Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: wolfh3art em 19 de Junho, 2003, 16:02:18

Título: Manometro de temperatura
Enviado por: wolfh3art em 19 de Junho, 2003, 16:02:18
Boas malta, ando a pensar em adicionar ao tablie do meu bogas um manometro de temperatura uma vez ke nao tem nehum de origemmmm..... gostava de saber se sabem como se faz ou se sabem de algum seicento sport ke o dono o tenha feito...


Cumprimentos
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 20 de Junho, 2003, 12:15:52
Bem a montagem do manometro é facil.
Vais ter de mudar a tua sonda de temperatura porque a tua é on/off e tens de pôr uma de resistência variável.
Depois do manómetro saêm 2 fios um vai para o polo + da bateria e o outro para a sonda, e está feito. :d_naughty:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Luke em 20 de Junho, 2003, 16:58:05
não te esqueças que o carro dele tem uma centralina
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Lancisti em 20 de Junho, 2003, 21:16:52
Citar
não te esqueças que o carro dele tem uma centralina
 :deal:
Kapau
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Luke em 20 de Junho, 2003, 23:32:53
or as some would say....


TRUNCHA![/size][/font]
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Erickson em 21 de Junho, 2003, 00:15:37
(lol)  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 22 de Junho, 2003, 11:55:11
Centralina???????O que é que isso tem a haver com o manómetro de temperatura?????????? :boxe:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Lancisti em 22 de Junho, 2003, 12:44:48
Ralenti baixa a uma determinada temperatura ... sonda lambda ... just to name a few


Deixa-te ficar quietinho com os 127 :D
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 22 de Junho, 2003, 23:19:19
Sonda lambda é para os gazes de escape, não é para a temperatura do motor. :smash:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Lancisti em 22 de Junho, 2003, 23:41:27
A centralina controla a injecção com base nas informações dadas ... entre outros por ... sonda lamba ... temperatura de motor ... rotação ... etc etc etc
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Erickson em 22 de Junho, 2003, 23:41:45
Don't mess with an electrician :P
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Lancisti em 22 de Junho, 2003, 23:42:31
:d_naughty:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 22 de Junho, 2003, 23:47:17
:point: me too I´am a (electromecânic) :d_finger:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: SkyNet3D em 23 de Junho, 2003, 00:18:25
Acho é que voçês não estão a falar da mesma coisa.
Não tem nada que ver uma coisa com a outra..  o que ele n deve é alterar a sonda da temperatura de origem. Instalar uma nova sonda para um manómetro não interfere com nada... é como ter um termometro lá encostado.  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: SkyNet3D em 23 de Junho, 2003, 00:20:49
E quanto à sonda lambda, serve para medir o nível de CO para a centralina saber se a mistura está a ser a correcta. Não faço ideia se dados relativos à temperatura são importantes para a centralina, mas mais vale não mexer, a não ser que se saiba como aquilo funciona.
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 23 de Junho, 2003, 00:29:50
Tás a falar bem sim senhor, a sonda lambda não tem nada a haver com a coisa e claro que não deve ser mexida pois senão vai alterar a centralina e vai rebentar com a maquina dos gazes na inspecção :point:
Se não se quiser alterar a sonda de temperatura do motor é colocar outra. :d_finger:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Cap em 23 de Junho, 2003, 05:03:24
Como já aqui foi dito, ao instalar-se um manometro de temperatura da água, não é preciso mexer em nada que tenha que ver com a centralina... é instalar o sensor, ligar o manometro ao sensor e à bateria.
Onde é que entra a centralina? :D
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Lancisti em 23 de Junho, 2003, 18:22:09
Controla lá o debito dos injectores sem sensor de temperatura ... e depois compara os consumos antes ... e depois :D
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Cap em 24 de Junho, 2003, 14:43:38
Mas se ele meter um sensor À PARTE (que suponho que venha com o manometro) o que é que tem uma coisa a ver com a outra?
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: devilpro em 24 de Junho, 2003, 17:33:14
O sensor de temperatura do líquido refrigerante do motor é a peça que informa a U.E.C. ( centralina ) da temperatura do motor. De acordo com a informação recebida do sensor, a centralina de comando corrige o débito de ar. Este sensor garante um funcionamento óptimo do motor a todas as temperaturas e permite um bom arranque do motor a frio enriquecendo a quantidade de gasolina da mistura. Se desligarmos ou avariar o sensor podem acontecer duas coisas: A U.E.C vai ser informada que o motor está sempre frio ou sempre quente. Se informar que o motor está sempre quente vamos ter dificuldades no arranque, se informa que está sempre frio vai arrancar normalmente mas o ralenti vai ser elevado.
Acho que para instalarmos um novo sensor teríamos de fazer um furo no bloco para que este ficasse em contacto com o líquido, não deve ser muito aconselhado... substituir o sensor, teria de ser por um com as mesmas características do original. Acho que a solução passa por comprar um conjunto para esse automóvel!
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: devilpro em 24 de Junho, 2003, 17:34:05
Fui eu que escrevi isto??? (lol)  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: devilpro em 24 de Junho, 2003, 17:41:38
Assim:
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: devilpro em 24 de Junho, 2003, 17:42:30
Ou assim:
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 24 de Junho, 2003, 19:04:03
:yeah: Acho que está tudo dito
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Lancisti em 24 de Junho, 2003, 20:56:36
Clap Clap Clap ;)
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Cap em 25 de Junho, 2003, 02:58:59
Eu sinceramente não acho.. especialmente 2 partes. :)

A centralina controlar o débito de ar? A unica coisa que controla o ar que entra no motor é a borboleta da admissão no caso em questão e a sujidade que o filtro possa conter... :D
A centralina controla é a quantidade e o ponto de injecção do combustivel em função do ar que entra.

Outra cena, fazer furos no bloco para por o sensor? Não há tubos onde passe a água do motor? :d_look:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: devilpro em 25 de Junho, 2003, 09:34:20
Tens razão, Cap. Não devia dizer débito do ar mas sim qualidade da mistura, embora... no Fiat Punto seja a centralina que controla a abertura da borboleta e portanto o débito do ar. Como sabem o Punto não tem ligação física entre o acelarador e a borboleta usa o chamado acelerador drive by wire. Nesse sistema, o cabo do acelerador é substituído por fios que transmitem até a centralina as informações eletrônicas sobre a pressão exercida no pedal. Lá, essa e outras informações são analisadas para regular a abertura da borboleta de admissão de combustível, movida por um motor elétrico. O sistema visa fazer que a reação aos comandos do acelarador ocorra de maneira gradual e confortável.

Podemos colocar o sensor em qualquer tubo do sistema de arrefecimento do veículo, mas... deixamos de ter um indicador da temperatura do bloco do motor e passamos a ter indicador para a temperatura do líquido de arrefecimento no local em questão. O que eu acho é que o trabalho deve ser feito da maneira correcta: Adquirir um conjunto próprio para o automóvel em questão.
Mas o mais importante mesmo é:

 :cfp:
 
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: wolfh3art em 25 de Junho, 2003, 18:02:39
já agora recomendam algum sitio onde possa fazer o trabalho? e o kit algum de voz trabalha nas peças ke me possa dizer em kuanto fica ? e kual o kit indicado?

cumprimentos
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Luke em 25 de Junho, 2003, 20:04:27
penso que so te desenrascas indo buscar um outro carro que tenha uma centralina como o teu e que tenha manometro... sensor de uno i.e. 1.1? ou acham que n serve?
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: SkyNet3D em 25 de Junho, 2003, 22:41:28
O sensor da temperatura nem sempre está no bloco...
Por exemplo... no meu corsa está no colector de admissão.
Não me parece nada complicado mandar o colector ao torneiro para fazer um furo com rosca ao lado do actual.
Mas também esta discussão é estupida... Se há um sensor, é uma questão de o usar...

Não me parece que o sensor actual seja tipo on/off.

Especialmente se informa a centralina.

É uma resistência variável.
É só ligar mais um fio ao que já lá está e pronto.
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: SkyNet3D em 25 de Junho, 2003, 22:42:53
Ah e antecipando uma resposta... Sim, no colector de admissão.
Passa àgua pelo colector de admissão num canal próprio... se bem me lembro o uno 60sx tb é assim...
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Erickson em 25 de Junho, 2003, 23:14:39
Yep, o 60 SX também é assim. Só não me lembro é se lá tem o sensor :d_lookl:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 26 de Junho, 2003, 10:59:01
Tem lá o sensor sim senhor, sei porque eu tenho uma cena dessas completa do uno 60 sx em casa.
Não dá para ligar á mesma sonda a centralina e o manometro porque se faz associação de resistências e depois o valor lido não é o real é praí metade (paralelo de resistências). (o luke deve saber bem estas associações )
A minha ideia é comprar o mamómetro com a sonda, tirar a sonda original do carro mandar fazer um T e pôr lá as duas. :yeah:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: devilpro em 26 de Junho, 2003, 11:27:19
Concordo com o Barroso127, cada sensor tem um coeficiente de variação da resistência próprio, e cada receptor interpreta esse valor á sua maneira. Ou seja, o sensor correcto com o manómetro correcto indica a temperatura certa, mas se usarmos outro manómetro diferente com o mesmo sensor, vamos ter uma temperatura indicada que pode não ser a real. Além disso, como diz o Barroso127, se ligarmos dois receptores em vez de um, os valores recebidos vão ser diferentes porque alteramos a resistência interna do circuito.
Quanto ao 'T' é uma boa ideia mas atenção ás bolhas de ar: pode o líquido, devido á formação de uma bolha de ar, não chegar á base do sensor e assim... mesmo com o motor a fritar sardinhas, vamos ter um indicativo de temperatura baixa! Foi por um caso parecido que passei a noite de Natal de 2001 á espera do reboque, na circunvalação do Porto; mas o pior foi quando fui pagar a conta na oficina... :super:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Lancisti em 26 de Junho, 2003, 13:31:43
Citar
(paralelo de resistências). (o luke deve saber bem estas associações )
Eu também percebo qualquer coisita disto ...

Metade da resistência obtem-se colocando outra resistência igual em série as contas para as resistência em paralelo são ... R1xR2/2=Req
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Luke em 26 de Junho, 2003, 17:10:26
a ideia do T é boa para o sensor de pressão de oleo, para o sistema de refrigeração do motor nem por isso porque a agua não fica pressurizada, estou enganado? ou nem por isso?

que tal fazer outro furo no colector? ou então verificar se existe algum paralelismo entre o teu sensor e o sensor de um outro carro com o mesmo motor e manometro de temperatura de agua

de cabeça fire 1108...
panda
uno
punto
fiorino??
cinquecento

tem de ser fire 1108 com injecção electronica e mesmo assim é necessário estudar bem a situação
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Luke em 26 de Junho, 2003, 17:12:55
em relação a resistencias...


1/R1 + 1/R2 + ... 1/Rn = 1/Req

em que R1 é a primeira resistencia
R2 segunda
etc...
Req é a Resistencia equivalente final do paralelo de resistencias

Lei universal de um paralelo de resistencias

a soma de duas resistencias em paralelo será sempre menor que a maior das duas

 :deal:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 26 de Junho, 2003, 19:52:44
:point: lol tou a ver que ninguém faltou nem ás aulas de electricidade nem ás de analise de circuitos.
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Barroso127 em 26 de Junho, 2003, 19:54:01
Tenho pena que num semestre só tenha feito essa cadeira :buaaa:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Erickson em 26 de Junho, 2003, 20:15:26
Citar
em relação a resistencias...


1/R1 + 1/R2 + ... 1/Rn = 1/Req

em que R1 é a primeira resistencia
R2 segunda
etc...
Req é a Resistencia equivalente final do paralelo de resistencias

Lei universal de um paralelo de resistencias

a soma de duas resistencias em paralelo será sempre menor que a maior das duas

 :deal:
NHEDAXE!! :violino:  
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Luke em 26 de Junho, 2003, 23:33:26
não é analise de circuitos de faculdade, é electricidade de 9º ano :P
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Luke em 26 de Junho, 2003, 23:35:54
Citar
Citar
em relação a resistencias...


1/R1 + 1/R2 + ... 1/Rn = 1/Req

em que R1 é a primeira resistencia
R2 segunda
etc...
Req é a Resistencia equivalente final do paralelo de resistencias

Lei universal de um paralelo de resistencias

a soma de duas resistencias em paralelo será sempre menor que a maior das duas

 :deal:
NHEDAXE!! :violino:
:point: LOL[/size]
Título: Manometro de temperatura
Enviado por: Lancisti em 28 de Junho, 2003, 01:37:38
Esqueci-me de fazer o inverso :S

Falta de prática  :d_lookr: