Há já algum tempo que notava uma dificuldade crescente em abrir a porta traseira esquerda do meu Grande Punto. Só fazendo muita força no puxador ou dando um puxão repentino é que a porta abria.
Depois de alguma pesquisa percebi que era uma anomalia já referenciada em bastantes unidades de 2006 e 2007.
No passado Domingo investi umas horas a tentar perceber/solucionar o porquê da porta ter aquele defeito.
Como a porta abria perfeitamente por dentro, coloquei de parte que pudesse ser algum defeito ou má afinação da fechadura… Centrei a atenção no mecanismo do puxador exterior.
Primeiro houve que desguarnecer a porta. 2 parafusos Philips no fundo da porta, 2 parafusos sextavado interior na zona do puxador e mais 1 sextavado interior junto ao manipulo, este último coberto com uma tampinha de plástico. A manivela do vidro tem um freio em forma de ómega.
De resto são só molas que se tiram com facilidade com a ajuda de uma chave de fendas larga.
Solta-se o cabo de aço que vem ao puxador interno e fica a quartela solta!
Depois há que cortar a cola do revestimento da porta. Cortar ao meio da cola, deixando um pouco de cada lado para depois facilitar a recolocação!
O mecanismo da fechadura tem uma protecção anti-intrusão em plástico e borracha que se retira com recurso a 2 parafusos sextavados de 10mm.
Por fim acede-se aos parafusos do manipulo exterior. 1 sextavado 13mm e um de 8mm.
Com o manipulo solto, percebe-se que o movimento de abertura faz actuar uma “unha” de plástico sobre um “balancé”, também de plástico, que por sua vez puxa o cabo de aço.
Ora tanto plástico junto… Tinha de dar em asneira! A unha estava gasta, o “prato” do balancé escavado… Enfim. Perdia-se ali muito da amplitude de movimento necessária para puxar o cabo o suficiente.
Depois de alguns testes, vi que a única forma de resolver seria compensar as folgas criadas pelo desgaste.
Cortei alguns bocados de manga termo-rectrátil, com cerca de 1cm de largura e envolvi a unha do puxador com 3 ou 4 camadas da dita manga. Dei sempre calor, a cada camada, para que a manga se ajustasse à forma do plástico.
Desta ultima fase não tenho fotos… Acabou a bateria! Se alguém precisar, posso exemplificar detalhadamente o processo com um pouco de manga e um bocado de plástico idêntico ao do carro.
Resta dizer que ficou melhor que novo e a custo quase zero!