Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486738 vezes)

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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #540 em: 26 de Dezembro, 2014, 20:39:01 »
Isso das Rpms nao me parece normal... Isso acontece apenas qd desembraias ou sempre que desaceleras?

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #541 em: 26 de Dezembro, 2014, 21:30:29 »
Só quando desengato, creio. Mas vou estar com atenção a isso.

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #542 em: 30 de Dezembro, 2014, 00:19:07 »
1- Problema das rotações não descerem logo: parece que está resolvido. Atrasei um pouco o distribuidor e o motor ficou a responder bastante melhor. E às vezes tinha a sensação que falhava, sensação que desapareceu.
Pensava que o distribuidor demasiado avançado só teria problemas de detonação (o grilar), coisa que nunca senti. Pode também gerar este efeito? Pelos vistos sim...

2- O mickey tinha mesmo razão: a junta da cabeça está a deixar babar um pouco de óleo cá para fora. É muito pouco, por isso vou vigiar sem intervir para já.

3- Alguém me diz onde há mais pontos de massa, para além daqueles a meio do cabo grande (que vai da bateria à caixa)? É que a oscilação eléctrica, que faz o ponteiro da temperatura passear, apesar de muito melhor, não está ainda a 100%. Queria limpar todos os pontos de massa, para ver se resolvia isto...

4- Estas argolitas à volta da tranca das portas estão quase todas soltas, fazendo barulho irritante em mau piso. Como se resolve isto? Será que estão partidas?

lovefiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #543 em: 30 de Dezembro, 2014, 00:25:47 »
4- Estas argolitas à volta da tranca das portas estão quase todas soltas, fazendo barulho irritante em mau piso. Como se resolve isto? Será que estão partidas?


Podes resolver colando ou enchendo a vareta com fita cola e depois encaixas à pressão!

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #544 em: 02 de Janeiro, 2015, 15:22:19 »
mete uma pontinha de cola de juntas entre elas e a forra, só o suficiente para elas não estarem soltas e ficarem "coladas", porque para tirar a forra, tens de solta-las
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afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #545 em: 04 de Janeiro, 2015, 18:04:26 »
Tarde dedicada ao Uno (ou pelo menos, a parte da tarde que tive disponível).
Como os problemas de massa (principalmente no quadrante) melhoraram muito mas não estão resolvidos, estive a dedicar-me a procurar os pontos de massa e ver se está tudo ok.
Lembrando o que aconteceu no passado: o sistema eléctrico do carro reage a qualquer aumento de consumo. Se ligar a ventilação  ou o rádio, a iluminação interior perde força e o ponteiro da temperatura sobe; o mesmo se nota nos piscas-piscas (passeando o ponteiro consoante o pisca está ligado ou desligado) ou quando acedem os stops (carregar no pedal do travão implica alterações no quadrante). Se ligar todos os faróis e as luzes de nevoeiro, até o rádio se desliga e o relógio volta a 00:00.  
Melhorou bastante quando limpei os contactos do ponto de massa a meio do cabo negativo que vai da bateria à caixa. Mas não ficaram resolvidos definitivamente: alterna entre alturas em que há estes sintomas e, depois, faz um clique e volta ao normal.


Comecei por aquele de que falou o Fiat 600 71 — o "geral" à esquerda do quadrante. Lá o descobri, mas só consegui aceder-lhe por baixo do tablier.
O acesso é mesmo muito mau! Só consegui perceber que estão todos os pontos ocupados e que, aparentemente, está tudo bem ligado. Mas não tive espaço para tirar cada contacto e limpar... Há algum truque?

Depois de algumas coisas que tinha para fazer (apertar o suporte do rádio para ficar mais silencioso; retirar a publicidade dos porta-selos) voltei a montar o quadrante e fui lavar o carro.
Depois da lavagem, os problemas de massa ficaram muito piores! O rádio desligou-se muitas vezes com o stop e, a certa altura, tudo o que dependia do canhão de ignição se desligava sempre que não carregava a embraiagem. Inclusive a ignição propriamente dita! Isto é, assim que largava a embraiagem, desligavam-se luzes, quadrante, e motor; carregava na embraiagem e lá voltava tudo a funcionar.
Estranho, não?

Têm alguma ideia? Como posso pôr fim a estas chatices eléctricas?

