Autor Tópico: Sofagem Punto MK2  (Lida 4270 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Sofagem Punto MK2
« em: 21 de Novembro, 2023, 20:05:05 »
Boas a todos
Estou com um pequeno problema no Punto, tenho falado aqui com um User, que tem ajudado bastante,  contudo se colocar aqui o tópico será melhor.
A sofagem sempre funcionou corretamente, mas desde que foi para o mecânico colocar os tacos no motor devido á fuga de água, deixou de funcionar .
Verifiquei fusíveis, a rela na caixa de fusíveis no motor, o termostato por baixo do porta luvas e nada.
Passei num eletricista, mas o mesmo estava cheio de trabalho e apenas fez uma verificações onde disse que não estava a chegar corrente ao motor do ventilador ( que fica por baixo do porta luvas) e provavelmente o mecânico teria se enganado a ligar os fios, mas já fui ao mecânico e ele diz que nem mexeu nas ligações.
Alguém que tenha passado por esta situação?
O Punto é um 1.2 16V de 2001

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Sofagem Punto MK2
« Responder #1 em: 22 de Novembro, 2023, 08:29:21 »
(...)
Verifiquei fusíveis, a rela na caixa de fusíveis no motor, o termostato por baixo do porta luvas e nada.
(...)

Creio que o problema deva ser este mesmo,... foram trocadas as relas com defeito menos esta...  :lol:

Brincadeiras a parte, dedudo que quando diz "a sofagem" refere-se ao ventilador da sofagem mais concretamente. Neste contexto, tem a certeza que não ha mais nada que não esteja a trabalhar? Por vezes os componentes não dependem apenas de um unico fusivel. Se souber qual é o fusivel desse ventilador troque-o por outro igual. tambem acontece aparentemente estão bons mas na verdade estão interrompidos. Os contactos onde encaixam os fusiveis tambem calcinam, carbonizam ou derretem o que acaba por provocar maus contactos. Creio que existem tambem umas resistencias para alterar a velocidade mas nem sei onde estão localizadas...
Se o mecanico não mexeu na parte eletrica intencionalmente, pode te-lo feito inadvertidamente sem se ter apercebido, refiro-me a ter puxado algum fio sem querer e nem ter dado conta.
Va dando feedback porque o ideal era mesmo seguir a linha com esquema eletrico do carro...

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Sofagem Punto MK2
« Responder #2 em: 22 de Novembro, 2023, 13:54:28 »
Creio que o problema deva ser este mesmo,... foram trocadas as relas com defeito menos esta...  :lol:

Brincadeiras a parte, dedudo que quando diz "a sofagem" refere-se ao ventilador da sofagem mais concretamente. Neste contexto, tem a certeza que não ha mais nada que não esteja a trabalhar? Por vezes os componentes não dependem apenas de um unico fusivel. Se souber qual é o fusivel desse ventilador troque-o por outro igual. tambem acontece aparentemente estão bons mas na verdade estão interrompidos. Os contactos onde encaixam os fusiveis tambem calcinam, carbonizam ou derretem o que acaba por provocar maus contactos. Creio que existem tambem umas resistencias para alterar a velocidade mas nem sei onde estão localizadas...
Se o mecanico não mexeu na parte eletrica intencionalmente, pode te-lo feito inadvertidamente sem se ter apercebido, refiro-me a ter puxado algum fio sem querer e nem ter dado conta.
Va dando feedback porque o ideal era mesmo seguir a linha com esquema eletrico do carro...

Fusíveis já fiz a substituição, resta mesmo verificar a parte dos cabos elétricos

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Sofagem Punto MK2
« Responder #3 em: 23 de Novembro, 2023, 07:58:51 »
Fusíveis já fiz a substituição, resta mesmo verificar a parte dos cabos elétricos

 :dry:
Pode ser outro problema qualquer mas é muita coincidência aparecer na mesma altura que levou o carro ao mecanico. A verdade é que essas coisas acontecem. Não sou mecanico auto mas sou tecnico de maquinas industriais e quando acontece um cliente trazer aqui uma maquina e o motor queima aqui, não e facil explicar (ou e dificil querer entender) ao cliente que pelo facto de ter queimado aqui a culpa não é minha...

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Sofagem Punto MK2
« Responder #4 em: 04 de Dezembro, 2023, 17:36:00 »
Venho deixar aqui um feedback do problema, como anteriormente tinha tudo a funcionar e depois de vir do mecânico, sofagem deixou de funcionar.
Este fim de semana com calma, andei a ver o esquema elétrico dos fusíveis e na caixa de fusíveis no compartimento do motor estava em falta um fusível de 30A que alimenta a sofagem.
Como desapareceu dali não sei, mas após colocar um novo ficou a funcionar , á exceção que só sai ar frio, mas deduzo que isso já tenha a ver com outro problema no sistema de refrigeração

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Sofagem Punto MK2
« Responder #5 em: 05 de Dezembro, 2023, 08:10:49 »
Bom sem fusivel, que posso dizer? Sem fusivel não é fusivel queimado de certeza.  :sombrero:

Fusiveis a parte,... eu, de repente e a esta hora, so me lembro de dois sistemas de seleção frio/quente da sofagem. Ou seletor abre e fecha uma "torneira" para o radiador da sofagem, ou o seletor direciona o ar para passar pelo radiador da sofagem ou não. Um deles será com certeza.