Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486280 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1170 em: 28 de Maio, 2015, 14:30:05 »
Está a ficar em estado de novo, aos poucos chegas lá!  :t_up:

Pelas fotos identifica-se uma ligeira fuga de óleo, do lado da distribuição, retentor da cambota provavelmente.

Ponto a ver em breve aposto! HeHeHeHe  :point:

O teu olho não falha! Incrível!
Sim, reparei que o cárter estava húmido desse lado e por isso limpei com um pano (o que dá o aspecto que se vê na foto)... ;)

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1171 em: 28 de Maio, 2015, 14:44:52 »
O teu olho não falha! Incrível!
Sim, reparei que o cárter estava húmido desse lado e por isso limpei com um pano (o que dá o aspecto que se vê na foto)... ;)

Sim é comum nos Unos e não só, com o passar dos anos o retentor deixa de cumprir a sua função e tem de ser substituido.

Mas como é do lado da distribuição é fácil a substituição, apenas tens de remover as correias e as polis  :t_up:

Limpa bem a área para teres uma melhor precepção de onde está realmente a fuga
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1172 em: 28 de Maio, 2015, 14:50:25 »
Sim, até já acalmei com a procura do barulho do tic tic tic atrás do colector de escape porque tenho quase a certeza que é daí.

Mas, quando a coisa se agravar, achas que me atrevo sozinho a fazer isso? Isso não implica tirar o cárter e desmontar a bomba de óleo? Fico um pouco receoso de não conseguir fazer isso tudo.

er.loves fiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1173 em: 28 de Maio, 2015, 15:42:10 »
não tens que tirar carter, apenas as correias, distribuição, e as polis, e teras um vedante como trocas-te do lado da caixa

por acaso tinha reparado na fuga...
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1174 em: 28 de Maio, 2015, 15:43:31 »
Do lado da caixa, mandei fazer... Mas vou investigar a coisa e qualquer dia dedico-me a isso.

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1175 em: 29 de Maio, 2015, 00:22:23 »
Como é evidente, não parei de pensar na fuga e no retentor da cambota. Estou aqui com umas dúvidas e precisava de ajuda.

1- Se fosse do retentor da cambota, não haveria óleo junto à polie da cambota? É que aquela zona parece-me limpa... Continuo a suspeitar da junta da cabeça...
2- A ser do retentor, tenho umas duvidas quanto ao procedimento. Como imobilizo a cambota para poder desapertar o parafuso? É preciso alguma ferramenta especial para retirar o retentor velho? E para colocar o novo?

3- Outra coisa que nada tem a ver: estou a pensar trocar pastilhas de travões. Como posso saber se os discos precisam de reforma? Há algum critério?
Outra coisa: da minha inspecção, percebi que algum mecânico sapateiro cortou os fios de ligação ao sensor de desgaste das pastilhas. Se eu quiser voltar a colocar pastilhas com sensor, aquilo tem uma ficha que devo recolocar? De que tipo?

porreca

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1176 em: 29 de Maio, 2015, 01:19:23 »
Parabéns pelo Uno!  :fiat:
Isso dos travões também, queria saber! :D

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1177 em: 29 de Maio, 2015, 20:19:41 »
Os discos dos travoes eu troco sempre que o sulco atinge uns 3mm, ainda tem mt disco pra romper mas as pastilhas sao trocadas antes do tempo.

Qt ao sensor n sei se tem fiche nem que tipo de fiche seja. tens duas hipoteses:
1 - Compras pastilhas novas e com as novas, numa casa de material eletrico (auto de preferencia), compras o outro terminal e depois so tens de o cravar ou soldar ao fio.
2 - Compras pastilhas novas, cortas o terminal nas novas e ligas os dois fios com um ligador,... Mas isto ja e achanatar... ;)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1178 em: 31 de Maio, 2015, 22:23:36 »
Grande dedicação sempre!
Quando comprava pastilhas para uno especificas elas vinham com terminais de desgaste. Depois é só ligar o fio ao tal terminal, penso eu.
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Luke

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« Responder #1179 em: 01 de Junho, 2015, 08:58:55 »
Se tiveres mais que 1mm de desgaste nos discos, troca, custam 20€ o par
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1180 em: 01 de Junho, 2015, 10:53:14 »
A minha questão é bastante mais básica: como é que se vê o desgaste? Meço a profundidade dos discos em qualquer parte?

(Luke: será que podes voltar a colocar as fotos do teu DIY de troca de discos e partilhas do Uno? Aqui: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=31794.0

Se não precisar de trocar discos, troco pastilhas em casa. Se precisar, tenho de pensar muito bem se me aventuro ou mando fazer... E dava-me um jeitão ver o teu DIY para perceber se sou menino para isso ou não)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1181 em: 01 de Junho, 2015, 11:44:57 »
Não vai ser nada difícil, mesmo com discos também. Cheguei a fazer tanto no Uno como no Y10 e agora que mudei as pastilhas Panda há 1 par de meses, reparei que é tudo igual ainda, não muda nada no processo já muito simples por si só.
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1182 em: 01 de Junho, 2015, 14:00:37 »
Afonso, pra quem ja fez o que fez nesse uno trocar pastilhas e discos sera como limpar o rabinho a bebes...
Se precisares de trocar os discos penso que n seja mt diferente de outros carros que ja troquei.
Se for necessario trocar os discos, teras remover as pastilhas (devem estar presas com alguma especie de mola ou cavilha), de desapertar as pinças (dois parafusos penso) depois de teres isto tudo fora so tens de retirar o disco, no caso do Uno n sei se existe algum parafuso(s) a segura-lo no sitio ou se sao os proprios parafusos da roda que o seguram.
P.S. Ja que falo em roda convem que seja a primeira coisa a ser retirada antes de qualquer outra intervençao que mencionei anteriormene.  :point:

 :t_up:

Unista

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1183 em: 01 de Junho, 2015, 14:15:44 »
Boas Afonso,

Não vi o video visto estar bloqueado, mas experimenta:

https://youtube.com/devicesupport

Abraço
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1184 em: 01 de Junho, 2015, 23:04:11 »
No meu dB do panda tens lá a mudança de pastilhas, muito básico mesmo e os discos são mais 2 cavilhas da maxila e os 4 parafusos do disco, penso eu.
Vai com calma fazendo como sempre fizeste e quando deres por ela até discos atrás montaste!!
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