Autor Tópico: Palio 1.7TD  (Lida 5306 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

127.127

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 671
  • Karma:
    +0/-0
Palio 1.7TD
« em: 07 de Setembro, 2011, 10:35:22 »
Olá:

A minha predilecção por motores turbo.....enfim....não é das melhores.
Ainda mais quando já têm uns quilómetros em cima.

O que vos queria perguntar era qual a viabilidade de retirar o turbo a um motor destes.
É só alterar as condutas de escape e admissão ou também se tem de mexer em alguma coisa eléctrica/electrónica ?

Sem o turbo aquilo ainda será capaz de subir uma subida com uns 6% de inclinação com 4 humanos dentro (tipo final da A5 em Lisboa) ?
Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Palio 1.7TD
« Responder #1 em: 07 de Setembro, 2011, 11:10:01 »
não ha razão para isso, alem que depois podes ter problemas na ipo, tanto podem mandar vir por turbinar como por "desturbinar"

mas que se passa com a pálio?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

127.127

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 671
  • Karma:
    +0/-0
Re: Palio 1.7TD
« Responder #2 em: 07 de Setembro, 2011, 11:21:04 »
Olá:

Por enquanto nada, pois ainda não tenho nenhuma. Ainda. Ando à procura, com muita calma.
Mas faz-me uma certa comichão as necessidades básicas do turbo. Esperar que aqueça e arrefeça. E normalmente, mais tarde ou mais cedo, implica sempre uma despesa avultada.
Então porque não tirar o dito cujo.....
Mas na IPO qual é a questão ? O turbo mexe com as emissões ????
Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Palio 1.7TD
« Responder #3 em: 07 de Setembro, 2011, 11:28:46 »
esperar que aqueça e arrefeça? só tens que o deixar abrandar se andares a puxar por ele... de resto é como um carro NA

na IPO mexe com a homologação do veiculo na mesma como por turbo.... podem não pegar por isso.. mas é igual aos olhos da lei
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

127.127

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 671
  • Karma:
    +0/-0
Re: Palio 1.7TD
« Responder #4 em: 07 de Setembro, 2011, 11:47:38 »
Quando pões a trabalhar ao inicio do dia ou ao voltar para casa tens de deixar aquecer para que o óleo chegue nas devidas condições ao veio do turbo. Quando páras se o trubo esteve a rodar (e neste motor ele roda desde muito baixas RPMs -1750 ou perto disto se bem me lembro- tens de esperar que o rapaz acalme até parar o motor....).

Mas quanto às alterações são só os colectores ou é mais alguma coisa?
E as perdas de potência são grandes ? Se mal me lembro o 1.7D do Punto tinha 55Cv, não era ? É este mesmo motor mas sem o turbo ?
Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Palio 1.7TD
« Responder #5 em: 07 de Setembro, 2011, 14:06:08 »
O cuidado especial com as temperaturas só deves ter se quiseres andar a puxar, pois de resto é o mesmo que um carro normal a diesel. A andar devagar o turbo quase nem faz pressão, e portanto roda a baixa rotação. Não é preciso deixares esperar uns segundos ao ralentim para desligar, isso só convém fazer se estiveres a puxar e de repente quiseres desligar o carro.

Ainda para mais se é carro para andar normalmente/ devagar não tens que te preocupar com esses pormenores. Além disso, tens o turbo para te dar um pouco mais de aceleração quando precisas mesmo, caso de ultrapassagens, subidas, etc.

Acho que estás a exagerar.  :t_up:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Palio 1.7TD
« Responder #6 em: 07 de Setembro, 2011, 14:19:55 »
concordo com o Lourenço, mas podes sempre comprar uma palio 1.2 a gasolina e meter GPL ;) ficas com a mesma potência... e gastas menos
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Palio 1.7TD
« Responder #7 em: 07 de Setembro, 2011, 14:21:16 »
sobre esperar que o carro aqueça... deveriamos fazer isso a todos os carros... não é problema, eu no thema arranco logo e controlo a rotação de forma a não "trancar" o ponteiro de pressão de oleo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

127.127

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 671
  • Karma:
    +0/-0
Re: Palio 1.7TD
« Responder #8 em: 07 de Setembro, 2011, 14:35:16 »
concordo com o Lourenço, mas podes sempre comprar uma palio 1.2 a gasolina e meter GPL ;) ficas com a mesma potência... e gastas menos

Ando com a mania do biodiesel.....que me permite grande indepêndia dos maiores ladrões mundiais.....
Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)

127.127

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 671
  • Karma:
    +0/-0
Re: Palio 1.7TD
« Responder #9 em: 07 de Setembro, 2011, 14:41:35 »
O cuidado especial com as temperaturas só deves ter se quiseres andar a puxar, pois de resto é o mesmo que um carro normal a diesel. A andar devagar o turbo quase nem faz pressão, e portanto roda a baixa rotação. Não é preciso deixares esperar uns segundos ao ralentim para desligar, isso só convém fazer se estiveres a puxar e de repente quiseres desligar o carro.

Ainda para mais se é carro para andar normalmente/ devagar não tens que te preocupar com esses pormenores. Além disso, tens o turbo para te dar um pouco mais de aceleração quando precisas mesmo, caso de ultrapassagens, subidas, etc.

Acho que estás a exagerar.  :t_up:

Pois, um carro normal a diesel deve-se deixar aquecer, por uma data de razões....já discutidas em muitos fóruns e tópicos e que a mim me ensinaram desde muito cedo.

Quanto a mss. Palio, do que me lembro da que conduzi há uns 11 anos, o turbo servia para a empurrar entre as 1750 (salvo erro) e aí as 2500....a partir daí era confiar no que ficava de resto. Foi por essa razão que a seguir experimentei um carro NA 1.6 com 100 e poucos cavalos e o achei um avião....

Mas e quanto a retirar o turbo, é só alterar os colectores ? E ela fica com os 55 charuleses a puxar aquilo minimamente? Ou não ?
Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)

rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Palio 1.7TD
« Responder #10 em: 07 de Setembro, 2011, 14:47:21 »
Provavelmente ficas com menos que esses 55 cv, porque o motor tem uma taxa de compressão menor devido a estar preparado para o turbo. Para teres os 55 cv tens de lhe aumentar a taxa de compressão.  ;)
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Palio 1.7TD
« Responder #11 em: 07 de Setembro, 2011, 14:49:28 »
no diesel não é tanto assim...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

127.127

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 671
  • Karma:
    +0/-0
Re: Palio 1.7TD
« Responder #12 em: 07 de Setembro, 2011, 14:53:02 »
Provavelmente ficas com menos que esses 55 cv, porque o motor tem uma taxa de compressão menor devido a estar preparado para o turbo. Para teres os 55 cv tens de lhe aumentar a taxa de compressão.  ;)

Sim faz sentido e percebo o que queres dizer...
Mário Ribeiro
127 mk1 1976
ganda machina
------------------------------
 ----)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Palio 1.7TD
« Responder #13 em: 07 de Setembro, 2011, 14:58:58 »
um carro diesel NA por norma não precisa de ser alterado para levar turbo... o contrario tb deverá ser verdade
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Palio 1.7TD
« Responder #14 em: 07 de Setembro, 2011, 21:10:55 »
Para mim turbo num motor é das coisas melhor inventadas :t_up: por isso pensar em tirar, é algo que não entendo, depois motores a gasoleo sem turbo, é um erro/falha, mesmo os que vêm de origem!!


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk