Autor Tópico: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?  (Lida 58898 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #15 em: 17 de Novembro, 2012, 10:07:24 »
senti que o motor tinha pregos a saltar lá dentro, tchaca tchaca tchaca... parecia que tinha peças soltas dentro. A ligar, desligar e ao ralenti uma barulheira metálica. A corrente estava lassa, com folga. Depois ficou a trabalhar certinho outra vez como novo. Para mim o estranho é ser sem "prazo" previsto os técnicos da marca dizem: é quando fizer barulho. Não me parece muito científico. Até porque conheço pessoas para as quais os barulhos dos carros são todos iguais (só por acaso são senhoras) e mais depressa o carro morre do que percebem o que ele tem.

o tipo de condução influi muito na folga que cria

miguelevorosso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 119
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #16 em: 17 de Novembro, 2012, 13:15:38 »
o tipo de condução influi muito na folga que cria

Se for só isso então sou uma besta  :laugh:

miguelevorosso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 119
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #17 em: 17 de Novembro, 2012, 13:20:05 »

EDIT: Se calhar amanha ou entao na segunda gravo um video do som do motor ao relanti em frio e depois em quente para ver o que voces acham, sempre ja conhecem o tal barulho e conseguem identificar melhor do que eu.

Cumprimentos :t_up:

Se és cuidadoso e estás atento suponho que não te deves preocupar porque nota-se mesmo MUITO bem os ruídos anormais, mesmo em comparação com outro motor igual ao lado. Então quando desligas o motor e tens aquela sensação normal nos «diesel» que aquilo vai rebentar/chocalhar tudo, se tens essa condição na corrente a barulheira é muito mais animada, mesmo tipo peças soltas.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #18 em: 17 de Novembro, 2012, 14:03:38 »
Se for só isso então sou uma besta  :laugh:

o meu Vitara em 60.000 levou 3 embraiagens e tem 140.000 e não levou mais nenhuma porque ando devagar

miguelevorosso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 119
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #19 em: 17 de Novembro, 2012, 15:16:29 »
É difícil fazer este tipo de comparativos entre mecânicas diferentes até mesmo com as mesmas... A minha embraiagem, por exemplo, durou os 125mil e só foi mudada porque como se mudou o volante do motor, era caro ter de voltar a abrir tudo para por uma embraiagem mais tarde.
Ando depressa e uso muito a caixa, a corrente foi aos 74 mas a embraiagem durou os 125. Que é que isso diz sobre a marca, as peças, o condutor? Não sei.
Sei que a marca pagou-me, muito depois da garantia ter terminado, o valor das peças (volante de motor e motor de arranque) porque assumiu, a custo, diga-se, que havia uma insuficiência da potência electrica do modelo de motor de arranque montado de série que debilitava precocemente o volante de motor. Além de que os bimassa tendem a ser mais frágeis. Mas qual a relação disto e a minha condução? Conheço um mecânico que faz a manutenção de uma frota de carros com este motor, pertencentes a uma Câmara Municipal e todos tiveram este problema.
Claro que concordo que o uso intensivo ou descuidado acelera o desgaste dos materiais, isso é óbvio, porém além disso há muitos outros aspectos envolvidos e sobre os quais, falo por mim, pouco sabemos.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #20 em: 17 de Novembro, 2012, 17:12:02 »
estás a misturar condução com defeitos de fabrico

eu estou a dizer que a condução influencia e muito o desgaste das peças; agora se um tipo degasta a sério em cima dum defeito de fabrico... tás a ver, né??

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #21 em: 19 de Novembro, 2012, 06:11:33 »
Como prometido, aqui ficam 2 video do meu grande punto 1.3mjet 75 a menos de 1 semana da revisao dos 120.000.

Capo aberto: http://youtu.be/457mk7BpvNY

Capo Fechado: http://youtu.be/gK4iXEJxuSE

Peço desculpa pela qualidade mas foi dentro da garagem e com telemovel.

Peço pf a quem conhece o barulho da corrente a precisar de manutençao para dizer o que acha. A base de comparaçao que tenho e´´ com outros motores iguais no youtube e ao vivo com 1 IDEA 1,3mjet 70 e em ambos acho que o barulho e´´ muito igual e nao noto grande diferenças.

Ja agora, o que acham o shell helix 5w40 neste motor? O local onde vou fazer a revisao usa este oleo... :unsure: Em alternativa posso comprar o selenia e levar eu...

Cumprimentos

elpibe

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 63
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #22 em: 19 de Novembro, 2012, 10:59:47 »
Boas,

Uma dúvida. Este motor 1.3 cdti, quando equipado noutros modelos de outras marcas (Opel por exemplo), é montado com a mesma electrónica, gestão de motor, etc, ou isto mudará de marca para marca?

Cump.

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #23 em: 19 de Novembro, 2012, 20:40:26 »
A fiat usa centralina magneti marelli e a opel bosch. Muita gente diz que o mesmo motor montado nos fiat anda mais do que nos opel. O sistema de injeccao e´´ bosch em ambos.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #24 em: 19 de Novembro, 2012, 21:33:58 »
Na opel, os corsa usam a caixa do filtro de ar diferente dos Gpunto...

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #25 em: 19 de Novembro, 2012, 21:53:30 »
Como prometido, aqui ficam 2 video do meu grande punto 1.3mjet 75 a menos de 1 semana da revisao dos 120.000.

Capo aberto: http://youtu.be/457mk7BpvNY

Capo Fechado: http://youtu.be/gK4iXEJxuSE

Peço desculpa pela qualidade mas foi dentro da garagem e com telemovel.

Peço pf a quem conhece o barulho da corrente a precisar de manutençao para dizer o que acha. A base de comparaçao que tenho e´´ com outros motores iguais no youtube e ao vivo com 1 IDEA 1,3mjet 70 e em ambos acho que o barulho e´´ muito igual e nao noto grande diferenças.

Ja agora, o que acham o shell helix 5w40 neste motor? O local onde vou fazer a revisao usa este oleo... :unsure: Em alternativa posso comprar o selenia e levar eu...

Cumprimentos

O video foi feito com o motor frio? Parece-me que sim!

O barulho é muito semelhante ao meu e de muitos outros que tive oportunidade de ouvir, logo, se o teu precisa de corrente o meu também e os outros que ouvi.

O barulho parece-me normal.

 

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #26 em: 19 de Novembro, 2012, 22:41:55 »
O video foi feito com o motor frio? Parece-me que sim!

O barulho é muito semelhante ao meu e de muitos outros que tive oportunidade de ouvir, logo, se o teu precisa de corrente o meu também e os outros que ouvi.

O barulho parece-me normal.

 


Ja fico um bocadinho mais descansado, a minha base de comparaçao e´´ com outros videos do youtube e com um IDEA 1,3mjet 70. Na quarta vou fazer a revisao dos 120,000 e ja vou marcar uma ida a um concessionario fiat para analisarem melhor o barulho, visto que o que nao deve faltar por la sao 1,3mjets para comparar os barulhos.

Obrigado pela resposta  :t_up:

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #27 em: 19 de Novembro, 2012, 23:08:33 »
há motores desses com 250.000 Km sem chatices, assim como tivemos frota de 300 carros em que 240 aos 80.000 estavam no estaleiro porque a correia afrouxava e mandava a cabeça para a sucata assim como queimou junta de cabeças, por manutenção tipo "alargada";
« Última modificação: 20 de Novembro, 2012, 00:43:02 por Artur Branco »

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #28 em: 19 de Novembro, 2012, 23:23:28 »
Quanto ao trabalhar, o que achaste? Ja tiveste com algum que precisou de mudar a corrente? Ouviste como era o trabalhar dele? Ha alguma semelhança com os videos que coloquei?

Abraço
« Última modificação: 20 de Novembro, 2012, 00:43:28 por Artur Branco »

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #29 em: 19 de Novembro, 2012, 23:29:16 »
Quanto ao trabalhar, o que achaste? Ja tiveste com algum que precisou de mudar a corrente? Ouviste como era o trabalhar dele? Ha alguma semelhança com os videos que coloquei?

Abraço

para mim (!!) esse carro parece que está a frio... está a bater um bocado; no entanto eles são sempre um pouquinho barulhentos;

no entanto para ficares mais descansado, marcas uma revisão na marca e pedes para ver como está; eles vêm e se nada tiver guardas a factura e se houver alguma coisa.... dás-lhe com ela....

o que chegámos a ter era o tensor que cedia ou alargava e chegava a uma altura que descomandava!

como são carros bem insonorizados só mesmo na ultima é que se ouvia..

no entanto aqueles que iam muito regularmente à revisão acho que só houve um que foi ao estaleiro;

note-se que actualmente já não está a acontecer isso, mas as idas ao mecânico para revisões são muito regulares
« Última modificação: 20 de Novembro, 2012, 00:44:16 por Artur Branco »