Olá,
o meu nome é José Luís e sou o (feliz?) proprietário de um Fiat X1/9.
A minha apresentação não ficaria completa sem partilhar a (longa) e peculiar história do meu carro.
Foi vendido originalmente nos Estados Unidos (suponho que em 1981) e começou a vida como 1.5 com injeção (e ignição) electronica, caixa de 5 velocidades e ar condicionado. Foi trazido para Portugal por um emigrante que regressou a casa (no inicio dos anos 90) mas antes de chegar a Portugal mudou um bocadinho. Na verdade um pouco mais do que um bocadinho, é agora um 1.3 com carburador, caixa de 4 velocidades, ignição convencional e sem AC. O controlador da ignição electronica ainda está no compartimento do motor (não é fácil de tirar

) e tem também um controlo de "ar" (choke) manual. Ainda é possível encontrar partes da instalação do AC aqui e ali e alguma coisas mudaram de sítio (por exemplo a admissão de ar).
Esta deve ser a apresentação mais longa da história deste forum! E ainda não acabou...
A pessoa a quem o comprei teve-o durante vários e comprou-o a quem o trouxe para Portugal. Quando o comprei estava a circular (IPO em dia) mas a necessitar de restauro.
Claro que achei que seria um projeto interessante de fim de semana

embora ainda não perceba como posso ter achado isso...
Veio a pandemia e durante três anos nem aos fins de semana lhe mexi. Decidi então pedir uma opinião profissional sobre a possibilidade e o custo de restaurar e conclui que uma vez que o carro não está original nem perto disso o custo não faz sentido embora o carro esteja completo, direito e, para Fiat da época, com pouca ferrugem. Dito isto resolvi voltar ao meu projeto de restauro caseiro, que provavelmente nunca será terminado, e ver no que vai dar.
Acho que é um projeto interessante para partilhar com outros amantes de coisas automóveis até porque conto com a vossa sabedoria e experiência quando me deparar com situações mais complicadas. Há muito mais para dizer mas vou-me calar por agora antes de exceder o comprimento máximo de mensagem do forum.
Até já.