Autor Tópico: Problemas nos travões traseiros  (Lida 4374 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

mpcmjpt

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #15 em: 06 de Setembro, 2023, 17:47:01 »
Mas então qual das rodas está a travar menos?

A de trás do lado direito.
O afinador desta roda não abre tanto como o da outra quando tem o tambor mas se tirar o tambor ele abre até ao fim.
Tem tudo novo. tambor, maxilas e cilindro.
Na foto podemos ver o que o afinadores abrem. Do lado esquerdo abre muito mais. Quase o dobro.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #16 em: 07 de Setembro, 2023, 08:05:45 »
A de trás do lado direito.
O afinador desta roda não abre tanto como o da outra quando tem o tambor mas se tirar o tambor ele abre até ao fim.
Tem tudo novo. tambor, maxilas e cilindro.
Na foto podemos ver o que o afinadores abrem. Do lado esquerdo abre muito mais. Quase o dobro.

Isto leva-me a crer que o afinador fica ali um tudo-nada antes de chegar ao fim do dente e não passa ao seguinte. Provavelmente porque alguma coisa esta a impedir a maxila de abrir normalmente.
Epah, mas é so a minha ideia porque ja trabalhei com alguns afinadores mas nunca com esses.

mpcmjpt

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #17 em: 08 de Setembro, 2023, 00:54:55 »
Boas noites,
Parece que o problema é mesmo da bomba de travões. Hoje substituí-a e a coisa mudou de figura.
Antes a roda esquerda ficava muito "presa" depois de afinar. A direita ficava sempre mais solta.
Acho que a bomba não deixava a pressão recuperar e o cilindro da esquerda não fechava por completo depois de travar.
O problema não era a roda direita travar pouco mas sim a esquerda travar muito.
Agora a roda esquerda já fica mais solta mas a roda direita agora trava mais que a esquerda, chegando mesmo a bloquear em travagens mais fortes.
Penso que um dos reguladores de pressão da travagem traseira(aqueles tubos nas saídas à direita na bomba de travão) também está estragado.
Parece que aqui na Madeira não há reguladores destes e não posso esperar pelo autodoc, tenho de por o carro a andar.
Amanhã vou a uma sucata ver se há ainda bons.
Na autodoc o par custa 75€ no mínimo!!! mais 16€ de transporte para cá. (Sim para a Madeira temos de pagar mais 16€ de transporte!!!)
A despesa já vai alta:
Autodoc
10 - filtro de ar,
 5 - filtro de óleo,
31 - tambores,
41 - maxilas,
 6 - kit de molas para maxilas,
16 - transporte,
Madeira
15 - óleo de motor (2,5 litros),
25 - cabos travão de mão,
32 - cilindros,
42 - bomba de travão
25 - flexíveis da frente(já que mexi na bomba fiz o serviço todo)
12 - óleo de travões
37 - inspeção,
 8 - re-inspeção
--------
305€
E a mão de obra é minha, se não fosse!!!
Vou ver se me safo com a sucata.
« Última modificação: 08 de Setembro, 2023, 01:03:15 por mpcmjpt »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #18 em: 08 de Setembro, 2023, 08:29:10 »
"O problema não era a roda direita travar pouco mas sim a esquerda travar muito."

Esta possibilidade tambem me ocurreu mas se tudo estivesse normal a roda que trava menos deveria travar o suficiente.

A bomba principal pode ter algum problema, mas do meu ponto de vista não fica só por ai...
O meu raciocínio é este, se um circuito comum é pressurizado a uma determinada pressão todos os circuitos ramificados deste irão ter a mesma pressão. Isto so não acontece se existirem condicionantes num determinado circuito.
Eu não sei como e feita a  distribuição do oleo para os travões, se um circuito para as de trás e outro circuito para as da frente, ou se dois circuitos cruzados, um para a esquerda da frente e direita de trás o outro para a direita da frente e esquerda de trás.

Eu não me quero alongar muito porque o meu conhecimento neste modelo é pouco e basta que um dos bombitos tenha (de fabrica) um diâmetro ligeiramente diferente para criar uma das condições para deita abaixo a teoria que com a mesma pressão teriam de ter comportamentos iguais.

Eu ponderava ver, e reparar se necessario o circuito de oleo. Amolgadelas ou tubos trilhados; sujidades (quer dentro do circuito de oleo quer nas partes moveis das maxilas); distribuidor se realmente existir, etc...

Recuperar estes carritos (independentemente da marca) é sempre mais por uma questão sentimental do que monetaria. O valor que se paga só em peças ultrapassa por vezes o valor do carro em si. Daí ficar mais em conta sermos nos mesmos a faze-lo. Alem disso fazemos como gostamos e sabemos exatamente como fica.  :t_up:

mpcmjpt

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #19 em: 08 de Setembro, 2023, 13:11:39 »
Bom dia,
Está confirmado. Era da bomba de travões e um dos compensadores de travagem estragado.
Troquei os compensadores, um pelo outro e o problema mudou de roda.
Comprei um par na sucata (20€) e ficou ok.
Concluindo era a bomba e um dos compensadores.
Já tem a verdinha da inspeção (+8€).
Livra. Esta custou mas foi...no bolso e no corpo. Quando não se tem elevador é assim, o corpo é que paga.
Uma brincadeira para 400€. Agora dura mais 23 anos !!! :D
Foto com o que estava realmente avariado e era a fonte dos problemas.

mpcmjpt

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #20 em: 08 de Setembro, 2023, 14:25:33 »
"O problema não era a roda direita travar pouco mas sim a esquerda travar muito."

Esta possibilidade tambem me ocurreu mas se tudo estivesse normal a roda que trava menos deveria travar o suficiente.

A bomba principal pode ter algum problema, mas do meu ponto de vista não fica só por ai...
O meu raciocínio é este, se um circuito comum é pressurizado a uma determinada pressão todos os circuitos ramificados deste irão ter a mesma pressão. Isto so não acontece se existirem condicionantes num determinado circuito.
Eu não sei como e feita a  distribuição do oleo para os travões, se um circuito para as de trás e outro circuito para as da frente, ou se dois circuitos cruzados, um para a esquerda da frente e direita de trás o outro para a direita da frente e esquerda de trás.

Eu não me quero alongar muito porque o meu conhecimento neste modelo é pouco e basta que um dos bombitos tenha (de fabrica) um diâmetro ligeiramente diferente para criar uma das condições para deita abaixo a teoria que com a mesma pressão teriam de ter comportamentos iguais.

Eu ponderava ver, e reparar se necessario o circuito de oleo. Amolgadelas ou tubos trilhados; sujidades (quer dentro do circuito de oleo quer nas partes moveis das maxilas); distribuidor se realmente existir, etc...

Recuperar estes carritos (independentemente da marca) é sempre mais por uma questão sentimental do que monetaria. O valor que se paga só em peças ultrapassa por vezes o valor do carro em si. Daí ficar mais em conta sermos nos mesmos a faze-lo. Alem disso fazemos como gostamos e sabemos exatamente como fica.  :t_up:


Penso que o compensador estragado permitia pressão de travagem a mais no lado esquerdo e a bomba de travões não permitia que a pressão recuperasse fazendo o cilindro/bombito ficar sempre com pressão e algo atuado. foi mesmo necessário substituir os dois (a bomba e o compensador). substitui os 2 compensadores para ficar igual.
O esquema de travagem é o da foto.


« Última modificação: 08 de Setembro, 2023, 15:29:44 por mpcmjpt »

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #21 em: 08 de Setembro, 2023, 20:05:02 »
Já agora o compensador não se vende novo? Não encontrei no autococ

mpcmjpt

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #22 em: 08 de Setembro, 2023, 21:22:31 »
Já agora o compensador não se vende novo? Não encontrei no autococ

Os meus são estes:
https://www.auto-doc.pt/abs/7794837
https://www.auto-doc.pt/ate/192975

é preciso cuidado porque na sucata hoje disseram que as bombas BOSH têm roscas diferentes das bombas ATE
« Última modificação: 08 de Setembro, 2023, 21:47:20 por mpcmjpt »

mpcmjpt

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #23 em: 09 de Setembro, 2023, 01:09:50 »
Os meus são estes:
https://www.auto-doc.pt/abs/7794837
https://www.auto-doc.pt/ate/192975

é preciso cuidado porque na sucata hoje disseram que as bombas BOSH têm roscas diferentes das bombas ATE

E é sempre melhor substituir os dois para garantir o equilíbrio da travagem.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #24 em: 11 de Setembro, 2023, 08:07:12 »
 :palmas: :yeah:
Antes de mais, ainda bem que ja deu com os "gatos" e tem o problema resolvido, que é o que realmente importa.

Na primeira foto que eu vi da bomba eu avaliei mal o circuito dos travões. (vir praqui de manha cedo as vezes da nisto :) )
Eu assumi que o compensador da frente era para os travoes da frente e o de tras para os traões de tras. Basicamente porque a foto não mostra os tubos todos e fui induzido em erro.  :sombrero:

Num dos seus comentarios nao tinha referido ja que tinha trocado os compensadores e o problema mantinha-se na mesma roda? Ou é efeitos do sono?  :sombrero: Fiquei com a ideia que ja tinha trocado essas peças e o problema mantinha-se inalterado...

Seja como for pior que um problema são dois problema a resultar num unico sintoma. Pensa-se que existe uma peça com avaria e na realidade são duas.  :t_up:

mpcmjpt

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #25 em: 11 de Setembro, 2023, 09:40:38 »
:palmas: :yeah:
Antes de mais, ainda bem que ja deu com os "gatos" e tem o problema resolvido, que é o que realmente importa.

Na primeira foto que eu vi da bomba eu avaliei mal o circuito dos travões. (vir praqui de manha cedo as vezes da nisto :) )
Eu assumi que o compensador da frente era para os travoes da frente e o de tras para os traões de tras. Basicamente porque a foto não mostra os tubos todos e fui induzido em erro.  :sombrero:

Num dos seus comentarios nao tinha referido ja que tinha trocado os compensadores e o problema mantinha-se na mesma roda? Ou é efeitos do sono?  :sombrero: Fiquei com a ideia que ja tinha trocado essas peças e o problema mantinha-se inalterado...

Seja como for pior que um problema são dois problema a resultar num unico sintoma. Pensa-se que existe uma peça com avaria e na realidade são duas.  :t_up:

Com a bomba antiga a troca dos compensadores de uma roda para outra não fez notar qualquer diferença. Só quando coloquei a bomba nova é que o problema do compensador se fez notar. Troquei novamente os compensadores de uma roda para outra e o problema mudou de roda.
Penso que a bomba antiga não reponha a pressão normal no circuito da esquerda e mantinha o cilindro sempre um pouco atuado.
Como quem anda com este carro é a minha mulher eu nunca notei este problema. Já devia estar assim há uns meses. Mas não travava mal. Havia era uma roda que travava mais que a outra.
A verdade é que agora o carro anda muito melhor, principalmente em via rápida (autoestrada)... está muito mais "solto"... desliza muito mais. Com uma ponta de acelerador ele acelera logo.


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problemas nos travões traseiros
« Responder #26 em: 12 de Setembro, 2023, 08:37:14 »
Siga para mais e bons kms!!!  :yeah: :t_up: