Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 487008 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1005 em: 28 de Abril, 2015, 00:43:01 »
estás a mil e poucos kms do Uno do meu Pai
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1006 em: 28 de Abril, 2015, 08:13:15 »
Palavras para q?  :t_up:

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1007 em: 28 de Abril, 2015, 15:08:00 »
Gosto muito de ler o teu DB, sempre bem documentado. Muitos parabéns Afonso  :t_up:


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1008 em: 29 de Abril, 2015, 00:25:07 »
Aí vem mais uma saga de relas...
Apesar de não ter nenhum pingo no chão da garagem (e, por isso, estar descansado quanto à rela entre o bloco e a caixa) ontem à noite depois de estacionar na garagem voltei a ficar com a pulga atrás da orelha: ouvia um "tic tic tic", como se fosse água a pingar. Mas não encontrava a fonte! Bloco todo sequinho, à frente e atrás; nada a pingar no chão. O ruído parecia vir mesmo do centro do motor.
Tirei a tampa da distribuição, para verificar essas relas: sequinhas, a vedar correctamente. Voltei a ficar com suspeitas da rela do lado da caixa...

Como já andava para substituir a tampa do radiador (aquilo não estava claramente a aguentar a pressão até ao 1bar, pois ouvia sempre ar a sair) resolvi tirar teimas: com uma tampa nova o circuito ficaria com mais pressão e, assim, se a rela da caixa estivesse doente, iria sair mais água.

Hoje passei na Fiat e comprei a tampa.


Depois fui dar uma voltinha, deixando o carro aquecer. Voltei para a garagem e... Não há dúvidas. A rela da caixa está furada. Pingas começaram a sair da junção entre a caixa e o bloco. Não devo haver nenhum palavrão que eu não tenha dito...

Amanhã vou pedir orçamentos para me mudarem a rela e, já agora, substituir a valvulina (que comprarei na FIAT).
Mas parte de mim fica um bocado derrotado por recorrer a uma oficina. Acham que eu seria capaz de fazer a coisa sozinho? Ou o grau de dificuldade da operação é francamente superior ao das operações básicas que venho fazendo?

Outra coisa: não sei se deva, já que se vai tirar a caixa, trocar a embraiagem. Que acham? Como saber, sem ver, se está na altura de trocar ou não?

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1009 em: 29 de Abril, 2015, 00:44:58 »
já era previsto... como eu te entendo!

a coisas que tem mesmo que ser, e essa é uma delas que não arrisco a fazer sem condiçoes, ferramenta.  até porque para quem nunca mexeu...

procura alguém da tua confiança,

que tal está o pedal? duro? pega bem em baixo? ao desmontar também já vez.. mas se eu pud€ss€€ metia já novo. já que se mexe, outra coisa, aproveita e troca o vendante da cambota, é barato. e já evitas que perca dai oleo...
assim sabes que tas descansado e que ai não mexes mais!

deixa lá a coisas bem piores que uma rela furada :P
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1010 em: 29 de Abril, 2015, 00:48:31 »
Desde que o tens já a mudaste? Se não, tens algum registo de ha quantos kms foi mudada?

Isso é aquele tipo de intervenção que se vais pagar mão de obra, aproveita e troca tudo o que tiver a teu alcance. Imagina que daqui a 6 ou 7 meses começa a dar de si e toca de parar o carro e pagar novamente a mão de obra mais o custo do kit de embraiagem que vais ter sempre de pagar. Mais vale fazer tudo, aproveita que até encontras kits par este carro a preços porreiros.

A única razão que vejo para não o fazeres é não teres mesmo hipótese monetária parar tal, sabendo que mais tarde vais ter de gastar mais do que agora.

Continuação do óptimo DB. Abraço
« Última modificação: 29 de Abril, 2015, 00:49:57 por AutoSueco.pt »
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1011 em: 29 de Abril, 2015, 07:56:36 »
Obrigado, er.loves.fiat e AutoSueco.
A embraiagem parece estar boa, não patina e pega em baixo. Mas não faço ideia de quantos kms tem... Até pode ainda ser de origem, não faço mesmo ideia.
Acho que vou trocar, até porque ter levado com anticongelante pode limitar-lhe o tempo de vida. Hoje vou passar na FIAT e comprar o retentor da cambota (excelente ideia, obrigado!), a valvulina e a rela. Depois vou a uma casa de peças saber preços dos kits de embraiagem (de origem são VALEO, não é?) Que marca aconselham? VALEO? Luk?

Isto chateia-me porque este mês ia finalmente trocar os pneus ao bicho. Ora, este mês parece que vou gastar mais dinheiro e ainda não vou ter o carro preparado para ir fazer uma viagenzinha à Figueira.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1012 em: 29 de Abril, 2015, 08:14:30 »
Luk é fixe, para o motor sem ser mexido, QQ marca serve basicamente e vai fazer-te 20 anos de serviço :p

Quanto à embraiagem, faz o seguinte, quando desmontarem, vê.... Se estiver como nova, não mexas

P.s.: agora era a altura perfeita para tirar uns gramas ao volante :p
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re:
« Responder #1013 em: 29 de Abril, 2015, 08:50:47 »
Luk é fixe, para o motor sem ser mexido, QQ marca serve basicamente e vai fazer-te 20 anos de serviço :p

Quanto à embraiagem, faz o seguinte, quando desmontarem, vê.... Se estiver como nova, não mexas

P.s.: agora era a altura perfeita para tirar uns gramas ao volante :p

Convencido!!!

Afonso, qt ao resto como faz parte do meu universo desconhecido nao te posso ajudar.
O que aconselho e, dependendo da disponibilidad€, fazer o maxim duma so vez.  ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1014 em: 29 de Abril, 2015, 09:48:14 »
Dúvida de ignorante completo: para trocar o retentor da cambota é necessário retirar o óleo do motor? Ou o óleo fica todo quietinho no cárter e, por isso, não tenho de antecipar a mudança de óleo e filtro para agora?

Convencido!!!

Fartei-me de rir. Mas se o Luke diz que a Luk é fixe, confio cegamente... ;)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1015 em: 29 de Abril, 2015, 10:05:52 »
não, tas a vontade que não vais escorrer óleo  :t_up:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:
« Responder #1016 em: 29 de Abril, 2015, 10:08:32 »
Não precisas tirar o óleo, com o motor a frio o que mais pode acontecer é escorrer um pouco de óleo que esteja alojado na zona do retentor.

P.s.: O Luke quer é por "veneno" neste Uno :D ora vejamos: queria que "abrisses" as janelas de admissão, agora que aligeirasses o volante do motor e mais ainda está para vir aposto. :D

Ele sabe o que diz lol

Continuação de bom trabalho ;)

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1017 em: 29 de Abril, 2015, 11:23:50 »
Meti em agosto (com a ajuda do Naso e o apoio da Mafaldinha) um kit Luk no X1/9 ;)

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1018 em: 29 de Abril, 2015, 12:51:28 »
Acabei de receber o meu primeiro orçamento: 200€ de mão de obra, peças entregues por mim...

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1019 em: 29 de Abril, 2015, 12:59:30 »
Acabei de receber o meu primeiro orçamento: 200€ de mão de obra, peças entregues por mim...
200€ só mão de obra?  :o

Esses tipos estão a cobrar 100€/hora?

Eu sem elevadores, sem ferramentas próprias troquei a embraiagem e a rela do Uno em 3h30min, em casa! Apenas com 2 macacos e chaves básicas, partindo do principio que esses tipos dispõem de elevadores, macacos hidráulicos para extraírem a caixa em menos de nada já para não falar nas ferramentas próprias para o efeito, e tendo em conta que é um Uno, básicamente precisas de umas chaves de bocas e os rabos de força... Diria que fazem o serviço nas calmas em 2h com uma perna às costas.

Acho o orçamento um pouco elevado apenas para mão de obra.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014