Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 487977 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1200 em: 04 de Junho, 2015, 08:37:27 »
Qd dizes que o carro foge pra direita, qd foge puxa-te o volante pra direita tb?
Se nao tiveres nenhum problema na distribuiçao do oleo, podes ter o pistao/bobito do lado esquerdo mais preso que os outros e a precisar de atençao... Como tb podes ter a bomba meia marada e a mandar mais oleo pra um lado que para outro,... mas n sei ao certo se isto e possivel pq desconheço a tipologia do sistema de travagem ;)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1201 em: 04 de Junho, 2015, 09:41:59 »
avança para os tubos flexiveis, e ve o estado das bombas da frente, podes ter alguma presa
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1202 em: 04 de Junho, 2015, 10:28:29 »
TwinThema: o volante só vira por consequência da travagem. Isto é, só numa segunda fase, depois de o carro estar a travar mais à direita, é que ele vai atrás da roda, se eu não puser as mãos no volante.

Er.loves.fiat: estive a espreitar os tubos flexíveis da frente e estão com bom aspecto exterior, ambos. Não têm rachas nem parecem ressequidos. O aspecto pode enganar?
Como vejo o estado das bombas da frente?

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1203 em: 04 de Junho, 2015, 14:13:19 »
Se te "puxa o volante em principio o problema estara na dianteira do carro. E das duas uma ou a direita trava de mais ou a esquerda de menos.
A travar demais inclino-me para problema na distribuiçao do fluido. Oleo a mais pra direita, provavelmente provocado pla bomba do travao se os circuitos (esq e dir) forem independetes.

A travar de menos inclino-me para prisao no bombito/bomba/pistao do lado esquerdo isto excluindo a hipotese de ar no circuito.  :sleep:

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1204 em: 04 de Junho, 2015, 14:53:42 »
achas que consegues tirar-las fora? é basicamente tirar a bomba fora, e o estado do pistão. isso leva uns vendantes, e pode ter oxidado, de estarem rotos, ou antes de a desmontar, tenta comprimir , tipo uma chave de fendas entre os calços,  ve se recua bem.


as vezes engana, e como tu dizes, acho que me lembro de este carro ter estado bastante tempo parado. mas começa nas bombas  :t_up:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1205 em: 04 de Junho, 2015, 16:19:54 »
TwinThema e Er.Loves.Fiat: muito, muito obrigado. Preciso mesmo de ter orientação, se não bloqueio...

Com a vossa clarividência, vou começar por despistar a hipótese de a roda dianteira esquerda estar a travar de menos.
O primeiro passo (em que já devia ter pensado...) é tirar a roda e olhar para o disco. É que me lembrei que, em Fevereiro/Março, o fole da transmissão desse lado morreu e foi substituído. O disco pode ter levado com graxa em cima e, por isso, estar contaminado...

Se estiver limpinho, vou ver se descubro como se tira a bomba (aqui o je, antes de fazer o que quer que seja, tem de ler 10.000 coisas e se possível ver uns videos de Youtube...) ;).
A menos que me digam já que tirar a bomba é coisa que está para além das capacidades de um DIYer-totó... ;)

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1206 em: 04 de Junho, 2015, 16:54:32 »
Eu tenho estado a acompanhar... Mas visto que não posso ajudar pronto :/
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1207 em: 04 de Junho, 2015, 22:08:49 »
é facil! comprime um bocado a bomba, desaperta 2 parafusos do lado de dentro, ja sai a bomba calços e tudo agarrado,

eu acredito mais na bomba presa, ja tive carros assim, inclusive um uno, que estavam todas roidas

vai tirando umas fotos para malta orientar, tens o manual haynes? acho que vi la qualquer coisa sobre isso, nao me lembra!
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1208 em: 05 de Junho, 2015, 00:10:45 »
Sim, tenho o haynes! Já sei como se tira a bomba. Mas para fazer saltar o pistão é preciso um compressor de ar, coisa que não tenho. Bom, ainda estou na esperança de não ser preciso desmontá-la.

