não o conheço bem ainda. E também desenvolve pouco. Sao tudo coisas k falaram aki. Terá alguma coisa a ver???
Só o facto de fazeres 70km em AE a 100km/h e a temperatura andar nos 60, já diz tudo. ;)
Os motores devem atingir a temperatura normal de funcionamento 5 a 6 km's depois de terem arrancado. :)
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o meu é ao contrario, quando ta hainda ta frio desenvolve mt bem, quando aquece de mais parece k ñ anda.
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Os km não foram em AE mas sendo assim, agora quando for mudar o oleo vou pedir para me verem isso na oficina
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o meu manometro na cidade vai na calma aos 90º, aliás chega até a subir ligeiramente acima disso, mas qdo vou para a auto-estrada a temperatura baixa aí para os 70º.
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Zarb:
Bom tópico!
Outra forma de que me informaram foi através da temperatura no tubo que vai para o radiador à saída do termóstato e pelo funcionamento da ventoinha do radiador.
Os mais experientes por favor confirmem ou desmintam este processo.
Se estes tubos não aquecerem bem depois do motor aquecer um bocado (uns 20 minutos em circuito urbano) é sinal que o termóstato está fechado. Portanto o líquido nunca chega ao radiador e a ventoinha nunca funcionará.
A breve prazo a consequência poderá ser a junta da cabeça ceder e danos na cabeça no motor.
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isso será um termostato avariado em "fechado"
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isso será um termostato avariado em "fechado"
Exacto! O que poderá provocar sobreaquecimento do motor... :omg:
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em caso de dúvida podes sempre acrescentar manteiga à agua, só para ela nao ferver aos 100º! :D
:omg: ??????????
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boas pessoal
se a temperatura em AE em auto estrada baixar para 70Cº esta optimo.
Não se esqueçam a que a 100 km hora á muito ar frio a passar pelo radiador e
tambem em contacto com as paredes do motor.
A temperatura optima é sim senhora noventa, mas a temperatura é medida atraves da temperatura da agua. os manometros dão_te a tempertura da agua que é sensivelmente igual á do motor.
Mais vale não ter termostato do que ter um avariado em "fechado".
Se tiver fechado o motor arde, mas se nao tiver termostato o gajo anda sempre. gasta um pouco no inicio ate aquecer mas depois fica tudo normal.
Convem nao esgassar com o motor a frio, de resto nada a dizer.
a foto do termostato de á bocado é dum fiat 127 igual ao meu.
O termostato fica por dentro. eles enferrujam com facilidade.
Por isso o meu nao tem pk assim ja nao tenho de trocar :yes:
Tambem nao é por isso que tiras anos de vida ao teu carro.
As duas saidas pequenas uma é po carburador e outra para o radiador da chofagem.
Mais ainda, todos os carros devia ter uma valvula de pressão da agua, porque se tiveres uma fuga de agua, a tº fica baixa mas nao tens agua e o bloco entra em brasa e pum :yes: era uma fez um 127
:fiatistas: :d_finger:
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Eu tenho um bravo td100 com o radiador do jtd105 e o meu motor nunca aquece... exepto quando puxo mesmo por ele, mas isso já é outra historia... será do termostado?
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os diesel são conhecidos por n aquecerem... pelo menos os antigos
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O meu Tempra só em pára-arranque é que bate nos 90º (5 pins) porque de resto em andamento de auto estrada é 70º+/-(3 pins), dentro da cidade e em andamento moderado 60/70 km/h é 80º (4 pins) :point: (lol) :t_up:
Mas pelo sim pelo não hei-de trocar o termostato... :smash:
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Ja que se fala em temperaturas, tenho uma duvida, o meu punto 75 6speed em cidade anda sempre com o ponteiro quase a chegar ao meia da escala, em estrada aberta ou anda abaixo do 1º traço da escala (dias de chuva e frio) ou um bcd acima dele em dias normais.
É normal ser assim ????
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eu acho que é normal... o meio da escala é realmente o normal!!! acho eu! :) o meu cinq é parecido com o teu... sobe um cadito de meio qdo paro... mas a ventuinha mete-o logo a meio! :)
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boas
é normal sim senhor. isso quer dizer que o teu sistema de refrigeração é eficiente
. nao te esqueças que a medição da temperatura é feita apartir da agua. se agua estiver a uma baixa temperatura quer dizer que esta a ser bem arrefecida no radiador e com capacidades para extrair mais calor do motor.
Claro que se extraires calor a mais o consumo aumenta. mas se mantiverem estaveis quer dizer que o motor esta a dar o mesmo que o radiador dissipa. Atinge-se o equilibrio. voçes nao se esqueçam tambem que as valvulas e o termometros tem erros associados e esses erros variam de carro para carro.
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e as temperaturas optimas variam de motor para motor, umas mais abiaxo outras mais a cima. existem diferenças para carros com gasolina 95 e de 98.
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em estrada aberta ou anda abaixo do 1º traço da escala (dias de chuva e frio) ou um bcd acima dele em dias normais.
É normal ser assim ????
nao é normal, eu apostaria que não tens termostato ou entao está sp na posição aberto. Em AE um carro com termostato deverá andar entre os 70 e 90º
Mas isso é mais preocupante andar com temps baixas no inverno, no verão no meu y10 até tiro o termostato (como anda agora) ehehe
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ONDE SE ENCONTRA O TERMOSTATO NO CINQUECENTO??? NAO DOU COM ELE....
