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Amigo o expert em Electricidade já falou lol
Ok. O Luke disse apenas genericamente.Penso que o steel_man85 pretendia algo mais passso-a-passo, para ele fazer em casa. Em todo o caso, se os conhecimentos de electricidade não forem os melhores aconselho sempre um electricista.
Mas uma coisa: com o carro desligado, o rádio não liga. O Seicento na chave apenas tem a posição de desligado ou ligado. No caso do Lancia pode ser retirada corrente de um dispositivo que funcione com a chave entre o OFF e ON, caso tenha essa posição (ACC nos carros normais).
Eu tenho um Cinquecento Sport que também tinha o rádio sempre com corrente. O que obrigava a ligar e a desligar no botão. A única vantagem era poder ter o rádio ligado sem a chave. Quando troquei de rádio por um do LIDL com leitor de MP3 de CD/SD/USB decidi alterar a instalação. Fui ao canhão da ignição e "roubei" corrente de chave para o rádio. E foi então que me deparei com o mesmo problema que tens no teu Seicento. O rádio não liga sem a ignição ligada.No meu rádio de origem do Focus ele liga e desliga com a ignição mas sem a chave posso ligar o rádio pois ele contínua a ter corrente directa da bateria e até fica com um temporizador de 1 hora para não ficar ligado e esquecido. Mas já vi que esses "esquemas" são características daquele rádio. Os outros usam a corrente directa para a memória do rádio e a corrente de chave para alimentar o rádio.Mas não desisti enquanto não arranjei uma solução. E a solução passa por utilizar a posição de luzes de parque. Se reparares o teu carro tem mais uma posição na chave que só deves poder rodar para lá ao carregar num botão ao lado do canhão. Essa posição serve para ligar os mínimos no caso do carro ficar imobilizado na estrada à noite e permite retirar a chave pois na posição normal de desligado o interruptor das luzes não tem corrente.O que eu fiz então foi alimentar o tal fio de "corrente de chave" de 2 formas: pelo canhão de ignição e pela luz do interruptor do vidro da porta direita (se reparares os interruptores dos vidros são iluminados com os mínimos e acendem quando se coloca a chave na posição de parque). Depois foi só meter 2 díodos. Um evita que a corrente dos mínimos ligue a ignição na posição de parque e o outro evita que ao ligar a ignição se liguem os mínimos. Ainda tive de olhar para o esquema durante 1 horita e passar aquilo para o papel mas acabei por pôr rádio a funcionar mesmo com o carro desligado. O único "senão" deste esquema é que para ouvir rádio sem a ignição ligada tenho de ter os mínimos ligados também. Mas na minha opinião é um preço baixo a pagar pelo conforto de não ter de ligar e desligar o rádio sempre que se entra e sair do carro. A alternativa era colocar um interruptor com um díodo que alimentasse o rádio com a ignição desligada ou então desligar o fio que alimenta os mínimos na posição de parque. No meu caso preferi deixar como está. Afinal o tempo em que se ouve rádio com o carro parado não justifica uma intervenção maior.
Vou ser sincero: também já pensei nessa posição das luzes de parque. Simplesmente, não acho boa ideia ter de ficar os mínimos também ligados, caso queira o rádio ligado.Há-e haver outra forma de se poder ligar... A luz do habitáculo, tem sempre corrente, mesmo não tendo chave na ignição. Será que, mesmo que não esteja ligada, poderá fornecer electricidade suficiente para o rádio funcionar?
Braz, o teu cento, com a instalação de origem não deixa sempre o rádio ligado? É que se ligares o rádio á luz interior ele fica sempre ligado na mesma, o que supostamente é o que fazem as fichas que vêm com a instalação do carro.Se nunca mexeste nas ligações do rádio, ele devia tar sempre ligado, independentemente da posição da ignição. O meu tava assim e agora tem um fio para desligar com a chave.Supostamente o carro trabalha todo a 12V, por isso, deve dar para o ligar á luz interior, mas não há nenhum fio mais perto, que não seja de nenhum componente vital?Em último caso, optem pelos Blaupunkt que esses reconhecem quando o carro é desligado, mas ligam na mesma com o carro desligado e mesmo os mais antigos deligam ao fim de 1 hora. O meu pai tem um de 2001 no térios e até agora nada a assinalar.
Pelo que dizes esses Blaupunkt têm um funcionamento interno que lhes permite serem ligados apenas com alimentação do fio vermelho. Além disso utilizam um temporizador se não tiverem corrente no fio amarelo. É um sistema semelhante aos rádio de origem da Ford. Pena que não seja assim em todos os rádios...
Tínhamos o rádio a desligar com a ignição, mas teríamos electricidade, para o caso de o querermos ligar somente o rádio.
PS: Estava agora aqui a lembrar-me de outra solução mas mais trabalhosa. Um relé com corrente directa e massa da válvulas de marcha-atrás no circuito de comando e com corrente directa para enviar para o fio amarelo no rádio. Contínua a ser necessário colocar um díodo no fio que liga o amarelo a algum sítio com corrente de chave para não ligar-mos a ignição quando alimentar-mos o rádio sem a chave no canhão. Para ligar o rádio basta engrenar a marcha-atrás!!