Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486714 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #720 em: 23 de Fevereiro, 2015, 21:15:42 »
O meu Thema tb tem um assim, mas n esta no mesmo estado e como tem alarme nao precisa desse comando. Alias nao funciona, so n sei se e do comando ou do recetor...  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #721 em: 23 de Fevereiro, 2015, 23:28:03 »
Fui à garagem para testar o comando e resolvi verificar o estado das pastilhas. Não cheguei a verificar, porque assim que olhei para a roda do condutor deparei-me com o fole da junta homocinética neste estado:


Agora a ajuda que vos peço:
É possível substituir em casa? Se sim, eu serei capaz? De que ferramentas preciso? E que material? Massa e o fole? Ou mais qualquer coisa?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #722 em: 24 de Fevereiro, 2015, 08:52:47 »
A massa e abraçadeiras pode-se comprar com o fole em kit.

Qt a ferramenta alguem deve saber as chaves em concreto.

Nao sei se da pra tirar esse cardan sem ficar com ele as peças na mao. Se der e facil, deve ser pouco mais que tirar a roda desapertar ponteiras, tirar o fole, desencaixar o cardan, trocar o fole e voltar a montar. O problema e que as xs as peças parece que estao coladas e dao mt luta para desencaixar...


er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #723 em: 24 de Fevereiro, 2015, 13:18:48 »
esse tipo de trabalhos torna-se limitado quando não se tem ferramenta nem espaço para o fazer bem,

é daquelas coisas que sei mas prefiro pagar para o fazerem  :sombrero:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #724 em: 24 de Fevereiro, 2015, 14:41:54 »
é um trabalho que se faz... mas é altamente NOJENTO!!!!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #725 em: 24 de Fevereiro, 2015, 16:53:39 »
mas é altamente NOJENTO!!!!

Sou funcionário bancário......lido com isso todos os dias  :sombrero:  :lol: :lol: :lol:

j/k
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #726 em: 24 de Fevereiro, 2015, 17:41:12 »
Um tipo não conhece mecânicos de confiança em Coimbra e depois fica meio desorientado...
Passo a explicar: ando a pedir orçamentos para a substituição do fole. Basicamente, todos os razoáveis me querem cobrar cerca de 40Euros (10 do fole e 30 de mão de obra), mas depois há aqui duas coisas que não sei avaliar.
1- Umas oficinas dizem que é forçoso alinhar a direcção depois de trocar o fole, outras dizem que não é preciso. Quem tem razão?
2- Umas propõem um "fole universal"; outras dizem que é um fole específico para o Uno. Quem tem razão?

Já agora, a marca do fole é importante? Ou terão mais ou menos todos a mesma qualidade e esperança de vida?
Desculpem estar sempre a pedir ajuda. E obrigado!

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #727 em: 24 de Fevereiro, 2015, 18:08:56 »
Eu votava no que diz que é preciso um fole específico para o Uno (nada melhor do que coisas específicas) e votava no alinhamento de direção, pois se vais estar a desmantelar material no eixo...tira roda, desmonta junta homocinética e afins...parece-me que um alinhamento é apropriado.

Mas pode ser excesso de zelo...!
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #728 em: 24 de Fevereiro, 2015, 18:25:44 »
Mandei trocar do meu Grande punto, pois algo o rasgou e cobraram-me 77€. :ninja:

Eu, optaria por um fole de origem, pois a diferença de custo é pouca em relação aos da concorrência e sabes que tem bastante qualidade e tão cedo não mexes com o bolso para essa situação.

Cheguei a ver alguns da concorrência e aquilo mais parecia plástico, quando comparado com o de origem...   

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #729 em: 24 de Fevereiro, 2015, 18:30:30 »
Mais, acompanhei a substituição no local e ainda tem que se lhe diga, mesmo para quem lida diariamente com este tido de situações...Quando questionei o mecânico, sobre a facilidade com que tirou o meu, a ver se tinha desconto no serviço, recebi como resposta; o seu foi fácil, mas, tem dias que tenho de suar para desmontar alguns!!! :huh:

Na altura aconselharam-me a efetuar o alinhamento.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #730 em: 24 de Fevereiro, 2015, 18:59:40 »
Viva
antes de mais, tenho a reforçar a mensagem de que este Uno está a ter o tratamento devido (ou seja, muito bom!) e agradeço a partilha assídua da história deste carrito.  Sobre o alinhar direcção, sim, é necessário porque para fazer o trabalho tem de se desligar a rótula da direcção e suspensão da manga de eixo. Ao voltar montar, a direcção nunca fica com o mesmo alinhamento. Sobre a dificuldade de desligar a junta homocinética do semi-eixo, especulo que seja fácil. Isto porque é um Fiat dos anos 80 (vá, 90) com pouca potência. No Bravo JTD105, este processo exige usar um saca pois as estrias do semi-eixo são tão largas (seja pela largura das estrias ou pelo diâmetro do veio) que não há força manual que desligue aquilo. Sobre a utilização de foles específicos, não tenho grandes certezas. Já instalei um universal só que o carro não tem história suficiente para demonstrar a validade deste fole. No entanto, a qualidade do fole não me pareceu má. Sim, a qualidade varia de marca para marca (seja da borracha, ou da espessura da borracha). 30 EUR MO +10 material não é um preço nada mau.

E atenção, se isso não fôr reparado, às tantas a rótula gripa!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #731 em: 24 de Fevereiro, 2015, 19:00:18 »
Obrigado, lovefiat! Pelas dicas e pela experiência.
Esse é outro obstáculo que tenho: as oficinas onde fui não me permitem levar as peças. É o que eu digo, preciso urgentemente de conhecer um mecânico por cá...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #732 em: 24 de Fevereiro, 2015, 19:31:04 »
Zampanò, obrigado! Pelo elogio e pela ajuda. E, claro, o Uno está parado até isto resolvido, não vá haver mais estragos...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #733 em: 24 de Fevereiro, 2015, 21:01:11 »
Uma coisa que acho e que deves aproveitar e ver se o outro fole tb num esta em fins de vida,... normalmente qd cede um por "cansaço" o outro n dura mt mais... A trocar era os dois e tao cedo por ai nao te chateavas... Mas e so a minha opiniao...  ;)

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #734 em: 24 de Fevereiro, 2015, 21:35:38 »
A qualidade dos foles varia muito de marca para marca, no Uno ou punha de uma boa marca ou de origem, há borrachas muito fracas, nem 10 mil kms fazem  :angry: os carros mais recentes muitos já usam foles de termo-plastico, até gosto do material.

Na montagem para o Uno, depende de como é feita, (alguns foles de borrachas até podem ser montados com "cone" sem desmontar a junta homocinética) se for só desapertada a ponteira da direção e a rotula, não acho que precise de alinhar a direção, se mexer no amortecedor já acho conveniente alinhar.

« Última modificação: 24 de Fevereiro, 2015, 21:36:42 por naso »


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk