Fiatistas
Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: wolfh3art em 19 de Junho, 2003, 16:02:18
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Boas malta, ando a pensar em adicionar ao tablie do meu bogas um manometro de temperatura uma vez ke nao tem nehum de origemmmm..... gostava de saber se sabem como se faz ou se sabem de algum seicento sport ke o dono o tenha feito...
Cumprimentos
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Bem a montagem do manometro é facil.
Vais ter de mudar a tua sonda de temperatura porque a tua é on/off e tens de pôr uma de resistência variável.
Depois do manómetro saêm 2 fios um vai para o polo + da bateria e o outro para a sonda, e está feito. :d_naughty:
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não te esqueças que o carro dele tem uma centralina
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não te esqueças que o carro dele tem uma centralina
:deal:
Kapau
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or as some would say....
TRUNCHA![/size][/font]
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(lol)
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Centralina???????O que é que isso tem a haver com o manómetro de temperatura?????????? :boxe:
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Ralenti baixa a uma determinada temperatura ... sonda lambda ... just to name a few
Deixa-te ficar quietinho com os 127 :D
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Sonda lambda é para os gazes de escape, não é para a temperatura do motor. :smash:
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A centralina controla a injecção com base nas informações dadas ... entre outros por ... sonda lamba ... temperatura de motor ... rotação ... etc etc etc
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Don't mess with an electrician :P
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:d_naughty:
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:point: me too I´am a (electromecânic) :d_finger:
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Acho é que voçês não estão a falar da mesma coisa.
Não tem nada que ver uma coisa com a outra.. o que ele n deve é alterar a sonda da temperatura de origem. Instalar uma nova sonda para um manómetro não interfere com nada... é como ter um termometro lá encostado.
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E quanto à sonda lambda, serve para medir o nível de CO para a centralina saber se a mistura está a ser a correcta. Não faço ideia se dados relativos à temperatura são importantes para a centralina, mas mais vale não mexer, a não ser que se saiba como aquilo funciona.
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Tás a falar bem sim senhor, a sonda lambda não tem nada a haver com a coisa e claro que não deve ser mexida pois senão vai alterar a centralina e vai rebentar com a maquina dos gazes na inspecção :point:
Se não se quiser alterar a sonda de temperatura do motor é colocar outra. :d_finger:
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Como já aqui foi dito, ao instalar-se um manometro de temperatura da água, não é preciso mexer em nada que tenha que ver com a centralina... é instalar o sensor, ligar o manometro ao sensor e à bateria.
Onde é que entra a centralina? :D
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Controla lá o debito dos injectores sem sensor de temperatura ... e depois compara os consumos antes ... e depois :D
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Mas se ele meter um sensor À PARTE (que suponho que venha com o manometro) o que é que tem uma coisa a ver com a outra?
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O sensor de temperatura do líquido refrigerante do motor é a peça que informa a U.E.C. ( centralina ) da temperatura do motor. De acordo com a informação recebida do sensor, a centralina de comando corrige o débito de ar. Este sensor garante um funcionamento óptimo do motor a todas as temperaturas e permite um bom arranque do motor a frio enriquecendo a quantidade de gasolina da mistura. Se desligarmos ou avariar o sensor podem acontecer duas coisas: A U.E.C vai ser informada que o motor está sempre frio ou sempre quente. Se informar que o motor está sempre quente vamos ter dificuldades no arranque, se informa que está sempre frio vai arrancar normalmente mas o ralenti vai ser elevado.
Acho que para instalarmos um novo sensor teríamos de fazer um furo no bloco para que este ficasse em contacto com o líquido, não deve ser muito aconselhado... substituir o sensor, teria de ser por um com as mesmas características do original. Acho que a solução passa por comprar um conjunto para esse automóvel!
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Fui eu que escrevi isto??? (lol)
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Assim:
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Ou assim:
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:yeah: Acho que está tudo dito
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Clap Clap Clap ;)
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Eu sinceramente não acho.. especialmente 2 partes. :)
A centralina controlar o débito de ar? A unica coisa que controla o ar que entra no motor é a borboleta da admissão no caso em questão e a sujidade que o filtro possa conter... :D
A centralina controla é a quantidade e o ponto de injecção do combustivel em função do ar que entra.
Outra cena, fazer furos no bloco para por o sensor? Não há tubos onde passe a água do motor? :d_look:
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Tens razão, Cap. Não devia dizer débito do ar mas sim qualidade da mistura, embora... no Fiat Punto seja a centralina que controla a abertura da borboleta e portanto o débito do ar. Como sabem o Punto não tem ligação física entre o acelarador e a borboleta usa o chamado acelerador drive by wire. Nesse sistema, o cabo do acelerador é substituído por fios que transmitem até a centralina as informações eletrônicas sobre a pressão exercida no pedal. Lá, essa e outras informações são analisadas para regular a abertura da borboleta de admissão de combustível, movida por um motor elétrico. O sistema visa fazer que a reação aos comandos do acelarador ocorra de maneira gradual e confortável.
Podemos colocar o sensor em qualquer tubo do sistema de arrefecimento do veículo, mas... deixamos de ter um indicador da temperatura do bloco do motor e passamos a ter indicador para a temperatura do líquido de arrefecimento no local em questão. O que eu acho é que o trabalho deve ser feito da maneira correcta: Adquirir um conjunto próprio para o automóvel em questão.
Mas o mais importante mesmo é:
:cfp:
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já agora recomendam algum sitio onde possa fazer o trabalho? e o kit algum de voz trabalha nas peças ke me possa dizer em kuanto fica ? e kual o kit indicado?
cumprimentos
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penso que so te desenrascas indo buscar um outro carro que tenha uma centralina como o teu e que tenha manometro... sensor de uno i.e. 1.1? ou acham que n serve?
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O sensor da temperatura nem sempre está no bloco...
Por exemplo... no meu corsa está no colector de admissão.
Não me parece nada complicado mandar o colector ao torneiro para fazer um furo com rosca ao lado do actual.
Mas também esta discussão é estupida... Se há um sensor, é uma questão de o usar...
Não me parece que o sensor actual seja tipo on/off.
Especialmente se informa a centralina.
É uma resistência variável.
É só ligar mais um fio ao que já lá está e pronto.
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Ah e antecipando uma resposta... Sim, no colector de admissão.
Passa àgua pelo colector de admissão num canal próprio... se bem me lembro o uno 60sx tb é assim...
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Yep, o 60 SX também é assim. Só não me lembro é se lá tem o sensor :d_lookl:
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Tem lá o sensor sim senhor, sei porque eu tenho uma cena dessas completa do uno 60 sx em casa.
Não dá para ligar á mesma sonda a centralina e o manometro porque se faz associação de resistências e depois o valor lido não é o real é praí metade (paralelo de resistências). (o luke deve saber bem estas associações )
A minha ideia é comprar o mamómetro com a sonda, tirar a sonda original do carro mandar fazer um T e pôr lá as duas. :yeah:
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Concordo com o Barroso127, cada sensor tem um coeficiente de variação da resistência próprio, e cada receptor interpreta esse valor á sua maneira. Ou seja, o sensor correcto com o manómetro correcto indica a temperatura certa, mas se usarmos outro manómetro diferente com o mesmo sensor, vamos ter uma temperatura indicada que pode não ser a real. Além disso, como diz o Barroso127, se ligarmos dois receptores em vez de um, os valores recebidos vão ser diferentes porque alteramos a resistência interna do circuito.
Quanto ao 'T' é uma boa ideia mas atenção ás bolhas de ar: pode o líquido, devido á formação de uma bolha de ar, não chegar á base do sensor e assim... mesmo com o motor a fritar sardinhas, vamos ter um indicativo de temperatura baixa! Foi por um caso parecido que passei a noite de Natal de 2001 á espera do reboque, na circunvalação do Porto; mas o pior foi quando fui pagar a conta na oficina... :super:
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(paralelo de resistências). (o luke deve saber bem estas associações )
Eu também percebo qualquer coisita disto ...
Metade da resistência obtem-se colocando outra resistência igual em série as contas para as resistência em paralelo são ... R1xR2/2=Req
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a ideia do T é boa para o sensor de pressão de oleo, para o sistema de refrigeração do motor nem por isso porque a agua não fica pressurizada, estou enganado? ou nem por isso?
que tal fazer outro furo no colector? ou então verificar se existe algum paralelismo entre o teu sensor e o sensor de um outro carro com o mesmo motor e manometro de temperatura de agua
de cabeça fire 1108...
panda
uno
punto
fiorino??
cinquecento
tem de ser fire 1108 com injecção electronica e mesmo assim é necessário estudar bem a situação
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em relação a resistencias...
1/R1 + 1/R2 + ... 1/Rn = 1/Req
em que R1 é a primeira resistencia
R2 segunda
etc...
Req é a Resistencia equivalente final do paralelo de resistencias
Lei universal de um paralelo de resistencias
a soma de duas resistencias em paralelo será sempre menor que a maior das duas
:deal:
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:point: lol tou a ver que ninguém faltou nem ás aulas de electricidade nem ás de analise de circuitos.
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Tenho pena que num semestre só tenha feito essa cadeira :buaaa:
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em relação a resistencias...
1/R1 + 1/R2 + ... 1/Rn = 1/Req
em que R1 é a primeira resistencia
R2 segunda
etc...
Req é a Resistencia equivalente final do paralelo de resistencias
Lei universal de um paralelo de resistencias
a soma de duas resistencias em paralelo será sempre menor que a maior das duas
:deal:
NHEDAXE!! :violino:
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não é analise de circuitos de faculdade, é electricidade de 9º ano :P
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em relação a resistencias...
1/R1 + 1/R2 + ... 1/Rn = 1/Req
em que R1 é a primeira resistencia
R2 segunda
etc...
Req é a Resistencia equivalente final do paralelo de resistencias
Lei universal de um paralelo de resistencias
a soma de duas resistencias em paralelo será sempre menor que a maior das duas
:deal:
NHEDAXE!! :violino:
:point: LOL[/size]
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Esqueci-me de fazer o inverso :S
Falta de prática :d_lookr: