Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486776 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1590 em: 19 de Novembro, 2015, 14:38:02 »

Sentes algum tipo de tremideira na direçao? se sim a provabilidade de teres a ponteira de direçao nas couves e alta.
Se nao, entre casquilhos do triangulo e apoio/ rolamento do amortecedor algo deve ser.  :dry:
Acho que não! Mas vou agora estar com atenção à tarde.
Só ouço mesmo o barulho, em empedrado, como se o triângulo estivesse mal preso.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1591 em: 19 de Novembro, 2015, 18:29:18 »
Confirma-se: nada de vibrações na direcção. Como posso despistar a origem do ruído, em casa?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1592 em: 19 de Novembro, 2015, 21:53:25 »
Teras de observar bem as borrachas/apoios do triangulo se estao em bom estado. (Se puderes mete fotos). Outra coisa seria com 1 chave de fendas forte ou algo q sirva de alavanca ver se tens folgas exageradas. Se tudo estiver bem c os triangulos penso q so resta o apoio do amortecedor. Mas vamos aguardar por mais opinioes pq so falo pla mecanica q conheço, de unos n percebo nada.  :sombrero:

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1593 em: 19 de Novembro, 2015, 23:26:01 »
Vê se na são as buchas de borracha que seguram o triângulo na parte de trás, tipo uma borracha cilíndrica que entra no furo do triângulo que por sua vez é apertado ao subchassis. Possuem um tubo metálico no interior e se a borracha estiver gasta/partida ou trincada causa barulho e vibração.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1594 em: 20 de Novembro, 2015, 00:10:51 »
Obrigado, Mickey.
Ou seja, nesta imagem, é ali onde aperta o parafuso 12 ou o 19? Ou não é nada disto?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1595 em: 20 de Novembro, 2015, 00:16:13 »
Obrigado, Mickey.
Ou seja, nesta imagem, é ali onde aperta o parafuso 12 ou o 19? Ou não é nada disto?

É isso mesmo! Na outra ponta onde aperta o 5 aquela peça metálica, vê também o estado da borracha por vezes também trinca ou gasta e fica com folga e provoca a trepidação.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1596 em: 20 de Novembro, 2015, 00:18:16 »
Ok! Amanhã vou espreitar. Mas, pelo que percebo, se tiver morrido a borracha, tenho de colocar novo triângulo. É isso?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1597 em: 20 de Novembro, 2015, 00:24:07 »
Ok! Amanhã vou espreitar. Mas, pelo que percebo, se tiver morrido a borracha, tenho de colocar novo triângulo. É isso?
Não necessariamente podes trocar só as borrachas, eu fiz isso troquei todas e troquei também a rótula, lixei e pintei os triângulos ficaram novos, os compatíveis que encontrei na altura eram de muito má qualidade e os originais eram demasiado caros, como o problema era apenas as borrachas, optei por substituir e ficou impecável

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1598 em: 20 de Novembro, 2015, 00:25:46 »
Eu aposto que é a caixa de direcção... Casquilhos internos
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1599 em: 20 de Novembro, 2015, 00:29:13 »

Eu aposto que é a caixa de direcção... Casquilhos internos
Pensava que era só um casquilho, do lado direito, a sair da caixa da direcção na ligação à ponteira. Esse já troquei. Há mais, portanto... Amanhã já despisto.

A parte boa é que já tenho o Uno há ano e meio e não mudou nada esse ruído. Está exactamente igual ao do dia da compra, sem ter alastrado nada.
Por outro lado, em duas IPOs, não disseram nada. Uma folga grande teria sido notada, espero.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1600 em: 20 de Novembro, 2015, 00:30:33 »
Faz barulho sempre? Só com a direcção virada para um lado?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1601 em: 20 de Novembro, 2015, 00:32:42 »
Faz sempre, em qualquer direcção ou em frente. Mas só em empedrado, ou quando desço um passeio. Em asfalto, não faz barulho nenhum.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1602 em: 20 de Novembro, 2015, 08:49:05 »
Vamos chegar ao fim disto e afinal e um calhau que entrou por um buraco qq e anda pra la solto.  :sombrero:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1603 em: 20 de Novembro, 2015, 11:21:34 »
Viva, e não será o guiamento da pinça do travão que está com folga? (e voltamos nós aos travões  :blush:)
Para testar esta hipótese, com o carro parado (pois :)) dar uns murros valentes no pneu. Se fizer barulho... pode ser daí. Nota: na minha opinião, no IPO testam a resistência dos casquilhos usando pneumáticos. Aquilo é um pouco bruto pelo que perde-se um pouco a noção da força que estão a fazer e deflexão dos casquilhos. Por isso, também pode ser dos casquilhos a meia vida, isto é, ainda não estão inteiramente mortos.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1604 em: 20 de Novembro, 2015, 11:34:20 »
Vou experimentar, Zampanò. Mas acho que não será do guiamento da pinça, pois se fosse daí, não faria barulho em travagem. E o comportamento não se altera com as travagens: em empedrado faz barulho, seja a acelerar ou a travar, a virar ou a direito.

À hora de almoço já devo conseguir espreitar os triângulos. Obrigado!