Entretanto, fui tirar a roda esquerda (a que alegadamente está a travar menos) e olhar para disco e pastilhas, à procura de graxa que contaminasse a coisa.
Não encontrei graxa e o disco parece-me com bom aspecto! Julgo que não terá mais de 1mm de desgaste. Mas vejam vocês, que eu não sou propriamente entendido na coisa:


O tubo flexível também me pareceu ok:


Agora, as pastilhas é que me parecem ter pouco... E, mais para baixo, dá a sensação de ter ainda menos para gastar. Isto é, dá a sensação de ter desgaste desigual. Se, por acaso, parte da pastilha tiver chegado ao fim isso explicaria a menor eficiência do lado esquerdo face ao lado direito! Ou estou enganado?
Não sei se se consegue ver bem na foto:


Que acham? Troco pastilhas e vejo se a coisa se resolve? Ou avanço a desmontar a pinça?

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1209 em: 05 de Junho, 2015, 08:14:38 »
Bom dia,...
Ha imagens que valem por mil palavras,... ;)

O que vejo nas fotos que colocaste e que esses discos devem ter, no minimo, uns 2mm de desgaste. Nao devem ser caros e para o trocare teras apenas de retirar as pinças, desapertar aquele parafuso sextavado pari de 13mm, mt provavelmente dar umas pancadinhas pra descolar e salta fora.

A questao da pastilha mais rompida em baixo do que em cima a mim diz-me duas coisas ou foi mal assente no pistao (ha pastilhas que levam umas chapas entre elas e o pistao, se essas chapas nao forem bem colocadas a pastilha nao assenta bem e o pistao tem tendencia a empenar e ficar desalinhado) ou teras o pistao desalinhado o que alem desse desgaste anormal afeta a eficiencia da travagem.

No entanto lembrei-me de algo que pode deitar um por terra aquilo que tem sido dito ate aqui. Ha carros em que o sistema de travagem e distribuido em cruz, ou seja ao travar começa por travar uma roda a frente e a diagonal atras, a medida que se aumenta a pressao no pedal do travao vai começando a travar as outras duas. Isto que dizer quese for este o caso se tiveres a roda esquerda atras a travar de menos o carro vai-te fugir para a direita.
Mas atençao, este ultimo paragrafo so faz sentido se tiveres "travagem cruzada", alguem que confirme ou desminta pq eu n tenho a certeza...

E pronto afonso, assim acabei de te dar mais uma dor de cabeça.  :sombrero:

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1210 em: 05 de Junho, 2015, 09:43:29 »
isso ai já aparenta algum desgaste, mais vale trocar discos e pastilhas.

pelo desgaste é que trava menos desse lado, como tu falas,  o mais me parece tens uma bomba presa, tira fora, aprecia bem, e deita lhe um pouco de wd-40 a ver se a dita melhora, e massa de cobre digo eu?

e empurra para dentro com um alicate de bico papagaio. e tenta notar de faz alguma prisão em demasia ao empurrar.
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1211 em: 05 de Junho, 2015, 12:03:45 »
Amigo Afonso, eu trocaria discos e pastilhas (50/60€ tudo), e depois de fazer uns 400/500Km sem travagens bruscas, testava então o sistema de travagem numa estrada larga e sem movimento para perceber se o problema ficou resolvido ou se persiste.

Se persistir o mais provável é ser mesmo a bomba, tendem a abrir o bico, o meu já levou 2 mas no espaço de 15 anos e teve uns 4/5 anos parados.

A avaliar pelas fotos acredito que seja mesmo o conjunto, discos e pastilhas     

 :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1212 em: 05 de Junho, 2015, 21:21:18 »
Amigos, vou seguir o vosso conselho! Agora vou procurar discos e pastilhas.
Vi que a fiat tem uma nova linha de peças mais baratas chamada ClassicLine, para carros com mais de 5 anos. Sabem se é mesmo mais barata? E a qualidade, é igual aos outros partnumber normais?

Além de OEM, que marcas são boas? Só conheço FERODO e BREMBO. Há outras que sejam igualmente boas?

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1213 em: 05 de Junho, 2015, 21:53:36 »
tens textar, eu aprovo
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1214 em: 06 de Junho, 2015, 00:36:44 »
Eu meti discos roadhouse e pastilhas ferodo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma