Autor Tópico: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?  (Lida 58895 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #30 em: 19 de Novembro, 2012, 23:37:22 »
Pois, tambem ja era a ideia que tinha mas na quarta ja vejo o que vao dizer e como vai ficar depois de fazer a revisao dos 120,000 porque o oleo tem muita influencia na questao da corrente, porque e´´ lubrificada pelo oleo e quando o oleo ta abaixo do nivel recomendado ou ate mesmo a meio ela tem tendencia a trabalhar mais em esforço.

Ja marquei uma ida ao concessionario para ouvirem e darem-me a opiniao.


Obrigado a ambos pelas opinioes :t_up: Depois dou noticias.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #31 em: 19 de Novembro, 2012, 23:39:35 »
para mim (!!) esse carro parece que está a frio... está a bater um bocado; no entanto eles são sempre um pouquinho barulhentos;

no entanto para ficares mais descansado, marcas uma revisão na marca e pedes para ver como está; eles vêm e se nada tiver guardas a factura e se houver alguma coisa.... dás-lhe com ela....

Estou completamente de acordo!

É capaz de haver métodos mais científicos mas um mecânico generalista experiente consegue analisar bem o ruído de funcionamento da distribuição. Um mecânico da marca experiente passa por muitos motores destes e já conhece a amplitude do ruído da distribuição destes motores.

Em todo o caso, ficam aqui e aqui links com registos da música ;)

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #32 em: 19 de Novembro, 2012, 23:47:29 »
O video foi feito com o motor frio? Parece-me que sim!

O barulho é muito semelhante ao meu e de muitos outros que tive oportunidade de ouvir, logo, se o teu precisa de corrente o meu também e os outros que ouvi.

O barulho parece-me normal.

 

Há alguns post´s atrás te disse que o motor estava frio.

Cometeste 3 erros, filmar com um telemóvel, com o motor frio e dentro de uma garagem (eco), continuo a dizer-te que o barulho é normal, contudo aproveita a campanha que a Fiat está a fazer até ao final do ano (salvo erro) de verificação de vários pontos do carro gratuitamente.
« Última modificação: 19 de Novembro, 2012, 23:50:19 por lovefiat »

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #33 em: 19 de Novembro, 2012, 23:57:16 »
Sim e eu ate me esqueci de dizer que nem tava frio nem quente  :P Tinha ido ao supermercado que fica a uns 2km e voltei, 4km +/- no total. Quando cheguei tava um pouco acima do minimo, tipo meio de meio (nao sei graus ao certo xD)

Sim, ja mandei um mail para eles a marcar. E´´ so mesmo para andar mais descansado.


Obrigado mais uma vez pela ajuda.
Abraço
« Última modificação: 19 de Novembro, 2012, 23:58:49 por AndreS »

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #34 em: 20 de Novembro, 2012, 00:35:14 »
Vou pedir aumento à administração...

Logo depois de vir da baixa psicológica!  :P

...

Tópico limpo!

Peço um esforço para que evitem o offtopic e as agressões verbais!

Chamo a vossa atenção para os Pontos 1 e 2 das REGRAS:

1. O Fórum FIATISTAS é um fórum de discussão onde deverá prevalecer sempre o respeito mútuo, o civismo e a boa educação entre todos os utilizadores. Quem se regista e participa nas discussões fá-lo de livre vontade e compromete-se a cumprir as regras aqui descritas. Este fórum terá como objectivo a troca de ideias sobre o mundo automóvel em geral e do mundo Grupo FIAT em particular. Qualquer pessoa pode se inscrever no fórum e participar, sem que para isso seja proprietário de um FIAT, ALFA ROMEO, LANCIA, FERRARI, MASERATI, IVECO, ABARTH.

2. Se bem que a crítica é permitida neste fórum, não serão tolerados quaisquer insultos ou ofensas de carácter pessoal, sexual, racial ou religioso contra pessoas, instituições, países, etc. O Fórum FIATISTAS é um lugar onde a política / religião / futebol são vistos como temas desinteressantes.


Obrigado!  :t_up:

« Última modificação: 20 de Novembro, 2012, 00:48:31 por Artur Branco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #35 em: 20 de Novembro, 2012, 00:52:40 »
Já agora...

O barulho do motor, a mim, parece-me absolutamente normal!

Ou seja... Normalmente mau!  :lol:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #36 em: 20 de Novembro, 2012, 13:07:00 »
Ou seja... Normalmente mau!  :lol:

Chamo a tua atenção para o nº 2 das regras do fórum, "Ottomaníaco". :P

elpibe

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 63
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #37 em: 20 de Novembro, 2012, 13:29:21 »
A fiat usa centralina magneti marelli e a opel bosch. Muita gente diz que o mesmo motor montado nos fiat anda mais do que nos opel. O sistema de injeccao e´´ bosch em ambos.

Boas.
Este motor montado nos FIAT´s não sei, mas no OPEL, devo dizer que a minha experiência não é das melhores. Com 50000Km já levou pelo menos umas 4 velas novas, não sei se há correlação com o facto da centralina não ser a mesma, mas acredito que o "bolo" final, na FIAT funcione melhor do que na OPEL. Julgo não ser o primeiro a ter problemas com este motor na OPEL. Não sei mesmo se esta parceria entre a FIAT e a OPEL não acabou mesmo, ou se continua.

Cumprimentos

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #38 em: 20 de Novembro, 2012, 14:52:56 »
a parceria continua inclusive foi alargada à Ford!

a Suzuki também tem, mas nestes sei eu que já têm alguns componentes internos diferentes

elpibe

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 63
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #39 em: 20 de Novembro, 2012, 21:17:49 »
a parceria continua inclusive foi alargada à Ford!

a Suzuki também tem, mas nestes sei eu que já têm alguns componentes internos diferentes

Não sabia.
Mas a parceria continua com a FIAT a fornecer os motores, não é?

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #40 em: 20 de Novembro, 2012, 23:09:26 »
isso não é bem assim... quando as grandes fábricas querem um motor, fazem uma outra fábrica independente para fabrico por exemplo dos blocos em fundição e para cambotas, pistons e bielas;

depois vai tudo para cada um dos montadores depois da primeira fase de montagem;

depois em cada fábrica de montagem de carros cada um metes as suas coisas que lhes pertence;

assim não tem responsabilidade em cada firma separada a nivel de custos

a eletronica em feita noutra fabrica dedicada só a isso e etc. etc. etc...

é tudo feito sob as normas de necessidade de cada fabricante usando um modelo pre-estabelecido inicial;

as fábricas que antigamente faziam do principio até ao fim já não existem porque os custos de produção e dificuldade de evoluir para outros modelos tornou-as insuportáveis a niveis de custos

jorge romao

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #41 em: 20 de Novembro, 2012, 23:33:01 »
Boa noite,

Em relação ao preço da troca da corrente de distribuição eu só paguei mesmo o material, pois a troca foi feita por mim. Tanto quanto sei os primeiros motores da Fiat 1.3 multijet, traziam um sistema de passadores pouco eficientes que foram trocados a posterior por uns maiores.

A longevidade da corrente deveria ser de 250.000 km, mas como foi dito, depende muito da forma como é utilizado a viatura.

Eu no meu Punto faço a revisão de 20 em 20 mil km com a troca de todos os filtros. Em relação ao barulho é fácil de identificar e nota-se mais quando se desliga o motor, pois parece ter alguma coisa metálica a chocalhar dentro do motor.

Mais alguma dúvida, e que eu consiga esclarecer um pouco não se importem de perguntar.
Fiat Punto, Cinquencento e Marea Weekend...

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #42 em: 21 de Novembro, 2012, 00:05:29 »
Boa noite,

Em relação ao preço da troca da corrente de distribuição eu só paguei mesmo o material, pois a troca foi feita por mim. Tanto quanto sei os primeiros motores da Fiat 1.3 multijet, traziam um sistema de passadores pouco eficientes que foram trocados a posterior por uns maiores.

A quantos km trocaste a dita? Já agora marca e preço do material.
« Última modificação: 21 de Novembro, 2012, 00:06:58 por lovefiat »

jorge romao

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #43 em: 21 de Novembro, 2012, 19:18:54 »
Boa noite, Lovefiat

A marca do kit completo da distribuição foi a da BluePrint e o valor foi a rondar os 200 euros, mas um preço para "amigo".
Fiat Punto, Cinquencento e Marea Weekend...

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: 1.3 multijet ou 1.3 CDTI, quantos kms duraram sem problemas?
« Responder #44 em: 21 de Novembro, 2012, 20:26:51 »
Revisao dos 120,000 feita e afinal nao levou o shell, levou BP visco C 5w40. Depois da revisao noto que o motor parece mais solto, o filtro do gasoleo e do ar deviam estar cheios de lixo.
 
Falei do trabalhar do motor ao mecanico e ele disse que e´´ o som normal deles, mas mesmo assim vou na mesma ``a fiat para eles ouvirem.
 
Depois da mudança do oleo e ja em casa parece-me que ja nao faz tanto aquele "tac tac tac" tipo tractor mas pode ser so psicologico xD
 
Fiquei contente por saber que os gajos que me venderam o carro (concessionario citroen) apesar de nao me terem feito a revisao devem ter mudado a correia do alternador porque supostamente so agora e´´ que devia mudar mas a que la esta ta novinha, devem ter posto antes de me venderem o carro (so fiz 7mil km num ano). Ou seja, menos uma despesa que tive xD
 
Outra novidade foi o facto do motor ao longo de 1 ano e pouco (apesar dos poucos km que lhe fiz) e com diversos tipos de andamento nao consumiu nenhum oleo, tava no maximo.
 
Fiquei contente com o serviço mas reparei foi numa coisa quando o rapaz estava a meter o oleo e a verificar na vareta, acho que o gajo nao meteu o oleo no maximo, ficou +/- acima de meio :S Mas amanha de manha vou ver o nivel, pode ser que ele nao tenha posto no maximo com medo que depois com o excesso ficasse acima do nivel maximo.
 
Sabem se vendem nos hipermercados aquelas garrafas de 1L do BP visco 7000 C 5w40? Ja vi na texoleo e nao tem...
 
Para terminar, o mecanico hoje mal abriu o capo chamou-me para ir ver a tampa do motor. Depois de +/- em maio ter substituido as anilhas dos injectores e de eles estarem calcinados e de ser necessario recorrer a um "saca" fiquei com a sensaçao que o motor ao desligar abanava mais e sentia umas pancadinhas, pensava que tinham sido eles com a força que tinham forçado os apoios do motor mas pelos vistos nao foi isso e ainda bem... o barulho que ouço e´´ a tampa do motor que eles partiram Ao desligar sinto que o motor abana mais e faz um "toc" que e´´ a tampa a bater. De um lado esta fixa, do outro ta tudo solto.. fdps levaram-me quase 300€ por mudar umas simples anilhas e ainda por cima partem-me a tampa do motor.
 

No geral ta tudo direitinho, so falta mesmo ir a fiat para confirmar o barulhito da corrente e ta feito.
 
Abraço