Autor Tópico: Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia  (Lida 10220 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

steel_man85

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« em: 19 de Dezembro, 2008, 16:21:40 »
boas pessoal.tenho um lancia delta de 1996.e tenho que estar sempre a ligar/desligar o radio no botao
gostava de saber como se procede para o rádio ligar/desligar com a igniçao??? :lancia:  

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #1 em: 19 de Dezembro, 2008, 17:07:53 »
tens que puxar corrente de chave para a ficha iso caso ela n tenha
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #2 em: 21 de Dezembro, 2008, 21:57:40 »
Se o sistema fôr igual ao Seicento, basta arranjar um lugar que apenas tenha corrente quando o carro está ligado.
Acho que se pode ir á caixa de fusíveis e de lá, tirar um fio que tenha corrente apenas com a ignição ligada e substituir na ficha ISO o fio que liga na posição de corrente comutada, que se não estou em erro é um fio amarelo. Se depois do procedimento efectuado, o rádio não memorizar as estações, é porque os fios amarelo e vermelho estão trocados.

No meu, embora seja algo aldrabado, tenho um fio da mola do pedal de travão que acciona as luzes de travão (apenas com a ignição ligada), mas agora tona-se chato pois de cada vez que desligo o carro, 5 segundos depois o rádio  dá 3 apitos sonoros para lembrar de retirar o painel, o que ao fim de uma semana é irritante. O meu rádio tmb é Sony. É o GT-23

Mas uma coisa: com o carro desligado, o rádio não liga. O Seicento na chave apenas tem a posição de desligado ou ligado. No caso do Lancia pode ser retirada corrente de um dispositivo que funcione com a chave entre o OFF e ON, caso tenha essa posição (ACC nos carros normais).

Mas penso que os experts em electricidade devem tar aí a chegar. Basta aguardar ou então caso dê muita confusão, ir a um electricista decente.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

zulo_kiko

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1797
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #3 em: 22 de Dezembro, 2008, 03:38:59 »
Amigo o expert em Electricidade já falou lol :P
Tópico do Punto QS, visitem,participem.


http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #4 em: 22 de Dezembro, 2008, 17:36:45 »
Citar
Amigo o expert em Electricidade já falou lol :P
Ok. O Luke disse apenas genericamente.

Penso que o steel_man85 pretendia algo mais passso-a-passo, para ele fazer em casa. Em todo o caso, se os conhecimentos de electricidade não forem os melhores aconselho sempre um electricista.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

zulo_kiko

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1797
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #5 em: 23 de Dezembro, 2008, 02:03:30 »
Citar
Ok. O Luke disse apenas genericamente.

Penso que o steel_man85 pretendia algo mais passso-a-passo, para ele fazer em casa. Em todo o caso, se os conhecimentos de electricidade não forem os melhores aconselho sempre um electricista.
Para mexer numa coisa destas,para que inventar?É por causa de 15€ para um electricista lhe meter isso?(duvido até que leve tanto..)

Sao opinioes...Eu nao mexo em certo tipo de coisas,apesar de fazer instalaçoes de som nos carros dos amigos...Quando chega a parte da electricidade,toca a pedir conselhos,e se ainda nao fiz ou vi fazer,nao faço pelos "manuais"(DIY) que possam haver..
Abraço
Tópico do Punto QS, visitem,participem.


http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

casper

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 281
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #6 em: 26 de Dezembro, 2008, 12:29:53 »
Citar
Mas uma coisa: com o carro desligado, o rádio não liga. O Seicento na chave apenas tem a posição de desligado ou ligado. No caso do Lancia pode ser retirada corrente de um dispositivo que funcione com a chave entre o OFF e ON, caso tenha essa posição (ACC nos carros normais).
 
Eu tenho um Cinquecento Sport que também tinha o rádio sempre com corrente. O que obrigava a ligar e a desligar no botão. A única vantagem era poder ter o rádio ligado sem a chave. Quando troquei de rádio por um do LIDL com leitor de MP3 de CD/SD/USB decidi alterar a instalação. Fui ao canhão da ignição e "roubei" corrente de chave para o rádio. E foi então que me deparei com o mesmo problema que tens no teu Seicento. O rádio não liga sem a ignição ligada.
No meu rádio de origem do Focus ele liga e desliga com a ignição mas sem a chave posso ligar o rádio pois ele contínua a ter  corrente directa da bateria e até fica com um temporizador de 1 hora para não ficar ligado e esquecido. Mas já vi que esses "esquemas" são características daquele rádio. Os outros usam a corrente directa para a memória do rádio e a corrente de chave para alimentar o rádio.
Mas não desisti enquanto não arranjei uma solução. E a solução passa por utilizar a posição de luzes de parque. Se reparares o teu carro tem mais uma posição na chave que só deves poder rodar para lá ao carregar num botão ao lado do canhão. Essa posição serve para ligar os mínimos no caso do carro ficar imobilizado na estrada à noite e permite retirar a chave pois na posição normal de desligado o interruptor das luzes não tem corrente.
O que eu fiz então foi alimentar o tal fio de "corrente de chave" de 2 formas: pelo canhão de ignição e pela luz do interruptor do vidro da porta direita (se reparares os interruptores dos vidros são iluminados com os mínimos e acendem quando se coloca a chave na posição de parque). Depois foi só meter 2 díodos. Um evita que a corrente dos mínimos ligue a ignição na posição de parque e o outro evita que ao ligar a ignição se liguem os mínimos. Ainda tive de olhar para o esquema durante 1 horita e passar aquilo para o papel mas acabei por pôr rádio a funcionar mesmo com o carro desligado. O único "senão" deste esquema é que para ouvir rádio sem a ignição ligada tenho de ter os mínimos ligados também. Mas na minha opinião é um preço baixo a pagar pelo conforto de não ter de ligar e desligar o rádio sempre que se entra e sair do carro. A alternativa era colocar um interruptor com um díodo que alimentasse o rádio com a ignição desligada ou então desligar o fio que alimenta os mínimos na posição de parque. No meu caso preferi deixar como está. Afinal o tempo em que se ouve rádio com o carro parado não justifica uma intervenção maior.


 :fiatistas:


 
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #7 em: 26 de Dezembro, 2008, 19:18:37 »
Citar
Eu tenho um Cinquecento Sport que também tinha o rádio sempre com corrente. O que obrigava a ligar e a desligar no botão. A única vantagem era poder ter o rádio ligado sem a chave. Quando troquei de rádio por um do LIDL com leitor de MP3 de CD/SD/USB decidi alterar a instalação. Fui ao canhão da ignição e "roubei" corrente de chave para o rádio. E foi então que me deparei com o mesmo problema que tens no teu Seicento. O rádio não liga sem a ignição ligada.
No meu rádio de origem do Focus ele liga e desliga com a ignição mas sem a chave posso ligar o rádio pois ele contínua a ter  corrente directa da bateria e até fica com um temporizador de 1 hora para não ficar ligado e esquecido. Mas já vi que esses "esquemas" são características daquele rádio. Os outros usam a corrente directa para a memória do rádio e a corrente de chave para alimentar o rádio.
Mas não desisti enquanto não arranjei uma solução. E a solução passa por utilizar a posição de luzes de parque. Se reparares o teu carro tem mais uma posição na chave que só deves poder rodar para lá ao carregar num botão ao lado do canhão. Essa posição serve para ligar os mínimos no caso do carro ficar imobilizado na estrada à noite e permite retirar a chave pois na posição normal de desligado o interruptor das luzes não tem corrente.
O que eu fiz então foi alimentar o tal fio de "corrente de chave" de 2 formas: pelo canhão de ignição e pela luz do interruptor do vidro da porta direita (se reparares os interruptores dos vidros são iluminados com os mínimos e acendem quando se coloca a chave na posição de parque). Depois foi só meter 2 díodos. Um evita que a corrente dos mínimos ligue a ignição na posição de parque e o outro evita que ao ligar a ignição se liguem os mínimos. Ainda tive de olhar para o esquema durante 1 horita e passar aquilo para o papel mas acabei por pôr rádio a funcionar mesmo com o carro desligado. O único "senão" deste esquema é que para ouvir rádio sem a ignição ligada tenho de ter os mínimos ligados também. Mas na minha opinião é um preço baixo a pagar pelo conforto de não ter de ligar e desligar o rádio sempre que se entra e sair do carro. A alternativa era colocar um interruptor com um díodo que alimentasse o rádio com a ignição desligada ou então desligar o fio que alimenta os mínimos na posição de parque. No meu caso preferi deixar como está. Afinal o tempo em que se ouve rádio com o carro parado não justifica uma intervenção maior.


 :fiatistas:
Já tinha pensado nessa posição da chave, mas depois pensei: "ter de ligar os mínimos cada vez que quero ouvir música com o carro apagado?" Não. Fica a desligar com a chave.
Mas tou a pensar aproveitar os fios que lá estão (corrente contínua do carro e corrente comutada da ligação actual) e colocar tipo um interruptor para escolher uma ou outra.
Não sei se será possível, pois tenho de falar com o electricista. Mas se alguém tiver alguma ideia que se pronuncie.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Braz

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1713
  • Karma:
    +3/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #8 em: 26 de Dezembro, 2008, 21:12:34 »
Vou ser sincero: também já pensei nessa posição das luzes de parque. Simplesmente, não acho boa ideia ter de ficar os mínimos também ligados, caso queira o rádio ligado.

Há-e haver outra forma de se poder ligar... A luz do habitáculo, tem sempre corrente, mesmo não tendo chave na ignição. Será que, mesmo que não esteja ligada, poderá fornecer electricidade suficiente para o rádio funcionar?

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #9 em: 26 de Dezembro, 2008, 22:52:01 »
Citar
Vou ser sincero: também já pensei nessa posição das luzes de parque. Simplesmente, não acho boa ideia ter de ficar os mínimos também ligados, caso queira o rádio ligado.

Há-e haver outra forma de se poder ligar... A luz do habitáculo, tem sempre corrente, mesmo não tendo chave na ignição. Será que, mesmo que não esteja ligada, poderá fornecer electricidade suficiente para o rádio funcionar?
Braz, o teu cento, com a instalação de origem não deixa sempre o rádio ligado? É que se ligares o rádio á luz interior ele fica sempre ligado na mesma, o que supostamente é o que fazem as fichas que vêm com a instalação do carro.

Se nunca mexeste nas ligações do rádio, ele devia tar sempre ligado, independentemente da posição da ignição. O meu tava assim e agora tem um fio para desligar com a chave.

Supostamente o carro trabalha todo a 12V, por isso, deve dar para o ligar á luz interior, mas não há nenhum fio mais perto, que não seja de nenhum componente vital?

Em último caso, optem pelos Blaupunkt que esses reconhecem quando o carro é desligado, mas ligam na mesma com o carro desligado e mesmo os mais antigos deligam ao fim de 1 hora. O meu pai tem um de 2001 no térios e até agora nada a assinalar.
 
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

casper

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 281
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #10 em: 27 de Dezembro, 2008, 11:15:49 »
Na instalação original do Cinquecento/Seicento o fio amarelo e vermelho do rádio têm ambos corrente directa. Ao ligar o amarelo à corrente de chave o rádio passa a ligar/desligar com a ignição mas depois não liga com a ignição desligada.
Eu optei pela posição de parque pois achei que era a melhor forma de ligar o rádio sem ter a ignição ligada. A alternativa é ter um interruptor com um díodo com corrente directa que se utiliza apenas para ligar o rádio com a ignição desligada. Sem o díodo no fio que vai do rádio para o local onde vai buscar a corrente de chave o que acontece é que o interruptor alimenta o rádio e faz retorno e liga a ignição. Ou seja, sem díodo o interruptor faz o mesmo que ligar a chave.

Pelo que dizes esses Blaupunkt têm um funcionamento interno que lhes permite serem ligados apenas com alimentação do fio vermelho. Além disso utilizam um temporizador se não tiverem corrente no fio amarelo. É um sistema semelhante aos rádio de origem da Ford. Pena que não seja assim em todos os rádios...



 :fiatistas:



 
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

Braz

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1713
  • Karma:
    +3/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #11 em: 27 de Dezembro, 2008, 14:25:00 »
Citar
Braz, o teu cento, com a instalação de origem não deixa sempre o rádio ligado? É que se ligares o rádio á luz interior ele fica sempre ligado na mesma, o que supostamente é o que fazem as fichas que vêm com a instalação do carro.

Se nunca mexeste nas ligações do rádio, ele devia tar sempre ligado, independentemente da posição da ignição. O meu tava assim e agora tem um fio para desligar com a chave.

Supostamente o carro trabalha todo a 12V, por isso, deve dar para o ligar á luz interior, mas não há nenhum fio mais perto, que não seja de nenhum componente vital?

Em último caso, optem pelos Blaupunkt que esses reconhecem quando o carro é desligado, mas ligam na mesma com o carro desligado e mesmo os mais antigos deligam ao fim de 1 hora. O meu pai tem um de 2001 no térios e até agora nada a assinalar.
O que eu estava a querer dizer (expliquei-me mal), é que se não era possível fazer o esquema que o casper falou. Em vez de ir buscar corrente ao sinal das luzes de Parque, ir buscá-lo à luz interior, para quando quiséssemos ter o rádio ligado sem necessidade de ter a ignição em ON, não haver o problema de termos as luzes de Parque ligadas, também.

Percebeste, agora, a minha ideia? ;)

Tínhamos o rádio a desligar com a ignição, mas teríamos electricidade, para o caso de o querermos ligar somente o rádio.

Eu não percebo muito de electricidade, por isso dependo da vossa aprovação para a minha ideia ser ou não válida!  :d_grin:  

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

Braz

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1713
  • Karma:
    +3/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #12 em: 27 de Dezembro, 2008, 14:26:29 »
Citar
Pelo que dizes esses Blaupunkt têm um funcionamento interno que lhes permite serem ligados apenas com alimentação do fio vermelho. Além disso utilizam um temporizador se não tiverem corrente no fio amarelo. É um sistema semelhante aos rádio de origem da Ford. Pena que não seja assim em todos os rádios...
O Blaupunkt que tenho no Clio também funciona assim.

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

casper

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 281
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #13 em: 27 de Dezembro, 2008, 15:45:51 »
Citar

Tínhamos o rádio a desligar com a ignição, mas teríamos electricidade, para o caso de o querermos ligar somente o rádio.

 
Braz o rádio tem sempre corrente no fio vermelho porque senão perdia a memória das estações de rádio. O problema põe-se em como alimentar o fio amarelo que normalmente é apenas alimentado pela corrente da ignição ligada.
Num carro com 2 posições de chave podes ouvir rádio na 1ª posição com a ignição desligada. Como o Cinquecento/Seicento não tem essa 1ª posição é necessário algo que a substitua no caso de querer-mos ouvir rádio sem a ignição ligada.
Se ligares o fio amarelo ao fio de corrente directa da luz interior ficas com o rádio sempre ligado.

A única solução no Cinquecento é usar um rádio que permita ser ligado sem alimentação pelo fio amarelo ou aplicar um interruptor e um díodo. Eu não o fiz porque não quis furar o tablier para aplicar o interruptor. A única tampa que tem no tablier (ao lado do botão do vidro direito) já tem o LED do alarme e como está mesmo no meio não ficava lá muito bem pôr lá um interruptor.
Eu optei pela posição de parque da chave. Se virem um Cinquecento preto com os mínimos ligados e com alguém lá dentro é porque estou a ouvir música!!


PS: Estava agora aqui a lembrar-me de outra solução mas mais trabalhosa. Um relé com corrente directa e massa da válvulas de marcha-atrás no circuito de comando e com corrente directa para enviar para o fio amarelo no rádio. Contínua a ser necessário colocar um díodo no fio que liga o amarelo a algum sítio com corrente de chave para não ligar-mos a ignição quando alimentar-mos o rádio sem a chave no canhão. Para ligar o rádio basta engrenar a marcha-atrás!!


 :fiatistas:


 
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Como Ligar Radio Sony Á Igniçao Do Lancia
« Responder #14 em: 28 de Dezembro, 2008, 00:32:53 »
Citar
PS: Estava agora aqui a lembrar-me de outra solução mas mais trabalhosa. Um relé com corrente directa e massa da válvulas de marcha-atrás no circuito de comando e com corrente directa para enviar para o fio amarelo no rádio. Contínua a ser necessário colocar um díodo no fio que liga o amarelo a algum sítio com corrente de chave para não ligar-mos a ignição quando alimentar-mos o rádio sem a chave no canhão. Para ligar o rádio basta engrenar a marcha-atrás!!


 :fiatistas:
Gostei. Engrenar a marcha-atrás para ligar o rádio. A ideia tá boa, mas não sei porque deu-me vontade de rir
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792