(PS: a parte boa é que o Uno está cada vez mais cuidado e apetecível. Tem sido um gosto usá-lo!)

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #546 em: 04 de Janeiro, 2015, 19:00:51 »
Ora,... as chatices eletricas provevelmente vao sendo resolvidas uma a uma com o tempo.
Pela logica da batata, se altera algo eletrico, apos a lavagem, sempre que calcas o pedal da embraiagem, eu seguia o cabo da embraiagem a ver se em algum ponto ha contacto fisico com a cablagem. Alem disso se foi apos a lavagem, e assumindo que nao seguiste o exemplo que corre pla net e nao lavaste o carro por dentro e por fora, torna-se obvio que a agua alcançou uma zona critica da coisa e, no teu lugar, começava a prestar mais alguma atençao as todas as zonas que a agua possa ter alcançado. E chato e ingrato, mas sem um esquema dos locais por onde passa a cablagem n vejo outra hipotese de encontrares o problema mais diretamente.

Boa sorte nisso e parabens plos progressos.  :t_up:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #547 em: 04 de Janeiro, 2015, 19:41:26 »
A seguir ao jantar, já vou tratar disso! Obrigado, TwinThema!

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #548 em: 04 de Janeiro, 2015, 19:48:55 »
tenho o mesmo problema com um uno, volta e meia, para as escovas, ou clico no pedal de travão, e apaga o relogio e assim umas treta identicas como descreves, assim que tiver tempo vou rever esse ponto de massa do interior, o do exterior esta revisto.....
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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #549 em: 04 de Janeiro, 2015, 20:08:26 »
A seguir ao jantar, já vou tratar disso! Obrigado, TwinThema!

Nao te esqueças de ver se o proprio pedal n estara a tocar em algum cabo. ;)

afonsopatrao

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Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #550 em: 04 de Janeiro, 2015, 22:51:23 »
Ora lá fui eu passar mais um tempo de volta daquilo: o pedal da embraiagem continua a controlar a electricidade. Sem carregar no pedal, ou há pouca corrente (e, assim, os sintomas loucos) ou não há corrente de todo (carro desliga-se e tudo).
Fui seguir o cabo da embraiagem.
Do lado de dentro do habitáculo, não há qualquer influência; mexi e puxei à mão e não se nota o efeito de regresso da electricidade.
Do lado de fora, também não parece ser junto à embraiagem. Se aí puxar o cabo, não acontece nada. É certo que o cabo da embraiagem passa junto a um fio eléctrico que sai da caixa (será para as luzes de marcha-atrás?), mas afastá-los não tem influência.
Ou seja, dirigi a investigação para a passagem do cabo do habitáculo para o cofre do motor. Na passagem, encontrei algo suspeito: a forra por baixo do servofreio (por onde passa o cabo da embraiagem) está completamente encharcado!





Terá sido da lavagem? Mas como chegou lá a água? É só mesmo por baixo do servofreio, o resto da forra esta seca...
Ou será óleo de travões? Mas o nível continua no máximo, sem sinal de perdas...
E será isso suficiente para gerar um curto-circuito qualquer? Junto ao cabo de embraiagem passa, de facto, cablagem eléctrica.

Para já, deixei o capot aberto, a ver se seca tudo.

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #551 em: 04 de Janeiro, 2015, 23:11:46 »
mete mais um ou dois cabos de massa
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #552 em: 04 de Janeiro, 2015, 23:14:40 »
mete mais um ou dois cabos de massa
Como assim?

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #553 em: 04 de Janeiro, 2015, 23:34:01 »


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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #554 em: 05 de Janeiro, 2015, 09:17:06 »
Tenta perceber se se trata de agua ou oleo (notas pela viscosidade) nos cabos por baixo do servo freio. se for oleo, e nao precisa de ser muito, pode ter atacado o isolamento da cablagem e se la passar o cabo da marcha atras estara concerteza a influenciar com outro ou com a massa.
Se so o facto de pisar o pedal influencia algo se tem de passar por ai. Julgo eu que a embraiagem nada tem de eletrico, portanto sendo tudo mecanico tera de existir por ai algo mecanico a influenciar a parte e eletrica,... n sei se estas a seguir o meu raciocinio...  :dry: