Autor Tópico: restauro motor  (Lida 2200 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

850sport

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
restauro motor
« em: 26 de Dezembro, 2009, 22:24:01 »
oi pessoal.
vou começar pelo restauro do motor do meu 850sport.
estava a pensar em mandar rectificar a culassa polir os cilindros e pôr segmentos novos.acham suficiente?
aceito sugestoes.
cump. :mellow:

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:restauro motor
« Responder #1 em: 26 de Dezembro, 2009, 22:36:53 »
depende...

que é que diz o torneiro e o mecânico?

já viram as folgas nas camisas?

(normalmente o que se faz é despolir as camisas, mas isso depende se elas precisarem de rectificação ou não)

a cabeça precisa de rectificação porquê? está empenada ou rachada?

850sport

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:restauro motor
« Responder #2 em: 26 de Dezembro, 2009, 22:54:19 »
pensei rectificar a culassa porque ela esta desmontada e parece ser o melhor a fazer. quanto aos cilindros ainda nao sei ainda vou mandar o bloco para o torneiro ver.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:restauro motor
« Responder #3 em: 26 de Dezembro, 2009, 23:21:52 »
manda também a cabeça e ele vê se tem algum empeno.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:restauro motor
« Responder #4 em: 27 de Dezembro, 2009, 11:06:53 »
mandas cabeça e bloco, e mandas dar uma faceadela aos dois, os blocos não costumam precisar, mas é sempre bom fazer, para garantir que está tudo certinho!

tem que ser medida a ovalização dos cilindros e se necessário rectificar á quota de reparação seguinte, caso exista, caso não exista tem de ser encamisados para STD, a cambota também tem de ser verificada para levar capas e bronzes novos, com o motor todo desmontado ha uma série de coisas que podem ser feitas para melhorar a fiabilidade (ja enorme) do mesmo.

mas isto não é nada de especial, é o que se faz com todo e qualquer motor quando se repara, trocam-se TODOS os consumiveis!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

850sport

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:restauro motor
« Responder #5 em: 27 de Dezembro, 2009, 17:12:45 »
obrigado pelas dicas.
vamos ver como esta o bicho pois esta desmontado e parado a algum tempo e não sei o seu historial. vamos com calma que os euros não abundam e ainda ha muito a fazer.
cump. ^_^

Fiat128red

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re:restauro motor
« Responder #6 em: 27 de Dezembro, 2009, 17:51:23 »
Se os Euros não abundam, aconselho a só mandar para um empresa de rectificação se tiver lá alguém conhecido, rectificar camisas implica colocar pistons novos que para este modelo são dificeis de encontrar e carotes, e como me disse um amigo que trabalha numa rectificadora quaisquer camisas precisam sempre da primeira rectificação à excepção que seja um amigo e então aconselha-se a despolir e colocar novos segmentos, para cliente é sempre para rectificar, vender um conjunto de pistons, facejar cabeça rectificar sedes de valvulas e rodar valvulas, se for a um mecânico experiente(tem de ter pelo menos 50 anos, os actuais raramente reparam um motor, só montam reconstruidos), verifica a ovalização do cilindro, o chamado "calo" no topo das camisas e se for pouco é despoluir e colocar uns bons segmentos, segmentos de lamina ou seja mais duros(por exemplo Goetz) demoram mais tempo a "acamar" mas fazem muito mais kms, segmentos macios (exemplo SIM) acamam num instante mas duram metade dos KMS dos anteriores, no entanto alguns mecânicos preferem estes ultimos porque fica logo sem consumir oleo, enquanto os primeiros enquanto não acamarem têm tendencia a gastar um pouquinho de oleo e o cliente fica com a sensação que a reparação foi mal feita, nada mais errado.
Quanto à cabeça è descarbonizar bem e rodar valvulas à mão, é cansativo mais é de longe a melhor opção, pode polir as condutas de escape e admissão, montar juntas todas novas e retentores, aconselho a mudar relas do bloco é barato e é uma avaria frequente e muito chata no fim do motor montado, verificar a cambota com um comparador e colocar sempre capas e bronzes novos è barato e duram mais 100MKms.
Um motor usado desde que seja afinado dentro das cotas de tolerância por quem sabe, dura outro tanto sem precisar de grandes materiais, para além disso é preciso lembrar que quanto mais se rectifica mais para a parte macia do material caminhamos, cambota e camisas são mais duras à superficie. 

850sport

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:restauro motor
« Responder #7 em: 27 de Dezembro, 2009, 22:55:18 »
boas. quem me aconselhou foi um amigo que tem uma oficina. ele disse que o melhor era mandar rectificar a culassa , medir os cilindros para ver se estavam ovalizados e mandar polir os mesmos e por segmentos novos.quanto as capas e aos bronzes não tinha conhecimento, mas agradeço todas as sugestões.
cump.

Fernando Torres

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 33
  • Karma:
    +0/-0
Re:restauro motor
« Responder #8 em: 27 de Dezembro, 2009, 23:18:50 »
Vivam..

O Fiat 128 Red fez uma excelente descrição sobre como deverá ser efectuado um recondicionamento de motor..no entanto descrevo alguns procedimentos que creio serem de levar em conta tambem..pelo menos é a forma como pratico a reparação deste tipo de motores..

A nivel do bloco :

- prefiro sempre encamisar os cilindros que utilizar pistons ou segmentos sobre-medida..
- prefiro sempre (desde que possivel) reutilizar os pistons que encontro no motor..algumas vezes tendo que recorrer á rectificação das caixas dos segmentos e caixas do cavilhão de piston..(o maior desaire que me aconteceu numa reparação foi exactamente por ruptura (defeito de fabrico) de um dos pistons novos que havia colocado..
- peso sempre (individualmente através de balança digital) os componentes a nivel individual e em conjunto por forma a que não exista diferença superior a 1 grama entre o conjunto biela/piston mais pesado e o mais leve)..
- coloco sempre casquilhos novos para a arvore de cames..e meço e peso individualmente cada "touche" e vareta acertando o mais possivel pelos valores mais baixos encontrados..

A nivel de cabeça de cilindros :
- monto sempre guias e vedantes de valvulas novos..guias de valvulas (de preferencia em bronze fosforoso ou grafitado) são uma garantia de que o sentido de trabalho das valvulas é o mais exacto e linear possiveis..o meu limite de tolerancia (folga) é de 0,02..
- meço a altura e peso de cada valvula depois de rectificar a base de contacto (gosto de a deixar a cerca de 45º e com cerca de 75% de superficie) entre a valvula e a sede..rectificando peso e altura por forma a não deixar uma diferença superior a 0,05 em altura e 0,2 grama no peso..
- verifico tambem o peso e altura de cada mola medindo tambem a força de compressão através de dinamometro..substituindo-as sucessivamente até que não exista uma diferença superior a 1% entre elas..(no caso das molas há que recorrer a varios conjuntos)..
- meço a capacidade cubica de cada camera de combustão e se necessario (normalmente é)  rectifico até atingir uma cubicagem o mais nivelada possivel..

abraços
Fernando Torres
 
 

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:restauro motor
« Responder #9 em: 28 de Dezembro, 2009, 00:42:39 »
assim se obtem um motor o mais certo e fiavel possivel, concordo plenamente! apartir daqui ha muito que se pode fazer, mas entramos no campo da preparação e não da reparação std
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Fernando Torres

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 33
  • Karma:
    +0/-0
Re:restauro motor
« Responder #10 em: 28 de Dezembro, 2009, 22:15:31 »
Vivam..

assim se obtem um motor o mais certo e fiavel possivel, concordo plenamente! apartir daqui ha muito que se pode fazer, mas entramos no campo da preparação e não da reparação std

Uma das caracteristicas dos motores Fiat até certa época era exactamente a de que eram construidos e montados de forma algo "rudimentar"..mas os materiais utilizados eram de "primeira água"..excelentes..

Eu deveria ter uns 8 anos quando o meu Pai desmontou toda a mecânica de um 1500 que ele tinha comprado novo haviam poucos dias..ainda recordo algumas observações de colegas dele a respeito da garantia e tal..
Ficou um 1.500 como nenhum a nivel de performance e consumos..aquilo não desperdiçava uma grama de combustivel..e "andava" como nenhum outro..

Quando comprei o meu 1º 127 com a ajuda do meu Pai atirei-me ao motor e de facto havia muito por onde "limar"..encontrámos diferenças superiores a 5% em pesos e capacidades..tudo isso acertado e nem um 128 Rally lá do bairro lhe fugia..

Mais tarde durante o curso tive a sorte de "estagiar" com um grande preparador de motores (David Sutton) e para minha surpresa um motor stage 2 era apenas resultado do tal "limar de arestas" que o meu Pai fazia 20/30 anos antes..

Bem "limadinho" qualquer motor ganhará..no minimo..cerca de 10% em eficiência..isto sem entrar no tal campo da preparação/transformação..apenas STD..

Claro que mesmo um mero "limar" não é coisa barata..implica tempo e dedicação..curiosamente a nivel de material fica-se por umas meras juntas e pouco mais..

abraços
Fernando Torres

850sport

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:restauro motor
« Responder #11 em: 28 de Dezembro, 2009, 23:41:07 »
pois e isso e coisa para que valores? sei que e dificil dizer ao certo mas mais ou menos. tambem não conheço ninguem para fazer esse trabalho assim. mas obrigado a todos mais uma vez pela dedicação.

Fernando Torres

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 33
  • Karma:
    +0/-0
Re:restauro motor
« Responder #12 em: 29 de Dezembro, 2009, 00:06:51 »
Vivam..

pois e isso e coisa para que valores? sei que e dificil dizer ao certo mas mais ou menos. tambem não conheço ninguem para fazer esse trabalho assim. mas obrigado a todos mais uma vez pela dedicação.

Não é coisa que se orçamente facilmente dado ser muito raro aparecerem 2 motores iguais para o mesmo tipo de serviço num curto espaço de tempo..

Tambem há que realizar que o que referi aplica-se a serviço feito num motor novo ou acabado de reparar..tambem acontece..o ultimo que "limei" foi o de um Mazda MX-5 que tinha praticamente terminado a rodagem depois de uma reparação geral (não muito bem feita) em Huelva..ficou em cerca de 2.800 euros mas cerca de 1.200 foram gastos em peças que deveriam ter sido substituidas (e não foram) na reparação anterior..pelo que poderemos sempre considerar uma despesa ao redor dos 1.300 euros (em trabalho e materiais como : juntas..relas..etc..) para "limar" um 4 cilindros de alto a baixo..

abraços
Fernando Torres