Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Fiatistas
Tecnica
Restauros
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
Imprimir
Páginas:
1
...
46
47
48
49
50
51
52
...
154
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX (Lida 486714 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
TwinThema
Maserati
Offline
7114
Karma:
+9/-0
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #720 em:
23 de Fevereiro, 2015, 21:15:42 »
O meu Thema tb tem um assim, mas n esta no mesmo estado e como tem alarme nao precisa desse comando. Alias nao funciona, so n sei se e do comando ou do recetor...
Registado
afonsopatrao
Zagato
Offline
1737
Karma:
+2/-0
Sexo
Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #721 em:
23 de Fevereiro, 2015, 23:28:03 »
Fui à garagem para testar o comando e resolvi verificar o estado das pastilhas. Não cheguei a verificar, porque assim que olhei para a roda do condutor deparei-me com o fole da junta homocinética neste estado:
Agora a ajuda que vos peço:
É possível substituir em casa? Se sim, eu serei capaz? De que ferramentas preciso? E que material? Massa e o fole? Ou mais qualquer coisa?
Registado
TwinThema
Maserati
Offline
7114
Karma:
+9/-0
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #722 em:
24 de Fevereiro, 2015, 08:52:47 »
A massa e abraçadeiras pode-se comprar com o fole em kit.
Qt a ferramenta alguem deve saber as chaves em concreto.
Nao sei se da pra tirar esse cardan sem ficar com ele as peças na mao. Se der e facil, deve ser pouco mais que tirar a roda desapertar ponteiras, tirar o fole, desencaixar o cardan, trocar o fole e voltar a montar. O problema e que as xs as peças parece que estao coladas e dao mt luta para desencaixar...
Registado
er.loves fiat
Maserati
Offline
5091
Karma:
+0/-0
Sexo
Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #723 em:
24 de Fevereiro, 2015, 13:18:48 »
esse tipo de trabalhos torna-se limitado quando não se tem ferramenta nem espaço para o fazer bem,
é daquelas coisas que sei mas prefiro pagar para o fazerem
Registado
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."
Luke
Administrador
Ferrari
Offline
45139
Karma:
+4/-2
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #724 em:
24 de Fevereiro, 2015, 14:41:54 »
é um trabalho que se faz... mas é altamente NOJENTO!!!!
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
NetEnforcer
Moderação
Abarth
Offline
2720
Karma:
+1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #725 em:
24 de Fevereiro, 2015, 16:53:39 »
Citação de: Luke em 24 de Fevereiro, 2015, 14:41:54
mas é altamente NOJENTO!!!!
Sou funcionário bancário......lido com isso todos os dias
j/k
Registado
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!
afonsopatrao
Zagato
Offline
1737
Karma:
+2/-0
Sexo
Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #726 em:
24 de Fevereiro, 2015, 17:41:12 »
Um tipo não conhece mecânicos de confiança em Coimbra e depois fica meio desorientado...
Passo a explicar: ando a pedir orçamentos para a substituição do fole. Basicamente, todos os razoáveis me querem cobrar cerca de 40Euros (10 do fole e 30 de mão de obra), mas depois há aqui duas coisas que não sei avaliar.
1- Umas oficinas dizem que é forçoso alinhar a direcção depois de trocar o fole, outras dizem que não é preciso. Quem tem razão?
2- Umas propõem um "fole universal"; outras dizem que é um fole específico para o Uno. Quem tem razão?
Já agora, a marca do fole é importante? Ou terão mais ou menos todos a mesma qualidade e esperança de vida?
Desculpem estar sempre a pedir ajuda. E obrigado!
Registado
NetEnforcer
Moderação
Abarth
Offline
2720
Karma:
+1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #727 em:
24 de Fevereiro, 2015, 18:08:56 »
Eu votava no que diz que é preciso um fole específico para o Uno (nada melhor do que coisas específicas) e votava no alinhamento de direção, pois se vais estar a desmantelar material no eixo...tira roda, desmonta junta homocinética e afins...parece-me que um alinhamento é apropriado.
Mas pode ser excesso de zelo...!
Registado
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!
lovefiat
Abarth
Offline
4727
Karma:
+3/-0
Sexo
Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #728 em:
24 de Fevereiro, 2015, 18:25:44 »
Mandei trocar do meu Grande punto, pois algo o rasgou e cobraram-me 77€.
Eu, optaria por um fole de origem, pois a diferença de custo é pouca em relação aos da concorrência e sabes que tem bastante qualidade e tão cedo não mexes com o bolso para essa situação.
Cheguei a ver alguns da concorrência e aquilo mais parecia plástico, quando comparado com o de origem...
Registado
lovefiat
Abarth
Offline
4727
Karma:
+3/-0
Sexo
Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #729 em:
24 de Fevereiro, 2015, 18:30:30 »
Mais, acompanhei a substituição no local e ainda tem que se lhe diga, mesmo para quem lida diariamente com este tido de situações...Quando questionei o mecânico, sobre a facilidade com que tirou o meu, a ver se tinha desconto no serviço, recebi como resposta; o seu foi fácil, mas, tem dias que tenho de suar para desmontar alguns!!!
Na altura aconselharam-me a efetuar o alinhamento.
Registado
Zampanò
Vignale
Offline
603
Karma:
+2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #730 em:
24 de Fevereiro, 2015, 18:59:40 »
Viva
antes de mais, tenho a reforçar a mensagem de que este Uno está a ter o tratamento devido (ou seja, muito bom!) e agradeço a partilha assídua da história deste carrito. Sobre o alinhar direcção, sim, é necessário porque para fazer o trabalho tem de se desligar a rótula da direcção e suspensão da manga de eixo. Ao voltar montar, a direcção nunca fica com o mesmo alinhamento. Sobre a dificuldade de desligar a junta homocinética do semi-eixo, especulo que seja fácil. Isto porque é um Fiat dos anos 80 (vá, 90) com pouca potência. No Bravo JTD105, este processo exige usar um saca pois as estrias do semi-eixo são tão largas (seja pela largura das estrias ou pelo diâmetro do veio) que não há força manual que desligue aquilo. Sobre a utilização de foles específicos, não tenho grandes certezas. Já instalei um universal só que o carro não tem história suficiente para demonstrar a validade deste fole. No entanto, a qualidade do fole não me pareceu má. Sim, a qualidade varia de marca para marca (seja da borracha, ou da espessura da borracha). 30 EUR MO +10 material não é um preço nada mau.
E atenção, se isso não fôr reparado, às tantas a rótula gripa!
Registado
afonsopatrao
Zagato
Offline
1737
Karma:
+2/-0
Sexo
Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #731 em:
24 de Fevereiro, 2015, 19:00:18 »
Obrigado, lovefiat! Pelas dicas e pela experiência.
Esse é outro obstáculo que tenho: as oficinas onde fui não me permitem levar as peças. É o que eu digo, preciso urgentemente de conhecer um mecânico por cá...
Registado
afonsopatrao
Zagato
Offline
1737
Karma:
+2/-0
Sexo
Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #732 em:
24 de Fevereiro, 2015, 19:31:04 »
Zampanò, obrigado! Pelo elogio e pela ajuda. E, claro, o Uno está parado até isto resolvido, não vá haver mais estragos...
Registado
TwinThema
Maserati
Offline
7114
Karma:
+9/-0
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #733 em:
24 de Fevereiro, 2015, 21:01:11 »
Uma coisa que acho e que deves aproveitar e ver se o outro fole tb num esta em fins de vida,... normalmente qd cede um por "cansaço" o outro n dura mt mais... A trocar era os dois e tao cedo por ai nao te chateavas... Mas e so a minha opiniao...
Registado
naso
Moderação
Maserati
Offline
8755
Karma:
+13/-2
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
«
Responder #734 em:
24 de Fevereiro, 2015, 21:35:38 »
A qualidade dos foles varia muito de marca para marca, no Uno ou punha de uma boa marca ou de origem, há borrachas muito fracas, nem 10 mil kms fazem
os carros mais recentes muitos já usam foles de termo-plastico, até gosto do material.
Na montagem para o Uno, depende de como é feita, (alguns foles de borrachas até podem ser montados com "cone" sem desmontar a junta homocinética) se for só desapertada a ponteira da direção e a rotula, não acho que precise de alinhar a direção, se mexer no amortecedor já acho conveniente alinhar.
«
Última modificação: 24 de Fevereiro, 2015, 21:36:42 por naso
»
Registado
89 Lancia Thema 16vt -
www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt -
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL -
-
www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk
Imprimir
Páginas:
1
...
46
47
48
49
50
51
52
...
154
Ir para o topo