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ONDE SE ENCONTRA O TERMOSTATO NO CINQUECENTO??? NAO DOU COM ELE....
Se as coisas não mudaram muito nos fire...
tiras os plasticos do filtro de ar todos.
De frente para o carro, do lado direito agarrado ao bloco.
Deve estar de baixo do "distribuidor".
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Ja que se fala em temperaturas, tenho uma duvida, o meu punto 75 6speed em cidade anda sempre com o ponteiro quase a chegar ao meia da escala, em estrada aberta ou anda abaixo do 1º traço da escala (dias de chuva e frio) ou um bcd acima dele em dias normais.
É normal ser assim ????
desculpem o Offtopic... Não sabia que havia Puntos 6Speed 75....
o do meu pai é 55
Andar a meio é o normal no punto do meu pai, em dias de muito calor ou em muito transito chega a subir um bocado acima, mas não muito...
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o meu é ao contrario, quando ta hainda ta frio desenvolve mt bem, quando aquece de mais parece k ñ anda.
já agora isso é causado pelo aumento da temp do oleo, que faz com que este perca pressão no circuito e assim prejudica as performances :t_up:
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O do 6Speed é mesmo um 75 6 Speed. Meteu um motor do 75 em detrimento dum 55 e manteve a caixa de 6.
Voltando ao tópico: Tenho o Cabrio 16V há cerca de 5 meses e no início quando o comprei ele andava sempre com a temperatura a 1/4 da escala e pouco acima disso, mais um milímetro ou coisa do género e aquecia muito rapidamente. Nunca baixava disso. Depois de andar umas centenas de km com ele, começou gradualmente a temperatura a baixar, até que agora demora algum tempo mais a aquecer. Mas em auto-estrada está ali sempre quase perto de 1/4. O giro é que se ligo a sofagem no ar quente em andamento a temperatura manda-se quase para o início da escala. Ou se for acima de 2000 rpm a descer ele fica quase próximo do início.
Se ligar o A/C, a temperatura vai subindo gradualmente e nunca baixa do 1/4, talvez por causa da sobrecarga de "peso" no motor.
Quando o tiro da garagem de manhã e saio o portão, já ele manda com um ar quentinho. Basta estar ligado um minuto para isso.
Pelo que sei o termostato estragou-se na posição de aberto. Acham que é bom mudar? Aquilo ainda é carote e ele não se tem queixado. (lol)
Abraço.
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Troca... não é caro.. poupas o motor..
Se o termoestato lá está... por alguma coisa é, não? :P
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troca o termostato, é barato, poupa o motor, poupa combustivel!
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lembrem-se de outras situaçoes que já aconteceram no forum. :deal:
mudar o termostato!
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boas pessoal, seguindo as 4 pag deste topico, parece que tenho k mudar o meu termo....
agora que montei o sensor de temperatura para fazer o ponteiro trabalhar deparei-me com uma situaçao
preciso da vossa opniao
com o carro parado a trab ao relantim, a temperatura chega no maximo a meio, ja com a ventoinha a disparar.....
com o carro em andamento, casa-trab; cerca de 7km, a temperatura nao chega a passar 1/4 do manometro
devo ter o termo avariado em aberto!!!!?????
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Se a temperatura baixa com o andamento, tens o termostato aberto. Ele deveria fechar quando a temperatura começasse a baixar, para a manter estável.
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pois.....
mais uma m£rd@ para gastar dinheiro.....por isso que no inverno passado a sofagem deitava muito pouco ou quase nada ar quente
nunca pensei k podesse ser o termo avariado em aberto
em tanto carros que tive, de outras marca me acontecia avariar em fechado, so dava conta quando começava arrebentar tudos de agua
nunca tive em minha maos carros com manometro de temp...
por isso que optei por trocar o quadrante com rpm e principalmente manometro de temp
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Os termostatos estão feitos para sempre que possível, avariem em aberto de modo a não danificar o motor.
Não é uma despesa muito grande. A peça é barata, a mão-de-obra é pouca e normalmente a reposição do líquido refrigerante não é muito.
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em termos de mao-de-obra, nao ha crise....eu e meu padrasto tratamos do assunto
o material ate k nao me preocupa, o preço do termo e do liquido ate que sao em conta
o k me preocupa é o resto, tenho k ir a makina descobrir o pk dos soluços do carro em
rpm baixa entre o relantim e as 2000 rpm....
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tenho k ir a makina descobrir o pk dos soluços do carro em
rpm baixa entre o relantim e as 2000 rpm....
Pensa lá bem, se o termostato está aberto tens o carro sempre frio... :t_up:
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Sera? :unsure:
mas ele nunca fez isto antes :o nem no inferno
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Sera? :unsure:
mas ele nunca fez isto antes :o nem no inferno
É natural... No inferno está mais quente! :d_grin: :d_grin: :d_grin:
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Muda o termostato e logo ficas a saber se o defeito é daí.
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É natural... No inferno está mais quente! :d_grin: :d_grin: :d_grin:
lol, nao desperdiças uma
:smash: :smash: :smash:
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epaulo81, é provável que o antigo dono tenha tirado o miolo do termo e te lo montado directo.Eu pus assim no carro da minha mãe como modo provisório.
Depois não te esqueças de purgar o sistema do carro.