Autor Tópico: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv  (Lida 2077 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

rfrperei

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« em: 22 de Agosto, 2023, 10:37:00 »
Bom dia,

tenho um Fiat 500X 1.3 multijet 95cv de 12/2016, adquirido com 49000Km.
O carro a partir dos 55000Km, começou por vezes a não "pegar" à primeira. Desligo, volto a carregar no botão e à segunda vez já "pega".
Neste momento conta com 84000Km e continua com o mesmo problema.
Com o multiecuscan verifica-se que a centralina não regista erro nenhum, a manutenção normal é sempre feita sempre feita nunca após a 15000Km.
A Egr de alta pressão foi limpa em conjunto com o tubo que vai à entrada do coletor de admissão.
Verifiquei que um user do forum já teve este mesmo problema e devolveu o carro stand (este não é o mesmo carro).
Alguém com conhecimento tecnico que possa dar alguma dica.


Cumprimentos,
Rui Pereira

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #1 em: 22 de Agosto, 2023, 10:49:14 »
Quando diz que o carro não pega á primeira o motor de arranque gira?
Se sim aponto para pressão de combustível, ar a entrar, ou injetores com defeito

Deep Vibes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 27
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #2 em: 22 de Agosto, 2023, 12:24:21 »
Vou deixar uma dica (serve para qualquer outro carro com caixa manual) , sei que não resolve, porque, tendo em conta o que referiu, o problema tem de ser abordado (diagnóstico) de outra forma

Antes de colocar o motor a trabalhar pise e mantenha o Pedal de embraiagem, isto alívia o esforço do motor de arranque porque desliga a caixa de velocidades do motor


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #3 em: 24 de Agosto, 2023, 08:47:22 »
Vou deixar uma dica (serve para qualquer outro carro com caixa manual) , sei que não resolve, porque, tendo em conta o que referiu, o problema tem de ser abordado (diagnóstico) de outra forma

Antes de colocar o motor a trabalhar pise e mantenha o Pedal de embraiagem, isto alívia o esforço do motor de arranque porque desliga a caixa de velocidades do motor

Sei que existem carros que o motor de arranque so liga com o pedal da embraiagem em baixo. Como ja nao ando com carros recentes ha muito imaginei que que com estes motores mais pequenos isso ja fosse regra geral...

Quanto a questão em concreto de não pegar a primeira a minha opinião esta muito na otica da do jorge...

rfrperei

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #4 em: 25 de Agosto, 2023, 00:27:26 »
O motor de arranque gira, o motor é que não pega a trabalhar.
Para colocar o motor em funcionamento é sempre necessário carregar na embraiagem.
Pode ser muita coisa, pressão de combustível,  quantidade de ar de admissão,  injetores,  mau contato em fichas, etc
No multiecuscan não regista falhas e os parâmetros de, ar, combustível e de injeção aparentemente está ok.
O user João Januário, colocou um topico com um carro igual e com o mesmo problema e que trocaram várias peças e nunca conseguiram resolver. Voltou a entrgar o carro ao stand...
Poderia alguém neste fórum ter visto outra situação semelhante.
Obrigado pelas dicas

Rui Pereira


jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #5 em: 25 de Agosto, 2023, 07:28:49 »
Uma dica, nos motores MultiJet, quer-se baterias de qualidade com grande capacidade de arranque!

Deep Vibes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 27
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #6 em: 25 de Agosto, 2023, 13:00:42 »
Alguma razão específica para isso?

2 vezes na semana (por questões de trabalho) eu conduzo um Opel Corsa 1.3 CdTi de 2004 (é o 1.3 Multijet com outro nome) e seja verão ou inverno o carro custa imenso a pegar, mas ja sei que é devido ao motor de arranque, neste carro ser fraco



Eu tenho um Tipo 1.3 MJ2 de 2019 e pega que é uma maravilha, sem esforço algum

rfrperei

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #7 em: 25 de Agosto, 2023, 19:02:33 »
Pois,  é o que acontece com este, quando pega à primeira é sem esforço nenhum.
Quando não pega logo à primeira, desligo e pega espetacularmente à segunda vez.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #8 em: 25 de Agosto, 2023, 21:52:58 »
Alguma razão específica para isso?

2 vezes na semana (por questões de trabalho) eu conduzo um Opel Corsa 1.3 CdTi de 2004 (é o 1.3 Multijet com outro nome) e seja verão ou inverno o carro custa imenso a pegar, mas ja sei que é devido ao motor de arranque, neste carro ser fraco



Eu tenho um Tipo 1.3 MJ2 de 2019 e pega que é uma maravilha, sem esforço algum
Sim no corsa é! Já tive um e depois de trocar de motor de arranca por um mais forte o pegar do carro passou a ser de "estalo"! Mas por norma o corsa leva uma bateria maior, o Punto pelo espaço que tem leva uma bateria mais pequena, logo obriga a que seja uma bateria de qualidade com grande poder de arranque!

Luis.Borges

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 500X 1.3 Multijet 95 cv
« Responder #9 em: 25 de Setembro, 2023, 17:01:27 »
Boa tarde, se levar o carro ao mecânico, antes dele começar a trocar as peças todas e continuar com o problema, peça só para lhe fazer um teste de bateria. Motores MultiJet exigem baterias de qualidade com alto poder de arranque (por ex. a gama Platinum da Varta)... sensores e injetores não avariam da noite para o dia..Mt menos com tão poucos km's
« Última modificação: 25 de Setembro, 2023, 18:00:23 por Luis.Borges »