Autor Tópico: TestDrive Fiatistas.com - Fiat Panda 4x4 1.3mjet Start&Stop  (Lida 6350 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
TestDrive Fiatistas.com - Fiat Panda 4x4 1.3mjet Start&Stop
« em: 24 de Julho, 2013, 17:25:50 »

Começo este artigo por vos falar num carro improvável, tendo em conta do que estamos a falar: o Punto Abarth Scorpione, uma máquina que só o pronunciar do seu nome correctamente provoca arrepios aos mais Tiffosi! Era esta viatura que tinha sido indicada para ser o meu companheiro de fim-de-semana, contudo, tal encontro foi impossível de se concretizar... Assim sendo, e não minto, com um pouco de tristeza, acolhi a notícia de que iria experimentar um dos novos Panda 4x4 com o motor 1.3 multijet.
Mas digo-vos desde já que quando estacionei o Panda na IMV em Alfragide, e entreguei as chaves, fi-lo com um misto de tristeza e saudade: o pequeno Panda conquistou o meu respeito, e mais que isso, conquistou a minha admiração! Como? Continuem a ler, que contar-vos-ei nos próximos parágrafos!


Acto Primeiro, "Primeiro estranha-se..."

Verde tropa metalizado, 4x4, altura ao solo generosa, com um interior agradável, quer em formas quer em cores, confortável, lotação para 5 pessoas sem que ninguém fique sentado ao colo do vizinho.
A unidade que experimentei contava com alguns extras, tais como faróis de nevoeiro, Blue&Me com comandos no volante, 5 lugares, e pintura metalizada. Mas é um Panda... e o que pode um panda trazer ou fazer de especial?


Acto Segundo, "...depois entranha-se."

Os primeiros kms foram algo peculiares, não estou habituado a veículos altos, nem tão pouco a motores Diesel, mas foram precisos poucos kms para estar "em casa", a suspensão é firme, e embora o centro de gravidade seja naturalmente alto, o "pequeno" panda está perfeitamente á vontade a mudar de direcção rapidamente, o multijet está mais á vontade entre as 1500 e as 2000, mas roda alegremente até perto das 4000 se for necessário, contudo a partir das 3000 pouco de novo trás, além do aumento da velocidade e do ruído, é nitidamente uma electrónica feita para tirar partido das capacidades fora de estrada do Panda, e isso consegue-o exemplarmente! Mas, mesmo assim, mantém-se bastante eficaz no transito citadino: o Start&Stop(vulgo SS) está muito bem calibrado, bastando desengatar o carro, tirar o pé da embraiagem e manter o pé no travão para que seja detectada a necessidade de desligar o motor; o arranque é rápido, sendo que basta carregar a fundo na embraiagem para que pegue de imediato, não envergonhando ninguém no que toca a rapidez de arranque ao cair do verde, o SS intervém também naquelas aselhices em que o motor vai abaixo, ligando-o de imediato, evitando que o condutor mais inexperiente passe por uma vergonha.


Fazendo uma pequena incursão por Sintra, acostumei-me rapidamente ao pequeno Panda, na sua versão "civilizada", mas algo começava a insinuar-se na minha mente... Ora, se o carro é tão eficiente como citadino, como será fora de estrada? como nabo que sou no que toca a fora de estrada, achei por bem começar por algo "fácil", junto ao Guincho em terreno muito pouco acidentado. Comecei a pôr-me a par das capacidades desta pequena maravilha Turinense. Para espanto, foi a coisa mais simples do mundo: o botão maravilha, o ELD, torna tudo uma brincadeira, bloqueando a tracção em 50/50 e controlando a distribuição de binário, caso uma das rodas fique sem tracção. O resultado foi que cada pequena prova que lhe fiz resultou num sucesso, conseguindo seguir o trilho que pensei sem a menor dificuldade. Foi aqui que comecei a olhar para o Panda com outros olhos, daqui em frente foi um crescendo de dificuldade, dando por mim a andar em areia, terra batida, descer ribanceiras, passar valas, basicamente, se conseguimos ver um trajecto, o Panda consegue passar, brindando-nos com "patinhas" no ar diversas vezes, ora não fosse este o Panda mais brincalhão da Fiat!


Acto Terceiro, "O que é bom, sabe a pouco..."

Em 4 dias fiz perto de 550 kms, sem grandes preocupações com o consumo, na hora de atestar, ainda sobravam 7 litros no depósito, tendo colocado 28 para atestar, contas feitas, um consumo ligeiramente acima dos 5 L/100Km, como já frisei, este 1.3 multijet não gosta de rotação, sentindo-se bastante bem a rodar em 5ª a 50 ou 60 kms, a velocidades estabilizadas de 80km/h o consumo instantâneo são uns parcos 3,5L/100, subindo para perto dos 7L/100 quando estamos acima dos limites.

É sem duvida uma boa aposta para quem procura um veículo polivalente, que mantém boas maneiras em estrada e que não envergonha ninguém fora dela. Afinal de contas, até um nabo como eu conseguiu andar por trilhos usados para diversão TT (Quinta-do-Conde) andar em areia (Lagoa de Albufeira), estradas de terra batida(Apostiça) sempre com um comportamento neutro, a transpirar diversão e boa disposição. É o tipo de carro que nos deixa de sorriso nos lábios, e é uma conquista pessoal cada pequena coisa que vamos "atirando" para o caminho do Panda. Foi aqui que o Panda conquistou a minha admiração, tiro o meu chapéu a este "Piccolo", que na minha modesta opinião, pouco fica a dever aos grandes!


Resta agora, numa próxima oportunidade, compará-lo com a outra proposta 4x4 da Fiat no mercado nacional, o Freemont 4WD.


Falta apenas referir que o Panda 4x4 multijet tem um preço de tabela base de 19500€, tendo a unidade com que rodei um preço de 20380€. Existe uma versão animada pelo Brilhante TwinAir que baixa um pouco estes valores e acrescenta potência e utilização em AE ao pequeno Panda!

Luís Duarte



mais fotografias AQUI
« Última modificação: 25 de Julho, 2013, 13:18:38 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

epaulo81

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    epaulo81
Re: TestDrive Fiatistas.com - Fiat Panda 4x4 1.3mjet Start&Stop
« Responder #1 em: 25 de Julho, 2013, 23:36:34 »
esta viatura e bonita de se ver, mas so nao experimentei pk nao é a minha onda, 4x4.....

mas quem mais que o Luke para dizer o k é este carro em TT

ferdas

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 106
  • Karma:
    +0/-0
Re: TestDrive Fiatistas.com - Fiat Panda 4x4 1.3mjet Start&Stop
« Responder #2 em: 26 de Julho, 2013, 01:14:48 »

Esta ultima foto parte tudo :)  :fiat: :tasla: :hail:

O Panda levantou a patinha de trás como quem diz: "Quero ver quem é o próximo que me chama carro de senhora !!"  :sombrero:

Fiat 127 900/c (gone)
Fiat Punto TD 70 (gone)
Fiat Cinquecento Sport - O Abelha http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=30788.0

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: TestDrive Fiatistas.com - Fiat Panda 4x4 1.3mjet Start&Stop
« Responder #3 em: 27 de Julho, 2013, 23:15:02 »
eu também andei nele e como carro é acima do normal; é impressionante aquela tração a curvar com pneus de bicicleta;

TT de todo o terreno esqueçam lá isso, porque é só massacrar o carro e o material paga-se bem caro

agora caminhos de terra, pedras pequenas, terrenos, aí sim

carro útil!

caro demais...

não há bela sem senão..


BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: TestDrive Fiatistas.com - Fiat Panda 4x4 1.3mjet Start&Stop
« Responder #4 em: 28 de Julho, 2013, 00:21:07 »
Bom ensaio.

Foste levantá-lo no dia que levantei o meu. Falhámos o encontro por uma hora.

E o que disseste foi tudo verdade, já conhecia do Cross as limitações que falas do multijet... utilização em AE. É um motor que não quer velocidade.

Já o TwinAir, resolve esse problema. :)

O TwinAir custa €2500 a menos que o Multijet e é mais completo em termos de utilização, sobretudo corrije as lacunas do Multijet que é a falta de fulgor fora da cidade.

Quanto ao preço... é alto sim, mas mais baixo que o da anterior geração e é o 4X4 mais barato do mercado!!!

Bom trabalho!
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)